sexta-feira, abril 02, 2010

Tesouros Infantins - 2º Trim. - vol.2 - lição 3


Jesus Virá Outra Vez

Ao final da lição a criança deverá:
SABER como será a volta de Jesus;
SENTIR desejo de estar entre os salvos;
RESPONDER, preparando-se dia a dia para a volta de Jesus.
PENSAMENTO CENTRAL: Jesus logo virá!


VERSO PARA MEMORIZAR: “E este evangelho... será pregado no mundo inteiro... e então virá o fim.” Mateus 24:14.
LEITURA AUXILIAR: Jo. 14:1-3; At. 1:9-11; Sl 50:3,4; Ap. 1:7; Mt 24:30,31; Mc 13:26,27; 1 Ts 4:15-17; O Desejado de Todas as Nações, 662, 830-832, 632; Maranata, 289, 293, 301

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: lenço vermelho, gravuras da pág. 93 a 96, barbante ou corda para o varal, Bíblia, tecido vermelho; Conquistando a Atenção: meios de transporte em gravuras ou brinquedos; Lição: caixa de areia, bonequinhos de festa ou silhuetas, nuvem, nuvem cinza, caixa da volta de Jesus, trombeta de papel ou trompete, voz masculina para mencionar algumas palavras, (opcional - pessoas cantando ou cd tocando “Aleluia” de Haendel); Revisando: trombetas da pág. 87; Contando aos Outros: cópia em cartolina para cada criança das trombetas da pág. 88.
Prepare-se com antecedência porque alguns recursos exigirão bastante tempo.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Memorizando: Copiar as figuras das págs. 81 a 84 ou sugestões abaixo. Pintar e recortar tudo. 1- Cortar 4 retângulos de cartolina ou papel cartão com o dobro do tamanho das figuras (um retângulo para cada parte do verso). 2- Dobrar os retângulos ao meio, na transversal. 3 - Colar cada figura em uma das metade dos retângulos. Pendurar no varal pelas dobras.Quando quiser esconder uma figura é só virá-la, mostrando o lado vazio.







“E ESTE
EVANGELHO









SERÁ PREGADO NO MUNDO
INTEIRO...









E ENTÃO
VIRÁ O FIM.







Mateus 24:14

Lição
Caixa de areia: Usar uma caixa rasa, de madeira ou papelão. Encher de areia. Fazer roupas para bonequinhos de plásticos (os menores, encontrados em casas de festa - é só colar pedacinhos de papel crepon ou retalhos de tecido em torno dos bonequinhos). Fixar os bonequinhos na areia. Se não conseguir os bonequinhos, usar silhuetas de papel. Recortar várias silhuetas em papel colorido (modelo ao lado). Colar um palito de dentes ou fósforo para fazer as pernas e arame de embalagem de pão para fazer os braços. Espetá-las na areia.
Encapar com papel pedra duas ou três caixas de fósforo. Colocar um bonequinho ou silhueta dentro de cada uma. Colocar as caixas sobre a areia. Ao falar da ressurreição, abrir as caixas e tirar os bonequinhos ou silhuetas.


Caixa da volta de Jesus:
Forrar uma caixa de sapatos por dentro, com papel de seda azul dobrado ao meio.
Deixá-lo meio solto (colar apenas nas bordas) de maneira a preencher um pouco o espaço da caixa.






3. Colar algodão ou papel branco, um pouco amassado, por fora da caixa de sapatos.
4. Colar pedaços de papel celofane vermelho na parte inferior para imitar o fogo.


Porta: Preparar uma porta para representar a entrada da cidade santa. Para uma porta simples, preparar uma cortina com TNT ou um lençol branco, presa a uma corda. Na hora de abrir a porta é só levantar a cortina. Outra opção fácil é dobrar um colchão não muito grosso ao meio e colocá-lo em pé, formando um portal. Para uma versão mais sofisticada, fazer uma porta em papelão ou madeirite: pintá-la com tinta perolada e cobrir os batentes e/ou as paredes com papel dourado. Essa é uma versão sofisticada.

Nuvem: Copiar a figura da nuvem (página 85 ou sugestão abaixo) em cartolina ou EVA.




Trombetas (para Revisando): Copiar, pintar e recortar as figuras da pág. 87. Colar entretela ou flanela no verso. Numerar cada uma. Colocá-las no flanelógrafo.
Se preferir sofisticar, usar uma trombetinha como molde para recortar as outras em cartolina laminada prata. Numerá-las e deixar que as crianças retirem-nas de uma cesta.

Trombetas (para Contando Aos Outros): Fazer cópias em cartolina da figura da pág. 88 ou sugestão abaixo. Ou usá-la como molde para fazer trombetas em cartolina laminada prata (se quiser algo mais bonito).



MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Abanar um lenço vermelho. Dizer: Quando estamos viajando, às vezes alguém está à beira da pista, abanando um lenço vermelho. Esta é uma maneira de avisar os motoristas de que há algum perigo à frente. Se algum motorista não for avisado, pode sofrer um acidente. Na Bíblia há vários avisos. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada. Colocar os visuais no varal. Dizer: Deus quer levar todas as pessoas para o Céu. Ele quer que todos saibam que Jesus vai voltar e se preparem para isso. Por isso os avisos que estão escritos na Bíblia (apontar a gravura 1) devem ser mostrados a todas as pessoas deste mundo (mostrar a gravura do mundo). Só depois que todos estiverem avisados é que virá o fim do mundo (mostrar a última da destruição do mundo). Isto está escrito em Mateus 24:14. Mostrar a gravura da referência. Repetir o verso três vezes com a classe. Pedir a uma criança que vire uma das gravuras. Repetir outra vez o verso. Pedir a outra criança que vire outra gravura. Continuar o processo até esconder todas as gravuras, recitando o verso completo. Dizer: JESUS LOGO VIRÁ! Falem comigo.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos).
Se possível, mostrar gravuras ou brinquedos de meios de transporte. Mostrar um por um e pedir que as crianças imitem os movimentos e barulhos deles. Trem - pedir que dobrem os braços e movimentem-nos para a frente e para trás, para imitar o movimento do trem, enquanto dizem “piuííí). Carro - pedir que imitem o barulho do carro e os movimentos do motorista ao dirigi-lo. Avião - pedir que façam movimentos imitando o vôo do avião. Foguete - pedir que as crianças se abaixem, estiquem um braço para cima e levantem-se, para imitar a decolagem de um foguete. Depois, pedir que se sentem e perguntar (dar tempo para que respondam): Qual desses meios de transporte é mais lento? Qual é o mais rápido? Qual o mais confortável? Qual o que vai mais longe? Algum desses meios pode nos levar até onde está Jesus, lá no Céu? Por quê? Em nossa lição de hoje vamos falar do meio de transporte que nos levará ao Céu porque JESUS LOGO VIRÁ! Falem comigo.

ESTUDO DA LIÇÃO


(até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
5. Copiar, pintar e recortar as figuras das págs. 85 a 86. Colar os anjos nas laterais da caixa, a figura de Jesus dentro e o arco-íris em cima.

A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Essa lição exige muito ensaio e esforço para que dê certo. Mas o resultado vale à pena. Ore bastante e creia que os anjos do Senhor estarão ao seu lado, pois os resultados podem ser eternos.
Quando a mamãe precisa sair e não pode levar vocês, como vocês se sentem? Alegres ou tristes? Tristes, não é mesmo? Por mais que fiquem com boas pessoas, vocês sentem uma tremenda falta da mamãe. A mamãe sabe disso e fica muito preocupadas com a tristeza dos filhos. Por isso, na hora de sair, pega-os no colo (pegar uma criança no colo), abraça-os (abraçar a criança), beija-os (dar um beijo) e tenta confortá-los dizendo que vai tentar voltar o mais rápido possível e, algumas vezes, também promete trazer um presente. Isso geralmente acalma as crianças.
Quando Jesus estava para voltar para o Céu, ficou preocupado com a tristeza que Seus discípulos sentiriam, porque eles não poderiam ir com Ele naquele momento e sabia que sentiriam muito a Sua falta. Então, para consolá-los, Ele os chamou e disse para não ficarem preocupados, porque Ele voltaria para buscá-los. Explicou também que estava ia preparar um lindo lugar para Seus filhos e depois de tudo pronto voltaria para buscá-los. E naquele lugar nunca mais eles se separariam.
Mostrar a caixa de areia com os bonequinhos. Muitos anos se passaram depois que Ele fez essa promessa e agora está quase chegando a hora de Jesus voltar. E esse acontecimento será mais lindo e glorioso do que podemos pensar. Aparecerá no Céu uma nuvem escura, mais ou menos do tamanho da mão de um homem. Mostrar a pequena nuvem cinza, bem no alto. Ao se aproximar mais, ela vai ficar cada vez maior, e ficará tão brilhante que mal vamos conseguir olhar para ela. Mostrar a caixa erguida. Acima da nuvem estará um arco-íris e a parte de baixo vai parecer que é de fogo (apontar para o arco-íris e para a parte inferior da caixa). Ao redor da nuvem estarão milhares e milhares de anjos (apontar para os anjos) cantando uma música gloriosa (opcional - combinar para algumas pessoas cantarem um pedaço de “Aleluia”, de Handel, ou colocar uma fita com um pedaço da música). No meio da nuvem estará Jesus assentado. Então a Terra tremerá. Chacoalhar a caixa de areia. Todas as pessoas do mundo verão Jesus voltar. Mesmo os que ajudaram a crucificar Jesus estarão ali para vê-Lo voltar. Eles vão se lembrar de todas as maldades que fizeram com Jesus, mas já será tarde demais. Quando Jesus foi crucificado, que tipo de coroa Ele usou? Uma coroa de espinhos. Ao voltar aqui, estará usando muitas coroas brilhantes. Nessa hora, as pessoas que desobedeceram a Deus e zombaram de Jesus ficarão com tanto medo que vão começar a pedir para as montanhas caírem sobre elas, para se esconderem dEle. Eles vão se esconder nas cavernas e buracos. Pedir a algumas crianças que entrem embaixo da mesa. Elas vão tremer e tremer de medo. Tremer os joelhos. Pedir que as crianças façam o mesmo e depois voltem para seus lugares.
Mas os salvos não ficarão assim. As pessoas que foram fiéis e obedeceram aos mandamentos de Deus vão gritar com alegria (erguer os braços e olhar para cima ao falar): “Este é o nosso Deus a quem aguardávamos e Ele nos salvará”. Ergam os braços e repitam comigo.
Antes de terminar tudo, vai ainda acontecer uma coisa impressionante! Quando Jesus vier, trará uma trombeta de prata na sua mão esquerda (pegar o trompete ou trombeta de cartolina). Ele vai tocá-la bem alto e despertará todos os salvos que dormem em suas sepulturas (tocar o instrumento ou combinar para que que alguém toque). Ele dirá bem alto (voz masculina - opcional): “Despertai, despertai e levantai-vos!” Uma grande multidão de mortos salvos ouvirá a trombeta e a voz de Jesus e despertará de seu sono (tirar os bonequinhos de dentro das caixas de fósforo). Sabem o que será maravilhoso? As pessoas serão transformadas. Os aleijados pularão de suas sepulturas com os dois pés (fazer um bonequinho pular). Os cegos enxergarão direitinho. Os doentes sairão com saúde. E todos cantarão alegres porque a morte foi vencida.
E o que acontecerá aos salvos que estiverem vivos? Pisquem os olhos. Deixar que pisquem os olhos. Uma piscada é muito demorada ou é muito rápida? É muito rápida, não é mesmo? Pois bem. Os salvos vivos serão transformados no mesmo tempo que se leva para piscar os olhos. Eles terão um corpo novinho em folha. Esse corpo nunca ficará doente, nem velho, nem morrerá. E uma coisa linda que vai acontecer é que os anjos vão pegar os bebezinhos ressuscitados e vão levá-los para suas mamães. Que alegria será aquele momento especial!
Todos os salvos serão levados pelos anjos até a nuvem onde estará Jesus e viajarão nela para o Céu por sete dias. Colocar alguns bonecos ou silhuetas dentro da caixa da volta de Jesus. Este será o meio de transporte usado pelos salvos.
Quando chegarem na porta da cidade santa (fazer uma fila com as crianças diante da porta)
Jesus levantará seu braço e abrirá as grandes portas de pérolas (abrir a porta) e dirá com a voz mais linda que qualquer música (voz masculina - opcional): “Vinde benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo.” E todos entrarão alegremente. Deixar que entrem, uma a uma.Deixar que voltem para seus lugares.Lá Jesus vai colocar lindas coroas sobre suas cabeças e todos receberão harpas de ouro. As coroas daqueles que ajudaram a salvar muitas pessoas estarão com muitas estrelas. As coroas das pessoas que ajudaram poucas pessoas estarão com poucas estrelas. Mas ninguém se importará com isso. Todos estarão tão felizes que só pensarão em aproveitar de tudo de bom que há no Ceú.
Que bom que Jesus já explicou como será aquele dia. Sabendo de tudo ficamos mais tranquilos, como vocês se tranquilizam quando a mamãe sai mas promete voltar e trazer um presente. Eu não vejo a hora de ver tudo isso acontecer. E vocês? JESUS LOGO VIRÁ! Falem comigo.

B. REVISANDO:
Opção A: Deixar que as crianças peguem as trombetinhas numeradas no flanelógrafo ou cesta. Verificar quem pegou a trombeta número 1 e fazer-lhe a pergunta número 1 de “Perguntas para Revisão”. Continuar até que acabem as perguntas ou as trombetas.
Opção B: Escolher uma criança e fazer uma pergunta. Se acertar, deverá passar pela porta. Se errar, deve pedir ajuda. Continuar até que todos tenham participado. Se a classe for muito numerosa e o tempo for escasso, escolher as perguntas mais importantes e pedir que apenas algumas crianças respondam, combinando que as outras participarão das perguntas no próximo sábado.

C. APLICANDO:
Quando Jesus voltar teremos apenas dois grupos de pessoas: o grupo dos perdidos, que sairá correndo de medo e se escondendo nas cavernas e buracos, e o grupo dos salvos, que vai levantar os braços e dizer: “Esse é o nosso Deus a quem aguardávamos”. Eu quero estar entre os salvos, e vocês? Dar tempo para respostas. Sabem, crianças, tudo o que fazemos hoje está nos preparando para que façamos parte de um desses grupos. Se fazemos coisas más, somos desobedientes, não nos arrependemos e abandonamos o pecado, quando Jesus voltar vamos nos esconder nas cavernas e buracos (abaixar-se, como quem está se escondendo). Se aceitamos a Jesus como nosso Salvador e somos obedientes à Seus mandamentos vamos erguer os braços, bem felizes (levantar-se e erguer os braços). Vou dizer algumas coisas aqui. Se o que eu falar for uma coisa boa, que prepara para encontrar Jesus, vocês devem erguer os braços. Se for uma coisa que não prepara, vocês devem se abaixar como se estivessem se escondendo.
Dizer “não” para alguém que oferece um cigarro. Levantar-se. Prepara para a volta de Jesus.
Estudar a lição da Escola Sabatina. Levantar-se. Prepara para a volta de Jesus.
Não dividir os brinquedos. Abaixar-se. Não prepara para a volta de Jesus.
Dizer nomes feios. Abaixar-se. Não prepara para a volta de Jesus
Ajudar a mamãe com alegria. Levantar-se. Prepara para a volta de Jesus.
Fazer oração sempre. Levantar-se. Prepara para a volta de Jesus.
Caçoar de algum colega. Abaixar-se. Não prepara para a volta de Jesus
Ser reverente na igreja. Levantar-se. Prepara para a volta de Jesus.
Escutar música mundana. Abaixar-se. Não prepara para a volta de Jesus
Assistir filmes mundanos e novelas. Abaixar-se. Não prepara para a volta de Jesus
Distribuir folhetos. Levantar-se. Prepara para a volta de Jesus.
JESUS LOGO VIRÁ! Falem comigo.

E. CONTANDO AOS OUTROS:
Entregar uma trombeta (pág. 88 ou sugestão abaixo) já recortada para cada criança. Deixar que enfeitem a trombeta como desejarem. Colar a parte B na parte A (se perceber que haverá tumulto, entregar já colada). Enquanto trabalham, dizer: Nosso verso de hoje diz que todas as pessoas devem ser avisadas da volta de Jesus. Usem essa trombeta para contar a algum amiguinho ou adulto o que aprenderam hoje na lição. Quem sabe você encontrará um deles de braços levantados, na volta de Jesus. JESUS LOGO VIRÁ! Falem comigo.
Obs.: Colocar nome nas trombetas e entregá-las apenas depois do culto, para evitar irreverência.



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito abencoada a licao...parabens ao autor.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!