quinta-feira, abril 15, 2010

Tesouros Infantis - 2°trim. lição 4- 2010


Vejam os Sinais


Ao final da lição a criança deverá:
SABER, pelos sinais, que Jesus está perto de voltar.
SENTIR necessidade de vigiar e de avisar aos outros.
RESPONDER, preparando-se e sendo missionária.

PENSAMENTO CENTRAL: Devemos estar prontos quando Jesus voltar.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora”. Mt. 25:13.
LEITURA AUXILIAR: Mc 13:5-10; O Grande Conflito, 306-308; Mt. 24:32,33; 37-39; 48-51; Ap. 14:1-3,6,14; 2 Pe 3:12; Lc 17:28-30; O Desejado de Todas as Nações, 633; Primeiros Escritos, 16-17

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: binóculo (opcional), folhinha ou calendário, relógio, Bíblia; Conquistando a Atenção: cordinha, retalhos de tecido, prendedores de roupa; Lição: figura do sol, figura da lua, tecido escuro, caixa de areia, soldadinhos de brinquedo; Aplicando: mala ou bolsa, camiseta regata, casaco de frio, espremedor de laranja, CD em inglês e em português; caixa de sapato forrada, cartões, alimentos prejudiciais e saudáveis (verdadeiros ou em gravuras), trapo sujo e tecido branco; Contando aos Outros: cópias das páginas do Livro dos Sinais, págs 89 a 92 ou sugestões abaixo, para cada criança, fita, lã ou barbante, lápis de cor, tesoura.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição
Figura do sol: Fazer um círculo em papel color set amarelo ou laranja. Fazer outro círculo do mesmo tamanho em cartolina preta. Colar um no outro.

Figura da lua: Fazer um círculo menor que o sol, em cartolina vermelha.

Caixa de areia: Usar uma caixa rasa, de madeira ou papelão. Encher com areia. Usar esta caixa para colocar os soldadinhos e mostrar como é uma guerra. Esta caixa também deve ser usada para mostrar como é o terremoto. Neste caso, é só colocar algumas casinhas de papel e galhinhos de árvores, para montar o cenário. Chacoalhar tudo para fazer a “terra” tremer.

Aplicando:
Caixa: encapar uma caixa de sapato. Escrever “Caixa de preparo” em um papel e colar nela.
Fazer dois cartões: um cartão com a frase: Se vire! E outro com a frase: Posso ajudar?

Contando aos Outros
Livro dos Sinais: Copiar e recortar um livro completo para cada criança (págs. 102 a 105). Perfurar nos lugares indicados. Prender as folhas pelos furos usando barbante, fita, fitilho ou lã colorida.

Versão mais econômica do Livro dos Sinais - Copiar apenas a pág. 102, com capa para o livro (uma capa para cada aluno) e usá-la como molde para cortar 6 folhas do livro para cada criança. Nesse caso, as próprias crianças devem desenhar os sinais do fim em cada página. Se não houver tempo durante a Escola Sabatina, deixar que levem para casa. Assim, elas terão uma atividade muito adequada para o sábado à tarde.

MEMORIZANDO (até 10 minutos): Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada.
Quando alguém coloca leite para ferver é preciso ficar vigiando, porque ele pode subir a qualquer momento e derramar-se sobre o fogão e ninguém sabe o momento exato em que isso pode acontecer. Mas o leite dá um sinal antes de derramar. Vocês sabem qual é? Ele começa a subir. Esse é o sinal. Se não estivermos atentos para esse sinal, o leite com certeza vai derramar.
Jesus disse que vai voltar e deixou alguns sinais como aviso de Sua chegada. Precisamos estar bem atentos, fazendo Sua vontade a cada dia, ou não estaremos prontos quando ele voltar. Foi por isso que Ele disse (ler na Bíblia): “Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora ”. Mateus. 25:13. Ele quis dizer que devemos ficar atentos e não nos distrairmos com as coisas deste mundo, porque a qualquer momento Ele pode voltar. Vamos memorizar este verso e lembrar dele sempre? Repetir com todos por três vezes. Chamar três crianças à frente. Uma deve segurar um binóculo (ou colocar a mão sobre os olhos) e dizer “Vigiai, pois”. A outra deve segurar uma folhinha ou calendário e dizer: “porque não sabeis nem o dia”. A última aponta para o relógio e diz: “Nem a hora”.Todas as crianças recitam a referência. Chamar outras três crianças e repetir o processo até que tenham memorizado.
Vamos nos preparar porque DEVEMOS ESTAR PRONTOS QUANDO JESUS VOLTAR. Repitam comigo.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos).
Estender um varal e pedir que algumas crianças pendurem nele retalhinhos de tecido com prendedores de roupa. Dizer: Quando faz bom tempo as mamães costumam pendurar as roupas no varal, fora de casa, para pegar mais sol e secar mais rápido. Elas ficam muito atentas para que não venha uma chuva e molhe toda a roupa. Que sinais fazem a mamãe perceber que uma chuva forte está chegando? Nuvens escuras, vento forte, trovões, relâmpagos. O que a mamãe faz quando percebe que a chuva está para cair? Retira a roupa do varal. O que acontece se a mamãe se distrai e não observa os sinais de chuva? A roupa fica toda molhada. As nuvens, o vento, os trovões e relâmpagos são sinais que mostram que a chuva está chegando. Quem observa os sinais, fica preparado para a chuva. Quem não presta atenção neles pode acabar tendo a roupa toda molhada pela chuva. Em nossa lição de hoje falaremos dos sinais que mostram que algo muito importante está para acontecer.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Sentar as crianças no chão, bem juntinhas. Dizer: Como vocês se sentem quando acaba a luz em casa e tudo fica escuro? Não é fácil esperar até que a luz volte, não é mesmo? Jesus disse que um dos sinais de que Ele está quase chegando seria uma grande escuridão aqui na terra e isso já aconteceu. Querem saber como foi?
Um dia, há muitos anos, o sol apareceu cedo pela manhã (mostrar o lado claro da figura do sol), mas logo surgiram nuvens escuras, como se fosse cair uma tempestade e foi ficando escuro. Virar a figura do sol para o lado escuro. Só que a escuridão foi aumentando, aumentando, mais do que quando há tempestade (usar um lençol ou tecido escuro para cobrir-se junto com as crianças e continuar contando a lição ali embaixo – ter alguém para ajudar nisso, se necessário), e então ficou tão escuro que, se alguém quisesse enxergar alguma coisa precisava acender uma vela. Parecia que estava de noite, mas eram apenas nove horas da manhã! As galinhas, achando que tinha anoitecido, voltaram para seus poleiros e as vacas voltaram para o curral. As pessoas deixaram seus trabalhos e as crianças saíram das escolas, voltando rapidamente para casa, com muito medo do que estava acontecendo. Quando a Lua apareceu naquela noite, estava vermelha como sangue (mostrar a lua). Ninguém nunca tinha visto uma Lua tão estranha. Todos ficaram muito assustados, pensando que era o fim do mundo. Tirar o lençol e encaminhar as crianças para seus lugares.
Jesus avisou também que, ante de Sua volta, haveria uma grande queda de estrelas. Isso também jáa conteceu. Às vezes, quando ficamos olhando para o céu durante a noite, podemos perceber um pontinho brilhante caindo. Chamamos esse pontinho de estrela cadente. Alguns anos depois do Sol escurecer e da Lua ficar da cor de sangue, aconteceu uma coisa linda: houve uma chuva de estrelas cadentes! No meio da noite, o céu ficou tão claro que as pessoas pularam de suas camas e correram para fora. Durante horas todos puderam ver milhares e milhares de estrelas caindo por todo o céu. Parecia fogos de artifício! As pessoas ficaram muito tempo admirando aquilo (levantar a cabeça e olhar para cima, apontando com o dedo). Muitos ficaram apavorados e começaram a pensar que era o fim do mundo. Então, várias pessoas foram pesquisar a Bíblia e descobriram que não era o fim do mundo, mas um sinal dele.
Vocês sabem por que Jesus fez acontecer estes sinais no Sol, na Lua e nas estrelas? Por que queria que as pessoas examinassem a Bíblia e soubessem que estaria voltando logo e se preparassem para isso.
Mas esses não são os únicos sinais de que Jesus vai voltar logo, logo. Existem outros sinais. Um deles é que, pouco antes da volta de Jesus, haveria muitas lutas e guerras de um país com o outro. Mostrar os soldadinhos e armas de brinquedo ou gravuras com cenas de guerra. Sempre houve guerras, mas agora há mais guerras do que nunca. Os homens brigam muito e usam armas terríveis (fazer um soldadinho brigar com outro) e muitas pessoas morrem por causa da guerra.
Outro sinal são os terremotos. Quando há um terremoto, todo o chão é sacudido e as casas e prédios caem, ficando tudo destruído. Fazer um terremoto com a caixa de areia. Sempre houve terremotos, mas demorava muito para acontecer um. Agora há muito mais terremotos que antes.
Um dos sinais mais tristes são as fomes. Vocês já se atrasaram para uma refeição e ficaram com muita fome? Como é que fica o estômago quando sentimos fome? Dolorido, vazio. Vamos passar a mão no estômago como quando estamos com fome? Se há fome em um país, as árvores e plantas morrem e não produzem mais nada. Então logo acabam as maçãs, bananas, laranjas e uvas. Também o trigo para fazer pão, o arroz, o feijão, a batata, enfim, toda a comida. As pessoas ficam com dor no estômago de tanta fome e vão ficando magrinhas, magrinhas e muitas delas acabam morrendo. Que sinal triste esse, não é mesmo?
Agora um sinal que precisamos muito saber é que vão aparecer pessoas mentirosas dizendo que são Jesus. Alguns dirão (apontar para uma direção, como quem está vendo alguma coisa) : “Olhem! Jesus está dentro daquela casa”. Outros dirão (apontar para outra direção): “Vejam! Jesus está lá no deserto!” E muitos, que não estudaram bem a Bíblia serão enganados. Jesus avisou para não acreditarmos nesses homens falsos porque Ele não voltará assim. Mostrar a caixa usada na lição anterior ou uma gravura da volta de Jesus. Ele virá com todos os anjos do Céu, sobre as nuvens, e todos os olhos verão Sua chegada. Além disso, nenhum falso cristo terá as marcas dos pregos nas mãos e nos pés porque nenhum deles morreu pelos nossos pecados. Então, como já estamos avisados, não precisamos nos enganar, não é mesmo?
Vocês sabem qual é o melhor sinal que acontecerá antes de Jesus voltar? Já falamos sobre ele na última lição: é que cada menino e menina, vovô e vovó, tio e tia, e primos ouvirão falar de Jesus e Seu amor. Cada um precisará escolher: “Darei meu coração a Jesus e ficarei preparado? Ou levarei tudo na brincadeira e seguirei a Satanás?” Quando todos forem avisados e fizerem sua escolha, Jesus voltará a essa Terra. Mas, de quem é o dever de avisar a todas as pessoas? Vocês sabem? O dever é nosso. Meu e seu. Todos os que conhecem os sinais devem avisar aos que ainda não conhecem, para que todos tenham uma chance de escolher. E então vamos ajudar a cumprir esse sinal falando de Jesus a todos? DEVEMOS ESTAR PRONTOS QUANDO JESUS VOLTAR. Falem comigo.

B. REVISANDO:
Dizer: Quero ver se vocês ficaram bem atentos à lição. Vou dar algumas ordens, prestem muita atenção. Reajam apenas quando o que eu falar estiver correto.
Se Jesus não deixou sinais de sua vinda, batam os pés. Se deixou, batam as mãos. Devem bater as mãos.
Se o escurecimento do sol for um sinal da volta de Jesus, coloquem a mão sobre os olhos. Se não, mexam na orelha. Devem colocar a mão sobre os olhos.
Se a lua ia ficar verde, coloquem a mão na cintura. Se ia ficar da cor de sangue, coloquem as mãos sobre o coração. Devem colocar a mão sobre o coração.Se a queda das estrelas foi um sinal da volta de Jesus, levantem a cabeça. Se não foi, abaixem a cabeça. Devem levantar a cabeça.
Se muitos terremotos estão nos avisando da volta de Jesus, balancem o corpo. Se eles não são um aviso, caiam no chão. Devem balançar o corpo.
Se antes de Jesus voltar não vai haver lutas e guerras, dêem dois pulos. Se vai haver muitas guerras, balancem a cabeça. Devem balançar a cabeça.
Se muita gente vai passar fome, coloquem a mão no estômago. Se vai haver comida para todos, abram os braços. Devem colocar a mão no estômago.
Se haverá falso cristos, abaixem-se. Se não haverá, coloque as mãos para trás. Devem abaixar-se.
Se Jesus vai voltar sozinho, sem os anjos, batam as mãos nos joelhos. Se ele vai voltar nas nuvem, com todos os Seus anjos, levantem os braços. Devem levantar os braços.
Se Jesus vai aparecer só para alguns, mostrem o dedo indicador. Se todo olho O verá, digam “Aleluia”. Devem dizer “Aleluia”.
Se ninguém será avisado da volta de Jesus, girem o corpo. Se Jesus quer que avisemos a todos que ele logo vai voltar, diga “Eis-me aqui.” Devem dizer “Eis-me aqui”.

DEVEMOS ESTAR PRONTOS QUANDO JESUS VOLTAR. Falem comigo.

C. APLICANDO:
Caixa de Preparo. Mostrar uma pequena mala ou bolsa. Colocar perto da mala uma camiseta bem leve e um casaco de frio, espremedor de laranja, um Cd em inglês e outro em português. Dizer: Vamos imaginar que estamos nos preparando para morar em outro país e que lá faz muito frio. Quem de vocês acha que devemos colocar a camiseta na mala? Quem acha que devemos colocar o casaco? Imaginem que lá não exista laranja, quem acha que devemos levar o espremedor de laranja? Se lá eles falarem apenas o Inglês, será que eu devo estudar português ou Inglês antes de ir para lá? Será que nossa mala foi bem arrumada? Na verdade, quando vamos morar em outro país, precisamos nos acostumar com o jeito das pessoas de lá: aprendermos a gostar de suas comidas e falarmos sua língua. Já imaginaram chegarmos ao Japão sem falar nada de japonês? Alguém vai nos entender? Logo ficaremos tão tristes que desejaremos voltar.
Mostrar a Caixa de Preparo. Vamos imaginar que nessa caixa vou colocar coisas que vão me preparar para ir morar no Céu. Em minha mão tenho dois cartões. Vou ler os dois e vocês dirão que palavras devo colocar em minha caixa de preparo. Cartão 1: Se vire! Cartão 2: Posso ajudar?Por que o cartão 2 é o cartão certo? Porque lá no Céu todos falam palavras amáveis.
Agora vou mostrar dois alimentos. Mostrar uma fruta e uma guloseima bem artificial (bala, goma de mascar, chocolate). Qual deles posso colocar em minha caixa de preparo para o Céu? Por quê? Quem é temperante aqui vai gostar das deliciosas frutas de lá.
Agora vou mostrar dois CDs. Mostrar um CD de música sacra e um de música profana. Qual desses CDs devo colocar em minha caixa de preparo? O de música sacra. Quem escuta esse tipo de música aqui vai gostar de ouvir os cânticos dos anjos.
Mostrar outras coisa, conforme a necessidade de seus alunos.
Mostrar um trapo sujo e um pano bem branquinho. Dizer: Se tentamos obedecer a Jesus sozinhos, sem a ajuda dEle, sem amor, nosso coração ficará parecido com esse trapo. Se temos confiança em Jesus e O aceitamos como nosso Salvador, no Céu usaremos as vestes brancas da justiça de Cristo.
DEVEMOS ESTAR PRONTOS QUANDO JESUS VOLTAR. Repitam comigo.

E. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia do Livro dos Sinais para cada criança montar ou para que preparem a página sobre o escurecimento do sol. Se houver pouco tempo, deixar que pintem as figuras em casa como atividade para o sábado à tarde. Enquanto trabalham, dizer: Deus deu um trabalho para cada criança e adulto salvo: avisar aos outros da breve volta de Jesus. Usem este livro para contar a alguém sobre os sinais que Jesus deixou para nos avisar. Se necessário, peçam ajuda a seus pais. Assim, vocês estarão cumprindo um dos sinais e, com certeza, Jesus ficará muito feliz. Aproveitar esse momento para recapitular outra vez os sinais do fim.

Veja Recursos na Pasta Lição 4

Um comentário:

Unknown disse...

querida irmã, amei, estavamos precisando de algo assim,que nos auxilie nas nossas salas, que Deus lhe abençõe.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!