quarta-feira, junho 30, 2010

Tesouros Infantis - Volume 3, Número 3 - Lição 2

O Dom do Espírito Santo

 Ao final da lição a criança deverá:
Saber que as promessas de Jesus se cumprem com Seus filhos
Sentir o desejo de buscar a Deus em oração, crendo na promessa do Espírito Santo e sentir o desejo de levar a mensagem do amor de Deus a outras crianças.
Responder,   pedindo perdão a Deus de seus pecados e procurando perdoar e pedir perdão às pessoas, para receber o poder do Espírito Santo.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo; e sereis minhas testemunhas.”Atos 1:11

LEITURA AUXILIAR: Atos 11:6 ; Atos dos Apóstolos p. 38
PENSAMENTO CENTRAL: “Devemos crer nas promessas de Jesus.”

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Aparelho de som, CD, cartazes com o verso; Conquistando a atenção: caixa de presente; Lição: figura de coração sujo, coração limpo; Opção A - maquete usada em Conquistando a Atenção; móbile; figuras de bonecos coladas no palito; Opção B - crianças: tiaras com as línguas de fogo, ventilador ou secador de cabelos; Revisando: “Línguas de fogo” no palito; Aplicando: Figuras de pessoas se abraçando; Contando aos outros: coroa com chama de fogo.

Essa lição pode ser contada usando uma maquete ou as próprias crianças.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Memorizando:  Copiar os visuais abaixo. Colorir. Pode-se ampliar para uma folha A3 ou imprimir colorido.




Lição:
Opção A:
Cenáculo: Ampliar a figura abaixo. Colar nas laterais de uma caixa de papelão. Forrar o fundo com isopor. Ela deve ficar sem o telhado. Montar a maquete do cenáculo sem cobertura, sobre um pedaço de isopor.


Discípulos: Copiar as figuras dos discípulos (abaixo), recortá-las e colá-las em palitos de dente ou sorvete. Ou usar uma das sugestões da postagem "Orientações Gerais para os Recursos Visuais". Colocá-los no cenáculo à medida que for contando a história.



Móbile:  Fazer várias “línguas de fogo” em EVA ou cartolina (figura abaixo). Pendurá-las por um fio de nylon em uma vareta ou cabide. Colocá-las sobre as figuras do discípulos no momento em que eles recebem o Espírito Santo.

Coração sujo/limpo: ver explicação  na postagem "Orientações Gerais para os Recursos Visuais". 

Opção B:  “Coroa de fogo”  - cortar  tiras de EVA azul e grampear as pontas, formando uma coroa. Fazer a chama também em EVA mais grosso (veja figura ao abaixo). Pintá-la e prendê-la na parte da frente da coroa.


Contando aos Outros:  Fazer a mesma coroa usada na opção B, da lição.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 min.)
Mostrar uma caixa de presentes. Perguntar para algumas crianças o que gostariam de ganhar de presente de aniversário. Dar tempo para respostas e depois dizer:  Todos os presentes que vocês falaram podem ser comprados em lojas e custam algum dinheiro. Em nossa história de hoje vamos falar de um presente que não pode ser comprado.
 ESTUDO DA LIÇÃO( até 25 min. Incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros)
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Revisar rapidamente a lição anterior. Depois que Jesus foi  para o céu, os discípulos foram para o cenáculo, o mesmo lugar onde tiveram o último jantar com Jesus. Colocar os bonecos no cenáculo ou levar as crianças para o lugar da sala que representa o cenáculo. Lá eles começaram a pensar no trabalho que Jesus lhes dera de pregar o evangelho a todo o mundo. Eles estavam muito dispostos a fazer isso porque amavam muito a Jesus. Mas não se sentiam capazes. Era muito perigoso pregar em Jerusalém porque os sacerdotes e outros líderes odiavam a Jesus e todos os que falavam dEle. Os discípulos poderiam ser mortos se pregassem ali e eles ainda tinham muito medo. Além disso, eles eram poucos e não eram estudados. Não sabiam fazer pregações bonitas como as de Jesus. Eles sabiam que não conseguiriam convencer as pessoas de que estavam falando a verdade. E, imaginem só, como eles conseguiriam pregar sobre Jesus para o mundo inteiro, sendo tão poucos?
Mas Jesus não tinha prometido dar poder do Espírito Santo para eles? Eles não se esqueceram disso. Então, lá no cenáculo, eles se reuniram para orar, pedindo a Deus que lhes mandasse o Espírito Santo. Eles oravam e estudavam a Bíblia para tentarem entender a vontade de Deus. Abrir a Bíblia.  Enquanto estudavam a Bíblia, aprenderam que as brigas e a inveja sujam o nosso coração e impede que o Espírito Santo venha. Como eles eram muito briguentos e desunidos logo perceberam que seus corações estavam assim (mostrar o coração sujo). E eles ficaram muito tristes por isso. Então, começaram a  pedir desculpas uns aos outros e decidiram que não iam mais ser briguentos. Vamos fazer como eles? Deixar que as crianças se abracem e peçam desculpas umas às outras. Pronto! Ninguém mais tinha inveja ou raiva. Acabaram-se as brigas. Eles ficaram muito unidos. Mas o coração deles ainda estava sujo. Eles precisavam fazer mais uma coisa. Vocês sabem o que é? Eles precisavam contar os seus pecados para Deus e pedir perdão por eles. Assim, com o coração triste por terem feito tantas coisas erradas eles oraram a Deus e pediram perdão. E Deus perdoou todos eles. Naquela mesma hora o coração deles ficou bem limpinho. Mostrar o coração limpo. Que alegria!
Antes de continuar o orar eles ainda tiveram que resolver outro problema. Jesus tinha escolhido doze discípulos, mas agora o lugar de Judas estava desocupado. Eles precisavam escolher outra pessoa para ocupar o lugar dele.  Eles resolveram orar e sortear quem seria essa pessoa. Imagino que tenham escrito  o nome de várias pessoas em alguns papeizinhos e depois tirado um deles. Mostrar uma caixinha com papeizinhos e tirar um deles. Falar em voz alta: Matias. Esse homem faria o trabalho no lugar de Judas.
Agora eles já tinham o coração limpo, estavam unidos, não brigavam mais e já havia alguém para ocupar o lugar de Judas. As coisas estavam começando a dar certo. Os discípulos continuaram indo ao cenáculo todos os dias e não paravam de orar.  Dez dias depois que Jesus subiu ao Céu, eles estavam orando no cenáculo, juntamente com algumas mulheres cristãs, Maria, mãe de Jesus, os irmãos dele. De repente, veio do céu, um som como de um vento muito forte (fazer barulho de vento com a boca, se estiver usando as figuras de papel ou ligar um ventilador ou secador de cabelos, se estiver com as crianças), e encheu o lugar em que eles estavam. As janelas balançaram, as portas estremeceram e todo o  lugar foi sacudido (balançar levemente o cenáculo, se estiver usando a maquete). Então desceu sobre cada um dos crentes uma chama parecendo língua de fogo. Um ajudante deve colocar as tiaras com as chamas na cabeça das crianças ou mostrar as línguas no móbile, descendo na cabeça das figuras. Era o Espírito Santo descendo sobre eles na forma de línguas de fogo. E sabem o que aconteceu? A partir daquele momento os discípulos, que tinham tanta vergonha de pregar, tornaram-se ótimos pregadores.   E, mesmo sem terem estudado,  passaram a falar outros línguas! Grego, latim, egípcio, babilônico. Todas as línguas dos povos que eles precisavam evangelizar! Que incrível! 
Eles estavam cheios de coragem, de poder para convencer e também podiam pregar em qualquer língua do mundo. Assim se cumpriu a promessa de Jesus de dar o poder o Espírito Santo aos discípulos. Eles creram nas promessas de Jesus. Nós também DEVEMOS CRER NAS PROMESSAS DE JESUS. Repitam comigo.

B. MEMORIZANDO: (até 10 min.)
Mostrar aparelho de som desligado. Colocar o CD nele e esperar que toque. Ficar triste por não ter tocado. Observar à sua volta e dizer: Sem ligar na tomada ele nunca vai funcionar. Ligara tomada e tocar o cd. Agora ele recebeu o poder da energia para tocar.  Aumentar o volume. Assim  a música pode ser ouvida melhor.
Sabem, nós somos como esse aparelho. Sem o poder do Espírito Santo não conseguimos falar de Jesus, nem convencer as pessoas de que Ele vai voltar. Precisamos receber o poder do Espírito Santo, porque só Ele pode nos dar capacidade e coragem para falar de Jesus. E Jesus nos prometeu dar o Espírito Santo. Vejam o que a Bíblia diz.  Ler o verso na Bíblia e explicá-lo. Mostrar os visuais e recitar com as crianças por três vezes. Depois deixar que recitem baixinho, depois mais forte e mais forte, sem gritar. Repetir até que tenha sido memorizado.

C.  REVISANDO:
Colar figuras da chama em palitos de sorvete e numerá-los. Deixar que as crianças peguem os palitos. Fazer as perguntas e as crianças que tiverem tirado o número correspondente devem responder. 

D. APLICANDO:
Os discípulos ficaram ansiosos, aguardado a promessa de Jesus. Mas eles deveriam fazer uma coisa para que pudessem receber a promessa. Vocês lembram o quê? . Eles deveriam pedir perdão uns aos outros, deviam estar unidos, sem brigas, sem inveja. Eles também precisavam pedir perdão a Deus por tudo que fizeram. Fazer uma roda com as crianças de mão dadas. Falar: Sabem, crianças, Jesus quer dar o Espírito Santo a nós também. Ele quer nos dar coragem para pregar o evangelho e avisar ao mundo que Jesus logo vai voltar. Ele deseja usar você e eu poderosamente. Mas só poderá fazer isso se nós estivermos preparados. Se não estivermos preparados Ele usará outras pessoas e nós ficaremos perdidos. Precisamos nos preparar para receber o Espírito Santo. Vamos agora nos ajoelhar e contar para Deus os nossos pecados. Quem terminar deve se sentar em silêncio. Dar tempo para que as crianças façam isso. Outra coisa que precisamos fazer é pedir perdão uns aos outros e pararmos de brigar. Nós precisamos ser unidos. Primeiramente eu quero pedir perdão a vocês por alguma coisa que tenha feito. Professor, se lembrar de alguma coisa específica, mencione-a - por exemplo: ralhei com do Pedro sem ele merecer, fui muito impaciente, etc.).  Abraçar e beijar as crianças pedindo perdão uma a uma. Depois, dar oportunidade para que peçam perdão umas às outras. Dizer: Vocês devem fazer o mesmo em casa e na escola. Peçam perdão a alguém que vocês magoaram. Façam isso todos os dias e não deixem de orar para que Deus envie o Seu Espírito Santo sobre vocês. Além disso, afastem-se de tudo que pode impedi-los de receber o Espírito Santo (músicas, filmes, jogos, etc.).
  
E. CONTANDO AOS OUTROS:
Entregar uma coroa com a chama para cada criança e dizer: Usem esta coroa para contar a alguém como foi a história de hoje. Diga-lhe que “Se nós crermos nas promessas de Jesus nós receberemos o Seu poder!”

F. ENCERRAMENTO ( até 5min.)
Reunir as crianças em círculo com mãos dadas, ajoelhar para orar. Orar: Querido Papai do Céu, pedimos a Ti que perdoes os nossos pecados. Faze-nos prontos para confessar nossos pecados a Ti e também  a quem ofendemos. Dá-nos o arrependimento e que possamos receber o poder do Espírito Santo. Pedimos tudo em nome de Jesus. Amém.
  


Um comentário:

Marli disse...

IRMÃS O TRABALHO DE VCS É UMA BENÇÃO,MAS QUERO LHES FAZER UM PEDIDO,VOLTEM A POSTAR COM ANTECEDENCIA AS LIÇÕES PARA QUE POSSAMOS TER MAIS TEMPO DE PREPARAR O MATERIAL.
DESDE JA AGRADEÇO.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!