quinta-feira, abril 08, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 2 - 2º trimestre 2010 - Suplemento do Professor

HOMENS E ANJOS, SERES DIFERENTES

Ao final da lição o juvenil deverá
SABER que Deus criou o homem para refletir Seu caráter amoroso e justo.
SENTIR –se importante por ter a responsabilidade de refletir o caráter amoroso de Deus.
RESPONDER vivendo de maneira a levar as pessoas a pensarem no amor de Deus.

PENSAMENTO CENTRAL: Meu modo de ser deve lembrar a outros do amor de Deus.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Que é o homem mortal para que Te lembres dele? ... Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.”
 Sl 8:4,5.

LEITURAS AUXILIARES: Caminho a Cristo, 39; O Grande Conflito, 511.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblias; Conquistando a Atenção: objetos que formam enxoval de bebê ou convite para chá de bebê ou senhora gestante ou com bebê recém-nascido; Lição: espelho pequeno, gravuras de frutas e flores (ou frutas e flores reais em um arranjo), gravuras de aves, peixes, animais, anjos e Adão e Eva, cartão com a palavra IMORTALIDADE; Revisando: papeizinhos dobrados com as respostas para as questões; Aplicando:  caixa com espelho, cópias da atividade O Reflexo para cada aluno; Contando aos Outros: cópia do Porta-Calendário para cada aluno.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Aplicando:
Colocar um espelho pequeno dentro de uma caixa de sapato com tampa. Não permitir que o espelho seja visto.



Contando aos outros:
            Fazer uma cópia do Porta-Calendário para cada criança. Recortar e colar em cartolina. Dobrar na linha pontilhada. Dobrar como na figura abaixo. Encaixar um calendário no corte (ou deixar que os alunos coloquem o calendário em casa).
Este modelo é para pintar:



Este outro modelo é mais delicado:



MEMORIZANDO (até 10 minutos): Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada. Dizer: Nós somos mortais e pecadores. Não merecemos a atenção e o amor de Deus. Somos pouco menores que os anjos. No entanto, Ele nos deu a glória e a honra de que Jesus veio ao mundo, não como um anjo, mas como um homem. Que misericórdia! Que bondade! Que amor! Que humilhação Jesus passou para poder nos honrar! Esse pensamento deve nos encher de gratidão e amor. Mas Ele fez isso para que possamos honrá-Lo e glorificá-Lo, através de uma vida que lembre aos outos do amor de Deus. Vamos memorizar esse verso. Dividir a sala em três grupos e fazer um jogral com o verso, repetindo-o por quantas vezes forem necessárias. Inverter as partes dos grupos, se achar necessário.  
Grupo 1: “Que é o homem mortal para que Te lembres dele?”
Grupo 2: “Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos,”
Grupo 3: “E de glória e de honra o coroaste.”
Todos: Salmo 8:4 e 5.
            Meu modo de ser pode lembrar a outros do amor de Deus. Repitam comigo.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Mostrar um convite para chá de bebê. Pedir que a turma dê sugestões de itens que compõem uma lista de enxoval (outra opção: se houver uma senhora gestante ou com bebê recém nascido, pedir que a turma faça uma pequena entrevista sobre os preparativos necessários para receber um bebê). Perguntar como deve ser preparado o quarto, que utensílios são indispensáveis e quais são usados apenas para decorar. Se possível, mostrar alguns itens. Observar que o quarto do bebê deve ser aconchegante, com a temperatura agradável, recebendo luz e calor na quantidade certa; deve ser arejado, mas sem corrente de ar. Salientar que todos esses cuidados são tomados porque os pais amam os filhos e desejam demonstrar-lhes amor. Depois de terminar a entrevista, agradecer e dizer à turma: Em nossa lição de hoje falaremos do preparo para receber um ser muito especial.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
Olhar-se em um espelho. Deixar que alguns alunos  vejam-se no espelho. Dizer: Um espelho reflete a imagem da pessoa que o observa. Ele mostra como essa pessoa é. Às vezes uma criança é tão parecida com o pai, na fisionomia e no jeito, que as pessoas lembram-se do pai apenas por verem o filho. Usar como exemplo, se houver na igreja, algum adolescente ou adulto que se pareça muito com o pai. O pai geralmente gosta de ouvir que seu filho é a “sua cara”.
Junto com Jesus e o Espírito Santo, Deus planejou criar um ser muito especial que revelasse a glória de Seu caráter. Alguém que, como um espelho, refletisse a Sua imagem. Um ser que,  pela semelhança na aparência e no jeito de ser, trouxesse à lembrança o caráter do Pai.
Mas antes de criar um ser tão importante era necessário criar um ambiente adequado a ele.  Primeiro criou o ar, puro e revigorante. Inspirar profundamente. Depois criou a luz. Apontar para a claridade do sol ou mostrar uma figura da separação luz/trevas. Separou a terra das águas e na terra fez nascer tudo de bom e bonito para alimento daquela criatura maravilhosa que logo surgiria. Neste momento, Deus não pensou apenas no que seria necessário à vida, mas também pensou em coisas que enfeitariam o ambiente e onde se notaria Sua preocupação em dar alegria e prazer a Seus filhos. Assim são Ele criou as belas flores e os saborosos frutos das árvores. Mostrar frutas e flores verdadeiras em um belo arranjo ou gravuras de frutas, flores e paisagens.
Para que a temperatura do ambiente fosse adequada, Deus colocou a Terra na posição exata, com relação ao Sol: nem perto demais, como o planeta Mercúrio, nem longe demais, como Marte e os outros planetas do sistema solar. Mostrar a posição da Terra em relação ao Sol. Tudo estava muito lindo, mas muito quieto e silencioso. E nosso Deus ordenou que o mundo se enchesse de aves com seus belos cânticos e que o mar borbulhasse de alegres seres vivos. Mostrar gravuras de aves e de peixes. Estava quase tudo pronto. Mas ainda era necessário prover ocupação para o belo ser que estava para ser criado. Assim surgiram os animais, para deleite e benefício do homem, como todo o resto da criação. Mostrar gravuras de animais. Finalmente, estando tudo pronto, Deus se ocupou da criação do homem. Com todo esmero, criou um ser superior a tudo que havia sobre a face da Terra, capaz de usufruir e administrar aquele belo lugar. Um ser capaz de refletir o caráter de Deus, sendo feito à Sua imagem e semelhança. Um ser perfeito. Mostrar uma gravura de Adão e Eva no Paraíso ou apontar para os alunos.
Mas, embora sendo perfeito, o homem foi criado em situação inferior aos anjos. Os anjos são seres poderosos e cheios de glória. Mostrar gravuras de anjos. Na presença dos anjos, homens santos como o apóstolo João e o profeta Daniel sentiram-se fracos e imperfeitos, dominados de medo e reverência. Corrigir as questões de segunda e terça-feira.
Para Jesus, o Criador do Universo, já seria uma infinita humilhação vir a esse mundo revestido com a glória dos anjos. Mas Ele não achou demais assumir a simples forma de um homem. Mostrar uma gravura de Jesus. Ele desejou que todos conhecessem a glória e beleza de Seu caráter (o qual Ele fez questão de revelar plenamente) e não a glória e beleza de sua aparência. Ele veio para mostrar que o homem poderia alcançar, através dos poderes celestiais, um glorioso caráter de obediência. Se tivesse vindo na forma de anjo não poderia nos dar o exemplo perfeito do que um ser humano pode ser pela graça de Deus. Corrigir as questões de quarta-feira.
Como vimos os anjos e os homens são diferentes uns dos outros. Haverá uma ocasião em que os anjos e os homens serão iguais, pelo menos em um sentido. Pedir que abram suas Bíblias e leiam Lucas 20:36. Alguns usam esse verso para dizer que os anjos são pessoas que morreram. Mas não é isso que o verso quer dizer.  Na verdade, a principal diferença entre os homens e os anjos é que estes são imortais e aqueles mortais. Os homens foram criados mortais, com a possibilidade de alcançarem a imortalidade, através da obediência. Segurar com uma mão o cartão com a palavra “imortalidade”. Erguer a outra mão e alcançar o cartão, mostrando que a imortalidade estava ao alcance do homem, através da obediência. O pecado afastou a imortalidade para fora do alcance humano. Colocar o cartão em um lugar alto da sala. Pedir a uma criança pequena que tente alcançá-lo. Depois que ela não conseguir, dar uma cadeira ou erguê-la, para que ela o alcance. Dizer: Jesus veio a este mundo para prover um meio de alcançarmos a imortalidade. Através da fé no sacrifício de Jesus feito em nosso lugar, podemos ser perdoados e receber poder para obedecer. Os fiéis filhos de Deus, por ocasião da volta de Jesus, terão seus corpos transformados e receberão vida eterna. Então, os homens e os anjos serão igualmente imortais. Nesse sentido serão iguais. Corrigir as questões de quinta-feira. Dizer: Nós não podemos imaginar direito como será ser imortal, mas podemos lutar com todas as forças que Deus nos dá para alcançar esse momento glorioso, quando o belo sonho de Deus para o homem, finalmente, se tornará realidade, para sempre.

A.   REVISANDO:  
Com antecedência, escrever as respostas das questões de sexta-feira em papeizinhos. Dobrá-los e colocá-los em um recipiente. Deixar que os alunos peguem as perguntas (se não forem suficientes para todos, deixar que dois ou três respondam juntos a mesma questão). O professor deve ler a questão e o(s) aluno(s) que tiverem a resposta deve(m) completar a sentença. Os que errarem devem permanecer em pé até o fim da atividade, a não ser que encontrem um “remidor” (alguém que responda em seu lugar).

B.   APLICANDO:
Chamar um aluno à frente, mostrar-lhe a caixa e dizer que lá dentro está a foto de alguém cujo caráter ele deve descrever. Como é segredo o nome da pessoa, ele não deve dizer quem é, nem deve mostrar a foto. Depois que o segredo for descoberto, dizer: O espelho reflete a imagem. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e Seu desejo é que reflitamos toda a beleza de Seu caráter. Que as pessoas, ao observarem nossa maneira de ser, lembrem-se dEle. Mas isso depende de que nos entreguemos totalmente a Ele e mantenhamos comunhão contínua com o Céu. Usando a folha de atividades faremos uma avaliação de como podemos cumprir, através do poder de Deus, o propósito dEle em nossa vida. Lembrem-se: Meu modo de ser pode lembrar a outros do amor de Deus. Repitam comigo.

   
C.   CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar o porta-calendário semi pronto. Deixar que pintem e montem. Enquanto trabalham dizer: Fomos feitos um pouco menores que os anjos, mas ainda assim, recebemos a glória do caráter de Deus para revelarmos e a honra de que Cristo veio ao mundo na forma de homem. Um dia, se formos fiéis, poderemos ser iguais a eles, possuindo a vida eterna. Usem esse trabalho de hoje para contar a outros sobre a posição do homem com relação aos anjos e de como podemos nos preparar para um dia sermos iguais a eles, na volta de Jesus. Não esqueçam: Meu modo de ser pode lembrar a outros do amor de Deus. Repitam comigo.








Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!