segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tesouros Infantis - 1o. Trimestre 2.011 - Lição 8

Conferências Especiais
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER a diferença entre os sábados cerimoniais do Antigo Testamento e o do sábado semanal;
SENTIR convicção sobre a necessidade de guardar o sábado da Lei de Deus;
RESPONDER defendendo o sábado verdadeiro diante de outros.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Jo 1:29.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Revisando:  maquete usada na lição anterior; Conquistando a Atenção: Calendário grande; Lição: painel com as festas anuais, corações com manchas; Memorizando: visual do verso (ampliar o mesmo visual de Contando aos Outros); Aplicando:  painel usado na lição, fita crepe (usar fita crepe que tenha pouca cola, da marca Adelbras, por exemplo); Contando aos Outros:  Uma cópia do cartão com a figura de Jesus (página 73), um pedaço de barbante, uma tira de papel, para cada criança, lápis de cor, cola.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Lição:
Painel: Usar a lousa, a parede ou cartolina ou EVA para fazer um painel com figuras que representam as festas anuais (ver modelo abaixo).

 Fazer cópia das figuras abaixo. Colorir e recortar tudo. Usar essas figuras para fazer o painel.
OBSERVAÇÃO: Colocar as figuras no painel durante a explicação da lição.





Corações com manchas: Fazer vários corações. Fazer uma mancha pequena em um dos corações e ir aumentando o tamanho da mancha em cada um dos corações até que o último esteja quase todo manchado.

Contando aos outros:
· Imprimir as figuras abaixo em papel 180g (cada páginas dá para duas crianças);
· Recortar a figura de Jesus e prendê-la com um cordão por trás do cartão.
· Colar uma tira de papel (com tamanho suficiente para cobrir o cordeiro) em uma das laterais do cartão, de maneira que possa mostrar e esconder o cordeiro.



REVISANDO:
[Mostrar a maquete que foi usada na lição anterior, sem os utensílios. Pegar um utensílio e pedir que uma criança coloque-o no lugar certo. Fazer o mesmo com os outros objetos. Terminar fazendo perguntas sobre as diferenças entre a Lei de Deus e a Lei de Cerimônias.] 

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
  [Mostrar um calendário e dizer]:  Vocês sabem o que o Brasil comemora no dia 22 de abril? Dar tempo para as respostas e dizer: O descobrimento do Brasil. E para relembrar essa data tão importante para os brasileiros, esse dia se tornou um feriado. Esse ano o feriado de 22 de abril vai cair numa quinta-feira. Provavelmente as escolas vão fechar na sexta-feira também, para emendar com o sábado e o domingo. Vai ser um feriado prolongado. O que vocês acham que vão fazer nesse feriadão? Dar tempo para as respostas.
[Depois, dizer]:  Geralmente todo mundo gosta dos feriados. As crianças não vão à escola. Os pais não vão trabalhar. A família fica reunida. Às vezes ficam todos em casa e a mamãe prepara um almoço especial. Às vezes a família sai para um passeio: na praia, no sítio, na casa da vovó. Sempre há um programa especial para os feriados.  Na lição de hoje vamos estudar sobre os feriados do povo de Israel.


 APRESENTANDO A LIÇÃO:
Todos os anos os israelitas tinham vários feriados. Esses feriados eram chamados de SÁBADOS porque a palavra sábado significa  “descanso” e nesses dias eles não trabalhavam. Vou falar para vocês de cada uma dessas festas. Sempre que eu falar a frase “ninguém trabalhava nesse dia” vocês devem contar um feriado nos dedinhos de vocês. [Ou um ajudante fica encarregado de fazer um risco na lousa para cada feriado que as crianças identificarem].  No final da explicação vou perguntar quantos feriados eles tinham por ano. [Sugestão: oferecer um pequeno brinde para as crianças, se acertarem o número correto de feriados ou sábados cerimoniais].
A primeira festa do ano era a Páscoa, que comemorava a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. [Colocar a figura do cordeiro no painel]. Deus mandou Moisés dizer a faraó, o rei do Egito, que deixasse o povo de Israel ir embora. Faraó não deixou e Deus enviou pragas terríveis sobre os egípcios. Mas, mesmo assim, faraó não queria deixar. Então, Deus avisou que mandaria a pior de todas as pragas. O filho mais velho de cada família morreria. A família que não queria perder seu filho mais velho deveria matar um cordeiro e passar o sangue dele na beirada da porta. Quando o anjo destruidor passasse, ele não entraria na casa que tivesse a porta manchada com o sangue. Naquela noite os israelitas deveriam assar o cordeiro e comê-lo com ervas amargas e pão sem fermento.  Quando o anjo destruidor passou aquela noite pelo Egito, os filhos mais velhos dos egípcios foram mortos, até o filho mais velho de Faraó. Mas os filhos mais velhos dos israelitas que tinham passado o sangue do cordeiro nas portas, não foram mortos. Depois disso, Faraó se convenceu de libertar os israelitas. Os egípcios ficaram tão assustados que apressaram os israelitas para saírem logo do Egito. Os israelitas  haviam amassado o pão, mas não dava mais tempo para assá-lo. Eles guardaram o pão em uma bacia, [Opção: colocar a massa em uma bacia ou tigelinha, amarrar um pano e pendurar nas costas] amarraram a bacia com um pano e levaram o pão nas costas.
A Páscoa foi criada para relembrar esse acontecimento e também para ensinar aos israelitas que um dia o Filho de Deus morreria, como morria o cordeiro, para libertar as pessoas da escravidão do pecado. E isso aconteceu mesmo. Muitos anos depois, no dia e hora em que os israelitas  iam matar o cordeirinho da Páscoa, Jesus morreu crucificado.
[Colocar a figura dos pães no painel] No dia seguinte à festa da Páscoa, dia 15, começava a Festa dos Pães Asmos, que durava sete dias. Ninguém trabalhava nesse dia. O último dia da festa também era especial. Ninguém trabalhava nesse dia.  Durante os sete dias eles não comiam pão macio, feito com fermento. O único pão que eles podiam comer era o pão asmo, sem fermento, [mostrar um pão asmo] porque o fermento era considerado um símbolo da maldade.
Vamos entender. Quando alguém começa a pensar mal de outro, no começo pensa só um pouquinho. [Mostrar a figura do coração com uma mancha pequena]. No outro dia o pensamento mau fica maior, [Mostrar o coração com a mancha maior e, em seguida, os outros corações com as manchas maiores] e depois maior, depois maior ainda, e se não for tirado da cabeça de uma vez por todas fica muito, muito,  grande. Para lembrar disso, os israelitas tiravam todo o fermento da casa deles e ainda olhavam por toda parte, para ver se não tinham esquecido em algum lugar. [Vasculhar a sala, como se estivesse procurando algo]. Enquanto faziam isso também procuravam remover os maus pensamentos do coração.
 [Colocar a figura do feixe pequeno no painel] O dia 16 daquele mês também era um dia especial onde comemoravam a Festa das Primícias. Primícias quer dizer “primeira colheita”. Era a época de começar a colher os grãos e  os israelitas separavam os primeiros feixes colhidos para serem ofertados a Deus, no templo. Era uma oferta de gratidão por Deus. Mostrar dois ou três ramos de trigo.
Cinqüenta dias depois da festa das primícias, vinha a festa do Pentecostes, era a Festa da Colheita. [Colocar a figura dos vários feixes de trigo no painel]. Todos os cereais estavam colhidos e os celeiros estavam cheios de alimentos. [Opção: Mostrar uma vasilha plástica transparente cheia de grãos ou um feixe maior de trigo]. Os israelitas sabiam que teriam comida pelo restante do ano e então vinham agradecer a Deus pelo sustento que receberam. Ninguém trabalhava nesse dia.
Havia ainda no dia primeiro, do mês sete, uma festa chamada Festa das Trombetas. [Colocar a figura da trombeta no painel]. Nesse dia o povo ouvia o som de trombetas, chamando-os para adorarem a Deus. [Alguém deve tocar um trompete ou uma “trombeta” de cartolina]. Era um dia de adoração a Deus, onde o povo era lembrado de se preparar para a próxima reunião solene: o Dia da Expiação. Todo mundo aproveitava os próximos dez dias para fazer as pazes entre si e para confessar seus pecados a Deus. Porque eles sabiam que depois não teriam mais chance para isso. Ninguém trabalhava nesse dia.
[Colocar a figura do Dia da Expiação no painel]. O Dia da Expiação acontecia no dia 10 do mês sete. Era o dia em que todos os israelitas se apresentavam diante de Deus, em jejum e oração, arrependidos, tristes por terem pecado. Eles buscavam a certeza de que seus pecados seriam cancelados de uma vez por todas. Ninguém trabalhava nesse dia.
[Colocar a figura da cabanas no painel] A última festa do ano era a Festa das Cabanas. Era uma festa muito feliz: todos os mal-entendidos tinham sido resolvidos e todos os pecados perdoados. Era uma comemoração bem alegre. As pessoas viajavam para Jerusalém e montavam cabanas para passar os sete dias de duração da festa. Ninguém trabalhava no primeiro dia e ninguém trabalhava no último dia dessa festa.
Esses eram os feriados dos israelitas. Quero ver quem conseguiu contar quantos feriados eram. [Dar tempo para que as crianças participem. Depois, mostrar o número 7 e dizer:]  Muito bem. Os israelitas tinham sete feriados todos os anos. Eram sete conferências especiais, com ensinamentos muito bonitos. [Anotar o nome de quem acertou e entregar o brindezinho no encerramento da lição.]

MEMORIZANDO:
Todos os feriados ou sábados cerimoniais dos israelitas mostravam alguma coisa do trabalho de Jesus. Vários cordeirinhos eram sacrificados para lembrarem o sacrifício de Jesus. Quando Jesus começou seu trabalho, João Batista reconheceu que Ele era o Filho de Deus, que morreria no lugar dos pecadores, como os cordeirinhos daquelas festas. João Batista disse [Ler o verso na Bíblia]: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” João 1:29. Graças a Deus, não precisamos nos preocupar em matar cordeirinhos. Nós temos o nosso Salvador Jesus, que já morreu pelos nossos pecados. Vamos, então, memorizar esse verso tão importante. Mostrar o visual e recitar o verso por três vezes. Dividir a sala em dois grupos. O primeiro grupo recita a primeira parte do verso, o segundo grupo recita a última parte e todos recitam a referência. Repetir algumas vezes e depois inverter os grupos.

APLICANDO:
 Os dias daquelas festas em que ninguém trabalhava eram chamados de sábados. Eram sábados cerimoniais, não tinham nada a ver com o sábado que acontece toda semana. E todos eles, além de comemorar as coisas importantes que Deus fizera também eram realizados para dar uma idéia de coisas importantes que aconteceriam no futuro.
[Se as crianças da sala forem muito pequenas, pular para o parágrafo que tem um asterístico e continuar com a atividade]. A páscoa comemorava a libertação do povo de Israel do Egito. Mas ela também dava uma idéia de como seria a libertação do povo de Deus da escravidão do pecado. O cordeirinho que era morto na páscoa, representava Jesus, o cordeiro de Deus, que ia morrer no lugar do pecador.
Quando Jesus morreu, aconteceu o que a páscoa ensinava e aquela festa não era mais necessária. No lugar da páscoa, Jesus colocou a Santa Ceia. [Mostrar a figura da Santa Ceia e fazer um X com fita crepe sobre a figura do cordeiro, ou pedir que uma criança faça isso].
O feriado da Festa dos Pães Asmos, onde era apresentada a primeira colheita ou as primícias, representava a ressurreição de Jesus.  Quando Jesus ressuscitou, alguns servos de Deus que estavam mortos também ressuscitaram. Eles foram a primeira colheita do trabalho de Jesus pelos pecadores. Quando isso aconteceu, essa festa perdeu a utilidade. Por isso, não é mais comemorada. [Fazer um X com fita crepe sobre a figura dos pães asmos, ou pedir que uma criança faça isso].
O Pentecostes era a festa que comemorava a grande colheita de grãos que Deus provera e acontecia cinqüenta dias depois da oferta das primícias. Jesus ressuscitou no dia em que as primícias eram oferecidas. Cinqüenta dias depois, exatamente no dia da festa do Pentecostes, o Espírito Santo veio sobre os discípulos e eles converteram milhares de pessoas. [Mostrar a figura do Pentecostes] Quando isso aconteceu, se cumpriu o que a festa do pentecostes anunciava, então não era mais necessário comemorar essa festa. [Fazer um X com fita crepe sobre a figura dos feixes de trigo, ou pedir que uma criança faça isso].
Havia ainda a Festa das Trombetas, o Dia da Expiação e a Festa das Cabanas, que mostravam alguns acontecimentos de quando chegasse perto do fim do mundo.
 * Quando Jesus morreu, os sacrifícios que eram oferecidos em todas essas festas dos israelitas perderam o valor. E as festas também. [Fazer um X com fita crepe em cima das figuras destas  festas, caso tenha pulado direto para este parágrafo]. Por isso os cristãos não precisam oferecer cordeirinhos, nem parar de trabalhar naqueles sábados ou feriados que os judeus comemoravam.
Mas alguns judeus cristãos, da época do apóstolo Paulo, diziam que aqueles feriados ainda deviam ser guardados e que era pecado trabalhar naqueles dias. Paulo sabia que aqueles feriados não valiam mais. Então ele disse aos cristãos da igreja de Colossos: Ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados”. Colossenses 2:16. Ou seja, os cristãos não precisavam comemorar aqueles feriados que eram chamadas de sábados. Eles não precisavam comer e beber as coisas que eram exigidas durante aquelas festas. Tudo isso já tinha acabado. Muitas pessoas lêem esse texto e pensam que Paulo está dizendo que não precisa santificar o sábado. São pessoas que não sabem o que são sábados cerimoniais e não sabem a diferença entre o sábado dos Dez Mandamentos e aqueles feriados. Se algum dia falarem para vocês que o sábado foi anulado com a morte de Jesus vocês podem dizer que foram os sábados cerimoniais, ou feriados, e não o sábado da Lei de Deus.
Vou falar o nome de vários sábados cerimoniais e de vez em quando vou falar o sábado da Lei de Deus. Quando eu falar um sábado cerimonial vocês devem cruzar os dois dedos indicadores, formando um X, porque eles foram anulados. Quando eu falar o sábado da Lei de Deus vocês devem erguer os polegares, porque esse é um mandamento da Lei de Deus que não foi anulado.
Dizer os nomes dos sábados, dando tempo para as crianças fazerem os gestos certos:
Páscoa. Festa dos Pães Asmos. Primícias. Sétimo dia da semana.
Pentecostes. Sétimo Dia da Semana. Festa das Trombetas.
Sétimo Dia da Semana. Dia da Expiação. Festa das Cabanas. Sétimo Dia da Semana.

CONTANDO AOS OUTROS: 
  Entregar uma cópia de cada cartão e da figura de Jesus (acima) para cada criança. Deixar que pintem e enfeitem como desejarem. Ajudá-las a colar a tira  de papel em uma das laterais do cartão, de maneira a esconder ou mostrar a figura do cordeiro. Ajudá-las também a colar uma ponta do barbante atrás da figura de Jesus e a outra ponta atrás do cartão. Ensiná-las a contar aos outros sobre os sábados cerimoniais, mostrando o cordeiro. Depois, ao contar sobre Jesus, esconder o cordeiro com a tira de papel e colocando a figura de Jesus para a frente do cartão, falando que Ele é o verdadeiro cordeiro.
  

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