terça-feira, abril 06, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 1 - 2º Trim. 2010

A GRANDE FAMÍLIA DE DEUS

Ao final da lição o juvenil deverá
SABER que existe uma batalha por sua alma entre os anjos bons e os maus.
SENTIR –se grato pela presença dos anjos bons.
RESPONDER, escolhendo lutar ao lado dos anjos bons.

PENSAMENTO CENTRAL: Os anjos bons me ajudam a vencer o mal.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”  Hebreus 1:14.
LEITURAS AUXILIARES: O Grande Conflito, 517; Mensagens aos Jovens, 17.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais preparados conforme instruções abaixo; Conquistando a Atenção: Opção B: capas e artigos de revistas e livros sobre anjos, lixeira; Lição: foto de família numerosa, figuras da rebelião de Lúcifer no Céu (procurar em livros e revistas), palavra “Inveja” escrita em cartão ou na lousa; Revisando: dicionário (opcional); Aplicando: cópia da atividade Minha Escolhas para cada aluno; Contando aos Outros:  papel, tesoura, abaixo.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Memorizando:
Imprimir as figuras abaixo (anjo) no tamanho de uma página A4. Depois ampliá-las em 20%. Unir as partes A e B, formando uma única figura. Colar em cartolina ou papel cartão. Enfeitar como desejar. Usar como molde para cortar mais 6 figuras de anjo (só o contorno). Escrever as partes do verso em cada figura.
Opções: Pode-se formar um móbile unindo os anjos um ao outro com cordões. Ou colar palitos de churrasco atrás e fixá-los em garrafas, ou espetá-los em argila ou isopor.




Contando aos outros: Dobrar uma tira de papel para frente e para trás, formando uma sanfona. Recortar seguindo o passo a passo abaixo:




MEMORIZANDO (até 10 minutos): Para melhor aproveitamento do verso sugerimos que seja memorizado após o estudo da lição.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos). Escolha uma das opções abaixo:
Opção A: Perguntar as razões pelas quais um aluno pode ser expulso de uma escola. Escrever na lousa as sugestões alunos. Explicar que todas são, na verdade, um desprezo pelo regulamento da escola. Perguntar também o que pode acontecer à escola e aos outros alunos se tipos que agem assim permanecerem na escola. Comentar sobre as três punições possíveis para um aluno: advertência verbal, suspensão das aulas e, para as faltas gravíssimas, expulsão. Dizer: Geralmente, antes que um aluno seja expulso, é feito todo esforço para que ele mude de atitude. A expulsão só é praticada quando o aluno coloca em risco a segurança e a ordem da escola e dos outros alunos. Hoje vamos falar de alguém que se rebelou e não pode ser recuperado.

Opção B: Se possível, mostrar capas ou artigos de revistas e livros esotéricos, aludindo aos anjos. Dizer: Hoje em dia é muito comum encontrarmos esse tipo de literatura, tentando explicar a existência e origem dos anjos, todos com idéias espíritas e esotéricas, sem apoio da Bíblia. São obras inspiradas pelos anjos maus, para desviar a atenção da Palavra de Deus. Jogar tudo em lixeiro. Não podemos ler estas coisas porque são enganos de Satanás. Mas podemos entender claramente a verdade sobre os anjos, pesquisando a Palavra de Deus. E é o que vamos fazer por todo esse trimestre.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
Perguntar aos alunos sobre o número de pessoas na família deles. Verificar qual a maior família. Se não houver nenhuma família numerosa, mencionar alguma conhecida. Se possível mostrar uma foto de alguma família numerosa. Comparar o tamanho das famílias antigas com o das modernas. Conversar sobre isso com os alunos por alguns instantes e depois dizer: Se algum filho muda-se para outra cidade, longe do pai, deixa de fazer parte da família? Não. A distância não faz com que alguém deixe de fazer parte da família. É comum falar-se de parte de uma família que mora em uma cidade e parte que mora em outra cidade. A maior família do Universo é a família de Deus. Ela está dividida em duas partes: a família que está no Céu e a que está na Terra.
 Não sabemos quando Deus começou a criar Sua grande família. O que sabemos é que Ele em um passado remoto, antes da criação do nosso mundo, criou milhares e milhares de anjos. Corrigir as perguntas de domingo e segunda-feira, na lição dos alunos.
 Mostrar figuras que ilustrem a rebelião de Lúcifer (procurar em edições antigas de “O Grande Conflito” e “Patriarcas e Profetas”, ou em sites na Internet). No começo só havia anjos bons. Entre eles estava um que era o mais poderoso e belo: Lúcifer, o anjo que auxiliava a Deus de maneira mais próxima. Ele era perfeito e poderoso. Mas, quando Deus decidiu criar a Terra e combinou tudo com Seu Filho, alguma coisa de errado começou a acontecer com Lúcifer. Ele não gostou de não ser convidado para participar do plano da Criação. Embora fosse apenas uma criatura, ele desejava ter parte nas decisões do Criador. Em seu coração começou a nascer uma coisa muito terrível chamada inveja. Mostrar a palavra “Inveja”. Inveja do Filho de Deus. Ele sentia-se mais importante que o próprio Filho de Deus e ficou com raiva porque Deus combinou tudo com Jesus e não com ele. Deus e Jesus perceberam tudo isso. Jesus foi procurá-lo e amorosamente explicou que ele era o anjo mais honrado e poderoso, mas, ainda assim, era uma criatura e não o Criador. Por isso, apenas Deus, Seu Filho e o Espírito Santo poderiam combinar a Criação. Lúcifer entendeu, mas continuou cultivando em seu coração a inveja e a maldade. Na verdade ele queria ser igual a Deus, possuir todo o Seu poder e receber todas as honras. E começou a imaginar um plano para se tornar mais poderoso que Deus e ser o governador de todo o Universo. Que ousadia, não?
            Para isso, ele começou a falar mal de Deus para os anjos. Dizia que Deus era mau e injusto, que Jesus era um tirano e que só ele poderia fazer com que o universo fosse realmente feliz. Muitos anjos acreditaram nas mentiras de Lúcifer. E, por causa disso, a paz e harmonia do Céu foram quebradas.
Jesus e os anjos que não foram enganados fizeram de tudo para que Lúcifer e seus seguidores mudassem de idéia. Mas eles não quiseram atender. Logo Lúcifer trouxe tanta aflição aos seres celestes que Jesus teve de mandar que saísse de lá. Houve então uma grande batalha no Céu e o anjo rebelde e seus seguidores foram expulsos de lá. Lúcifer, cujo nome significava “portador de luz”, recebeu o nome de Satanás, que significa acusador. Lúcifer escolheu o mal e teve de colher as conseqüências.
Foi uma ocasião muito triste aquela. Deus, Jesus e os anjos bons choraram de tristeza, mas não puderam evitar que aquilo acontecesse. E, apesar de saber todo o sofrimento que Satanás poderia trazer aos Seus filhos, Deus não o destruiu imediatamente. Se Ele fizesse isso alguns anjos fiéis poderiam ficar em dúvida quanto ao que Satanás havia dito. Poderiam pensar que realmente Deus fosse mau e Sua Lei fosse injusta e passariam a servi-Lo por medo e não mais por amor. E Deus não queria que isso acontecesse. Corrigir as questões de terça-feira.
Quando Satanás viu que nunca mais poderia voltar a morar no Céu, começou a mostrar toda a sua maldade e ódio. Ele e seus anjos resolveram trabalhar para atrapalhar o governo de Deus. Começando por levar Adão e Eva ao pecado. Quando isso aconteceu, Satanás exultou.  Fazendo com que os seres humanos pecassem, ele conseguiu formar um grande número de rebeldes seguidores dele para assim perturbar e entristecer o Criador. Além disso, o fato de ver Adão e Eva sofrendo foi um motivo de grande prazer para Satanás, como se fosse uma vingança contra Deus . Ele havia sido posto fora do Céu, e Adão e Eva, foram expulsos do paraíso.
Mas ele não parou por ali. Através dos séculos, ele continua lançando suas tentações para destruir os filhos de Deus. Para ele, aqueles que procuram obedecer a vontade de Deus são os que mais devem ser atormentados e tentados. Ele odeia a Deus e a todos os que lhe são fiéis. Corrigir as questões de quarta-feira.
E nós? Será que fomos deixados para lutar sozinhos contra esse exército maligno que nos cerca por toda parte? Não. Graças a Deus que não. Nós não podemos vê-los, mas está conosco um exército maior e mais poderoso que o dos nossos inimigos. Os bons anjos de Deus. Eles nos protegem e nos ajudam a vencer o nosso grande inimigo. Sem eles não conseguiríamos vencer essa batalha. Corrigir as questões de quinta-feira.
 
MEMORIZANDO: Dizer: Abram suas Bíblias em Hebreus 1:14 e leiam comigo. Ler com os alunos. Mostrar o visual com o verso. Um dos significados de ministrar é servir. É o que melhor se aplica ao trabalho dos anjos. Então podemos entender que os anjos são seres que servem ou “servidores”. Mas eles trabalham em benefício de quem? É o que responde a segunda parte do verso: “daqueles que hão de herdar a salvação”.  Deus nos deu a maior de todas as heranças: a  salvação, que é o perdão dos nossos pecados e o direito à vida eterna com Ele. Para que não percamos nossa herança nas mãos dos anjos maus, Ele nos enviou seres poderosos que nos ajudam incansavelmente. Precisamos nos lembrar de que temos sempre a companhia deles, principalmente nas horas de maior tentação. Vamos memorizar o verso? Recitar o verso por três vezes. Esconder uma das partes e recitá-lo por inteiro. Esconder outra parte e recitá-lo inteiro outra vez. Continuar até que tenham memorizado completamente o verso. Ao terminar a atividade dizer: Graças a Deus que os anjos bons me ajudam a vencer o mal. Repitam comigo o pensamento central de hoje.

REVISANDO:
Dividir a classe em quatro grupos e dividir as questões de sexta-feira entre eles. Dar um dicionário, se necessário, para o grupo que responderá a quarta questão. Se o grupo acertar diga que o anjo está sorridente. Se errar, perguntar quem poderá agir como um bom anjo para ajudar o outro. Ao terminar a atividade dizer: Graças a Deus que os anjos bons me ajudam a vencer o mal. Repitam comigo o pensamento central de hoje.

APLICANDO:
Entregar uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. Dizer: Existe uma grande batalha ao nosso redor. Uma batalha invisível aos nossos olhos, mas totalmente real. Em torno de cada um de nós há duas forças, duas influências. Uma para o bem e outra para o mal. A decisão de cada caso está em nossas mãos. Ao fazer a atividade de hoje, procurem perceber para que lado vocês estão decidindo. Se estiverem dando ouvidos aos anjos maus que querem vê-los perdidos, não arrisquem mais. Peçam perdão a Deus e confiem nEle para vencerem as tentações. Se estiverem ouvindo aos anjos bons, peçam a ajuda de Deus para continuarem obedecendo. Ao terminarem a atividade dizer: Graças a Deus que os anjos bons me ajudam a vencer o mal. Repitam comigo o pensamento central de hoje.




CONTANDO AOS OUTROS:
Ensinar os alunos a recortarem vários anjos em papel dobrado, conforme instruções acima. Eles devem escrever em cada anjo uma escolha que devem fazer para estar ao lado dos anjos bons no combate espiritual (por exemplo: ouvir música sacra ou invés de música profana, estudar a lição, orar, não usar jogos de computador violentos e com conteúdo espírita, evitar passar tempo demais usando os jogos educativos, rejeitar filmes que não glorifiquem a Deus, nem edificam, etc.). Dizer: Usem essa lista de escolhas para lembrarem-se sempre de se colocarem ao lado dos anjos do bem na hora da batalha. Vocês também podem ensinar alguém a fazer esse lembrete e contar-lhe o que aprenderam hoje na lição. Não se esqueçam de dizer que os anjos bons me ajudam a vencer o mal. Repitam comigo.

            
            


            


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!