segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 5

O Espelho Sagrado
 Ao final da lição desejamos que a criança consiga:
SABER  que a Lei de Deus é eterna e perfeita e quais são seus mandamentos;
SENTIR desejo de ser obediente à lei de Deus;
RESPONDER mostrando respeito e obediência à Lei de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração”. Salmo 119:2. BLH.

Nossa Crença: A lei moral dos dez Mandamentos, de Êxodo 20:3- 17, é a expressão da vontade de Deus, abrangendo o dever do homem para com Deus e para com seu próximo. A lei é imutável, vige sobre todo os seres humanos de toda época e de todo lugar, e está acima de todas as leis humanas. A obediência à Lei moral revela o amor do homem a Deus. A transgressão de qualquer Mandamento da Lei moral ( Tiago 2:10) é pecado. 1João 3:4. E o salário do pecado é morte. Romanos 6:23. A lei não pode salvar-nos da pena do pecado, a morte; apenas revela o pecado. A salvação só é possível através do sacrifício expiatório de Cristo. Ec 12:13,14; Mt 5:17; Ijo 2:3-6; At 5:29.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: música “Os nomes da Bíblia”; Memorizando: visuais do verso; Conquistando a Atenção: materiais sugeridos na atividade; Lição: cenário do monte Sinai, Lei de Deus;  Aplicando: tinta guache, lenço umedecido, boneco de plástico, espelho no formato de Lei; Contando aos Outros: Cópia da figura da página 55 para cada criança, palitos de sorvete; espelhos (opcional).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Memorizando: Fazer quatro cópias da figura de Moisés com os mandamentos (abaixo), no tamanho que desejar. Colar as figuras em quatro pedaços de cartolina, deixando espaço para escrever o verso. Dividir o verso e a referência em quatro partes e escrever cada parte em um pedaço da cartolina. Pode-se também tirar a cópia da figura diretamente em cartolina colorida, cortada no tamanho A4. É só deixar o espaço para escrever o verso.



Lição:
Cenário do monte Sinai: Cobrir uma cadeira com TNT marrom. Colocar uma tampa de caixa de sapato ao pé da cadeira e fixar prendedores de roupa nas abas para serem o povo. Colar um clipe em um prendedor de roupa para ser Moisés. Recortar as tábuas da Lei em papel e prender no clipe quando Moisés receber as tábuas da Lei no Monte. Fazer roupinhas e colar nos prendedores, se desejar.
Outra opão é fazer um monte Sinai como o da figura abaixo (sem a figura da sarça ardente e de Moisés) utilizando as figuras abaixo como molde.




Lei de Deus: Copiar os mandamentos (abaixo), recortá-los em tiras e colá-los em outras tiras de papel colorido. 


Recortar a silhueta da Lei de Deus em tamanho suficiente para caber as tiras com os mandamentos. Fazer cortes na Lei (como na figura abaixo) e encaixar as tiras com os mandamentos.




Aplicando: Recortar duas vezes a Lei de Deus em EVA ou papel cartão. Em uma delas, fazer um corte, retirando o centro e deixando uma beirada, como uma moldura (pode ser em formato de coração, como na figura ao lado). Encaixar um espelho nesta abertura e colar a outra parte por trás. A Lei deve ficar como uma moldura para o espelho.



Contando aos Outros: Fazer cópias da Lei de Deus com o verso (figura abaixo) em cartolina colorida (cortar a cartolina em tamanho A4 e copiar direto nela) e colar um palito de sorvete atrás. Se desejar, cortar mais uma Lei no tamanho dessa com o verso, recortar um coração nela e fazer uma miniatura do visual de Aplicando, usando um pedacinho de espelho.






 REVISANDO:
Cantar o cântico com os nomes da Bíblia. Ou refazer a atividade de localizar os livros da Bíblia usando marca-páginas.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
O objetivo desta atividade é ver o que acontece quando alguém não segue as instruções recebidas. Apresentar várias ordens a serem obedecidas pelas crianças. Combinar com outro professor para ele fazer exatamente o contrário do que você mandar. Exemplos de instruções:
· Andar até o outro lada da sala, sem tocar em ninguém.
· Levar vários objetos até o outro lado da sala, sem derrubar nenhum no chão.
· Usar copos descartáveis para transformar o chão da sala em um campo minado. Mandar que as crianças caminhem até o outro lado, sem tocar nos copos.
Pedir que as crianças se sentem. Explicar que quando alguém quebra as regras do jogo, todos são prejudicados. Na lição de hoje vamos entender um pouco mais de regras e leis.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
Deus criou uma lei para cada coisa que existe. Vejam um exemplo. [Deixar cair um lápis ou outro objeto]. O planeta Terra atrai todas as coisa para ele. Assim, tudo que não está preso em algum lugar vai cair. Essa é a Lei da gravidade, criada por Deus. O sol nasce sempre no mesmo lado. Ele obedece a uma lei de Deus. O mar obedece a uma lei: Deus mandou que ele não invadisse a terra, colocando um limite para ele, e o mar obedece direitinho. Todas as coisas da natureza seguem as leis que Deus lhes deu.
Para o ser humano, que é a obra mais perfeita da criação, também existe uma Lei: chama-se Lei Moral ou Lei dos Dez Mandamento. Com essa Lei nós sabemos o que devemos e o que não devemos fazer para sermos felizes e fazer a vontade de Deus.
No Jardim do Éden Adão e Eva já conheciam essa Lei. Os filhos, netos e bisnetos de Adão e Eva conheciam essa lei, mas a maioria a esqueceu. Uns poucos continuaram a obedecê-la. Abraão, Isaque e Jacó eram desses. Os outros povos todos desobedeciam. Eles mesmos faziam estátuas e se ajoelhavam diante delas para fazer orações. [Mostrar a figura do sol, da lua e das estrelas, imitando a adoração dos pagãos].Também se ajoelhavam diante do sol, da lua e das estrelas. Coitados, pensavam que eles tinham ouvidos e olhos e  poderiam fazer alguma coisa por eles. Além disso, as pessoas daqueles povos mentiam, roubavam, matavam, pegavam as esposas e filhos dos outros e tratavam os pais idosos com desrespeito. Era muito difícil viver num lugar assim.
Deus queria um povo diferente. Um povo que não fizesse nada disso. Pelo contrário, que fossem pessoas educadas, que respeitavam o direito dos outros e que serviam ao Deus vivo, não uma estátua. Para isso, eles teriam uma lei diferente da de todos os outros povos. A Lei de Deus.
Para receberem essa lei, Deus tirou os israelitas do Egito e os levou ao monte Sinai. [Mostrar o cenário com o Monte Sinai]. Ali todos tiveram que se preparar, tomar banho e vestir roupas limpas, para ouvir Deus falar Sua Lei. Todos se reuniram no pé do monte. [Colocar os bonequinhos ou silhuetas no pé do monte]. O monte começou a tremer e a soltar fumaça [balançar o monte e imitar o barulho dos trovões e trombeta]; houve trovões e relâmpagos e ouviu-se um som muito forte de trombeta. O povo ficou com muito medo. Tanto medo que pediram que Deus falasse apenas com Moisés e não com eles.
Deus não queria assustá-los, mas queria mostrar-lhes que Sua presença é sagrada e tremenda e que Sua Lei é sagrada igual a Ele. Moisés subiu ao monte e Deus escreveu Sua Lei com Seu próprio dedo em duas tábuas de pedra. Moisés trouxe as tábuas para o povo ver. [Mostrar as tábuas da Lei]. Assim o povo conheceu a Lei de Deus por completo. Eles sabiam que desobedecer essa Lei é pecado e que o castigo para o pecado é a morte.
Essa Lei não foi dada apenas aos israelitas, mas a todos os homens e ela está escrita também na nossa Bíblia em Êxodo, capítulo 20. Vamos relembrar estes mandamentos:
Mostrar o visual da Lei de Deus e comentá-los como se segue:
1º) Não terás outros deuses diante de Mim. Não adore outros deuses. Só existe um Deus verdadeiro e Ele está no céu.
2º) Não farás para ti imagem de escultura. Você já viu alguém adorando uma estátua? Esse pecado se chama idolatria. Somente Deus deve ser adorado.
3º) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. Não use o nome de Deus sem respeito. É errado ficar brincando com o nome de Deus, ou usá-Lo à toa.
4º) Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Devemos santificar o dia do Senhor, usando todo o tempo desse dia para Deus.
5º) Honra a teu pai e tua mãe. Respeite seu Pai e sua Mãe. Quem desobedece aos seus pais, não agrada a Deus!
6º) Não Mate. Nem em pensamento!
7º) Não Adulterarás. Não podemos trair as pessoas que nos amam.
8º) Não furtarás. Não roube. Não podemos pegar o que não é nosso.
9º) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não minta.
10º) Não cobiçarás. Não podemos ter inveja ou querer o que não é nosso!
Os quatro primeiros mandamentos mostram nossos deveres para com Deus e os seis últimos,  para com as pessoas.
A Lei de Deus é eterna e perfeita, como o próprio Deus e ninguém tem direito de mudá-la.

 MEMORIZANDO:
Dizer: Para cada obediência temos uma bênção. Para cada desobediência, temos uma conseqüência. Ascender um fósforo e pedir que as crianças olhem para ele - apagá-lo e jogá-lo fora antes de queimar-se inteiro. Dizer: Existe uma regra importante: criança não deve mexer com fogo. Quem obedece a essa regra fica livre de cicatrizes de queimaduras e outras coisas piores. Quem desobedece pode receber sofrer muito com as queimaduras e ainda levar marcas muito feias para o resto da vida.  Dar exemplos de situações em que a desobediência às regras trazem perigo ao desobediente (atravessar uma rua movimentada sem ajuda; enfiar o dedo na tomada, brincar com fogo, fugir dos pais). Ajudar as crianças a entenderem que as regras ou leis foram dadas para o próprio bem-estar das pessoas. Dizer: Quem obedece aos mandamentos de Deus são muito felizes e abençoados. Para cada obediência há uma bênção. Mas a desobediência tem sempre uma conseqüência ruim. A bíblia diz [Ler o verso na Bíblia]:“Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração”. Salmo 119:2. BLH.
Quando forem tentados a desobedecer aos mandamentos de Deus, lembrem-se desse verso e peçam a ajuda de Deus para obedecer. Com certeza sua obediência trará uma grande bênção a sua vida. Vamos memorizar esse verso?  Pedir que as quatro crianças segurem os cartazes de frente para a turma. Recitar o verso por três vezes. Uma das crianças deve virar-se de costas para a turma, enquanto o verso é recitado novamente. Repetir o processo com todas as partes do verso.

APLICANDO:
Mexer em alguma coisa que tenha tinta guache e passar a mão no rosto, “sem querer”. Se nenhuma criança disser que seu rosto está sujo, combinar com algum adulto que faça isso. Quando for informado da sujeira, mostrar-se admirado e dizer: Acho que vocês estão enganados. Eu lavei meu rosto bem direitinho hoje de manhã. Não está sujo, não. Mas, deixe-me ver meu rosto no espelho. Olhar no espelho e dizer: É mesmo. Está sujo! Mas eu só pude perceber isso depois que olhei no espelho. Sabem, cada vez que desobedecemos surge uma mancha em nossa vida. Uma mancha que nós não vemos e pode ser que outros também não vejam, mas que Deus vê perfeitamente.A Lei de Deus é como um espelho. Quando olhamos para ela, vemos as coisas erradas que fazemos e enxergamos as manchas de pecado em nossa vida.
Mostrar o boneco de plástico. Para cada situação que mencionar, deve-se fazer uma mancha com tinta guache. Dizer: Vamos imaginar que este boneco é um menino, chamado Juquinha . Eu vou dizer algumas situações que aconteceram com ele. Depois eu vou mostrar o espelho da lei de Deus para ele e vocês vão dizer para mim, qual mandamento o espelho da Lei de Deus vai mostrar que foi desobedecido.
A) Juquinha respondeu seu pai de maneira grosseira. Fazer uma mancha nele. Transgrediu o quinto mandamento.
B) Um garoto empurrou o Juquinha na hora do lanche e ele caiu no chão, derramando o suco e perdendo seu sanduiche. Ele ficou com tanta raiva que se pudesse mataria o garoto que o empurrou. Fazer uma mancha nele. Transgrediu o sexto mandamento.
 A) Ele contou uma piada que tem o nome de Deus. Fazer uma mancha nele. Transgrediu o terceiro mandamento.
B) Juquinha quebrou um prato e disse que foi o irmão dele. Fazer uma mancha nele. Transgrediu o nono mandamento.
C) Juquinha foi a uma festa da escola, no sábado à tarde. Fazer uma mancha nele. Transgrediu o quarto mandamento.
D) Um amigo do Juquinha ganhou um carrinho novo e ele quis o carrinho para ele. Fazer uma mancha nele. Transgrediu o décimo mandamento.

O Juquinha agora está todo manchado e nem sabe disso. Tem muita criança que está cheia da mancha do pecado e não sabe também. Agora vou mostrar o espelho da lei para ele. Como ele é apenas um boneco não vai ver nada. Mas uma pessoa de verdade, quando lê os mandamentos de Deus, percebe direitinho onde estão as manchas do pecado.
Mas, será que só de olhar para o espelho a mancha ou sujeira já desparece? Claro que não. Assim como o espelho não limpa a sujeira do rosto, nem arruma nosso cabelo, a Lei de Deus também não limpa nosso coração. Mas ela nos faz sentir necessidade de Jesus, que pode limpar nossa vida. Sem ela não saberíamos que somos pecadores e não buscaríamos a salvação. Quando nos arrependemos dos nossos pecados e acreditamos que Jesus sofreu o castigo pelos pecados em nosso lugar, Ele vem ao nosso coração e faz uma limpeza nele. Passar um pano úmido sobre as manchas do boneco até saírem todas elas.
Aqui estão os dez mandamentos da Lei de Deus. Quero que vocês pensem durante alguns instantes sobre as vezes que vocês desobedeceram essa lei e trouxeram aquelas manchas sobre vocês, que só Jesus pode ver. Dar tempo para que as crianças pensem (poucos instantes). Depois, pedir que se ajoelhem, orando com elas para que Deus limpe seus corações das manchas que a Lei de Deus revelou.

CONTANDO AOS OUTROS: 
  Dar uma cópia da Lei de Deus com o verso para memorizar para cada criança. Deixar que enfeitem como desejarem. Se preferir usar a Lei com o espelho, cuidar para que as crianças não quebrem o espelho e se machuquem. Incentivá-las a contar o que aprenderam sobre a Lei de Deus.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!