quarta-feira, junho 16, 2010

Tesouros Infantis - 3o. Trimestre 2.010 - Lição 1

Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que Jesus voltará do Céu da mesma forma como foi (pessoal e visivelmente);  
SENTIR alegria por saber que Jesus voltará;
RESPONDER  dando bom testemunho e falando a outros sobre a volta de Jesus.

PENSAMENTO CENTRAL: JESUS VAI VOLTAR.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Esse Jesus que estava com vocês e foi para o Céu voltará do mesmo modo como O viram subir.” Atos 1:11. BLH.
               
LEITURA AUXILIAR: Atos 1:1-11; Atos dos Apóstolos 22, 23; Vida de Jesus, 213, 217.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: verso escrito em nuvens de cartolina; Lição: (Opção A): nuvem, figura de Jesus em EVA, fio de nylon, gancho para o teto, almofadas, tecido verde ou marrom, crianças vestidas de anjos. (Opção B): figuras abaixo ampliadas e coloridas; Revisando:   perguntas escritas em pequenas nuvens e guardadas em uma caixa de sapatos encapada; Aplicando:  letras da palavra PROMESSA escritas em fichas de cartolina, livro sem palavras, figura do Céu; Contando aos Outros:   cópias das figuras abaixo (neste caso é preciso usar bailarina), coladas em cartolina, para cada criança, lápis de cor, tesouras.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Memorizando: Desenhar figuras de nuvens  (modelo abaixo) em papel cartão branco. Ampliar a figura de Jesus (abaixo), pintá-la  e colá-la sobre a nuvem. Juntar as figuras no ponto marcado e prender com bailarina. VARIAÇÃO: Fazer este visual em EVA. Este modelo também pode ser usado em Contando aos Outros substituindo a outra sugestão.



(Opção A) Cenário: Fazer uma nuvem grande de papel cartão branco ou EVA e prendê-la no teto. Atrás da nuvem, prender um ganchinho com parafuso (usar furadeira). Ampliar a figura de Jesus em papel cartão ou EVA (deve ficar bem firme). Cuidar para que fique bem menor que a nuvem. Prender um barbante ou fio de nylon na parte de cima da figura de Jesus. Passar o fio de nylon pelo ganchinho. Fazer um monte com almofadas, cobrir com um tecido marrom ou verde e colocar a figura de Jesus ali.  Quando contar sobre a ascensão de Jesus, erguer a figura de Jesus até que fique escondida atrás da nuvem. É importante treinar bem antes de contar a história... Deixar preparado o lugar onde as crianças vão sentar-se perto do cenário. Podem ser cadeiras ou tapetes, mas é importante considerar que elas não vejam Jesus atrás da nuvem. Preparar dois adultos ou duas crianças ou, ainda, dois bonecos vestidos de branco para aparecerem sem que as crianças percebam, quando a figura de Jesus se esconder na nuvem.

(Opção B) Figuras: Ampliar as figuras abaixo para o tamanho desejado (suficiente para que todas as crianças vejam). Colar em papel cartão e pintar. Seguir as instruções de montagem de Contando aos Outros.



Contando aos Outros:
· Copiar o desenho da nuvem em papel duro (cartolina ou 180g) e as tiras em papel sulfite.
· Colar a tira B no fim da tira A formando uma tira grande.
· Fazer 3 cortes com estiletes nas partes marcadas com um traço (no desenho da nuvem): Acima da nuvem, logo abaixo da nuvem e logo acima do versículo.
· Entregar para as crianças pintarem.
· Inserir as tiras pelos cortes para que as crianças vejam Jesus subindo e desaparecendo na nuvem.
· Veja o modelo abaixo


 CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
             Prometer que dará biscoitos às crianças, mas que ainda não estão prontos. Colocar um avental e mostrar a receita. Colocar os ingredientes e os utensílios ( copos de medida, tigelas, etc.) sobre a mesa, para que todos vejam.  Pedir que as crianças leiam a lista de ingredientes para verem se não falta nada. Mandar que leiam as instruções e o modo de preparar. Pedir que um ajudante leve tudo isso para a cozinha da igreja ou outro lugar. Explicar que não poderá cumprir a promessa imediatamente porque os biscoitos precisam ser assados ainda e como é sábado vai deixar para prepará-los após o pôr-do-sol. Depois dizer que a história de hoje é sobre uma promessa.
Baseado na Atividade do livro: É Hora de Jogar - Livro 4, pág. 47 - Shedd Publicações
ESTUDO DA LIÇÃO( até 25 min. Incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros)

A. APRESENTANDO A LIÇÃO:  Começar a contar a história com as crianças sentadas sobre um tapete (ou nas cadeirinhas mesmo), no lado oposto ao do cenário com almofadas. Perguntar:  Vocês já presenciaram a partida de um irmão, parente ou amigo de quem vocês gostam muito? Como vocês se sentiram? Dar tempo para que respondam às perguntas. A maioria das vezes que nos despedimos de alguém a quem amamos ficamos muito tristes, às vezes nos emocionamos. A mesma coisa aconteceu com os discípulos.
  Depois que Jesus ressuscitou, Ele ficou quarenta dias ensinando a Palavra de Deus para seus discípulos. Abrir a Bíblia. Eles foram alunos muito atentos e aprenderam direitinho e isso aumentou muito sua fé.   Eles precisavam aprender bem porque a missão deles era muito difícil: precisavam falar para todo mundo que Jesus morreu pelos nossos pecados, mas não ficou morto, ressuscitou ao terceiro dia.  E eles ficavam se perguntando como poderiam ter coragem para fazer isso.
Um dia, depois de estudarem a Bíblia muito bem, Jesus levou os discípulos para um monte, o Monte das Oliveiras. Levar as crianças para perto do monte de almofadas. Então reuniu os discípulos ao Seu redor e começou a prepará-los para a despedida. Afinal, depois de três anos e meio de amizade Ele não poderia simplesmente ir embora. O trabalho dEle já estava terminado, mas o dos discípulos estava apenas começando. Ele disse (mudar o tom de voz, para parecer uma voz bem solene, e movimentar um pouco a figura de Jesus): “Não saiam de Jerusalém, mas esperem lá um pouco. Prometo que vocês vão receber poder. O Espírito Santo virá sobre vocês e ficarão corajosos e falarão de Mim para o mundo todo.” Quando ele falou isso, começou a subir. Erguer a figura de Jesus, vagarosamente. Os discípulos ficaram olhando, olhando, olhando, esforçando a vista para seguir o Mestre enquanto subia. Colocar a mão sobre os olhos. Ele subiu, subiu, subiu até que ficou escondido por uma nuvem.
Que tristeza para os discípulos ficarem sem Jesus! Talvez tenham até chorado. Fingir que está chorando. Eles não queriam que Jesus fosse embora! Naquele momento apareceram dois homens vestidos de branco. Mostrar os dois anjos. Eram anjos disfarçados que vieram consolar os discípulos. Eles disseram: “Porque vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus que subiu para o céu vai voltar do mesmo jeito que vocês o viram subir.” Então eles ficaram aliviados. Não ficariam separados de Jesus para sempre. Que alegria saberem da volta de Jesus! Fazer expressão de felicidade.   Então eles voltaram para a cidade muito alegres, sabendo que Jesus estava no Céu preparando um lindo lugar para todos que O amam e O aceitam como Salvador.  Levar as crianças de volta para o tapete e ajoelhar-se com elas.  Eles foram para o cenáculo, o mesmo lugar onde foi a Santa Ceia e ficaram orando e esperando que Jesus cumprisse a promessa de mandar o Espírito Santo para falarem de Jesus com poder. Assim não ficaram tão tristes com a despedida.

B.  REVISANDO: Escrever várias perguntas em pequenas nuvens, deixá-las dentro de uma caixa e passar para as crianças. Pedir para cada uma tirar uma nuvem de dentro da caixa. Dizer que cada nuvem possui uma pergunta e depois que pegarem as nuvens da caixa, deverão uma por uma responder o que está escrito.

PERGUNTAS:
- Qual o nome do Monte onde Jesus estava?
- Quem estava no Monte com Jesus?
- Antes de Jesus subir ao Céu, o que Ele prometeu?
 - Qual tarefa Jesus deixou aos discípulos?
-  “Ide por todo o mundo...” complete.
- Jesus foi levado ao céu entre o que?
- Como os discípulos ficaram quando Jesus subiu ao Céu?
- O que apareceu quando Jesus subiu aos céus?
- Quantos anjos apareceram?
- O que os dois anjos disseram aos discípulos?
- Como os discípulos ficaram após as palavras dos anjos?

C.  MEMORIZANDO:
Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Explicar as palavras difíceis e o sentido total do verso. Recitar o verso três vezes  com as crianças - a primeira vez só os meninos, depois as meninas e por último todos. Comentar sobre as ilustrações e perguntar porque o verso foi escrito em uma figura de nuvem.

D. APLICANDO:
Embaralhar as fichas com as letras da palavra PROMESSA e prendê-las na parede com fita adesiva. Juntar as crianças do outro lado da sala e pedir que duas delas busquem uma ficha cada uma, mas pulando com os pés unidos. Quando elas chegarem, mandar outras duas crianças buscarem andando na ponta dos pés. Repita o processo com outras crianças, variando a forma de buscar a ficha (engatinhando, saltando um pé só,  segurando nos joelhos, etc.) até que retirem todas as fichas da parede. Depois, voltar ao lugares e pedir que as crianças coloquem em ordem as letras recolhidas no jogo e leiam a palavra. Ajudá-las a entender o significado da palavra (compromisso de fazer, dar ou dizer alguma coisa ). Dizer: Lembram-se que prometi dar um biscoito para vocês. Eu fiz um compromisso de dar o biscoito. Infelizmente ainda não pude cumprir porque ainda tenho que prepará-lo. Antes de subir ao Céu, Jesus prometeu  aos discípulos que Ele enviaria o Espírito Santo. Foi um compromisso. Outra promessa que Ele fez é que Ele vai voltar.  Vocês sabiam que essas promessas são para nós também? A promessa do Espírito Santo Ele já cumpriu. Nós vamos falar sobre ela na próxima aula. Ele ainda não cumpriu a promessa de voltar porque ainda não terminou seu trabalho. Entre outras coisas, Ele está preparando um bom lugar para nós no Céu. Mostrar figura do Céu. É um lugar tão bom e bonito que nós não conseguimos nem imaginar. Lá não haverá tristeza, nem morte,  nem escuridão, nem choro, nem doenças, nem morte e nem pecado. No Céu veremos Jesus, os anjos e viveremos lá para sempre. Isso não é maravilhoso? Mas esse lugar ainda não ficou pronto e nem nós estamos prontos para irmos morar lá. Por isso, Jesus ainda não voltou. Mas quando tudo estiver pronto Ele virá nas nuvens, do mesmo jeito que Ele foi. Então Ele cumprirá Sua promessa. Quem quer estar pronto para a volta de Jesus levante a mão. Então vamos nos preparar para isso, aceitando a Jesus como Salvador e obedecendo Seus mandamentos.
Ah! Mas não podemos nos esquecer da tarefa que Jesus nos deixou. Quem se lembra? Que deveríamos contar a história de Jesus para muitas pessoas. Eu sei uma maneira muito boa de pregar o evangelho. Querem aprender?

E.  CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar o material para as crianças e deixar que pintem e enfeitem tudo como desejarem. Ajudá-las a montar e enquanto trabalham, dizer: Jesus prometeu voltar nas nuvens do Céu. Isso é um sinal. Se alguém disser que Ele está numa cidade, não acreditem. Nem se disserem que Ele está em algum lugar. Porque Ele já falou como será. Usem esse material para contar a história de hoje para alguém.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!