segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 12

Um Gesto de Humildade
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  o que é a cerimônia do lava-pés e qual seu significado;
SENTIR desejo de ter um coração humilde ;
RESPONDER procurando mostrar-se humilde e bondoso com as pessoas.

Nossa Crença:  O lava-pés, ritual da humildade, que precede a cerimônia da Ceia do Senhor, foi instituído por Cristo e prescrito à igreja cristã para ensinar humildade, igualdade e amor fraternal. João 13:1-17.

VERSO PARA MEMORIZAR: Se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. João 13:14.                 

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: visual do batismo (da lição anterior); Conquistando a Atenção: prato sujo com lixo, bacia, esponja ensaboada, jarra com água, pano de prato;  Memorizando:  barbante ou corda, cinco toalhas de rosto, prendedor de roupa,  5 cópias da figura da página 95; Lição: capa de tecido ou roupão, coração sujo, pano molhado, bacia, jarra ou balde com água, toalha; Contando aos Outros: cópia da figura da página 96 para cada criança, corações de cartolina branca, cola, tesoura, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Lição:
Cenário de sala de jantar: Colocar uma mesa com uma toalha bem bonita, pratos e talheres e cadeiras em volta.
Coração sujo/limpo: Fazer um coração de cartolina branca. Encapá-lo com contact transparente. Sujá-lo com caneta para retroprojetor ou passar lama e deixar secar. Para limpar a caneta de retroprojetor, usar pano molhado em álcool; para limpar a lama, usar um pano molhado em água.
DICA: Se a sala tiver uma lousa ou quadro branco, pode-se desenhar o coração sujo na lousa e depois usar o apagador para limpar a sujeira.

Memorizando: Fazer cinco cópias da figura abaixo e colori-la. Em cada cópia, escrever uma parte do verso com caneta hidrocor. Usar alfinetes para prender as figuras nas toalhas.


Contando aos Outros:  Recortar um coração em cartolina branca para cada criança, de acordo com o tamanho do cartão abaixo. Colar um palito de sorvete em cada um deles.



REVISANDO:
Elaborar algumas perguntas sobre o que as crianças aprenderam na lição anterior. Mostrar o visual do batismo, usado no sábado passado. A cada resposta certa das crianças, a figura do candidato ao batismo deve se aproximar do batistério. Se as crianças errarem, ele se afasta. Fazer perguntas até que ele possa entrar no batistério e ser batizado. Relembrar também o verso para memorizar da semana anterior.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
  Mostrar um prato sujo e com lixo. Dizer: Alguém tem coragem de comer nesse prato? Com todo esse lixo, esse prato realmente não é tão atraente. Então vou dar um jeito nele. [Jogar o lixo na lixeira e lavar o prato com uma esponja ensaboada e enxaguá-lo em uma bacia. Secá-lo como o pano de prato e dizer:] E agora, alguém aqui tem coragem de comer nesse prato? Na lição de hoje vamos falar de algo que também fica muito melhor depois que fica limpo.
 APRESENTANDO A LIÇÃO:
              Vestir uma capa ou roupão antes de começar a contar a história. Jesus viajou para Jerusalém, sabendo que lá Ele seria crucificado e morto. Durante a viagem Ele avisou aos discípulos sobre o que iria acontecer. Mas eles estavam muito ocupados discutindo qual deles era o mais importante: [Movimentar os prendedores de roupa enquanto conta, mudando a entonação da voz para a fala dos personagens]. João e André diziam: “Nós somos os que vieram primeiro, por isso somos os mais importantes”. Judas dizia: “Eu sou o mais inteligente, por isso sou o mais importante.” Pedro dizia: “Eu sou o mais corajoso, por isso sou mais importante”. Filipe dizia: !Eu sou o mais missionário, por isso sou mais importante.” Com toda essa discussão eles não entenderam o que Jesus disse. E, como sempre acontece quando as pessoas querem mostrar que são melhores que as outras, houve uma grande discussão entre os discípulos e eles ficaram com muita raiva uns dos outros. [Movimentar rapidamente os prendedores, como se estivessem brigando]. O coração deles ficou cheio do lixo do orgulho e da mágoa. [Mostrar o coração sujo].
Em Jerusalém, durante vários dias, eles continuaram emburrados [Cruzar os braços e erguer a cabeça, como quem está emburrado] e sempre discutindo. Até que na quinta-feira, sabendo que logo seria preso, Jesus os reuniu para comer a páscoa. Quando chegaram ao salão para o jantar, estava tudo arrumadinho e Jesus pediu que tomassem seus lugares em volta da mesa. [Mostrar a mesa]. Do jeito que eram briguentos, talvez até tenham discutido por quererem sentar nos melhores lugares, igual a algumas crianças que conheço...
Naquela época, as pessoas usavam sandálias e  as ruas eram muito sujas e empoeiradas e os pés ficavam imundos. Sempre que alguém chegava da rua, um escravo vinha com uma bacia de água e uma toalha para lavar-lhe os pés e secá-los. Naquele salão chique havia uma bacia, um jarro com água e a toalha. [Mostrar a bacia, a jarra e a toalha]. Mas não havia nenhum escravo para lavar os pés deles. Quando perceberam isso, ficaram muito preocupados. Como cada um deles se achava o mais importante, ninguém queria fazer o papel de escravo dos outros. [Virar as costas para a bacia, cruzando os braços e balançando a cabeça negativamente]. Cada um achava que aquele trabalho tão humilhante era para os outros e não para ele. 
Jesus esperou pacientemente que algum deles se oferecesse para lavar os pés dos outros. Jesus era o Senhor, o chefe deles. Ele era o mais importante de todos os que estavam naquele lugar e merecia que os outros lavassem seus pés. Mas Ele não achava feio fazer uma tarefa humilde. Ele era o chefe, mas tirou a capa [tirar a capa], amarrou a toalha na cintura [amarrar uma toalha na cintura], pegou a bacia e a jarra e começou a lavar os pés dos discípulos, começando com Judas. [colocar água na bacia e levá-la para perto de uma cadeira vazia, fazendo de conta que está lavando os pés de alguém].
Os discípulos ficaram muito surpresos com aquele gesto de humildade de Jesus [Fazer expressão de surpresa]. E sentiram muita vergonha também [Baixar a cabeça, com expressão de humildade]. Ao ver Jesus lavando seus pés com tanta bondade e amor, cada discípulo foi se arrependendo de seu orgulho e o Espírito Santo foi lavando o coração deles também. [Passar um pano no coração, para limpá-lo]. No final, todo o lixo do orgulho e briga foi jogado fora da vida deles. Só Judas não deixou o Espírito Santo limpar seu coração. Ele estava com os pés limpos mas o coração continuava muito sujo.
Quando Jesus terminou de lavar os vinte quatro pés.  Ele disse: “Se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. Ele quis dizer que os discípulos de Jesus deviam ser humildes e servir uns aos outros em tudo que fosse preciso. Quem segue a Jesus não deve o lixo do orgulho e da mágoa na coração.
Essa ordem de Jesus  é seguida por Sua igreja até hoje. Assim, antes de realizar a Ceia do Senhor, o pastor faz uma pregação especial e depois os membros da igreja se dividem em grupos de homens e mulheres para a cerimônia do lava-pés. Este é um momento muito importante. [Imitar os ações seguintes]. Pegamos a bacia, colocamos água e nos ajoelhamos diante de nosso irmão, com bastante humildade e fazemos uma oração a Deus pedindo perdão pelas fraquezas, ajuda para sermos perdoados por quem ofendemos e disposição para perdoar quem nos ofendeu.
Nesse momento, o Espírito Santo trabalha naqueles que participam do lava-pés com sinceridade. Ele vai lavando do coração a sujeira do orgulho e da mágoa e terminamos o lava-pés com os corações limpos de tudo isso. Depois, procuramos cada irmão para acertar algum restinho de mágoa que por acaso ainda haja. Eu digo restinho porque dias antes da Santa Ceia todos devem se preparar resolvendo qualquer problema que exista entre si. Assim, a Ceia do Senhor se torna uma ocasião muito alegre, onde os irmãos podem celebrar com o coração cheio de amor uns pelos outros.

MEMORIZANDO:
              Jesus deseja que não haja orgulho e rancor no coração de Seus seguidores. Ele quer que todos aprendam a ser como Ele: humilde e manso de coração. Para não nos esquecermos disso, Ele ordenou que lavássemos os pés uns dos outros. [Ler o verso na Bíblia]: Se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. João 13:14.
Todos vez que os membros da igreja participam do lava-pés são lembrados de que devem  ser humildes e bondosos. Às vezes, mesmo assim, a gente esquece. Imaginem como seria se não tivéssemos este lembrete de Deus.
Hoje vamos memorizar a ordem que Jesus deu. Assim, quando você for tentado a querer ser mais importante que seu irmão ou seu amiguinho, lembre-se da cerimônia do lava-pés e procure ser humilde e bondoso.  Esticar um barbante ou corda para fazer um varal. Pode-se prender o varal em dois pregos ou pedir que duas crianças segurem-no bem esticado. Pendurar as toalhas com as partes do verso no varal. Recitar o verso completo por três vezes. Pedir que uma criança recolha uma toalha do varal. Recitar o verso completo outra vez. Repetir o processo até que o verso tenha sido memorizado.

APLICANDO:
Apesar de você ainda não poder participar da cerimônia do lava-pés, já pode pedir a Jesus que o ajude a ser humilde e bondoso, perdoando as pessoas que ofenderam você e pedindo perdão a quem você ofendeu. Ao assistir a uma cerimônia de lava-pés você pode cantar hinos de louvor a Deus e pedir que o Espírito Santo lave seu coração de todas as mágoas e fraquezas. Ele vai agir em você do mesmo modo que age nos membros da igreja que estão lavando os pés.
Mas não precisamos esperar até a Ceia para fazermos isso. Vamos aproveitar o momento e vamos nos dirigir uns aos outros agora, pedindo perdão e perdoando, para que em nossa classe possamos estar todos unidos. Os professores e alunos devem se dirigir uns aos outros pedindo perdão e perdoando. Depois, fazer uma oração pedindo a Deus humildade e amor. Concluindo a oração, fazer um círculo com as crianças abraçadas e dizer juntos: “Amemos uns aos outros.”

CONTANDO AOS OUTROS: 
  Dar o cartão SEJA JHUMILDE para as crianças pintarem, recortarem e colarem em um coração branquinho de cartolina, fixado em um palito de sorvete. Se quiser fazer um coração menor, recortar a figura com o verso e colar em um lado do coração. Do outro lado, colar a frase SEJA HUMILDE. Incentivá-las a usar essa atividade para contar a outras pessoas sobre o significado do lava-pés.

Opção mais requintada....
Providenciar uma toalhinha de mão para cada criança (em alguns lugares encontra-se a por preço muito bom) ou comprar o tecido e cortar uma toalhinha para cada criança.
Escrever a frase: SEJA HUMILDE, com caneta para tecido, tinta PUF ou tinta relevo.
A bacia pode ser um pratinho de colher a água dos vasos de violeta.
As crianças podem pintar o cartão e colar em uma caixinha de papelão, onde poderão guardar a toalha que ganharam. Será uma lembrança inesquecível.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!