quinta-feira, abril 08, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 3 - 2º trimestre 2010 - Suplemento do Professor

O NÚMERO E A GLÓRIA DOS ANJOS

Ao final da lição o juvenil deverá
SABER que o ministério dos anjos é uma demonstração da infinita misericórdia de Deus pelos seres humanos.
SENTIR gratidão a Deus por tantas demonstrações de amor e misericórdia.
RESPONDER, retribuindo a bondade de Deus, através de uma vida que O agrade.

PENSAMENTO CENTRAL: Retribuo a misericórdia de Deus, vivendo para agradá-Lo.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ouvi uma voz de ... anjos... cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando com grande voz: ‘Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza , e sabedoria e força, e honra,e glória e louvor.”  Ap. 5:11 e 12.
LEITURAS AUXILIARES: Ezequiel 1:5-14; Daniel 10:18,19.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando:  lousa, verso escrito na lousa ou em um cartaz; Conquistando a Atenção: embalagem para presente bem bonita e outra bem simples (ou papel de carta bonito e um papel de caderno, ou um cartão bonito e um pedaço de papel); Lição:  gravura da volta de Jesus ou maquete sugerida no manual do professor “Tesouros Infantis”, (lição 3, págs. 24 e 25); Revisando: material preparado conforme instruções em “Como Preparar os Recursos”; Aplicando: folhas de papel, material de desenho e/ou colagem; Contando aos Outros: cópias do Porta Cartão abaixo, tesoura, cola, pedaços de papel ou cartolina, (opcional: versos de uma caixinha de promessas).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Revisando:
Escrever em papeizinhos as três opções de respostas de cada questão da recapitulação da lição (pág. 19 da lição do aluno).
Colar cada resposta em um palito de dente ou de sorvete.
Espetar os palitos em uma caixa de areia ou uma fruta ou legume (abobrinha, batata, mamão verde, etc.) ou, ainda, em copos descartáveis cheios de areia ou grãos. Deixar as três opções de resposta de cada pergunta juntas, para facilitar a escolha. Por exemplo: em uma batata espetar as três opções de resposta da primeira questão; em outra batata as três opções de resposta da segunda questão e assim por diante. Mostre o conjunto de respostas da primeira questão quando for mencioná-la.

Contando aos Outros:
Copiar o Anjo Porta-cartões. Colar em cartolina ou papel cartão, se quiser um anjo mais firme (ou imprimir direto em cartolina). Recortar o contorno e fazer os cortes nas linhas pontilhadas. Colar a parte A na parte B. Colar as asas. Escrever as formas de agradecer a Deus em retângulos de papel (melhor se forem de cartolina) ou usar versos de uma caixinha de promessas (neste caso, separar as promessas e pedir que os alunos escolham duas ou três). 



MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Escrever na lousa ou em um cartaz o número 1.000.000 (um milhão). Perguntar quantos milhares cabem em um milhão. Depois escrever 1.000.000.000 (um bilhão) e perguntar quantos milhões cabem em um bilhão. Perguntar: Será que podemos imaginar o tamanho do número para milhões de milhões? É um número realmente muito grande e difícil de ser imaginado. A Bíblia diz que os anjos são milhões de milhões. Na verdade, são incontáveis. Agora imaginem que impressionante deve ser toda multidão de anjos falando juntos, a uma só voz. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada. Um dia, se formos fiéis, nos juntaremos a esse grande número de vozes para dar honra e glória ao nosso Deus. Enquanto esse dia não chega, vamos memorizar esse verso. Mostrar os visuais. Recitar o verso três vezes com a turma toda. Depois, recitar a primeira parte deixando que os alunos recitem a segunda “com grande voz”. Escolher um aluno por vez para recitar a primeira parte e os outros continuam recitando a segunda parte “com grande voz”. Trocar de aluno e repetir o processo até que todo o verso tenha sido memorizado. Sugestão: Na apresentação na igreja, ensinar esse verso para a congregação e pedir que recitem as palavras da segunda parte “com grande voz”, imaginando como será quando todos os seres vivos do Universo derem honra a Deus e ao Cordeiro.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Mostrar uma embalagem para presente bem bonita e outra bem simples e feia (ou um papel de carta ou cartão bem bonito e uma folha de caderno simples). Perguntar: Tenho aqui duas embalagens para presente (ou dois papéis). Preciso enviar um presente (ou uma carta) para um rei e outro para um mendigo, bem humilde. Qual destas embalagens (ou papéis) devo escolher para o rei? Qual devo escolher para o mendigo? Por que vocês fizeram essas escolhas? Dar tempo para as respostas, depois dizer: Na verdade, nossa tendência é oferecer o melhor para as pessoas mais honradas e, para as pessoas mais humildes, oferecer o que sobra ou o que é mais simples. Essa é a lógica humana. Na lição de hoje vamos ver como a lógica divina é diferente.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
Sempre que um presidente vai fazer uma viagem a negócios, ele leva uma comitiva. Os mais abastados levam uma comitiva maior, os menos abastados, uma comitiva menor.  Mostrar uma gravura da volta de Jesus ou a maquete ensinada no Manual do Professor “Tesouros Infantis”, 2º. Trimestre de 2010. Quando Jesus voltar para nos buscar ele trará a maior comitiva de todos os tempos. Ele virá com todos os Seus anjos, que já vimos que são incontáveis. Corrigir a questão de domingo. Será que podemos imaginar como será gloriosa essa cena? Como os seres humanos se sentirão ao presenciarem tudo? Vamos ver como a Bíblia descreve a glória dos anjos e como as pessoas se sentiram ao vê-los.
            O profeta Elias foi um grande servo de Deus e fez belíssimas experiências, sendo completamente fiel, mesmo com risco da própria vida. Quando terminou seu trabalho o Senhor lhe concedeu um privilégio muito especial: ser levado ao Céu sem ver a morte. Deus usou esse acontecimento para impressionar o sucessor de Elias, Eliseu. Para isso, os anjos que levaram Elias ao Céu apareceram como chamas em forma de um carro com cavalos. Aquilo impressionou grandemente o futuro profeta. Corrigir a questão de segunda-feira.
            Aos pais de Sansão, o Anjo do Senhor apareceu na forma de um homem. Ele lhes disse que o menino iria nascer e que deveria ser consagrado ao Senhor. Embora assumisse a forma humana, Seu semblante glorioso denunciava Sua origem celestial. O casal teve uma experiência que jamais esqueceriam. Corrigir as questões de terça-feira.
            Ezequiel, exilado na Babilônia junto com seu povo, desejava ardentemente voltar a seu país com seus compatriotas para reedificar Jerusalém e restaurar o culto ao verdadeiro Deus. Em meio a suas orações, o Senhor lhe deu uma espantosa visão de anjos. Corrigir a questão de quarta-feira.
            Quando o profeta Daniel estava muito angustiado com respeito à reconstrução de Jerusalém, o próprio Jesus, em forma de um anjo, veio confortá-lo. Foi uma visão impressionante. Corrigir as questões de quinta-feira, primeiro a número 2 e depois a número 1. Comente sobre cada item da descrição, tentando imaginar a glória do Ser visto por Daniel:  Em volta dos ombros havia talvez uma capa ou glória dourada (cingir: cercar, rodear, ornar em roda; coroar); seu corpo era como o berilo (pedra semipreciosa, de cor amarela, ouro, às vezes esverdeada); seu rosto brilhava como o relâmpago; seus olhar ardia (como tochas de fogo), braços e pés brilhavam como bronze polido; e sua voz era forte e impressionante como a de uma multidão falando ao mesmo tempo.
            Mostrar os objetos usados em “Conquistando a Atenção”. A lógica humana nos diz que para um mendigo pouca coisa basta e, para um rei, devemos dar o melhor e mais honrado presente. Comparados aos anjos somos como um mendigo em relação a um rei. Mas Deus tem tanto amor e misericórdia por seres tão indignos, que envia seus gloriosos e santos anjos para dar mensagens aos miseráveis pecadores. Em alguns casos, o próprio Filho de Deus apareceu a seres mortais, como Manoá e Sua esposa e Daniel. Na verdade é como se os mais honrados príncipes de uma nação recebessem a incumbência de servir aos mendigos em todas as suas necessidades. E esses príncipes fizessem isso com amor e perfeição. Isso não é impressionante? Além disso, quando Jesus voltar todos os gloriosos anjos virão com Ele para dar as boas-vindas aos salvos. Toda essa honra para saudar indignos pecadores. Não é admirável o amor de Deus e de Seus gloriosos anjos por nós? Devemos ser gratos a Deus cada dia, porque Ele consegue usar nossa grande nossa indignidade para mostrar que Sua misericórdia é ainda maior. Retribuo a misericórdia de Deus, vivendo para agradá-Lo. Repitam comigo.

             
A.   REVISANDO:
Dividir a classe em quatro grupos. Colocar as opções em palitos dentro de garrafas ou copos. O grupo deverá mandar um representante para escolher a resposta certa. Sugestão de incentivo (opcional): Se acertar cada componente ganha dois pequenos brindes (adesivo, papel de carta, cartão, etc.). Se algum grupo errar, os grupos que acertaram deverão mostrar misericórdia dividindo seus brindes.

B.   APLICANDO:
Se uma pessoa realmente miserável recebe grande honra e cuidado de alguém muito importante e consegue sair da sua situação, o que vocês acham que ela sentirá por seu benfeitor? Amor, gratidão. Com certeza uma pessoa assim tentará demonstrar gratidão e sempre gostará de falar aos outros do grande benefício recebido.
Na verdade, o miserável que recebe grande honra somos nós. Nós somos pecadores. Não merecemos a atenção e amor de um Deus Santo e glorioso. E a maior prova do amor e misericórdia demonstrada por Deus está no fato de que Ele, o Rei, enviou Seu Filho, para ser o Servo da humanidade perdida. Mostrar fotos de delinqüentes, roqueiros, presidiários e de pessoas normais.   Jesus veio como Servo de todos, até dos piores malfeitores. E a tal ponto serviu e amou que deu a própria vida por tais pessoas. Mas todos nós, mesmo os que nunca cometeram crimes, somos miseráveis pecadores, indignos de tanto amor. E Ele nos amou. Como poderemos retribuir tão grande amor? Distribuir folhas em branco e material para que os alunos, individualmente ou em grupo, escrevam ou desenhem formas de demonstrar gratidão a Deus em suas vidas. Pedir que coloquem coisas bem práticas que pessoas na idade deles podem fazer. Ao final, ler as idéias e comentá-las. Dizer: Retribuo a misericórdia de Deus, vivendo para agradá-Lo. Repitam comigo.

C.   CONTANDO AOS OUTROS:
Distribuir o material para a confecção do Porta-Cartões. Enquanto os alunos trabalham, dizer: Há muitos que ainda não perceberam a grandeza da bondade e misericórdia de Deus. Usem este Porta-Cartões para contar o que aprenderam a respeito disso na lição de hoje e incentivem outros a demonstrarem gratidão a Deus diariamente. Retribuo a misericórdia de Deus, vivendo para agradá-Lo. Repitam comigo.




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