quinta-feira, abril 01, 2010

Pequeno Pesquisador, Incentivo de Presença - 2º Trim. 2010 -

Incentivo de Presença

            Nossos juvenis são um tesouro muito precioso. Essa é a fase que antecede ao batismo, em nossa igreja. O professor dedicado e perseverante poderá ver seus alunos fazendo um concerto público com Cristo, como resultado do momento especial que passam na Escola Sabatina.
            Para que essa grande alegria seja alcançada é importante frisarmos alguns aspectos no trabalho com juvenis:
1.      Oração: Por ser uma fase em que grande parte do futuro será definida, o juvenil é especial alvo dos ataques de Satanás. O professor da Escola Sabatina pode, juntamente com os pais, interceder em oração pela salvação de seus alunos. Cada aluno deve ser um alvo individual de suas orações e não desista, enquanto não souber que houve uma entrega total a Deus de cada um deles. Sugestões (combine com os pais): reuniões de oração, calendário de orações, orações em uma hora combinada.
2.      Atenção: O juvenil precisa construir uma auto-imagem positiva e a atenção e interesse demonstrados pelo professor são decisivos para isso. Procure conhecer seus alunos, seus interesses, preferências, tristezas e alegrias. Mostre que você está realmente interessado em sua salvação e felicidade. Procure adaptar seu ensino às necessidades que descobrir em cada aluno.
3.      Perseverança: Os resultados esperados geralmente não são instantâneos. Na verdade, um grande número de obstáculos e dificuldades são previstos. Além disso, o preparo de cada aula exige tempo e esforço do professor e sua equipe. No entanto, se não houver desânimo, o trabalho resultará em bênçãos eternas para todos. Por isso, mesmo quando tudo indicar que não vale à pena prosseguir, não desista: o resultado esperado está logo à frente e merece ser alcançado. 

Vale à pena lembrar que a sala de aula também faz parte do ensino. Observe se as paredes estão bem pintadas, se há um lugar adequado para guardar o material, se há cadeiras e mesas suficientes para todos e se são confortáveis. Note se a sala é arejada e tem boa iluminação, se há muito barulho nas proximidades ou falta de equipamento.  Não permita que a sala seja usada como depósito da igreja. Faça um planejamento, junto com a direção da igreja para que a sala de aula se torne um lugar agradável, que ensine aos juvenis que a casa de Deus é um santo e bom lugar.

Para as ofertas missionárias sugerimos que a sala seja dividida em grupos e os alunos pesquisem os diversos aspectos dos países para onde as ofertas serão enviadas: geografia, história, cultura, religião, etc. Prepare com eles uma bandeira ou mapa do país em papel cartão, recontando-os para fazer um quebra-cabeça. Estabeleça um alvo para as ofertas. Se, no primeiro sábado a oferta arrecadada for suficiente, o quebra-cabeça deverá ser montado e exposto na apresentação na igreja. Se não for suficiente o quebra-cabeça deve ser montado apenas em parte. Se o alvo for ultrapassado, monte o quebra-cabeça e cole algumas estrelas douradas sobre ele.

Com incentivo de interesse sugerimos que se faça uma divisão de pontos como sugerido no trimestre anterior, com a diferença que os pontos serão chamados de dracmas, e, no final do trimestre, os alunos que juntarem mais dracmas poderão “comprar” pequenos brindes arrecadados para isso. Os brindes devem ser objetos de interesse dos juvenis, mas devem variar no valor. Assim, o aluno que se esforçar e conseguir muitos pontos (dracmas) durante o trimestre poderá “comprar” um item mais caro ou interessante, enquanto que aquele que não se esforçar terá dracmas para “comprar” apenas objetos mais simples. Deixe bem claro que não é uma competição pois todos terão as mesmas chances de conseguir o máximo de dracmas.
Sugestão de avaliação para cada sábado:
Memorização do verso: 2 dracmas.
Pontualidade: 1 dracma.
Trazer a lição para a igreja: 1 dracma.
Estudar a lição (trazê-la respondida): 5 dracmas.
Trazer a Bíblia: 1 dracma.
Dê dracmas extras, como forma de recuperar pontos, para quem trouxer uma visita (1 dracma), ou, se a classe for indisciplinada, para quem tiver bom comportamento (1 dracma).
Para confeccionar as dracmas, faça círculos em cartolina do tamanho de uma moeda de um real e desenhe os valores delas. Cada valor pode ser de uma cor diferente: 1 dracma, em amarelo; 2 dracmas em verde e 5 dracmas em azul (por exemplo). Entregue as dracmas de cada aluno todos os sábados. Eles devem guardá-las para buscarem seus prêmios no final do trimestre.
Faça uma lista dos alunos e anote a cada sábado, a quantidade que cada um conseguiu. Quanto o trimestre estiver por terminar, verifique a quantidade e o valor dos prêmios que serão necessários.  Se possível, coloque um prêmio com o valor máximo que um aluno poderia alcançar se conseguisse todas as dracmas do trimestre.
Sugestões de prêmios: Bíblia, hinário, lição, livros, carteira, estojo, apontador, marca-páginas, adesivos, borrachas, réguas, cadernos, chaveiros, lapiseiras, canetas, mochila, etc.  
Para conseguir os prêmios, faça uma recolta entre os irmãos da igreja.
Na data da entrega, coloque etiquetas nos prêmios com o valor em dracmas, por exemplo: Bíblia – 130 dracmas, adesivos (cartela) – 20 dracmas; estojo – 80 dracmas; lição 120 dracmas; lápis – 10 dracmas.
            As crianças devem trazer suas dracmas e “comprar” os prêmios expostos. É melhor que esse trabalho seja feito no domingo seguinte ao término do trimestre.

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