quarta-feira, junho 30, 2010

Tesouros Infantis - Volume 3, Numero 3 - Lição 3

O Discurso de Pedro
Converte Multidões

Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Deus ama a todos e que Seu perdão se estende a todo pecador;
SENTIR prazer de falar do grande amor de Deus;
RESPONDER pedindo perdão a Deus dos seus pecados e auxiliando a quem necessitar de ajuda.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados.” Atos 3:19.
LEITURA AUXILIAR: Atos 2:36 – Atos dos Apóstolos,  páginas 40 e 41

PENSAMENTO CENTRAL: “Jesus perdoa nossos pecados”.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Cópias dos visuais das páginas 68 e 69 preparados conforme instruções abaixo; Lição:  Opção A - figuras de Pedro, João e o paralítico; fachada do templo; latinha, moedas; Opção B - muleta ou bengala, cenário de porta do templo, latinha, moedas, roupas dos tempos bíblicos (opcional); Revisando: corações numerados com perguntas no verso; Aplicando: corações limpos e sujos, figuras de más e boas ações (instruções abaixo); Contando aos outros: cópias da figura indicada em Contando aos Outros abaixo para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Memorizando: Tirar cópias das figuras abaixo. Colar em papel cartão e colorir.


Lição:
Opção A -
Personagens: Escolher entre as opções da postagem "Orientações Gerais para os Recursos Visuais".
Templo: Colocar a maquete usada na lição anterior (cenáculo) sobre uma placa de isopor e fazer um muro em tiras largas de cartolina ou papel cartão. Recortar algumas portas no muro, de maneira a tornar tudo parecido com o templo.

Opção B -
Personagens: Vestir crianças com roupas dos tempos bíblicos (pode ser uma faixa ou um turbante).
Templo: Fazer uma porta de papelão para ser a porta do templo.

Revisando: Recortar vários corações. Escrever na frente um número e atrás uma pergunta.

Aplicando: Recortar dois corações em cartolina branca, para cada criança. Um deles deve estar bem borrado com caneta e tinta e o outro deve estar bem limpinho. Ampliar as figuras de boas e más ações abaixo, colori-las e colar em papel cartão para fazer cartazes. Outra opção é colar feltro atrás delas para usar no flanelógrafo.



Contando aos outros: Tirar uma cópia do coração abaixo para cada criança. Colar em cartolina (ou fazer a cópia direto nela). Pode-se entregar já colorido e recortado apenas para as crianças montarem ou entregar em branco, para que elas pintem durante a tarde de sábado, deixando que os pais recortem o quebra cabeça.



SUGESTÃO:  Imprimir em papel adesivo A4. Depois colar em EVA e recortar.

MEMORIZANDO: ( até 5 minutos )
Desenhar a figura de um coração sujo na lousa.  Quando cometemos um pecado nosso coração fica sujo assim. E um coração sujo assim não pode entrar no Céu, mas fica condenado à morte. Além disso, ninguém consegue apagar a sujeira do pecado. Mas Deus tem a solução para este problema e está escrito na Bíblia em Atos 3:19. Ler o verso na Bíblia. Explicar as palavras difíceis: Arrependimento - tristeza por ter feito algo errado; Conversão - mudança de rumo. Isso quer dizer que, para apagarmos os nossos pecados, precisamos sentir tristeza por ter cometido pecados (mostrar a figura do menino triste): mentir, falar mal dos outros, brigar, desobedecer, tratar mal, ser egoísta, etc. Essa tristeza é o Espírito Santo que faz a gente sentir. E depois disso Ele nos dá vontade de mudar e força para fazer isso. Isso é o que chamamos de “conversão” ou mudança de rumo (mostrar a figura do menino alegre):  Quem mente para de mentir, quem desobedece se torna obediente, quem é briguento não briga mais ... E a pessoa convertida é uma pessoa alegre, porque tem a consciência tranqüila. Precisamos aprender muito bem o que é arrependimento e conversão. Vamos memorizar este verso? Ensinar o verso usando os seguintes gestos:
Arrependei-vos: Dar um passo, baixar a cabeça e colocar as mãos nos olhos;
E convertei-vos: Virar o corpo em direção oposta e dar um passo.
Para que sejam apagados os vossos pecados: Fazer gesto de usar o apagador;
Atos 3:19: Abrir as mãos como se fossem um livro.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Vou falar algumas palavras em outras línguas. Quero ver se vocês entendem: God bless you - Deus abençoe vocês (lê-se: gód bléssiu). Sit down, please - sentem-se, por favor(sitdaum, pliis). Be quiet - silêncio (bi cuáet). Entenderam? Dar tempo para responderem. É difícil entender alguma coisa quando falam em uma língua diferente, não é? Agora vou falar na língua de vocês: Deus os abençoe; sentem-se, por favor; silêncio. Entenderam agora? Muito bem. É importante que falem na língua que a gente entende. Nossa história de hoje falará sobre muitas línguas.

ESTUDO DA LIÇÃO ( até 25 minutos, incluindo, apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros).
APRESENTANDO A LIÇÃO:  Opção A: Colocar a figura do paralítico ao lado de uma das portas do muro do “templo”e uma latinha ao lado dele, para colocar moedas. Opção B:  sentar uma criança perto do cenário da porta do templo.
                 Quando os discípulos receberam o Espírito Santo, estava acontecendo em Jerusalém uma grande festa religiosa e muitos judeus que moravam em outros países estavam na cidade. Esses judeus falavam o idioma dos países onde eles moravam. Com o barulho forte do vento, muita gente correu para o cenáculo para ver o que tinha acontecido. E os discípulos, pelo poder do Espírito Santo, conseguiram pregar para eles na língua deles! Por exemplo, os discípulos pregaram em grego para os judeus que moravam na Grécia e falavam grego; para os judeus que moravam em Roma, os discípulos pregaram em latim e assim por diante.  
Lembram-se de Pedro, o discípulo que negou a Jesus três vezes? Mostrar figura de Pedro.Pois é. Ele havia negado a Jesus por medo de ser preso; mas agora, com o Espírito Santo, ele estava sem medo algum. Pelo contrário, falava com coragem de tudo quanto vira Jesus fazer. Ele falava com voz poderosa, e muitas pessoas que exigiram a morte de Jesus, ao ouvirem Pedro falar, se convenceram de seus pecados e falavam uns aos outros; “Que faremos varões irmãos?” Então Pedro respondeu: “Arrependam-se e convertam-se e cada um seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados.” Muitos entenderam que Jesus veio salvar as pessoas perdidas no pecado. Eles se arrependeram mesmo e foram batizados. E foi um grande batismo: quase três mil em um só dia! Muita gente, não é? Imagine essa multidão cantando! A Bíblia diz que eles cantavam muito animados.  Além de terem poder para falar em outras línguas e para convencer as pessoas, os discípulos também tiveram poder para fazer milagres. Vejam só.
              Mostrar as figuras de Pedro e João ou os dois meninos. Numa tarde, Pedro e João caminharam em direção à porta do templo. Mostrar a maquete do templo (opção A) ou a porta do templo (opção B ). Eles viram um homem velho, parado ali, que era deficiente desde que nasceu.  Colocar a figura deitada ou escorada (opção A) ou sentar a criança perto da porta (opção B). Ele tinha vindo a Jerusalém para  encontrar com Jesus e ser curado. Mas, quando chegou, ficou sabendo que Jesus tinha sido crucificado. Ele ficou muito triste (abaixar a cabeça). E muitas pessoas, com pena dele, davam-lhe alguma esmola (jogar moedinhas dentro da latinha). Quando Pedro e João se aproximaram do paralítico (aproximar  as duas figuras ou duas crianças), ele estendeu a mão pedindo uma esmola. Os discípulos olharam para ele e Pedro falou (falar com voz firme): “Olha , não tenho prata e nem ouro”. O homem ficou triste (abaixar a cabeça). Pedro continuou falando: “Mas o que tenho, isto te dou. Em nome de Jesus, levanta-te e anda!” Então ele pegou o paralítico pela mão e levantou-o. Levantar a figura do paralítico, tirar a bengala e fixá-la no isopor (opção A) ou levantar a criança, que deve jogar a bengala e dar alguns saltos (opção B).Os seus pés ficaram firmes.  Ele ficou em pé e saiu andando, saltando e louvando a Deus. Colocar a figura saltando. Que felicidade!
                    Muitas pessoas viram aquele milagre e ficaram impressionadas. Elas falavam umas para as outras: “Eles fazem milagres como Jesus! Que maravilha!” E Pedro vendo a admiração do povo falou (falar com voz firme, colocando a figura de Pedro de frente para as figuras que representam o povo): “Por que estão admirados? Não fomos nós que fizemos andar este homem. Ele foi curado em nome de Jesus de Nazaré. Ele acreditou e teve fé no nome de Jesus e nesta fé ele passou a ter saúde na presença de todos vocês.” E deixou bem claro que Jesus, que fora rejeitado, era o Filho de Deus, o Salvador. Assim, mais pessoas creram em Jesus e arrependeram-se de seus pecados.
                         
REVISANDO:
As crianças devem ficar sentadas como se fossem o paralítico. Fazer  a pergunta para uma criança. Se ela acertar, deve levantar-se feliz porque foi “curada”. Se errar, deve ficar sentada.

APLICANDO
              Dar os corações sujos para cada criança. Dizer: Os discípulos receberam poder do Espírito Santo e realizaram muitos milagres. Mas existe um milagre que Jesus quer realizar em nossa vida: é a mudança do coração sujo para um coração limpo, o perdão dos pecados. Perguntar que coisas uma pessoa com o coração sujo gosta de fazer e mostrar as figuras das más ações. O paralítico foi curado porque creu e você pode ter um coração limpo, se também crer. Você  crê que Deus é poderoso e que perdoa os seus pecados? Então veja o que acontece quando alguém ora pedindo perdão a Deus. Trocar o coração com coisas ruins pelo com coisas boas. O perdão de Deus faz acontecer esse grande milagre. O coração fica limpinho e na hora. Que alegria! Que tipo de coisas as pessoas com o coração limpo sentem prazer em fazer? Mostrar as figuras com boas ações. JESUS PERDOA NOSSOS PECADOS. Repitam comigo.

CONTANDO AOS OUTROS
                Entregar uma cópia do quebra-cabeça do coração  para cada criança. Ensiná-las a usar. Enquanto pintam, dizer: Usem este material para contar a outros o grande milagre da salvação. E não se esqueçam: JESUS PERDOA NOSSOS PECADOS.

ENCERRAMENTO: Orar: Papai do Céu, pedimos-Te que perdoe os nossos pecados e use-nos no trabalho de evangelização. Em nome de Jesus. Amém!
  


Um comentário:

Alerice/Crianças para Jesus disse...

oi......
amei esse tesouros infantis,
vou copiar....
bj
fika na paz

Que bom que você veio!

Volte Sempre!