segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 6

O Mandamento Mais Brilhante
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER que o sábado é o selo de Deus e como deve ser santificado;
SENTIR necessidade de melhorar a guarda do sábado;
RESPONDER fazendo sua parte na santificação do sábado.

VERSO PARA MEMORIZAR: “E santificai os Meus sábados; e eles servirão de sinal entre Mim e vós.” Ezequiel 20:20

Nossa Crença: O quarto mandamento da lei moral de Deus (Ex20: 8-11) exige a observância do sábado do sétimo dia. É um dia sagrado de descanso, um memorial de criação e de recriação. Gn 2:1-3; Ex 16:23; Mc2:28; Hb 4:1-10. A verdadeira observância do sábado exige do crente a cessação de todo trabalho secular do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado. A obra de preparação do sábado, que inclui a cocção de alimentos, limpeza da casa, higiene pessoal, etc., deve ser feita na sexta-feira, antes que o sábado tenha inicio. O Sábado é uma parte vital dos Dez Mandamentos, sendo, portanto, uma instituição espiritual dedicada à adoração religiosa e ao estudo da Palavra de Deus. Is 58;13, 14. Cristo e seus apóstolos, tanto antes como depois da crucifixão, observaram o Sábado. Portanto desde a criação o Sábado foi, continua sendo, e será sempre o verdadeiro dia de repouso. O Sábado falsificado, o primeiro dia da semana, comumente chamado domingo, foi dedicado no paganismo antigo à adoração do sol. À medida que a igreja cristã apostatou da verdadeira doutrina nos primeiros séculos, o Sábado do Sétimo dia foi gradualmente substituído pelo Domingo, feriado pagão que, com outras instituições pagãs, foi finalmente incorporado à lei eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana, e por ela transmitiu à igreja. A guarda do Domingo está baseada apenas no costume pagão e na tradição da igreja, e em parte alguma da Bíblia é sustentada. Portanto, os cristãos que observam como dia de descanso semanal estão em erro. Dn 7:25; Mt 15:9.

Sugestão de Cântico: Seis dias há para brincar, o sétimo é pra Cristo

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando:  visual da Lei usado na lição anterior; Memorizando: 7 batatas, caneta hidrocor; Lição: números de 1 a 7 em EVA (ver explicação abaixo), cenário de interior de casa; Contando aos Outros: Número sete em EVA ou papelão, cópia do verso para memorizar (abaixo).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Lição:
Montar um cenário de interior de casa com mesa, pratos e talheres, panelas, lixeira, vassoura, pano de prato, cabides, roupas, calçados, brinquedos, livros, caixa para guardar brinquedos, estante ou caixa para guardar livros. As coisas devem estar um pouco desorganizadas para que as crianças ajudem a arrumar durante a história.

Fazer um dos modelos de números abaixo em EVA: 


Contando aos Outros:
Recortar o número sete em EVA ou papel cartão em tamanho grande. Escrever no número sete as palavras DESCANSO e SINAL DE DEUS com caneta para retroprojetor e colar atrás dele o verso para memorizar (figura abaixo). As crianças podem pintar o número sete com giz de cera.
Variação: Imprimir o verso para memorizar em papel adesivo e colar em EVA . Recortar, prender um cordão e uma argola para formar um chaveiro.



REVISANDO:
[Chamar algumas crianças para colocarem as tiras com os mandamentos no lugar certo, no visual usado na lição da semana anterior.]

MEMORIZANDO:
[Mostrar sete batatas, o mais parecidas possível. Dizer]: Aqui estão sete batatas. Uma delas é minha. Como posso saber qual é a minha se elas são todas muito parecidas? [Dar tempo para as respostas. Pegar uma caneta hidrocor e fazer um X em uma das batatas. Dizer]: Agora que fiz um sinal nesta batata eu posso misturá-la com as outras que eu sempre vou saber qual é a minha.
Deus também tem um sinal para identificar seus seguidores. Este sinal é o sábado. A Lei de Deus diz para guardar o sábado, mas um homem resolveu mudar essa Lei dizendo para guardar o domingo. Mas na Bíblia não há nada dizendo que o domingo é o dia de guarda. Mesmo assim, muitas pessoas guardam o domingo ao invés do sábado, que está claramente escrito nos Dez Mandamentos.
Quando alguém guarda o sábado por amor a Jesus, ele está dizendo que prefere obedecer a Deus do que aos homens. Deus pode identificar os que são fiéis a ele através desse sinal. Vejam o que diz a Bíblia [Ler o verso na Bíblia]: “E santificai os Meus sábados; e eles servirão de sinal entre Mim e vós.” Ezequiel 20:20.
Para saber quem são os fiéis que preferem obedecer a Deus que aos homens, Ele manda santificar o sábado. Quem guarda o sábado, por amor a Jesus, tem o sinal de Deus. Quem não guarda o sábado não tem o sinal de Deus. Mas atenção, Deus quer que obedeçamos a todos os mandamentos. Não adianta guardar o sábado e ficar com inveja dos outros, mentir ou dizer o nome de Deus em vão. É preciso receber o poder de Deus para obedecer toda a Lei. Mas também não adianta guardar os outros mandamentos e não guardar o sábado. Se não guardarmos o sábado estaremos sem o sinal de Deus.
Recitar o verso completo, com a referência por três vezes. Pedir que uma criança venha à frente e, enquanto as outras recitam o verso, escrever na mão dela o número sete com numa caneta. Repetir o processo com outras crianças até que o verso tenha sido memorizado. 

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
   As crianças devem caminhar aleatoriamente pela sala, como se estivessem muito ocupadas e não pudessem dar atenção umas às outras. Combinar para que, ao ouvirem a palavra DESCANSAR, elas parem de andar e se cumprimentem ou abracem. Repetir uma ou duas vezes mais. Pedir que se sentem e dizer: Temos tanta coisa para fazer que quase não sobra tempo para as coisas boas. Hoje vamos estudar sobre como Deus providenciou para que a gente possa descansar e passar algum tempo com Ele.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar os visuais e recontar a história da criação. Quando chegar no sétimo dia, dizer:  Deus levou seis dias na Criação. Quando tudo ficou pronto Ele resolveu comemorar criando um dia só para isso: o sétimo dia, o sábado. Neste dia todos se encontrariam, a cada semana, para relembrar o maravilhoso poder de Deus ao criar todas as coisas. Seria um encontro especial entre Ele e seus filhos. Adão e Eva deveriam parar o trabalho de cuidar do jardim e ficar junto com Deus o dia inteiro. Para dar o exemplo, Deus descansou neste dia. Não que estivesse cansado, mas para ensinar como deveria ser guardado esse dia. Ele ainda fez mais duas coisas com esse dia: abençoou e santificou. Santificar quer dizer tornar santo, sagrado, dedicado a Deus. Então, o sábado é um dia santo, dedicado a Deus.
A ordem de Deus de santificar o dia de sábado é tão importante que Ele colocou essa ordem na Sua Lei, no quarto mandamento. Como as pessoas iriam esquecer de obedecer, Deus já começou dizendo: “Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhuma obra. Nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”
Então, Ele deu seis dias para as pessoas se ocuparem com seus trabalhos e atividades. As crianças brincam e vão para a escola, o papai vai para o trabalho e faz negócios, a mamãe cuida da casa, faz compras ou também trabalha. Mas o sétimo dia é de Deus. Não podemos usá-lo para nossas ocupações. Ele foi feito para nós descansarmos de tudo e para comemorarmos a criação.
Toda festa tem seus preparativos. Para festejarmos a criação, nós também nos preparamos durante toda a semana. Mas o dia da preparação mesmo é a sexta-feira. [Mostrar o calendário]. E as crianças podem ajudar muito nesse trabalho. [Mostrar um par de sapatos sujos]. Perguntar: O que é preciso fazer com esses sapatos antes do sábado iniciar? [Mostrar uma camisa faltando botão]. Perguntar]: O que é preciso fazer aqui antes de começar o sábado? [Mostrar uma panela vazia]. Que é preciso fazer aqui na sexta-feira?  [Preparar a comida para o sábado].[Mostrar brinquedos e livros escolares]. Onde devem estar estas coisas antes do pô-do-sol? [Guardar alguns jornais e revistas; juntar alguns papéis e jogar no  lixo, colocar alguns pratos no lugar]. A casa deve estar bem arrumada e limpa, com roupas, calçados e comida prontos.  E vocês crianças podem ajudar muito para isso guardando tudo que estiver espalhado e ajudando a mamãe na cozinha, juntando a louça, varrendo o chão, lavando e secando a louça.
Para receber a Lei de Deus os israelitas precisaram tomar banho e vestir roupas limpas. Nós também precisamos estar limpos e arrumados no momento do pôr-do-sol. E para isso, as crianças podem ajudar tomando seu banho sem demorar e à tempo para que o papai não precise ficar mandando sair do chuveiro...
Perto da hora do culto, a família deve se reunir e cantar corinhos, orar, pedir perdão uns aos outros, ler uma história bíblica, memorizar versos, etc. Pode-se convidar um amiguinho para participar do culto e aprender mais sobre Jesus. 
No sábado de manhã, Deus deseja que nos juntemos aos outros crentes para adorá-Lo na igreja. Ali vamos aprender mais de Sua Palavra e animarmos uns aos outros a fazer a vontade de Deus. Na hora do almoço podemos levar algum visitante para almoçar em casa e à tarde é muito bom que façamos um passeio pela natureza para admirar as coisas maravilhosas que Deus criou.
Será muito gostoso também levarmos um pouco de alegria a alguém que está doente, fazendo-lhe uma visita. Numa visita assim podemos levar uma fruta, cantar um hino, falar um verso bonito da Bíblia e orarmos para que Deus abençoe o doente. Com certeza essa pessoa nunca esquecerá essa visita.
Distribuir folhetos em família também é muito gostoso. Enfim, fazer o bem, desfrutar da Natureza e pregar o evangelho. Tudo isso em família. Um sábado assim é tão gostoso e passa tão depressa que ficamos desejando que ele chegue outra vez.

APLICANDO:
Dizer: Quando Jesus voltar, Ele vai buscar os que são dele. Os que preferiram obedecer a Ele de coração e por amor. O sábado é um sinal para diferenciar aqueles que fazem a vontade de Deus daqueles que não a fazem. Deus fica feliz com os obedientes. Ele os aprova. [Balançar a cabeça para cima e para baixo]. Mas Ele desaprova os desobedientes. [Balançar a cabeça para um lado e para outro]. Vou falar algumas situações. Se a pessoa que eu mencionar estiver sendo diferente dos desobedientes, vocês devem balançar a cabeça para cima e para baixo,  porque ela está sendo aprovada por Deus. Se não estiver sendo obediente, vocês devem balançar a cabeça de um lado para o outro, porque ela não está sendo aprovada por Deus.
· Maria vai à escola todos os dias, mesmo quando tem alguma aula aos sábados.
· Na escola de Jorge, a festa do dia das mães foi marcada para o sábado, mas Jorge não participou.
· No sábado, depois do culto, Antonio vai para a casa do primo dele, que não é reformista, e assiste TV a tarde toda.
· Uma amiga de Juliana a convidou para ir a um passeio no sítio sábado à tarde. Juliana foi e passou a tarde brincando na piscina.
· A vizinha de Kátia fez aniversário no sábado. Mas Kátia preferiu ir com a mãe visitar uma senhora enferma.
· Todas as amigas de Lúcia vão ao parque de diversões no sábado pela manhã. Ela sabe que esse é um dia sagrado e prefere ir à Escola Sabatina.
Saber que Deus nos aprova é mais importante que qualquer coisa. Por isso, quando você for tentado a transgredir o sábado, lembre-se  é melhor ter o sinal da obediência e a aprovação de Deus do que divertir-se um pouco e ficar sem o sinal de Deus. Pense se Deus fará assim [Balançar a cabeça para cima e para baixo] ou assim [Balançar a cabeça para um lado e para outro] para você.

CONTANDO AOS OUTROS: 
  Entregar um número 7 para cada criança. Ajudá-las a colar o verso para memorizar e enfeitar como desejar (usando giz de cera, adesivos, etc.).  Se preferir fazer o chaveiro, é melhor entregar o material semi pronto (recortado e colado) deixando que as crianças apenas pintem o número sete.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!