quinta-feira, abril 29, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 5 - 2º Trim. 2010


ANJOS DA GUARDA

Ao final da lição o juvenil deverá
SABER que, se rejeitar os caminhos do mal, o anjo da guarda pode protegê-lo.
SENTIR desejo de viver de modo a estar protegido por seu anjo.
RESPONDER, vivendo de modo a estar sempre acompanhado do bom anjo.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Porque aos Seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.” Sl. 91;11 e 12.

LEITURAS AUXILIARES: O Grande Conflito, 511; 2 Re 6; Patriarcas e Profetas, 539.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblias, pedra ou tijolo, pessoa para acompanhar; Conquistando a Atenção: bacia ou jarra com água, vidro com tampa, bolinha de gude, guardanapo de papel (instruções abaixo); Lição: mesmo material usado em “Conquistando a Atenção”; Revisando: papeizinhos com as perguntas e respostas da recapitulação da lição (perguntas de sexta-feira); Aplicando:   cópias da tabela abaixo para cada aluno; Contando aos Outros:   cópia da tabela abaixo para cada aluno.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Conquistando a Atenção:
Com antecedência, preparar uma bacia ou jarra com água e um vidro vazio, com tampa. Com corretivo ou tinta branca, escrever a palavra FÉ em uma bolinha de gude (ou outra coisa que não se desmanche facilmente na água). Embrulhar a bolinha em um guardanapo de papel, de maneira que não possa ser vista.


MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Com antecedência, deixar uma pedra ou tijolo na frente da sala, no caminho por onde o professor deve passar. Entrar na sala na companhia de uma pessoa (de preferência bem forte). Fazer que não está vendo a pedra. A pessoa que acompanha deve impedir que o professor tropece na pedra. Dizer: Ainda bem que havia alguém para me ajudar senão eu teria tropeçado e, talvez, até me machucado. Na verdade nós temos alguém sempre conosco para nos proteger e ajudar. Isto está escrito na Bíblia em Salmo 91;11 e 12.  Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada. Esta é uma promessa que transmite muita segurança e é importante que nos lembremos dela, por isso vamos memorizá-la. Fazer um círculo com os alunos (a pessoa que está acompanhando deve ficar atrás do professor, discretamente). Todos com Bíblias na mão. O professor lê a primeira palavra do verso, o próximo aluno à sua direita lê a próxima e assim por diante, até que todo o verso seja mencionado. Então todos devem recitar a referência. Depois, todos devem fechar suas Bíblias. O professor fala a primeira palavra e o processo se repete até que todos tenham memorizado o verso.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Aproximar a bola de papel  (preparada conforme instruções acima) do recipiente com água e perguntar o que acontecerá com ela se for mergulhada na água. Depois das respostas, colocar a bola dentro do vidro com tampa e fechá-lo bem. Perguntar o que acontecerá com a bola de papel se você derramar água sobre o vidro. Fazer isso para que vejam. Depois, retirar o objeto de dentro do vidro e mostrar que continua intacto. Dizer:  Este objeto foi protegido pelo vidro. Sem o vidro ele estaria completamente estragado porque ele é muito frágil. Nós também somos muito frágeis, por isso precisamos de proteção. Em nossa lição de hoje veremos como podemos ser protegidos.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
O professor deve caminhar pela sala, conversando com os alunos ou procurando alguma coisa. O “guarda-costas” deve ficar sempre por perto. Com antecedência, combinar algum perigo que possa ser evitado pela pessoa (sugestões: o “guarda-costas” pode impedir o professor de beber alguma coisa que seja “perigosa” ou de pegar em algo que vá feri-lo). Depois que o professor for protegido deve agradecer ao “guarda-costas” e dizer: As pessoas encarregadas de proteger alguém são chamadas de guarda-costas. Geralmente as autoridades e pessoas muito ricas estão sempre acompanhadas de guarda-costas ou seguranças. Onde quer que elas estejam os seguranças estão lá para evitar que sofram algum atentado. Hoje eu estive acompanhado(a) de uma pessoa para que vocês percebessem mais ou menos como é o trabalho do guarda-costas. Quero agradecer ao irmão (ou irmã) que nos ajudou nisto (a pessoa deve agradecer e sair ou sentar-se).
            Mas não são apenas as autoridades e pessoas de dinheiro que podem ter guarda-costas. A Bíblia diz que todos nós temos seguranças muito mais poderosos e capazes que os seres humanos. São os nossos anjos. Corrigir as questões de domingo.
            Deus nos ama muito e nos cerca com Seu amor por todos os lados. Ele quer nos proteger de Satanás e suas artimanhas. Uma história que ilustra isso muito bem é a história de Jó. Ele era um servo de Deus, muito fiel e obediente e o Senhor cuidava muito dele. Satanás irritou-se porque sempre que tentava destruir Jó os santos anjos de Deus o impediam de fazer isso. Deus o protegia por todos os lados (mostrar o vidro com o objeto dentro) e, por mais que quisesse, Satanás não conseguia destruí-lo (jogar água sobre o vidro fechado, dentro de uma bacia). Um dia Satanás acusou Jó de ser obediente apenas porque Deus o protegia. E, para mostrar que Jó realmente obedecia por amor, Deus retirou Sua proteção, dentro dos limites, por um pouco de tempo. A proteção de Deus sobre Jó era feita pelos anjos e Deus deixou que eles não atuassem. Tirar a bola de papel de dentro do vidro. Então Satanás atacou Jó com toda a sua fúria.  Jogar água sobre a bola de papel. Ele trouxe tragédias, perdas e até doença sobre Jó, pensando que estava tirando seus maiores tesouros. Deixar que a água desmanche a bola de papel. Mas havia um tesouro que Jó sabia que Satanás não podia tocar e por isso não deixou de ser fiel a Deus. Esse tesouro era sua fé. Mostrar a bola de gude com a palavra FÉ. Esse era o maior tesouro de Jó e Satanás não podia destruí-lo.
            Há outra história Bíblica que mostra de forma emocionante a proteção dos anjos. É a história de um exército de cegos. Ben-Hadade, o rei da Síria, fazia muitos planos secretos para atacar o rei de Israel, mas não conseguia nada porque aonde ele fosse, o rei de Israel ficava sabendo e não passava por ali. Corrigir a questão número 1, de terça-feira. Quando Ben-Hadade descobriu que Eliseu estragava seus planos, resolveu mandar um grande exército com carros e cavalos para prender Eliseu.
            Então, certa manhã, o servo de Eliseu olhou pela janela e viu, ao redor da cidade onde moravam, os soldados e carros de guerra dos sírios. Ele ficou apavorado, mas Eliseu falou tranqüilamente: “Não tenha medo, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.”
            Mesmo assim o servo continuou com medo e Eliseu então pediu a Deus que abrisse os olhos do moço para que ele pudesse ver o grande exército de anjos que estavam ao redor deles. O Senhor atendeu ao pedido dele e quando o servo olhou outra vez, viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo. Um exército de anjos estava ali para protegê-los. Ele sabia que podia confiar no Senhor.
            Quando o exército sírio estava chegando, Eliseu orou: “Senhor, fere estes homens de cegueira”. Deus respondeu à oração imediatamente e os sírios ficaram cegos. Confusos e tontos eles pediram ajuda a Eliseu e ele os guiou ao meio da cidade. Eliseu então orou pedindo que Deus curasse a cegueira deles e os soldados viram que estavam no meio da cidade e cercados pelo exército de Israel. Corrigir as questões 2 e 3.
            Outra história inesquecível é a de Daniel. Ele amava muito a Deus e sentia grande necessidade de falar com o Senhor todos os dias. Três vezes ao dia ele se ajoelhava e orava, buscando sabedoria e direção. Aliás, esse era o segredo de seu sucesso. O rei Dario gostava muito de Daniel porque, além de ser muito sábio, ele era muito honesto. Era uma pessoa que realmente inspirava confiança.
            Os outros sábios do reino tinham muito inveja de Daniel e procuravam um meio de se livrar dele.  Como Daniel era muito honesto, eles não acharam nada de errado nele. Mas, como sabiam que Daniel orava três vezes ao dia, por sugestão dos anjos maus, fizeram o rei Dario assinar um decreto proibindo qualquer pessoa de fazer orações a alguém que não fosse o rei Dario. E a pessoa que desobedecesse seria lançada na cova dos leões. O rei não desconfiou de nada e assinou o decreto, que não poderia ser revogado. Corrigir a questão 1, de quarta-feira. Daniel não deixou de orar. E os príncipes foram contar ao rei que Daniel havia desobedecido às ordens reais e que por isso deveria morrer. O rei ficou muito desgostoso, mas o decreto não poderia ser mudado. Com muita tristeza o rei mandou chamar Daniel e ordenou que ele fosse lançado na cova dos leões. Quando viu Daniel, o rei falou: “O teu Deus te livrará.” Corrigir a questão 2, de quarta-feira.
            Na história de Daniel podemos ver que, às vezes, parece que os anjos maus conseguem o que desejam. Mas Deus permite isso para mostrar ainda mais o Seu poder maravilhoso. Ele enviou Seu poderoso anjo para fechar a boca dos leões e protegeu assim o Seu servo fiel. Quando o rei viu o grande livramento de Daniel e a maldade daqueles que tinham preparado tudo, ordenou que eles fossem jogados na cova dos leões. E a Bíblia diz que, mesmo antes de chegarem ao fundo da cova, os leões os alcançaram e devoraram. Os anjos maus não tinham poder, nem interesse, em salvar seus perversos ajudantes. E os anjos bons não podiam defender aqueles que haviam desafiado a Deus e desejado impedir que Seus filhos O adorassem. O mau desejo deles para Daniel cumpriu-se na vida deles mesmos. Corrigir as questões de quinta-feira.
            O mesmo Deus que colocou uma cerca de anjos ao redor de Jó, que mandou em exército celestial para lutar por Eliseu e que ordenou ao Seu anjo que fechasse a boca dos leões também hoje envia Seus poderosos ajudantes para proteger, salvar e auxiliar Seus servos fiéis de hoje. Se você já entregou sua vida ao Senhor e é fiel a Ele, pode ter a certeza de que os bons anjos de Deus estão ao seu lado.
             
C.   REVISANDO:
Escrever as questões da recapitulação de sexta-feira em papeizinhos. Escrever os nomes Daniel, Jó e Eliseu em outros papeizinhos. Dividir a classe em 6 grupos ou duplas. Cada grupo deve pegar um papelzinho. Um grupo deve ler o nome que está escrito em seu papel e o grupo que tem a frase que se refere àquele nome deve lê-la. Em seguida o próximo grupo que tem outro  nome, deve ler o nome que está escrito em seu papel e outro grupo deve completar a frase. Continuar com o próximo grupo da mesma forma.

D. APLICANDO:
Dizer: Os anjos de Deus estão sempre a postos para nos proteger. Mas há ocasiões em que nos colocamos fora do alcance de sua proteção e ajuda. Há lugares onde não podemos orar pedindo a companhia deles. E há atitudes erradas que tomamos, pecados que não abandonamos, que fazem uma barreira impedindo a proteção dos anjos, como no caso dos inimigos de Daniel, que deixaram que a inveja tomasse conta de suas mentes. Muitas vezes é preciso pensar no que estamos fazendo. Completem essa tabela e analisem suas vidas. Vejam se há necessidade de mudar alguma coisa.. Entregar uma cópia da tabela para cada aluno. Deixar que leiam e completem tudo. Como as respostas são pessoais, não é preciso que eles falem sobre o que escreveram. Dar algum tempo para que eles pensem sobre suas respostas e orem em silêncio, pedindo perdão pelo comportamento inadequado ou agradecendo pela proteção dos anjos.

E.   CONTANDO AOS OUTROS:
Entregar uma cópia da tabela  para cada aluno. Dizer: Entreguem essa tabela para alguém que esteja com atitudes pecaminosas ou freqüentando lugares onde os anjos de Deus não podem oferecer proteção. Conte as histórias da lição de hoje e tentem ajudá-lo.



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!