segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 7

A Lei Que Moisés Escreveu
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER o que eram as leis cerimoniais e até quando tiveram valor;
SENTIR gratidão a Deus por Jesus ter cumprido todas as leis cerimoniais;
RESPONDER valorizando Jesus, o alvo de todas as leis cerimoniais.

VERSO PARA MEMORIZAR: E abriu-se no Céu o templo de Deus, e a arca do Seu concerto foi vista no templo.” Apocalipse 11:19.

Nossa Crença:  A lei cerimonial do velho testamento imposta ao povo judeu apontava para o futuro Messias. Tipificava a obra de Cristo, e suas exigências cessaram na cruz. A lei cerimonial que inclui os Sábados cerimoniais, dias santos dos judeus, não deve ser confundida com a lei Moral, nem os sábados cerimoniais devem ser confundidos com o dia de Sábado, do quarto Mandamento. Hb 10:1; Cl 2:14, 16; Hb 4:9, 10.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: figura do número 7 (usada na lição anterior);  Lição: maquete do santuário, bonequinho israelita, “manchas de pecado”, ovelhinha, tigelinha com papel crepon vermelho picado; Memorizando: cartaz com verso, TNT ou cortina de tecido; Conquistando a Atenção: cortina, lâmpada forte (retroprojetor), pessoa ou objetos; Contando aos Outros: cópia de uma das atividades abaixo para cada criança, tesoura, lápis de cor, glitter.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Lição: Fazer uma maquete do santuário usando isopor, tecidos, palitos, caixas e tintas e seguindo o esquema e as sugestões abaixo (peço desculpar por não conseguir lembrar o site de onde foram extraídas as fotos abaixo).





Fazer roupinha dos tempos bíblicos para um bonequinho de plástico (dos usados em festas).
Manchas do pecado: cortar três pedacinhos de papel escuro, colar um rolinho de fita crepe atrás de cada um e fixá-los no bonequinho. 
Ovelhinha: Colar um par de olhinhos (desenhados em cartolina) em uma bolinha de algodão

Memorizando:
Opção A: Ampliar o desenho da arca com o verso para memorizar (de Contando aos Outros). Pintar e colar em uma cartolina. Usando TNT, fazer uma cortina e prendê-la na parte superior do cartaz, escondendo a figura.


Opção B: Fazer uma miniatura da arca em papel (pode-se usar uma caixinha de papelão ou o modelo abaixo) para cada criança.  Colar a caixinha em uma folha de papel ou  pedaço de cartolina. Guardar os Dez Mandamentos dentro da arca e colar o Livro da Lei ao lado dela.

Contando aos Outros: Fazer uma das atividades abaixo para cada criança.
                           
                              Atividade 1


                                          Atividade 2



REVISANDO:
Com antecedência, elaborar algumas perguntas sobre a aula da lição anterior. Colocar o número 7, usado na aula passada, na frente da sala, acima de uma cadeira. Um ajudante ou um aluno deve ficar  longe do número sete (calcular a distância, pelo número de perguntas). Escolher algumas crianças para responder às perguntas sobre o sábado. Cada vez que uma criança acerta o ajudante deve dar um passo em direção ao número sete. Se errar o ajudante deve ficar parado. O alvo é o ajudante chegar ao Descanso (número 7, que lembra o sétimo dia). Quando chegar lá, poderá sentar-se na cadeira e “descansar”.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A: Esticar TNT (ou outro tecido) branco para formar uma tela e um retroprojetor ligado atrás.  Colocar objetos e/ou frutas atrás da tela e pedir que as crianças adivinhem o que é. Depois, perguntar detalhes como: cor, sabor, estampa, etc. Mostrar o objeto e dizer que através da sombra a gente pode entender muito sobre o objeto, mas nem tudo. Hoje vamos falar de algo que dava uma boa idéia de outra coisa, mas não mostrava tudo.

Opção B: Mostrar o desenho em preto e branco de uma flor ou de uma bola (ou outro objeto). Perguntar se aquele desenho é igualzinho ao verdadeiro. Depois, mostrar uma flor de verdade ou uma bola de verdade e dizer: O desenho dá uma idéia do que é o objeto, mas não é o objeto. Quando a gente tem o objeto verdadeiro não precisa mais do desenho. Jogar fora o desenho. Dizer: Em nossa história de hoje veremos uma coisa que foi feita só para dar uma idéia de um acontecimento. Quando a verdade chegou, ela foi descartada.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
Quando Adão e Eva pecaram, Jesus se ofereceu para tomar o lugar deles na hora de receber o castigo pelo pecado. Só que Jesus não poderia fazer isso no mesmo momento. Se Jesus morresse no lugar de Adão e Eva já naquela hora, os anjos não iam entender muito bem o quanto o pecado é horrível. Talvez fossem achar que Deus estava exagerando no castigo, só por causa de uma frutinha... Era preciso dar um tempo para que todos vissem como Satanás é mau e qual é o resultado de seguir os conselhos dele.
Enquanto Jesus não podia vir pagar o castigo, havia o risco das pessoas esquecerem o plano maravilhoso de Deus. Então, Ele criou algumas cerimônias para explicar direitinho Seu plano, detalhe por detalhe. Essas cerimônias foram ensinadas ao povo de Israel e aconteciam em um lugar especial chamado santuário ou tabernáculo. [Mostrar a maquete ou figura do santuário]. Nesse lugar, toda a construção e todas coisas que aconteciam, serviam para mostrar o que Jesus faria, no futuro, pelos pecadores. É claro que não dava para entender todos os detalhes, assim como a sombra atrás da tela branca não mostra tudo, só dá uma idéia.
Para fazer o santuário, Deus mandou Moisés subir ao Monte Sinai e, lá em cima, mostrou-lhe o modelo e deu todas as instruções sobre a construção. Moisés desceu o monte e, com a ajuda do povo, construiu uma linda tenda, onde o povo poderia conhecer melhor o plano de Deus para salvá-los.
[Apontar cada detalhe do santuário, à medida em que for mencionando].O santuário era dividido em duas partes: o pátio e a tenda. No pátio estavam o altar de sacrifícios e a pia. A tenda era dividida em duas partes: o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. No Lugar Santo havia um candelabro de ouro puro com sete lâmpadas. Ele servia para iluminar o santuário porque não havia janelas ali. A luz representa Jesus, que é a luz do mundo e também a Bíblia, que é uma luz para o nosso caminho. Também havia uma mesa de madeira pintada com ouro (chamada Mesa dos Pães da Proposição) e sobre ela havia doze pães, um para cada tribo de Israel. Esses pães eram para lembrar que Deus sustenta seus filhos e também representa Jesus, o pão da vida e a Bíblia, que é alimento para nossa alma. O último móvel do Lugar Santo era o altar de incenso, onde era queimado um pó bem cheiroso. A fumaça do incenso queimando representa as orações dos filhos de Deus que são tão agradáveis para Ele, como um perfume. O altar representa Jesus, que oferece a Deus as nossas orações.
Separado do Lugar Santo por uma cortina, estava o Lugar Santíssimo, onde estava uma caixa, chamada Arca do Concerto, com as tábuas dos Dez mandamentos. Sobre essa  caixa havia uma tampa de ouro com dois anjos também feitos de ouro com a cabeça baixa e suas asas tocavam umas às outras. Essa tampa se chamava propiciatório e representava a misericórdia e amor de Deus pelos pecadores. Entre os dois anjos havia uma luz, que não era do sol, nem de lâmpada. Era a luz da presença de Deus. Então, o Lugar Santíssimo era o lugar do santuário onde Deus estava presente e onde estava a Lei que o pecador tinha desobedecido.
Muitas cerimônias eram feitas naquele lugar. Vamos falar de algumas apenas. Quando alguém pecava, precisava ir ao santuário para resolver seu problema com Deus. Ele deveria levar um animal para oferecer em sacrifício pelo seu pecado. Ele  não poderia ter nenhum defeito, assim como Jesus é perfeito, não tem nenhum defeito.O animal poderia ser um boi, um carneiro, um cordeiro ou uma rolinha. 
[Mostrar o bonequinho, com as manchas, representando o pecador israelita]. Ao aproximar-se, o pecador veria primeiramente as cortinas que cercavam o pátio e que eram bem branquinhas, sem nenhuma mancha. A cor das cortinas era para lembrar que Deus é santo, não tem pecado. Embora o pátio tivesse quatro lados, só havia uma entrada: uma porta bem grande, feita de tecido bordado, bem bonita.
 Quando ele entrava lá, encontrava o sacerdote, que seria seu representante diante de Deus. O sacerdote o levava ao altar de sacrifício. Lá o sacerdote explicava-lhe que o pecador deveria morrer porque o salário do pecado é a morte. Como ele não queria morrer, o animalzinho deveria morrer em seu lugar, para mostrar que um dia o Filho de Deus viria morrer em seu lugar também. Ele ficava muito triste por ter pecado e por sua culpa o animal inocente morreria e também o Filho de Deus.
  Então o sacerdote lhe dizia para colocar as mãos sobre a cabeça do cordeirinho e confessar seu pecado ali. Era preciso dizer direitinho, sem apresentar desculpas, qual foi o pecado que ele cometeu. Dessa forma,  era como se a mancha do pecado (que só Deus pode ver) passasse do pecador para o animal. [Tirar  as manchas que estão sobre o israelita e colocá-las sobre o cordeirinho]. Ora, se o castigo para o pecado é a morte, e a culpa agora já não estava com o pecador, mas sobre o animal, então, o animal era morto no lugar do pecador. E era o próprio pecador quem deveria matar o animal, sobre o altar do sacrifício. E isso era muito desagradável. Na verdade aquela  era uma cerimônia horrível e nojenta. Deus queria ensinar às pessoas o quanto o pecado é horrível e queria que as pessoas tivessem nojo, horror, de pecar.
O pecador não poderia entrar na tenda onde estava a presença de Deus. Ele precisava do sacerdote para fazer isso. Antes de entrar na tenda, o sacerdote precisava se lavar na pia. Ninguém poderia se apresentar sujo diante de Deus. A água na pia é um símbolo da Palavra de Deus que nos limpa da vontade de pecar. É também símbolo de Jesus, a água da vida.
O sacerdote entrava na tenda, levando o sangue do animal morto [mostrar uma vasilha com papel crepon vermelho picado] e o respingava no véu que separava o Lugar Santo do lugar Santíssimo [colar algumas manchinhas na cortina], diante da arca, mostrando que o castigo pelo pecado daquela pessoa estava pago. Assim, era como se o pecado daquele israelita tivesse sido transferido para o animal morto e, através do sangue do animal, o pecado era transferido para dentro do santuário. [Colocar as manchas na cortina]. O sacerdote era o representante do pecador diante de Deus. Ele era um símbolo de Jesus, que é nosso representante e advogado e nos defende diante de Deus.
Além dessa cerimônia de perdão dos pecados, toda manhã e tarde os sacerdotes ofereciam um cordeiro pelo povo. Isso representava o  culto matutino e vespertino, que devemos oferecer toda manhã e toda tarde a Deus. Havia pessoas que cometiam pecados sem saber que eram pecados. Outras,  pecavam sabendo que era pecado.  Para cada tipo de pecado havia uma cerimônia diferente, e depois de cada uma delas, as pessoas que se sentiam perdoadas faziam sacrifícios para demonstrar sua gratidão pelo perdão e também pelas bênçãos que Deus lhes dava. Isso representa que devemos dar ofertas de gratidão a Deus por tudo que Ele faz por nós.
Toda vez que alguém pecava, seu pecado era transferido para o santuário de alguma forma. Então, depois de um ano o santuário estava cheio de manchas de pecado e era preciso purificá-lo, limpá-lo, da sujeira do pecado. Nesse dia o Sumo Sacerdote oferecia um sacrifício especial e entrava no Lugar Santíssimo para pedir perdão pelos pecados que o povo cometeu durante todo o ano. Depois, ele saía dali, confessava os pecados do povo sobre a cabeça de um bode e esse animal era levado para o deserto, onde desaparecia.
As cerimônias que aconteciam no tabernáculo eram provisórias. Ou seja, aconteciam só para lembrar que o verdadeiro sacrifício ainda ia acontecer. Eram uma sombra do que acontece no verdadeiro santuário, lá no Céu. Existiam apenas para dar uma idéia do plano de Deus para salvar os  seres humanos.
Elas aconteceram durante muitos e muitos anos, até que Jesus veio a esse mundo. Ele deixou a adoração dos anjos e nasceu aqui como um bebê pobrezinho, cresceu e tornou-se um homem. Sofreu todas as tentações que as pessoas sofrem, mas não cometeu nenhum pecado. Um dia, homens maus decidiram matá-lo e Ele, apesar de ter poder para destruir tudo e escapar, se entregou voluntariamente para morrer no lugar dos pecadores. [Mostrar a figura de Jesus na cruz].
Ao morrer, Jesus disse bem alto: “Está consumado”. Assim, ele queria dizer que o plano de Deus já estava cumprido e não havia mais necessidade daquelas cerimônias. Naquele momento, Deus rasgou o véu que separava o Santo do Santíssimo de alto a baixo, [rasgar uma pequena cortina de TNT, de alto a baixo] mostrando que todas aquelas cerimônias perderam o valor.  Agora que Jesus, o Cordeiro verdadeiro de Deus,  havia sido sacrificado não precisava de mais nada daquilo. Aquela Lei de cerimônias estava cancelada. Graças a Deus, Seu plano maravilhoso foi cumprido!
 MEMORIZANDO:
              O santuário da terra era uma miniatura, uma sombra do santuário que há lá no Céu. O apóstolo João teve uma visão do santuário do Céu. E João escreveu assim [Ler o verso na Bíblia]: E abriu-se no Céu o templo de Deus, e a arca do Seu concerto foi vista no templo.” Apocalipse 11:19. Quem estuda o santuário da terra tem uma idéia de como é o santuário do Céu. No Lugar Santísssimo, havia a arca do Concerto e dentro da Arca do Concerto foram colocados os Dez Mandamentos que haviam sido escritos pelo dedo de Deus. Mas essa Lei que foi colocada na arca era uma cópia da Lei que está dentro da arca lá no Céu. Isso mostra que ninguém pode mudar a Lei de Deus, porque teria que mudar os originais que estão lá no Céu. É muito importante memorizarmos esse verso porque ele nos mostra que a Lei de Deus está no Céu, por isso devemos obedecê-la.
Recitar o verso por três vezes, mostrando o visual. Depois, pedir que uma criança venha à frente, abra a cortina e recite a primeira parte do verso. As outras crianças recitam o restante e a referência. Repetir o processo até que o verso tenha sido memorizado.
APLICANDO:
Todas as cerimônias realizadas no santuário eram chamadas de Lei  Cerimoniais. Essas leis foram escritas  por Moisés em um livro e eram guardadas no santuário, ao lado da Arca da Aliança. Todas elas eram provisórias.  Elas eram bem diferentes da Lei dos Dez Mandamentos.
Vejam as diferenças:
A Lei dos Dez Mandamentos foram escritas pelo próprio Deus em tábuas de pedra. [Mostrar a Lei].
As Lei de Cerimônias foram escritas por Moisés, em um livro. [Mostrar o livro].
A Lei dos  Dez Mandamentos foram guardadas dentro da arca. [Colocar as tábuas dentro da arca].
As Lei de Cerimônias foram guardadas ao lado da arca. [Colocar o livro ao lado da arca].
A Lei dos  Dez Mandamentos permanece para sempre. [Apontar para a Lei]
As Lei de Cerimônias  foram anuladas pela morte de Jesus na cruz. [Colocar o livro no lixo, ou rasgá-lo, ou guardá-lo].
Hoje aquelas cerimônias não têm mais valor. Não precisamos matar cordeiros cada vez que pecamos porque lá na cruz, Jesus sofreu o castigo pelos pecados do mundo inteiro. Uma sombra só dá uma idéia. Quando chega a realidade, não precisamos mais da sombra. Mas a Lei de Deus, dos Dez Mandamentos, não foi anulada. Temos o dever de obedecê-la completamente.
Agora vocês já sabem qual foi a Lei que Jesus anulou na cruz. Vou fazer algumas coisas. Se eu falar da Lei de Cerimônias, vocês devem se abaixar, porque é uma lei que foi anulada. Se falar da Lei de Deus vocês devem se levantar, porque essa Lei está de pé, não foi anulada.
A) Matar um cordeirinho quando cometer um pecado. Abaixar-se.
B) Não dirás falso testemunho. Levantar-se.
C) Sacrificar um animal como gratidão pelas bênçãos.Abaixar-se.
D) Oferecer incenso sobre o altar, no santuário. Abaixar-se.
E) Não farás para ti imagem de escultura. Levantar-se.
F) Não matarás. Levantar-se.
G) Matar um cordeirinho toda manhã e toda tarde. Abaixar-se.
H) Honra teu pai e tua mãe. Levantar-se.
I) Confessar os pecados sobre a cabeça de um cordeirinho. Abaixar-se.
J) Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Levantar-se.
Quando alguém disser para vocês que a Jesus anulou a Lei de Deus na cruz, você já pode responder que Ele anulou a Lei de cerimônias. Mas a Lei dos Dez mandamentos continua valendo. Senão, todos poderiam matar, roubar e desonrar o pai e a mãe. Mas, ao contrario, todos os mandamentos estão valendo até hoje e é dever de todos os cristãos  obedecer a cada um deles.

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A: Entregar uma cópia da figura da Atividade 1  para cada criança. Ajudá-las a seguirem as instruções da atividade. Incentivá-las a contar a outras pessoas as diferenças entre os Dez Mandamentos e a Lei de Cerimônias ou Lei Cerimonial. DICA: Passar cola branca na arca e nos anjos e jogar gliter dourado.
Opção B: Montar o modelo da Atividade 2  para cada criança.  Colar a caixinha em uma folha de papel ou  pedaço de cartolina. Guardar os Dez Mandamentos dentro da arca e colar o Livro da Lei ao lado dela.


  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!