segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 13

A Santa Ceia
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER   o que é a santa ceia e sua importância;
SENTIR respeito e reverência pela Ceia do Senhor;
RESPONDER  fazendo sua parte no momento da Ceia.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que Ele venha.” 1 Coríntios 11:26.    
           
Nossa Crença: A cerimônia da Ceia do Senhor- a Santa Ceia- foi ordenada à igreja Cristã. Ao participar do pão asmo e do vinho não fermentado, o crente comemora o sofrimento e a morte de Jesus Cristo. O significado sagrado dessa cerimônia exige que seja restrita àqueles que confessaram a Cristo através do batismo e se tornaram membros da igreja. I Co 10:16, 17; 11;24-29.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando: coração usado na lição anterior; Memorizando: cartaz com o verso; Conquistando a Atenção: bandeja com vários objetos diferentes, pano de prato; Lição:  CD de hinos instrumentais, mesa arrumada com toalha, pão asmo, suco de uva, taça, jarra, bandeja com copinhos descartáveis contendo suco de uva; Aplicando:  vestido de festa pendurado em cabide, livros didáticos; Contando aos Outros:  cópia das figuras abaixo para cada criança, tiras de cartolina para fazer uma sanfona com o verso, cola, lápis de cor, tesoura.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Memorizando:
Fazer cópias das páginas 100 e 101 com o verso para memorizar. Ampliar, se desejar. Colorir e colar em cartolina.

Lição:
Cenário: Arrumar muito bem uma mesa com toalha, jarra de suco, prato com pães asmos e uma taça.

Contando aos Outros:
· Fazer cópias das figuras abaixo (uma página para cada criança). Ampliá-las ou reduzi-las conforme desejar.

· Cortar uma tira de cartolina (em tamanho proporcional ao das figuras) e dobrá-la em cinco partes, formando uma sanfona.

· Colar uma parte do verso em cada parte da sanfona.

Grande parte das idéias deste capítulo foram extraídas do livro “Sugestões de Cultos para Crianças”, da UFMBB. 


REVISANDO:
Usar o coração plastificado da aula anterior. Ele deve estar sujo. Fazer algumas perguntas para as crianças sobre a lição anterior (pode-se pedir, também, que recitem o verso para memorizar da semana passada.). A cada pergunta que elas acertarem, limpar uma parte do coração. Se errarem, não limpar. O alvo é deixar o coração limpo quando as perguntas terminarem.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Colocar vários objetos numa bandeja e cobri-la com um pano. Mostrar rapidamente os objetos para as crianças e cobri-los outra vez. Pedir que as crianças citem os objetos que estão na bandeja. Perguntar: Será que vocês podem se lembrar de todos? Deixar que as crianças falem o que tem na bandeja. Descobrir a bandeja e citar ou mostrar os objetos que eles não conseguiram lembrar. Dizer: Vou fazer a brincadeira outra vez, mas agora vou dar uma chance para vocês: podem escrever ou desenhar no  papel o que vocês viram na bandeja. Dar um papel e um lápis e deixar que as crianças desenhem ou escrevam o que viram na bandeja. Dizer: Agora vou cobrir a bandeja e fazer algo que vai dificultar a tarefa de vocês: vou colocar a bandeja do lado de fora da sala. Colocar a bandeja fora da sala. Vocês não podem mais ver a bandeja. E agora, digam para mim, quais objetos havia na bandeja? Se quiserem podem olhar no desenho! Depois que as crianças citarem os objetos, perguntar: Como vocês puderam acertar todos os objetos se vocês não estavam vendo a bandeja? Insistir até que digam que acertaram por causa do desenho. Dizer: Muito bem. Isso que acabou de acontecer foi parecido com algo que eu li na Bíblia. Escutem bem a história de hoje e vocês vão saber o quê.
                                                                                                                                                                                           APRESENTANDO A LIÇÃO:
Colocar um CD de hinos instrumentais tocando baixinho, durante a história. Falar em tom baixo, pausadamente, para criar um clima solene. Se possível, reunir as crianças sentadas em volta de uma mesa arrumada. Depois que Jesus lavou os pés dos discípulos e limpou o coração deles do lixo do orgulho e do rancor, Ele falou algumas palavras que gostaria que eles não esquecessem nunca, mesmo depois que não estivesse mais com eles. Eles não precisavam escrever ou desenhar num papel para não esquecerem. Nem precisavam ficar decorando. Jesus pediu que eles fizessem uma coisa que ia lembrá-los automaticamente [estalar os dedos] de suas palavras. Ele pegou o pão, agradeceu a Deus, e o distribuiu aos discípulos, dizendo: Este pão representa o meu corpo, que será partido, ferido por vocês. [Pegar o pão, baixar a cabeça, solenemente, parti-lo e distribuí-lo entre as crianças]. O pão era sem fermento, porque fermento é símbolo do pecado e Jesus não tinha nenhum pecado.
[Colocar suco na taça e mostrar para as crianças]. Depois, Jesus serviu o suco de uva. O suco que Jesus serviu também não era fermentado, não era aquela bebida feita de uva que deixa as pessoas tontas.  Era o suco puro da uva, sem fermentar. Vou servir um pouquinho para vocês experimentarem como era o suco que Jesus serviu. [Um ajudante deve se aproximar com uma bandeja já pronta e servir um copinho com suco de uva para cada criança. Depois que as crianças tomarem o suco, continuar a história dizendo]: Jesus pegou a taça de suco de uva, agradeceu a Deus e deu aos discípulos [erguer a taça], dizendo: “Bebam todos vocês, porque isto é como se fosse o meu sangue. Isso significa que muitas pessoas serão perdoadas quando o meu sangue for derramado. Essa é uma promessa que eu estou fazendo: não beberei de novo deste cálice até que o tome com vocês no Reino de Meu Pai.” Jesus queria que os discípulos se animassem ao lembrar que um dia estariam no Céu com Ele. Ele pediu que fizessem aquela Ceia para lembrar dEle. Logo depois, eles cantaram canções de louvor a Deus e foram para o Monte das Oliveiras orar, como sempre faziam.
Depois, quando Jesus morreu na cruz, eles entenderam o que Ele tinha dito naquela noite. Jesus ressuscitou no terceiro dia e, dias depois, subiu ao Céu, mas os discípulos nunca se esqueceram de Suas palavras. Toda vez que se reuniam para tomar a Santa Ceia, lembravam-se de tudo que Jesus falou.
A Ceia é uma lembrança triste, por causa do sofrimento de Jesus. Mas também é uma lembrança alegre porque Jesus vive e voltará um dia para nos levar ao Céu.
MEMORIZANDO:
[Se possível, mostrar os objetos da igreja que são usados na Ceia. Dizer]: Já faz muito, muito tempo que tudo isso aconteceu. Mas a gente ainda pode se lembrar das palavras de Jesus naquela ceia há tanto tempo. Quando temos Ceia na igreja, a diaconisa arruma a mesa bem bonita com toalhas e guardanapos bem branquinhos. Depois do lava-pés, todos se reúnem na igreja, com muita reverência.
O pastor ora pelo pão, divide-o e serve um pedacinho para cada pessoa [mostrar a bandeja de servir o pão],que segura o seu pão até que todos seja servidos. Depois, que comem o pão, o pastor coloca o suco na taça e ora outra vez. [Mostrar a jarra e a taça em que o vinho é servido]. Em seguida, serve um gole de suco para cada participante. Quando todos estão servidos, tanto do pão, quanto do suco, as pessoas se lembram do corpo e do sangue de Jesus na cruz. E de como Ele sofreu para pagar o castigo dos nossos pecados. As pessoas também se lembram da promessa de Jesus, de que um dia Ele vai voltar e todos os salvos irão com Ele para o Céu, onde, poderão participar de um ceia com Ele.
 É isso que a Bíblia diz em 1 Coríntios 11:26. [Ler o verso na Bíblia]: Cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que Ele venha.” 1 Coríntios 11:26. Mostrar o cartaz com o verso e recitar com eles por três vezes. Depois, ensinar o verso usando os seguintes gestos:
“Cada vez que vocês [apontar aos outros]
comem [abrir e fechar a mão perto da boca]
deste pão [mãos abertas, uma sobre a outra com as palmas para cima]
e bebem deste cálice [mão fechada, com polegar perto dos lábios],
estão anunciando a morte do Senhor [abrir os braços],
até que Ele venha (erguer os braços).”
1 Coríntios 11:26. [Mãos juntas, abrindo-se como um livro].  
APLICANDO:
Suzana e Joana eram irmãs e estudavam na mesma escola. Só que Joana estava na primeira série e Suzana estava no nono ano. Quando começaram os preparativos para a formatura de Suzana, Joana ficou com muita vontade de se formar também. Afinal, a irmã ia ganhar um vestido novo [mostrar um vestido bonito pendurado no cabide] e até parentes de outra cidade viriam para assistir à cerimônia.
[pegar em livros didáticos e folheá-los como se estivesse tentando entender]. Então, Joana pegou os livros da irmã para estudar, pensando que assim ela poderia receber o diploma e ganhar um vestido novo... [Fechar o livro com expressão de desânimo]. Mas ela não conseguiu aprender nada, mesmo se esforçando muito, porque os assuntos eram muito difíceis e ela não conseguia entender.
Desanimada, ela foi conversar com a mãe e perguntou porque a Suzana podia se formar e ela não. A mamãe explicou: “Filha, a vida é como uma escada. Cada dia temos que subir um degrau. Um dia a gente aprende uma coisa. Outro dia, a gente aprende outra.  Hoje você está no primeiro ano. Sua irmã já esteve no primeiro ano e aprendeu aos poucos até que chegou no nono ano. Por enquanto, você vai assistir à formatura da sua irmã e se alegrar com ela. Mas um dia, a sua vez vai chegar, tá bom? Joana entendeu direitinho.
Quando ela e sua família foram à igreja, no próximo culto, estava sendo servida a Ceia do Senhor. Muitas pessoas participaram da Ceia, mas Joana e as outras crianças não foram servidas. Nem Suzana, que já estava na classe batismal, pôde participar. Joana nem precisou perguntar para a mamãe por que ela e as outras crianças não puderam participar. Ela já sabia que tudo na vida tem o tempo certo. E por enquanto, não estava na hora de subir aquele degrau, porque tinha algumas coisas que ela ainda precisava entender e aprender. Mas, um dia, chegaria sua vez de participar.
Você também gostaria de participar da Ceia? Somente depois que uma pessoa é batizada é que pode tomar a Ceia com os outros irmãos da igreja. Vocês podem sentar junto do papai ou da mamãe e se alegrar com eles, até o dia em que vocês estejam prontos para participar da Ceia do Senhor.

CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar as tiras de cartolina já com as dobras feitas. Deixar que as crianças pintem os desenhos e façam a colagem. Ensiná-las a abrir e fechar a sanfona para mostrar o conteúdo. As crianças poderão usar esse material para memorizar o verso e ensinar alguém a memorizá-lo, dobrando partes da sanfona para esconder pedaços do verso.


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!