quinta-feira, abril 01, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 13 - 1º Trim. 2010






CHUVAS DE BÊNÇÃOS
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER seu dever de honrar e respeitar os mais velhos e autoridades;
SENTIR respeito pelos mais velhos e autoridades;
RESPONDER respeitando os mais velhos e as autoridades.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. Porque eles serão uma grinalda de graça para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço”. Provérbios 1:8,9.

LEITURA AUXILIAR: Profetas e Reis, 236, 237.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: medalha, coroa, colar (ou gravuras disso); Conquistando a Atenção: gravuras de casas luxuosas; Apresentando a Lição: mapa mundi, jornal ou carta circular, coroa usada em memorizando, bacia, regador com água; Aplicando: quebra-cabeça (instruções abaixo); Contando aos Outros: cópias da Planilha de Trabalho (abaixo) para cada aluno.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Aplicando:
No centro de um pedaço quadrado de papel cartão, desenhar um círculo com o sinal R$. Desenhar por cima uma tarja vermelha em diagonal (como no sinal de proibido estacionar). Cortar esse cartaz em dez pedaços, formando um quebra-cabeça. Escrever uma das referências seguintes cada pedaço: AMOR – 1 Jo 3:11; HONRA – Ef.6:2; OBEDIÊNCIA – Cl 3:20; BOM COMPORTAMENTO – Pr 20:11; CONTROLE DA RAIVA – Tg 1:19-20; SEM MENTIRA – Ex 20:16; SEM JURAMENTO – Ex. 20:7; SEM DISCUSSÕES COM OS PAIS – 1 Pe 5:5; GRATIDÃO – 1 Ts 5:18; GENTILEZA/TERNURA/PERDÃO – Ef. 4:32


MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Com antecedência, escrever o texto em uma cartolina ou na lousa. Mostrar uma medalha, uma coroa (pode ser de papel dourado) e um colar (pode ser de contas coloridas, imitando pedras preciosas) ou gravuras desses objetos. Dizer: Existem muitas coisas que são usadas para indicar honra ou poder. Quando alguém ganha uma competição ou age de maneira corajosa, geralmente é honrada com uma medalha. É uma forma de demonstrar que aquela pessoa merece admiração. Um rei ou rainha, que são autoridades honradas e respeitadas, demonstram sua posição usando uma coroa. Na época de Salomão um colar indicava também poder e esplendor. Estes adornos demonstravam que a pessoa que os usava merecia respeito e admiração. Nosso texto para memorizar de hoje fala que aqueles que costumam obedecer às instruções de seus pais são admiradas e honradas, assim como o são as pessoas que usam medalhas e coroas. Ler o texto na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Mostrar a coroa e o colar quando mencioná-los ao recitar o texto. Recitá-lo com a classe por duas ou três vezes. Depois fazer o Recitamento Maluco. Dar tempo para que os alunos recitem suas partes depois de receberem ordens semelhantes às seguintes: Quem estiver de saia recite a primeira parte, quem estiver de calça recite a segunda. Quem estiver de pernas cruzadas repita a referência. Quem estiver com alguma coisa azul na roupa, recite a primeira parte, que tiver alguma coisa branca recite a segunda parte. Quem estiver de sapatos, recite a referência, quem estiver de sandálias recite a primeira parte. Criar ordens conforme a sua criatividade e a realidade da sala. Continuar assim até que o verso tenha sido memorizado. Finalizar dando uma ordem que todos obedeçam, como: Quem tem boca recite o verso inteiro.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): cabelos brancos = cãs
            Mostrar diversas gravuras de casas luxuosas e mansões ou lugares onde é muito caro morar. Perguntar: Que tipo de pessoas vocês acham que moram nessas casas? Operários, camelôs ou empresários, artistas e banqueiros? Por que vocês acham que um operário não poderia morar em uma casa assim? Porque custa muito dinheiro. O que vocês acham que faz com que uma casa seja muito cara? O material empregado, o tamanho, a localização. A localização é realmente muito importante e valoriza muito uma propriedade. Hoje estudaremos sobre uma casa que tem a localização mais preciosa do mundo.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar um mapa mundi. Apontar a localização das grandes cidades. Perguntar: Em que lugares vocês acham que as propriedades valem muito dinheiro? Dar tempo para que respondam. Como você se sentiria se morasse no local mais valorizado da Terra? Orgulhoso, feliz.  Dependendo do local, um único pedacinho pode custar muito caro. Agora pensem em quanto pode valer uma casa construída em um pedacinho do Céu. Será que o mais rico homem do mundo teria dinheiro suficiente para comprar uma casa lá? Claro que não. Um pedacinho do Céu custa mais que qualquer ser humano possa pagar. Mas você e eu podemos ter uma propriedade em um pedacinho do Céu e nem precisamos esperar Jesus voltar para que isso aconteça. Podemos ter um precioso pedaço do Céu agora mesmo. Sabem onde? Em nossa própria casa. Pensem bem porque o Céu é um lugar tão precioso. É que lá estão Jesus e os anjos, e existem o amor e a bondade. Todos lá vivem para fazer uns aos outros felizes. Entenderam agora como podemos ter em nossa própria casa um pedacinho do Céu? Trazendo para cá a companhia de Jesus e dos anjos. E só podemos atraí-los se em nosso lar os pais e os filhos forem corteses, respeitosos, bondosos e amáveis uns com os outros. Um lar onde reina o amor é mais precioso para Deus que todas as riquezas que os homens podem conquistar. E todos estão de olho nesta riqueza.
Mostrar um cartaz de algum evento ou uma carta circular ou um jornal, fixados no mural ou na parede. Dizer: Vocês já perceberam que quando se fixa um cartaz ou as manchetes de um jornal em um lugar de passagem, as pessoas param e ficam lendo e observando tudo? Assim é o lar dos reformistas. Todos observam o comportamento da família cristã. Somos observados pelas pessoas, que querem saber como é o comportamento de um servo de Deus. Somos observados por Deus, que quer usar a vida de sua família para falar de seu poder para os incrédulos e somos observados também por Satanás, que quer trazer discórdia e desobediência na família.
Nada pode convencer melhor os incrédulos do poder de Deus que uma família fiel e que demonstra confiança inabalável no Pai celestial. Mas quando mostramos falta de fé e caráter defeituoso estamos destruindo nossa boa influência e ajudando Satanás a espalhar descrença. Foi para que houvessem lares felizes e unidos que Deus nos deu o quinto mandamento.
Mas este mandamento nos ensina a honrar outras pessoas além de nossos pais. Inclui também aqueles que não são os pais de sangue, mas que educam e cuidam de uma criança como se fosse seu filho. Este mandamento ensina a termos respeito a todas as pessoas que tenham alguma autoridade e também aos mais velhos. Mostrar a coroa usada em memorizando. Dizer: Uma coroa indica que seu dono é uma pessoa importante e que deve ser respeitado por isso. Ela conta um pouco da história de seu dono. Na Grécia antiga, a coroa de louros indicava que seu possuidor vencera uma competição dura. Em muitos países, um rei só conquistava a coroa depois de lutar bravamente para defender seu país. Existe uma coroa muito preciosa, de prata, que algumas pessoas usam e que indicam que são combatentes na luta da vida. Essa coroa fala de batalhas feridas, vitórias ganhas, de responsabilidades suportadas e tentações vencidas. Falam de pés cansados de caminhar e que logo vão descansar.  Fala de um lugar que logo ficará vazio.  É uma coroa que indica que seu possuidor merece muito respeito e honra. Sabem que coroa é essa? São os cabelos brancos dos idosos. A Bíblia diz que devemos nos levantar diante daqueles que têm cabelos brancos, que usam essa honrosa coroa. 

Infelizmente, o respeito e cuidado para com os mais velhos é raridade em nosso mundo. Muitos jovens e crianças são atrevidos e desobedientes, não respeitando ninguém. Costumam caçoar de tudo e de todos, sem imaginar que estão cometendo um grave pecado e que vão receber sérias conseqüências por suas atitudes. A Bíblia conta a terrível história de um grupo de jovens que gostava de se divertir através da zombaria. Eles eram tão atrevidos que zombavam até das coisas sagradas. Um dia, ao verem o profeta Eliseu se aproximando da cidade deles, começaram a caçoar de sua aparência e também do milagre ocorrido quando Elias subiu ao Céu em uma carruagem de fogo.  Eles diziam: “Sobe, velho careca, sobe!” E caíam na risada. De repente, Eliseu virou-se e pronunciou uma maldição sobre eles. Logo as risadas se transformaram em gritos de desespero porque duas ursas ferozes saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois daqueles pequenos. Parece um castigo muito terrível? Se isso não tivesse acontecido, as pessoas não dariam mais atenção aos avisos e conselhos de Eliseu e ele não poderia mais ajudá-los. Mas, depois daquele episódio terrível, ninguém mais ousou desrespeitar o servo de Deus e assim seu trabalho não foi prejudicado.  Essa história é um aviso para que nós respeitemos e honremos os pastores, obreiros, os professores e os pais. Evitando assim que a maldição de Deus caia sobre nós.
 Na verdade as bênçãos e maldições caem sobre nós de acordo com nossas escolhas. Na escola, quando o aluno escolhe não levar a sério as tarefas e provas, qual o resultado? Notas baixas. E o aluno que escolhe se dedicar aos estudos, qual a sua recompensa? Boas notas. Entre um aluno que pega no instrumento de vez em quando e um aluno que pratica todos dias, qual será recompensado com habilidade para tocar o instrumento? Aquele que pratica. A obediência e a desobediência também têm seus resultados. Os filhos desobedientes e rebeldes terão muitas dificuldades na vida porque não conseguirão obedecer a seus chefes e não suportarão serem contrariados. Os filhos obedientes receberão como recompensa o sucesso na vida porque serão obedientes aos seus chefes, cumprirão seus deveres com cuidado e sem queixas, saberão conviver bem com os outros e estarão sempre dispostos a fazer outros felizes, mesmo que tenham de renunciar a sua vontade. Quem não quer conviver com alguém assim?
             Algumas das mais lindas bênçãos da Bíblia estão prometidas aos filhos obedientes. Mas algumas das mais terríveis maldições estão esperando por aqueles que são filhos desobedientes e rebeldes. Virar um regador com água sobre uma bacia. Pedir que os alunos tentem contar a quantidade de gotas de água que foram derramadas. Dizer: Se não conseguimos contar as gotas de uma quantidade tão pequena de água, imaginem como contarmos as gotas de chuva! Deus quer derramar suas bênçãos sobre os filhos obedientes, como Ele derrama a chuva sobre a Terra. Mas Ele não impedirá também que as maldições alcancem aqueles que escolhem a desobediência. Vocês hoje podem escolher o que desejam para suas vidas: bênção ou maldição. Escolham a bênção e serão realmente felizes. E com certeza, onde vocês estiverem, ali será um pedacinho do Céu.

B. REVISANDO E AMPLIANDO: Não corrigir a questão de sábado (pág. 111 da lição do aluno).
Pedir aos alunos que vieram para a classe com as questões da lição respondidas para que levantem suas mãos. Dar um pequeno brinde (adesivo, chaveiro, cartão, etc.) ou um pequeno privilégio (participar como dirigente em uma liga de crianças, auxiliar o professor nas próximas lições, etc). Sortear um aluno para que responda a primeira questão da lição. Se ele acertar poderá usar a coroa de graça e o colar de honra (que foram usados para ensinar o verso). Se errar outro aluno será escolhido (dar dicas, se necessário). Depois de colocar o colar e a coroa, o aluno escolhe quem deve responder à próxima questão. E o processo continua até acabarem as perguntas.

C. APLICANDO:
Se a classe for muito grande, dividi-la em duplas ou grupos. Entregar um pedaço do quebra-cabeça para cada aluno ou grupo. Pedir que completem as questões no verso de seus pedaços e leiam os textos. Dizer que no texto há uma dica de presente que podemos dar para os nossos pais e os adultos em geral. Explicar que do outro lado da questão há um pedaço de um quadro que mostrará qual é o preço daquele presente. Depois que responderem à questão, cada grupo ou aluno se levantará e dirá uma sugestão de como demonstrar respeito aos adultos e o lerá o texto que contém o presente. Depois, todos tentarão juntar o outro lado do quebra-cabeça, montando a figura do cifrão cortado. Explique que as demonstrações de respeito e bondade para com os mais velhos são presentes tão caros que não possuem preço. Nenhum dinheiro pode comprá-los. 

D. CONTANDO AOS OUTROS:
            Usar a Planilha de Trabalho para planejar com os alunos uma atividade extra-classe em que poderão colocar em prática o que aprenderam sobre o quinto mandamento.
Sugestões:
Visita a um asilo. Neste caso pensar em todas as formas possíveis de levar alegria e carinho a eles.
Mutirão para serviços gerais. Na casa de um idoso solitário ou família que não tem o pai. A classe deverá se preparar para fazer uma faxina geral, bem muito cuidadosa, na casa e no quintal; fazer comida, lavar e passar roupas, cantar e orar.
Homenagem ao pastor ou obreiro. Preparar uma cesta de café-da-manhã e fazer uma serenata para o pastor ou obreiro agradecendo por sua dedicação. Ou, montar um presente feito com objetos de uso pessoal ou de escritório (sabonete, pasta de dente, envelopes, lenços, clips, régua) doados pelos alunos. Escrever uma carta de agradecimento e anexar ao presente.
  Em todos os projetos, deixar bem claro que tudo deverá ser feito com amor e alegria, sem reclamações, para as pessoas sintam-se realmente felizes com o trabalho.





Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!