quinta-feira, abril 15, 2010

Tesouros Infantis - 2º Trim. - Lição 6

Ovelhas e Bodes


Ao final da lição a criança deverá:
SABER que, quando pratica atos de amor e bondade é como se o fizesse para Jesus.
SENTIR alegria em ser prestativo para qualquer pessoa que precisar.
RESPONDER, sendo prestativo e bondoso para todos.

PENSAMENTO CENTRAL: Agrado a Jesus quando demonstro amor a outros.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Quando fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a Mim o fizestes.” Mateus 25:40.
LEITURA AUXILIAR: Mt. 25:31-46; 7:12; Jo. 15:12; O Desejado..., 637-641.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: figuras dos bodes e das ovelhas.

Lição: figuras dos bodes e ovelhas, caixa da volta de Jesus (usada na lição 3), bonecos, caixa de areia ou pedaço de isopor, silhuetas ou bonequinhos usados na lição 3, alimento, remédio, roupa, flor (natural ou artificial) ou remédio, copo com água, seis bonecos de festa ou figuras de pessoas recortadas de revistas; Revisando: figuras de bodes e ovelhas numeradas; Aplicando: figuras de bodes e ovelhas; Contando aos Outros: cópias do cartão para os enfermos ou sugestões nos recursos para lição 5 para cada criança.








COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição:
Caixa de Areia: fixar as silhuetas ou bonequinhos na caixa de areia.
Prisão: Se usar um bonequinho, usar como prisão uma caixa de sapato. Com uma criança, amarre levemente suas mãos com uma faixa ou corda.
Casa: Se usar um boneco, dobrar uma folha de sulfite ao meio, para formar uma “casa”. Se for uma criança, usar um canto da sala.
Conquistando a atenção, revisando e aplicando: fazer cópias das figuras dos bodes e das ovelhas na quantidade necessária para fazer as atividades. Recortar um círculo em volta das figuras.


















SUGESTÃO DE CÂNTICO:

Amar ao Semelhante (cantar com a música da faixa 7, do CD “Tesouros Infantis”).
Vou amar meu semelhante
Para agradar a Jesus.
Perto ou longe, à minha volta
Vou revelar a luz.

Ajudando, ajudando,
A quem de mim precisar.
Todo dia, toda hora,
Amor eu vou mostrar.

MEMORIZANDO (até 10 minutos): Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada. Perguntar: Quando alguém trata bem a vocês, seus pais ficam felizes ou tristes? E quando alguém maltrata vocês, como seus pais se sentem? Sabem, tudo que alguém faz para um filho é como se estivesse fazendo para o pai ou a mãe. Às vezes o pai ou a mãe sofre mais quando o filho é maltratado que o próprio filho. Isso porque os pais e as mães amam seus filhos mais que a si mesmos. Jesus ama a cada pessoa deste mundo, mesmo a menor e mais pobre criança, mais do que a Si próprio. Por isso, Ele disse: “Quando fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos,a Mim o fizestes.” Isto está escrito aqui na Bíblia, em Mateus 25:40. Vamos aprender estas palavras tão importantes? Repetir o verso três vezes com a classe, com os gestos. Explicar que o “Mim” do verso refere-se a Jesus. Pedir que só as meninas recitem o verso; depois, só os meninos e, finalmente, todos juntos.
Ensinar os seguintes gestos:

“Quando fizestes” – dedo indicador apontado para a frente.
“A um” - dedo indicador mostrando o número um.
“Destes meus irmãos” – dedo indicador apontando para as pessoas em redor
“Mesmo dos mais pequeninos” - mãos fazendo movimentos para mostrar baixa estatura.
“A Mim o fizestes” – dedo indicador apontando para cima.
Mateus 25:40 – mãos juntas e abertas, como se fossem um livro.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos). Escolher uma das opções abaixo:
Opção A: Se as crianças ainda não têm compreensão da esquerda e da direita, traçar uma linha imaginária no corpo de um aluno que o divida em duas partes iguais, de cima para baixo) usando uma corda ou um fio amarrado a um peso (como um prumo). Mostrar qual o lado esquerdo e o direito. Treinar um pouco com as crianças até que aprendam. Distribuir as figuras das ovelhas e dos bodes entre as crianças. Ficar de frente para a sala e perguntar qual o seu lado direito e qual o seu lado esquerdo. Segurar uma gravura de bode na mão esquerda e uma figura de ovelha na mão direita. Deixar que as crianças caminhem pela sala. Dizer: Quando eu falar: “já !”, as crianças que estão com a figura do bode devem vir para o meu lado esquerdo e as crianças que estão com a figura de ovelha devem vir para o meu lado direito. Deixar que as crianças venham. Um adulto deve ajudar, se necessário.



VARIAÇÃO: um adulto vai escolhendo as ovelhas e levando para o lado direito do professor; depois, leva os bodes para o lado esquerdo. Pedir que as crianças voltem para seus lugares e troquem as figuras entre si. Repetir o processo. Depois que as crianças estiverem sentadas outra vez, dizer: Em nossa lição de hoje vamos ver uma divisão assim: bodes à esquerda e ovelhas à direita.

Opção B: Ensinar o conceito de direita e esquerda, como explicado acima. Colocar as figuras das ovelhas e dos bodes misturadas no chão ou sobre uma mesa. Pedir ajuda das crianças para separar as figuras em dois grupos e colocar um grupo das ovelhas à sua direita e o dos bodes à sua esquerda. Dizer: Em nossa lição de hoje vamos ver uma divisão assim: bodes à esquerda e ovelhas à direita.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
A caixa de areia deve ser colocada com as figuras de costas para as crianças, sobre uma mesa ou no chão. Em uma outra parte da mesa ou da sala, colocar os seis bonecos, um ao lado do outro. Se não tiver os bonecos, colocar seis crianças à frente e agir como descrito para os bonecos. Deixar o alimento, o copo de água, as roupas, a casa e a flor em uma caixa, de forma a não serem vistos antes do momento certo, mas que sejam alcançados com facilidade.
Mostrar uma figura de bode e outra de ovelha. Dizer: As ovelhas e os bodes comem capim e vivem em rebanhos. Mas existe uma grande diferença entre eles: (apontar a ovelha) as ovelhas são humildes e gostam de seguir o pastor; (apontar o bode) os bodes gostam de estar soltos, sem obedecer a líder algum; eles pensam que sabem tudo e que não precisam de ajuda.
Mostrar a Bíblia aberta em Mateus 25. Apontar para a Bíblia e dizer: Aqui na Bíblia está escrito o que acontecerá no grande dia do Juízo. Mostrar a caixa da volta de Jesus. Quando Jesus vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Se assentará no Seu trono (colocar a caixa da volta de Jesus diante da caixa de areia ou isopor de frente para as silhuetas ou bonequinhos que formam a“multidão”) e todas as nações se reunirão diante dEle e Ele vai separar uns dos outros. Colocar algumas silhuetas do lado direito da figura de Jesus, enquanto diz: À Sua mão direita Ele porá as pessoas que agiram como ovelhas, sendo humildes e obedientes, sempre amando a Jesus. Colocar as outras silhuetas do lado esquerdo da figura de Jesus, enquanto diz: Do lado esquerdo ficarão as pessoas que agem como os bodes, sempre querendo fazer as coisas do seu jeito e pensando que não precisam da ajuda de Jesus. Depois que os dois grupos estiverem separados, Jesus dirá aos que estiverem à Sua direita: “Venham comigo para o Céu, Meus queridos filhos; (mostrar os bonecos) porque quando eu estava com fome, vocês deram-Me alimento (colocar um alimento diante do 1º. boneco ou criança); quando estava com sede, deram-Me de beber (colocar um copo com água diante do 2º. boneco); estive sozinho e sem amigos e vocês Me levaram para sua casa. (levar o boneco para a “casa”). Quando precisei de roupas, vocês me agasalharam. Colocar uma roupinha ou paninho sobre o boneco. Fiquei doente e vocês foram me visitar. Colocar uma flor ou remédio diante do 5º. boneco. Estive preso e vocês foram me ver.” Fazer um carinho no 6º. boneco.
Dizer: As pessoas do lado direito de Jesus ficarão muito admiradas de ouvir isso tudo. Vamos fazer um rosto admirado? Deixar que as crianças façam expressão de admiração. Dizer apontando para os bonecos: Elas realmente amavam muito a Jesus, mas não se lembrarão de terem feito estas coisas para Ele. Então elas perguntarão (apontar para cada boneco à medida que fala): “Senhor, quando Te vimos com fome e Te demos de comer? Ou com sede e Te demos de beber? E quando Te vimos sozinho e O recebemos em casa? Ou sem roupas e O vestimos? E quando Te vimos doente ou preso e fomos ver-Te?” E Jesus lhes dirá: “Quando fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes”. Então eles se lembrarão de terem ajudado muitas pessoas sem perceberem que estavam fazendo isto para Jesus.
Quando as pessoas do lado esquerdo de Jesus virem a grande recompensa que Ele dará ao grupo do lado direito, pensarão: “E nós, o que receberemos?” Mas Jesus falará para elas (falar com autoridade): “Afastem-se de Mim! Vocês não podem ser salvos. Vocês serão queimados no fogo eterno, porque quando Eu estava com fome, não Me deram de comer (tirar o alimento); quando tive sede, não Me deram água (tirar o copo de água). Estive sozinho e vocês não Me convidaram para Sua cada (tirar o boneco da casa). Não tinha nada para vestir e vocês não Me deram roupas (tirar a roupa do boneco). Estive doente e na prisão e vocês não foram Me ver”. Tirar a flor e empurrar o boneco na “prisão”. Essas pessoas também ficarão admiradas ao ouvirem isso. Vamos fazer expressão de admiração outra vez? Deixar que as crianças façam expressão de admiração. Apavoradas elas perguntarão a Ele (usar voz amedrontada, apontando para os bonecos): “Senhor, quando Te vimos com fome e não Te demos de comer? Ou com sede e não Te demos de beber? E quando Te vimos sozinho e não O recebemos em casa? Ou sem roupas e não O vestimos? E quando Te vimos doente ou preso e não fomos ver-Te?” E Jesus vai responder: “Quando vocês se recusaram a socorrer ao menor destes Meus irmãos, vocês estavam recusando ajuda a Mim”. Então eles se lembrarão de que realmente deixaram de ajudar os necessitados e de serem amáveis com os sofredores, sem perceberem que assim estavam maltratando a Jesus.
Os dois grupos ficarão muito surpresos com aquilo tudo. Os que agiram como bodes, com medo do castigo, vão querer voltar atrás e mudar seu jeito de agir, mas será tarde demais: nada poderá ser mudado. Ninguém poderá voltar atrás e mudar as coisas que aconteceram.
Jesus terminou sua história dizendo: “Estes (apontar para os da esquerda) irão para o castigo eterno, mas os justos (apontar para os da direita) para a vida eterna”. Colocar as silhuetas da direita dentro da caixa e erguê-la, como se estivesse indo para o Céu.

B. REVISANDO:
Colocar as figuras dos bodes e ovelhas, previamente numeradas, dentro de uma sacola. Pedir a uma criança que coloque a mão na sacola e pegue uma figura sem olhar. Olhar o número da figura e fazer a pergunta correspondente. Se a criança acertar deve ficar do seu lado direito, se errar deve pedir ajuda para a classe. Repetir o processo até que todos tenham participado ou as perguntas tenham acabado.










C. APLICANDO: Escolher uma das opções abaixo:

Opção A: Mostrar a figura do bode. Dizer: As pessoas representadas pelo bode são egoístas. Jesus não quer encher o Céu com pessoas egoístas. Muito tempo atrás houve um anjo egoísta chamado Lúcifer que trouxe toda a desgraça que vemos em nosso mundo. Nunca mais haverá egoísta no Céu, porque o Céu é um lugar de dar e repartir. Mostrar a figura da ovelha. Dizer: As pessoas representadas pelas ovelhas gostam de fazer outras pessoas felizes. Elas ficarão bem lá no Céu, porque lá é um lugar de servir a outros, espalhar sorrisos, palavras gentis e atos amáveis.
Segurar a figura do bode à esquerda e da ovelha à direita. Dizer: Levante a mão quem quer ir para o Céu e viver com Jesus para sempre. Muito bem, eu também quero. Mas primeiro devemos aprender a não sermos egoístas aqui. Vamos aprender, então, como sermos ovelhas e não bodes.Vou falar algumas situações e vocês vão me dizer onde devo colocar as silhuetas (ou bonequinhos).
- Mostrar duas silhuetas ou dois bonequinhos. Márcia e Patrícia queriam brincar com a mesma boneca e por isso começaram a brigar. Elas agiram como bodes ou como ovelhas? De que lado de Jesus elas ficarão? Colocar as silhuetas do lado esquerdo da figura de Jesus.
- Mostrar uma silhueta ou bonequinho. Durante o recreio Rodrigo viu um garoto que não tinha lanche. Ele afastou-se rapidamente para que o menino não lhe pedisse um pedaço. Ele agiu como bode ou como ovelha? De que lado de Jesus vai ficar? Colocar a silhueta do lado esquerdo da figura de Jesus.
- Mostrar uma silhueta ou bonequinho. Suzana percebeu que a filha de sua vizinha estava usando sapatos furados. Descobriu também que ela e a menina calçavam o mesmo número. Suzana deu-lhe um de seus sapatos, com muito carinho. De que lado de Jesus ela ficará? Colocar a silhueta do lado direito de Jesus.
- Mostrar uma silhueta ou bonequinho. Um senhor estava varrendo a rua em frente à casa de Raquel. O sol estava muito quente e ela percebeu que o senhor estava bastante cansado. Ela ofereceu-lhe água fresca, embaixo de uma sombra. Ela agiu como bode ou como ovelha? De que lado de Jesus vai ficar? Colocar a silhueta do lado direito de Jesus.
- Mostrar uma silhueta ou bonequinho. A professora da escolinha adoeceu, mas Sonia preferiu ficar brincando e não foi com seus pais visitá-la. Ela agiu como bode ou ovelha? De que lado de Jesus vai ficar? Colocar a silhueta do lado esquerdo da figura de Jesus.
- Mostrar uma silhueta ou bonequinho. Paulo percebeu que o menino novo da sala andava sempre sozinho e sem amigos. Paulo deixou seus amigos brincando e foi conversar com o menino e convidou-o para ir a sua casa depois da aula. Ele agiu como bode ou ovelha? De que lado de Jesus vai ficar? Colocar a silhueta do lado direito de Jesus.

Opção B: Quando sorrimos para alguém que está triste, é como se sorríssemos sorrindo para Jesus. Quando damos alimento para alguém que está faminto, é como se estivéssemos alimentando a Jesus. Quando repartimos nossas boas roupas com crianças pobres que estão maltrapilhas, é como se estivéssemos vestindo Jesus. Agora, há um segredo que pouca gente sabe (falar mais baixo, como quem conta um segredo): Todo gesto de bondade que fazemos torna Jesus tão feliz que isto soa como música aos Seus ouvidos. Soa como se você estivesse cantando um bela canção para Ele.
Vou dizer algumas coisas agora. Se o que eu disser for um ato de bondade, que trouxe alegria a Jesus, vocês devem cantar um pedaço do corinho de hoje. Se foi um ato de egoísmo vocês devem ficar em silêncio. Falar as mesmas situações da opção A, sem fazer as perguntas.

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia do cartão da pág. 97 para cada criança enfeitar como desejar (oferecer lápis de cor, giz de cera, cola glitter, flores secas, cola, etc.). Enquanto trabalham, dizer: Os salvos serão as pessoas que, por terem a Jesus em seu coração, falam palavras bondosas, são amáveis e gentis com todos, repartem alimentos e roupas, visitam os doentes e os presos e estão sempre procurando ajudar os necessitados e os tristes. Eles colocam os outros em primeiro lugar. Os salvos pensam assim: “Você primeiro, depois eu”. Como lá no Céu todos pensam assim, eles estarão prontos para ir morar lá. Uma forma maravilhosa de demonstrar amor a Jesus é visitando um enfermo. Este cartão vocês devem entregar para alguém que esteja doente. Com certeza essa pessoa ficará muito agradecida e feliz. Além disso, Jesus ficará tão alegre como se você tivesse feito uma visita para Ele. Seu ato soará como uma bela canção aos Seus ouvidos. E você também experimentará grande alegria.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!