segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 11

Um Compromisso
Com Jesus
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER o que é o batismo;   
SENTIR desejo de ser batizada;
RESPONDER preparando-se para o batismo.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Quem crer e for batizado será salvo”.  Marcos 16:16.

Nossa Crença: As pessoas que atingiram a idade responsável, experimentaram a convicção da operação do Espírito Santo e se arrependeram, devem ser batizadas. Esse ato representa o sepultamento e a ressurreição de Cristo e, de igual maneira, o sepultamento do homem velho e ressurreição para uma nova vida. A forma da Bíblia de batismo é a imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. At 2:37, 38; 8:36-39; Rm 6:1-6; Mt 28:18-20.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: cenário usado na lição anterior; Memorizando: Bíblia, visual da pág. 90; Conquistando a Atenção: certificados de cursos diversos, certificado de batismo, convidado para entrevista que traga fotos de dias importantes de sua vida e do seu batismo; Lição: mapa da palestina (opcional); cenário dos caminhos usado na aula anterior, figura do batismo de Jesus usada da lição 3 e outra preparada conforme instruções abaixo; Aplicando: etiquetas adesivas; Contando aos Outros: cartões abaixo, papel colorido, fita, botões, adesivos, tecido, cola, canetas hidrocores, lápis de cor, etc; cópia da atividade sobre o batismo (opcional).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição:
Batismos de João Batista: Ampliar a figura da página 40. Recortar fora a figura da pomba e da voz de Deus. Colorir e colar em papel cartão. Cortar a linha pontilhada. Usar a figura abaixo para ser o israelita arrependido que João ia batizar. Colar a figura em cartolina e em um palito de sorvete para introduzir na fenda da figura.



Lição e memorizando:
Visual do batismo: Ampliar a figura abaixo no tamanho A3. Colorir, colar em papel cartão e recortar as partes. Fazer uma fenda na linha rente ao batistério para introduzir o pastor e o batizando.


Aplicando: Copiar as figuras abaixo (ampliar ou reduzir, se necessário). Colorir e colar em etiquetas adesivas.


Contando aos Outros:  Imprimir os cartões abaixo em cartolina colorida.


Grande parte das idéias deste capítulo foram extraídas do livro “Sugestões de Cultos para Crianças”, da UFMBB. 


REVISANDO: 
Usar o mesmo visual dos dois caminhos, da aula anterior. Colocar um boneco entre os dois caminhos e fazer as perguntas. Se as crianças acertarem ele andará um pouco pelo caminho da salvação. Se errarem ele voltará para o caminho da perdição. O objetivo é conseguir levar o boneco até a Cidade Celestial.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: Convidar alguém da igreja para participar desse momento. Deve ser um cristão maduro, com bom testemunho e que saiba falar para as crianças. Ele deve trazer fotos de fatos importantes de sua vida e, principalmente, do seu batismo. Perguntar para as crianças: Qual foi o dia mais importante da vida de vocês? Dar tempo para as respostas. Depois, pedir ao convidado que mostre rapidamente as fotos que trouxe de ocasiões importantes em sua vida (aniversário, formatura, casamento, viagem, etc.). Por último mostrar a foto o batismo. O convidado deve dizer: Esse foi o dia mais importante de minha vida. Aconteceu no dia _____ [dizer a data e o local]. Fiquei muito feliz de fazer um compromisso com Deus de viver para servi-Lo e abandonar as coisas desse mundo. Eu fui batizado e me tornei membro da igreja. Hoje eu ajudo a igreja  no cargo de ____________ [sua função na igreja].
Agradecer ao convidado e dizer: Tenho certeza que vocês querem aprender o que é o batismo e quando poderão passar por ele. Prestem atenção na lição de hoje e vocês aprenderão tudo.
                                                                                                                                                                                          
APRESENTANDO A LIÇÃO:
João era primo de Jesus, mas não O conhecia. Jesus cresceu em Nazaré, na Galiléia. [Mostrar no mapa (opcional)]. João viveu no deserto da Judéia.  Desde pequenininho João sabia que Deus queria que ele preparasse as pessoas para receber o Filho de Deus. Seus pais ensinaram a Bíblia para ele e quando ficou grande, ele percebeu, pela Bíblia o momento do Filho de Deus morrer pelos pecadores estava chegando. Então,  quando chegou a hora, João começou a pregar para o povo, dizendo que eles deveriam se arrepender de seus pecados e mudar de vida. Muita gente ia ouvi-lo, perto do rio Jordão. [Mostrar a figura do israelita que vai ser batizado, no visual do batismo de João. Segurá-la no caminho do pecado e, conforme contar a história, colocá-la no caminho da salvação e depois levá-la até o visual de João batizando]. Muita gente se arrependia e decidia sair do caminho do pecado. O Espírito Santo convencia-as de que deveriam deixar as coisas do mundo e viver uma nova vida para Deus.
Usar o visual de João Batista batizando. Quando alguém decidia isso, João convidava essa pessoa para demonstrar seu compromisso de mudar de vida. A pessoa entrava no rio e João a mergulhava na água. Para mostrar que ela havia morrido para o mundo e estava vivendo uma nova vida para Deus.
João batizou muitas pessoas e se tornou conhecido como João Batista. Nós já estudamos, no começo do ano, que Jesus antes de começar Seu trabalho de pregação foi até João para ser batizado. Ele não tinha pecados para arrepender-se. Não precisava nascer de novo porque Ele era perfeito. Mas Ele queria nos dar o exemplo. Ele fez tudo que nós devemos fazer.
Depois que Jesus morreu e ressuscitou, Ele precisava voltar ao Céu. Mas antes disso, Ele disse aos discípulos como deveriam continuar o trabalho dEle aqui. Ele disse: “Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês.” Mateus 28:19 e 20.
Depois de receberem o Espírito Santo, eles foram por toda parte do mundo, dizendo [Mudar o tom de voz, como quem está convidando em voz alta]: “Abandonem o caminho da perdição! Venham para o caminho da salvação! Arrependam-se e creiam em Jesus como Salvador!” Eles também ensinavam a Bíblia para as pessoas saberem qual a vontade de  Deus e depois as batizavam.
Assim acontece até hoje. Quando uma pessoa decide para o batismo os anjinhos lá do Céu ficam muito felizes” [Bater palmas de alegria]. Para a igreja é como se fosse uma festa! O pastor convida toda a igreja para assistir e testemunhar esse momento tão importante na vida da pessoa. Às vezes o batismo acontece em um rio, outras vezes no mar e também pode acontecer dentro de um reservatório de água dentro da igreja, preparado especialmente para o batismo, chamado tanque batismal. Quem é batizado fica registrado como membro da igreja de Deus.
Usar o visual da página 91 para explicar como é o batismo. Vestir o pastor e a pessoa que vai ser batizada, e introduzir os dois na fenda rente ao vidro do batistério e emergir o candidato como se estivesse batizando-o. Reafirmar o que significa o mergulhar e o levantar no batismo.
Talvez vocês se perguntem porque não podem ser batizados agora. Vejam bem. Quando alguém vai ser batizado, além de crer em Jesus como salvador, e ter um novo nascimento, deve estudar todas as doutrinas da igreja, que são totalmente baseadas na Bíblia. Para isso é necessário freqüentar a classe batismal, onde as pessoas que desejam o batismo são preparadas. Depois que aprendeu tudo, se a pessoa confirmar que acredita no que foi estudado e está praticando o que aprendeu, pode ser batizada.
Um dia vocês terão oportunidade de participar da classe batismal. Mas, agora, o importante é que vocês já tenham abandonado o caminho do pecado e ido para o caminho da salvação através do novo nascimento.  Se isso aconteceu com vocês para Deus é como se vocês fossem os membros mais novos da igreja. Quando vocês tiverem aprendido tudo e confirmarem que concordam com as crenças da igreja então serão batizados.

MEMORIZANDO: 
              Dizer: O batismo não serve para perdoar os pecados, nem para mostrar que quem é batizado é mais importante do que quem não é. Batismo é coisa séria porque é uma decisão por Jesus que dura a vida inteira. Quando alguém se batiza, está dizendo para as outras pessoas que em qualquer situação, ela vai ser crente, ou seja, ela crê em Jesus e vai fazer o que Deus quer. Vamos memorizar um verso da Bíblia sobre o batismo. [Ler o verso na Bíblia]:  Quem crer e for batizado será salvo”.  Marcos 16:16. Mostrar o visual e pedir a uma criança que venha emergir o batizando, enquanto as outras recitam o verso. Chamar outra criança e repetir o processo até que o verso tenha sido memorizado.

APLICANDO:
Colar as etiquetas adesivas nas roupas das crianças. Dizer: Quando os pais de vocês virem o adesivo na roupa, saberão que vocês realmente participaram da nossa escola. Da mesma forma, o batismo mostra para a pessoa que quem foi batizada é um cristão e faz parte da igreja.
Quem é batizado passa a ser membro da igreja. Os membros podem ocupar certos cargos e responsabilidades, conforme com o que cada um sabe fazer. Por exemplo: professor da Escola Sabatina, diácono, tesoureiro, pianista, zelador, etc. Em que cargos vocês gostariam de ajudar a igreja depois do batismo? Dar tempo para as respostas. Os membros da igreja ficam alegres por ajudar na igreja porque têm Jesus em suas vidas e querem obedecer ao que Ele diz.
 
CONTANDO AOS OUTROS: 
 Dar material para as crianças enfeitarem o cartão citado acima com criatividade: tiras de papel colorido (em cores que combinem com a da cartolina); corações e flores recortados em tecido ou papel de presente; botões, adesivos, macarrão, tinta, retalhos e figuras de EVA.
Fazer uma visita rápida à classe batismal com as crianças, para entregarem seus cartões para os alunos da classe, parabenizando-os pela decisão que tomaram. Se houver batistério na igreja, programar com as crianças uma visita ao batistério após o culto.
Se desejar, entregar uma cópia da atividade sobre o batismo para cada criança montar em casa no sábado à tarde, com a ajuda do pais. Incentivá-las a contar a outros a forma como o batismo deve ser feito e o seu significado.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!