segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 9

Um Presente
Que Não Mereço
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER o que é graça e os meios que Deus usa para manifestá-la;
SENTIR gratidão a Deus pelas manifestações de graça em sua vida;
RESPONDER aproveitando a graça de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.  Efésios 2:8.

Nossa Crença: Graça significa "favor imerecido’’’. Por causa do pecado, a humanidade deve sofrer as conseqüências, notadamente a morte. O amor de Deus é manifestado pelo oferecer, ao homem indigno e pecador, salvação da morte eterna por amor de Jesus Cristo. A salvação é consumada mediante o atrair os pecadores a Cristo através dos meios da graça dentre os quais assinalamos: A - Palavra de Deus, Rm 10:13-17; B- O Espírito Santo, Jo 16:13; C- A Igreja de Deus, At 2:38-41; D- O lava-pés, Jo 13:1-17. E - A Ceia do senhor, I Co 11:17-34.

RECURSOS NECESSÁRIOS:  Revisando: maquete do santuário; Memorizando: caixa de presente com verso; Conquistando a Atenção:  caixa de presentes com a palavra GRÁTIS colada, pequenos brindes (saches de mel, adesivos, etc.); Lição: cruz gigante, figuras da página 77, coração de papel sujo, tecido branco; Contando aos Outros: cópia da figura da página 78 em cartolina colorida para cada criança, fita, tesoura, cola. 

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição:
Três R: Cortar três tiras de cartolina. Escrever as palavras Ruína, Redenção e Regeneração, uma em cada tira com o R inicial bem grande.
Casinha: Desenhar portas e janelas em uma caixinha de papelão, para formar uma casinha. Dobrar um retângulo ao meio e colar sobre a caixinha, para fazer o telhado. Enfeitar como desejar.
Cruz: (Veja modelo abaixo). Cortar uma cruz bem grande em papelão, usando as proporções das figuras abaixo ampliadas. Pode-se usar papelão de caixa de geladeira ou de fogão. Colar feltro ou flanela em um dos lados, para fixar as figuras. Se preferir encapar com papel ou EVA (ou ainda pintar a cruz), então cole pedaços de velcro para fixar as figuras.

Figuras para a cruz: Copiar e ampliar as figuras abaixo. Pintar e recortar tudo. Colar pedaços de feltro, flanela, lixa ou areia na parte de trás das figuras. Ou ainda pedaços de velcro.


Memorizando: Ampliar a figura abaixo para uma cartolina colorida. Montar a caixa, sem colar, apenas dobrando bem. Amarrar a caixa com uma fita bem bonita (em cor contratante com a caixa), segurando todas as partes, para não desmontar a caixa e  para parecer uma presente.


Contando a Outros: Imprimir a figura acima em cartolina colorida. Pode-se também imprimir em A4, colar em cartolina dourada, sobre a parte branca e recortar. Montar como explicado em Memorizando.


REVISANDO: Mostrar as figuras usadas para ilustrar a lição da semana passada para perguntar às crianças o nome das festas cerimoniais dos israelitas. Repetir a atividade final de Aplicando para verificar se as crianças conseguem identificar os sábados cerimoniais do sábado semanal.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Colocar a caixa de presentes sobre a mesa. Perguntar se alguém consegue ler o que está escrito na caixa. Se souberem ler perguntar quem sabe o que significa a palavra GRÁTIS. Dizer que dentro dela tem algumas coisas que você sabe que criança gosta e que o melhor de tudo é que são de graça. Eles não precisam pagar nada para conseguirem. Pedir que as crianças que acreditam que aqueles presentes são realmente de graça levantem a mão. Depois, pedir que venham, uma a uma, pegar seu presente (ou leve a caixa até as crianças que levantaram as mãos).  Dizer: Nós não precisamos pagar por um presente. Ou ele não é um presente. Todo presente é de graça. Hoje vamos falar de um  presente muito caro, o mais caro do mundo, e que é totalmente de graça.
                                                                                                                                                                        
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Hoje vamos falar dos três “R” - ruína, redenção e regeneração.
Vamos começar pela ruína. Vou mostrar o que são estas coisas com um exemplo.Tenho aqui uma casinha de papel. Eu a fiz para ficar bem bonita. [Uma ajudante deve vir e amassar a casinha e pegar para si]. Que pena! Minha casinha está arruinada! Devolva a casinha para mim!  A outra pessoa deve recusar-se e, depois de muita insistência, aceita devolver a casinha ao receber em troca outro objeto, mais valioso. Depois que a casinha for devolvida é preciso refazê-la novamente. Nesse caso, enquanto a aula continua, outro sai para concertar a casinha (pode fazer outra usando novo material). Enquanto o ajudante concerta, dizer: Deus criou Adão e Eva para serem felizes. Toda a terra estava preparada para trazer alegria aos dois. E eles gostavam de fazer o bem e obedecer a Deus. Deus os avisou muito para não desobedecerem, senão a felicidade deles seria arruinada e eles teriam que morrer. Eles não tinham nenhuma desculpa para pecar e, além disso, Deus lhes deu tantas coisas boas e os abençoou tanto que não deveriam nunca pensar em entristecer o Criador.
Mas quando eles pecaram, trouxeram ruína, destruição sobre si mesmos. [Colocar a figura de Adão e Eva saindo do Éden, na ponta de baixo da cruz de papelão e colocar também a tira com a palavra “Ruína”]. Teriam que morrer e ficar para sempre separados de Deus. E, pior, Satanás não só arruinou a felicidade daquele casal, como também os aprisionou no pecado. À partir dali a vontade das pessoas era fazer o mal e obedecer a Satanás. Que coisa horrível! Por causa da vontade de fazer o mal o nosso mundo ficou cheio de maldade e tristeza. Toda a felicidade ficou arruinada. Ruína, esse é o primeiro R. Agora vamos falar do segundo R - Redenção.
Adão e Eva foram tão bem avisados para não desobedecerem! Por que eles pecaram, não é mesmo? Por que desobedeceram? Eles mereciam morrer mesmo! Mas Deus os amava muito e por isso Ele e Jesus criaram um meio de escape. Jesus pagaria um preço muito alto para comprar os seres humanos de volta para Deus e tirá-los da prisão do pecado, salvá-los de Satanás. Ele daria a própria vida no lugar deles.
Adão e Eva não mereciam, nem nós merecemos um amor tão grande, um sacrifício tão grande para nos salvar. Deus poderia ter destruído a humanidade e feito outras pessoas. Mas Ele nos amava tanto que resolveu pagar o preço, mesmo sem merecermos e sem nos cobrar nada.
[Colocar na cruz de papelão, a figura de Jesus crucificado e da sepultura vazia]. Quando Jesus se tornou um homem e morreu lá na cruz, Ele pagou o preço e levou o nosso castigo. Por causa disso, todos os que acreditam nisso podem escapar da morte. Esse é o segundo R - Redenção. [Colocar a palavra redenção no visual, perto da figura de Jesus crucificado]. Agora vamos ver o terceiro R - Regeneração.
[O ajudante deve trazer e mostrar a casinha reconstruída. Dizer]:  Vejam como está novinha! Ela foi regenerada, ou seja, ela estava arruinada e agora foi arrumada. Quando Jesus levou o nosso castigo na cruz, Ele nos redimiu, nos comprou de volta para Deus. Mas Satanás havia arruinado, destruído o que havia de bom nos seres humanos. Deus comprou de volta as pessoas, mas elas estão com a vontade estragada. Nós temos vontade de pecar e não temos vontade de obedecer a Deus.
Deus quer nos regenerar, renovar, arrumar o que foi arruinado. Para isso Ele enviou o Espírito Santo. [Colocar a figura da pomba no visual]. É o Espírito Santo que nos leva ao arrependimento, nos ensina qual a vontade de Deus e também nos dá poder para obedecer. Acontece uma mudança em nossa vida. Nós somos regenerados, ou seja, nos tornamos novas pessoas.  Pessoas que gostam de fazer o que é certo. E isso é maravilhoso!
O Espírito Santo usa a Bíblia, a igreja, o lava-pés e a santa ceia para atrair as pessoas para receberem o presente da vida eterna. [Colocar as figuras da Bíblia, da igreja, do lava-pés e da santa ceia no visual]. Quando lemos a Bíblia [Apontar a Bíblia], recebemos o convite de Deus para a salvação. Ela também nos dá poder para vencer as tentações. Indo à igreja [Apontar a igreja], ouvimos a Palavra de Deus e ajudamos uns aos outros a permanecer firmes em Jesus. [Apontar a figura do lava-pés]. Na cerimônia do lava-pés, o Espírito Santo aumenta nosso amor a Deus e aos irmãos. [Apontar a figura da Santa Ceia]. A Santa Ceia nos relembra o grande amor de Jesus em morrer em nosso lugar e isso aumenta nossa fé e amor a Ele. Tudo isso são meios de Deus usa para atrair as pessoas para sua graça e nos tornar novas pessoas, regeneradas. [Colocar a tira com a palavra Regeneração no visual].
Aqui estão os três R, que vocês devem sempre se lembrar: ruína, redenção e regeneração. Aqui está a história do maior desastre do universo e também do maior amor e do maior milagre.

MEMORIZANDO:
Algumas pessoas acham que se fizerem muita caridade ou passarem por muitos sofrimentos vão conseguir pagar o castigo pelos seus pecados e merecer a vida eterna. Mas isso não existe. Deus não dá a vida eterna porque nós merecemos alguma coisa. Ele nos dá a vida eterna como um presente que nós não merecemos. Mostrar a caixa de presente. A salvação, o perdão dos pecados, a vida eterna são o presente de Deus. Se a salvação fosse em troca de alguma coisa boa que fizemos, então não seria de graça. Mas a Bíblia diz assim [Ler o verso na Bíblia]:  “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.  Efésios 2:8. A salvação é grátis. Não é comprada. É um presente de Deus.  E nós conseguimos esse presente através da fé, ou seja, por acreditarmos que Jesus morreu pelos nossos pecados.
Precisamos sempre lembrar disso, e esse verso não pode sair da nossa memória. Abrir a caixa e mostrar o verso. Recitar com os alunos por três vezes. Fechar uma aba da caixa e recitar o verso inteiro. Fechar outra aba e recitar de novo. Repetir o processo até que tenha terminado tudo.

APLICANDO:
Graça é um favor que a gente não merece. Duas coisas podem nos atrapalhar de receber o presente da vida eterna. A  primeira é não acreditarmos que Deus quer nos dar o presente da salvação. A  segunda é acharmos que fazendo coisas boas podemos merecer a vida eterna, sem precisar do presente de Deus.
Vou falar de algumas pessoas. Se eu falar de alguém que não acredita que Deus quer dar a salvação, ela precisa ouvir a primeira parte do verso para memorizar e vocês devem falá-lo. Se eu falar que uma pessoa que acha que merece a salvação, ela precisa ouvir a segunda parte do verso e vocês devem recitá-lo.
· Sonia nunca matou, nem roubou. Ela acha irá para o Céu por ser uma boa pessoa. “Isto não vem de vós, é dom de Deus.”
· Paulo foi muito desobediente. Ele acha que Deus não vai perdoá-lo. “Pela graça sois salvos”.
· Márcia andou de joelhos da porta da igreja até o altar, pensando que em troca disso Deus lhe daria o perdão dos pecados. “Isto não vem de vós, é dom de Deus.”
· Beto acha que vai para o Céu porque ele nunca falta aos cultos e dá muitas ofertas. “Isto não vem de vós, é dom de Deus.”
· Antonio não quer ir à igreja porque acha que Deus não vai aceitá-lo lá. “Pela graça sois salvos, mediante a fé”.

Muitas vezes pensamos que não somos tão maus assim porque nunca matamos, nem roubamos. Nós olhamos para os outros e pensamos: “sou melhor que ele”. Mas se olharmos para a Lei de Deus e para Jesus, que é nosso exemplo, veremos que somos muito pecadores. Nossos pensamentos são maus e egoístas e nós só merecemos a morte.  Ou talvez você pense que já cometeu muitos pecados e que Jesus não vai mais perdoá-lo mais. Então lembre-se da graça de Jesus, o presente dEle, que é maior que o maior pecador. Ele disse: “Aquele que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:37. Ninguém que vá a Jesus,  por mais pecador que seja, será rejeitado. Então não podemos deixar de ir, não é mesmo?

CONTANDO AOS OUTROS: 
  Entregar as caixinhas já recortadas e ajudar as crianças  a montá-las usando fitas coloridas. Incentivá-las a usar a caixinha para explicar a outros sobre o presente da salvação, que não é oferecido porque merecemos, mas porque Deus é bom.

  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!