segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 4

Bíblia -  Um
Tesouro Para Ler
  
Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que a Bíblia é a Palavra de Deus;
SENTIR  desejo de estudar a Bíblia diariamente;
RESPONDER fazendo uso das Escrituras e fazendo dela sua regra de vida.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Escondi a Tua palavra no meu coração para eu não pecar contra Ti.” Salmo 119:11.

Nossa Crença: As Escrituras Sagradas, tanto o Velho como o Novo Testamento, constitui a palavra de Deus. Foram transmitida por inspirações divinas, contém a toda suficiente relações da vontade Divina ao homem, e são a única e a infalível regra de fé e prática. Jo 5:39; IIPe 1:19-21; II Tm 3:15-17.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: corações de cartolina, verso para memorizar em cartão, Bíblia de papel ou cartolina; Conquistando a Atenção:  martelo, lanterna, bússola, mapa, garrafa de água, caixa de leite, vidro de remédio, pão, saches de mel; Lição: mala de viagem com roupas e calçados, Bíblia, os mesmos itens de Conquistando a Atenção; Revisando: pomba de papel (ver figura abaixo); papeizinhos numerados; Aplicando: bilhetinhos com pequenas ordens; Contando aos Outros:  Bíblias em caixas de fósforo ou cópias da figura abaixo para cada criança, cópias do verso para memorizar (abaixo), cola, tesoura, sachês de mel.

Sugestão de Cântico: Bíblia, Meu Livro Companheiro

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
  
Revisando: Montar a pomba conforme o desenho abaixo.


Memorizando: Recortar dois corações grandes (do mesmo tamanho) em papel cartão. Colar um ao outro, deixando uma abertura na parte superior. Escrever metade do verso em um dos lados do coração e a outra metade no outro lado do coração.

 Lição:
Bíblia - 1.  Ampliar a figura abaixo em cartolina preta e montar uma Bíblia. Colar uma tira na papel dourado na lateral, para fazer a parte dourada da Bíblia. Escrever Bíblia Sagrada na capa.


Bíblia - 2. Usar uma caixa de papelão, no tamanho que desejar, montando-a para ficar no formato de uma Bíblia, com a tampa abrindo e fechando como a capa de um livro. Encapar com EVA preto e cartolina dourada.
Em ambas as alternativas acima, colocar duas caixinhas dentro da caixa maior, representando o Antigo e o Novo Testamento. Dentro das caixas, colocar figuras que ilustrem histórias bíblicas.

Aplicando: Escrever em pequenos bilhetes, algumas ordens simples como: ficar em pé no canto da sala, bater três palmas, colocar as mãos na cabeça.
Opção A: Três tiras de papel colorido (para serem marca-páginas) para cada criança.
Opção B: Partitura abaixo. Endereços do youtube para aprender a música: www.youtube.com/watch?v=-q6bdit92Yw&feature=related; www.youtube.com/watch?v=K2jT8oSrrHs;



Contando aos Outros:
Opção A: Recortar dois corações em cartolina vermelha para cada criança. Fazer cópias do cartãozinho abaixo para cada criança.


Opção B: Para cada criança: encapar uma caixinha de fósforo com EVA preto e colar tiras de cartolina dourada nas laterais. Guardar o verso para memorizar e um sache de mel dentro da caixinha. Escrever “Bíblia Sagrada” na capa, cola colorida dourada.

 REVISANDO:
 Um adulto deve ficar com os olhos vendados, movimentando a pomba como se ela estivesse voando. As crianças devem passar por ele em fila, cantando um corinho. De quando em quando ele deve baixar a pomba. A criança que estiver passando deve pegar uma pergunta dentro da pomba. Se acertar, pode pegar a pomba e fazê-la voar é pousar em outra criança. Repetir o processo até que as perguntas tenham sido respondidas.
Perguntas:
1. De que forma o Espírito Santo apareceu no dia do batismo de Jesus?
2. De que forma o Espírito Santo apareceu no dia de Pentecostes?
3. Como o Espírito Santo ajuda uma pessoa que está querendo aprender a vontade de Deus na Bíblia?
4. O que acontece com a pessoa que recebe o batismo com o Espírito Santo?
5. O que precisamos fazer para receber o Espírito Santo?
 
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Mostrar um martelo, um espelho, uma lanterna, uma bússola, um mapa, uma garrafa de água, uma caixa de leite, um vidro de remédio, um pão e um sache de mel. Pedir que as crianças digam para que serve cada uma dessas coisas. Dizer: Na aula de hoje vamos aprender sobre uma coisa que é tudo isso de uma vez só.
                                                                                                                                                                                     
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar a Bíblia e dizer: Quando lemos a Bíblia é como se fosse Deus falando diretamente para nós. Ela nos conta tudo que precisamos saber sobre Deus e como podemos viver para sempre com Ele, através de Jesus. Deus é o autor da Bíblia, mas Ele utilizou muitas pessoas para escrevê-la durante cerca de 1500 anos, desde a época de Moisés até os dias do
Abrir a Bíblia na divisão entre o Velho e o Novo Testamento. Dizer: A Bíblia tem 66 livros dentro dela e está dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento. Abrir a caixa em formato de Bíblia e mostrar as figuras dentro da caixa do antigo Testamento. Dizer: O Antigo Testamento tem 39 livros e conta a história do mundo desde a criação até perto do nascimento de Jesus. O primeiro livro da Bíblia é Gênesis e foi escrito por Moisés. Conta a história do começo do mundo e do começo do pecado. [Mostrar as figuras].  No Antigo Testamento temos histórias emocionantes: a arca de Noé, a passagem do povo pelo Mar Vermelho, Davi e Golias. [Mostrar as figuras]. No Antigo Testamento, Deus fala muito que Seu Filho virá para sofrer o castigo pelo pecado no lugar dos pecadores.
No Novo Testamento temos a história de Jesus e de como Sua igreja começou e cresceu. [Mostrar as figuras]. Também tem muitas instruções para os cristãos. O último livro do Novo Testamento e também da Bíblia é o Apocalipse, que conta tudo sobre o que aconteceria no mundo desde o tempo de Jesus até o fim do mundo, e o fim do pecado. [Mostrar as figuras]. Este livro foi escrito por João, o discípulo de Jesus, e fala também sobre o Novo Céu e a Nova Terra que Deus preparou para os salvos. Quem quiser saber como chegar lá, deve ler a Bíblia o livro de Deus. 
Mostrar a Bíblia com o cadeado e dizer: Muita gente lê a Bíblia e não entende nada. Outras nem tentam lê-la porque acham que não vão entender. Para essas pessoas a Bíblia é como um livro fechado. Não adianta receber uma carta e não lê-la, não é mesmo? Não adianta ter a Bíblia e não conseguir entendê-la. Para entender a Bíblia ela precisa estar aberta e só há uma chave que pode abrir a Bíblia. [Mostrar a chave com a palavra ESPÍRITO SANTO]. Para quem quer saber com sinceridade qual é a vontade de Deus, há uma chave especial que abre a Bíblia. É só pedir que Ele dá. Mas Ele só dá para quem quer mesmo aprender a vontade de Deus. Os que são só curiosos não recebem nada.
[Se as crianças forem muito pequenas, resumir a sequencia abaixo].
[Mostrar uma mala com roupas e calçados bem arrumados, mas com um pequeno espaço vazio. Contar a seguinte historia]:
Um garoto chamado Roberto estava arrumando sua mala para uma viagem. Ele colocou nela  roupas, sapatos, toalha de banho e ainda havia um espaço pequeno vazio. Seu amigo que estava observando perguntou para que era aquele espaço e ele respondeu: “neste cantinho vou colocar uma lâmpada, um martelo, uma bússula, um mapa, sementes, um vidro de remédio, leite, pão e mel. O amigo parecia muito espantado. Então Roberto explicou: “Guardei esse lugarzinho para minha Bíblia.” E Roberto tinha razão. A Bíblia é tudo isso e muito mais.
 [Pegar a garrafa de água]. Para tirar a sujeira eu preciso usar água. Molhar um pedaço de algodão ou toalha na água e passar na mancha. A Bíblia também é como a água. Ela nos fala de Jesus, o Salvador, que derramou o Seu sangue para limpar a nossa vida do pecado. Além disso, quando lemos a Bíblia, ela vai tirando do nosso coração a vontade de fazer coisas erradas. Ela limpa nossa vontade. Por isso, quem estuda a Bíblia com sinceridade passa a ter vontade de fazer o que é certo.
[Acender a lanterna]. Se andarmos no escuro podemos pisar em coisas perigosas e nos ferirmos. Com a luz podemos ter certeza de onde pisarmos. A Bíblia é como uma luz. Sem ela, não conseguimos fazer boas escolhas e acabamos fazendo coisas que prejudicam a gente e os outros.
[Bater com o martelo sobre a pedra]. Existem pessoas que têm o coração duro como uma pedra. Não querem ouvir falar de Deus, nem da salvação. Mas a Bíblia é como um martelo. O martelo quebra a pedra. Bater na pedra até quebrá-la. A leitura da Bíblia também pode quebrar um coração duro e transformá-lo em um coração humilde.
[Mostrar o vidro de remédio].  Para a doença do pecado, só há um remédio; a fé em Jesus como Salvador. Mas a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus. Quando nós ouvimos ou lemos a Bíblia, Deus nos mostra o remédio para curar a nossa alma.
[Mostrar a bússola e o mapa]. Quando alguém vai viajar em navio ou à pé, em trilhas pelo mato, precisa da bússola e do mapa para orientá-lo. Se não ele pode tomar a direção errada e ir parar onde não quer. A Bíblia é o nosso mapa para chegar ao Céu. Ela mostra exatamente qual o caminho, que é Jesus, e como devemos andar nesse caminho. Sem ela nós acabamos tomando a direção errada e ficamos perdidos.
[Mostrar uma bandeja com o pão, o leite e o mel. Perguntar]: Quando um bebezinho nasce, qual o alimento que ele recebe, leite ou pão? Leite. O bebê precisa do leite porque ele não consegue ainda comer um alimento pesado e forte como o pão. Mas, e depois, quando o bebê cresce e fica adulto, pode alimentar-se só de leite? Claro que não. Ele precisa de um alimento mais forte, sólido. Assim é com a Bíblia. Para quem está começando a vida com Jesus, a Bíblia tem conhecimento leve, como o leite do bebê, para fortalecer a alma. Mas, quando a pessoa vai crescendo no conhecimento, a Bíblia oferece um conhecimento mais forte, como o pão, e a pessoa fica mais forte para resistir às tentações e chegar ao Céu.
[Segurar o mel]. Mas, para os momentos tristes da vida, a Bíblia tem lindas promessas de Deus que nos trazem alegria. Elas são como o mel  que deixa tudo mais gostoso.

MEMORIZANDO:
Davi era um menino que gostava das coisas de Deus e não gostava de pecar. Mas ele sabia que não conseguiria vencer a tentação com suas próprias forças. Por isso, ele estudava muito a Bíblia e memorizava os versos. Quando vinha uma tentação, ele se lembrava do que a Bíblia dizia e pedia a Deus poder para vencer. Era assim que ele escapava das tentações.  E ele escreveu isso na Bíblia em Salmo 119:11. Ler o verso na Bíblia. “Escondi a Tua palavra no meu coração para eu não pecar contra Ti.” Salmo 119:11. Vamos seguir o exemplo de Davi? Vamos esconder a Bíblia em nosso coração, decorando seus versos. Então, vamos memorizar este verso. Mostrar o visual do verso e recitá-lo com as crianças por três vezes. Chamar duas crianças: uma deve segurar o coração e falar a primeira parte do verso. A outra deve colocar a Bíblia dentro do coração e recitar a segunda parte. Toda a sala recita a referência. Trocar as crianças e repetir o processo até que o verso tenha sido memorizado.

APLICANDO:
Opção A: Bilhetes e mensagens. Distribuir os bilhetes para algumas crianças. Deixar que leiam (com ajuda de um adulto, se necessário) e cumpram as ordens escritas. Comentar que a Bíblia é a mensagem de Deus para nós. Mas não vai adiantar nada ter uma mensagem e não lê-la ou, se a mensagem for lida, não obedecê-la. Para isso é preciso conhecer a Palavra de Deus e obedecê-la. Distribuir as Bíblias para as crianças e três marca-páginas (as tiras de papel colorido) para cada uma. Ajudar as crianças no que for preciso. Pedir que abram a Bíblia bem no meio, onde está o livro de Salmos, e colocar um marca-páginas. Depois, pegar a primeira metade da Bíblia, entre Salmos e Gênesis, dividi-la ao meio (vai dar em 2 Samuel) e colocar outro marca-páginas. Depois, devem dividir ao meio a segunda metade da Bíblia, entre Salmos e Apocalipse (vai dar em Mateus) e colocaro último marca-páginas. Depois de todos os marca páginas estarem nos seus lugares (2 Samuel, Salmos e Mateus), pedir que as crianças abram a Bíblia no livro de Salmos. Depois, devem fechá-la e abri-la no livro de 2 Samuel. Por último, devem fechá-la e abri-la no livro de Mateus. Repetir o processo outras vezes, invertendo a ordem dos livros. Terminar dizendo que elas estão se preparando para conhecerem melhor o Livro de Deus e que devem fazer da Palavra de Deus o seu alimento diário para ficarem fortes na luta contra o mal.

Opção B: Ensinar a música com os nomes dos livros da Bíblia.

CONTANDO AOS OUTROS: 
Opção A: Dar dois corações recortados em cartolina vermelha para cada criança. AJudá-las a colar um ao outro, apenas nas bordas das laterais, deixando uma abertura em cima, como se fosse um bolsinho.  Dar o cartãozinho com o verso para memorizar e dois sachês de mel para cada criança guardar dentro do coração.
Opção B: Pedir que as crianças coloquem os versos e dois sachês de mel dentro da caixinha.
Em ambas as opções, explicar que um sachê é para ela e o outro é para alguém para quem elas deverão contar o que aprenderam na lição de hoje.
  

3 comentários:

Myllah Estrelinha disse...

Hum gostei dessa dinâmica vou fazer com minha turminha de catequese em setembro que é o mês que é comemorado o DIA DA BIBLIA...BEIJOS

Myllah Estrelinha disse...

Hum gostei dessa dinâmica vou fazer com minha turminha de catequese em setembro que é o mês que é comemorado o DIA DA BIBLIA...BEIJOS

Edenícia disse...

Oi,
Amei esta sugestão. A Bíblia em forma de caixinha é fantástica.
Bjs

Que bom que você veio!

Volte Sempre!