sexta-feira, abril 23, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 4 - 2º Trim. 2010

O PODER E A RAPIDEZ DOS ANJOS
Ao final da lição o juvenil deverá
SABER que coisas um anjo é capaz  de fazer para ajudar um filho de Deus.
SENTIR segurança e confiança em servir a Deus, pois os Seus anjos o acompanham.
RESPONDER, procurando encontrar as demonstrações de poder dos anjos em sua vida e na de irmãos da igreja.

PENSAMENTO CENTRAL: Os anjos de Deus são poderosos. Posso confiar neles.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Bendizei ao Senhor, anjos Seus, magníficos em poder, que cumpris as Suas ordens.” Sl. 103:20.
LEITURAS AUXILIARES: Atos dos Apóstolos, 77-81, 148.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais preparados segundo instruções em abaixo; Conquistando a Atenção:  cadeados com chave,  corrente; Lição: corrente usada em “Conquistando a Atenção”, mapa da Palestina no tempo dos reis de Israel; Revisando: quebra-cabeças com as respostas das perguntas; Aplicando:  papel, material para desenho; Contando aos Outros: cópia das figuras abaixo, palitos de sorvete ou de churrasco, cola, tesoura.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Memorizando: Imprimir em cartolina.









Contando aos outros: imprimir os círculos com os anjos direto na cartolina ou imprimir em papel, recortar e colar em cartolina (um par para cada aluno).  Os alunos devem colorir os círculos e colá-los no palito de sorvete, conforme ilustração abaixo.





MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Os seres humanos vivem imaginando heróis com super poderes. Heróis que voam, sobem em paredes, assumem formas estranhas, têm força descomunal, enxergam pelas paredes e lutam bravamente para salvar a humanidade dos vilões do mal. Nenhum deles existe. Eles são apenas ficção. Invenções dos anjos maus para desviar a atenção dos verdadeiros heróis super poderosos que lutam para salvar os filhos de Deus das mãos de Satanás, o verdadeiro grande vilão. Enquanto os filhos das trevas se distraem admirando a capacidade de heróis que não existem, devemos conhecer e admirar os nossos poderosos e bondosos anjos, enviados por Deus para nos ajudar na luta contra o mal. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada. Mostrar os visuais. Dizer: Magnífico significa excelente, perfeito, superior. Mesmo o mais forte ser humano é como nada diante do magnífico poder de um único anjo. E todo esse poder está à nossa disposição. Para nos socorrer, o Senhor manda quantos desses magníficos anjos forem necessários. Isso nos traz muita segurança, não é mesmo? Vamos memorizar este verso. Recitar o verso por três vezes com toda a turma. Esconder uma parte do visual e recitar o verso inteiro. Continuar escondendo e recitando o verso até que tenham memorizado tudo.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Coisas impossíveis.  Com dois cadeados e uma corrente, prender o pulso de um aluno ao seu. Não deixar a chave ao alcance. Perguntar: Que coisas ele pode fazer para escapar? Serrar a corrente, encontrar a chave. É possível que ele consiga soltar-se de mim sem que eu e todos aqui percebam? Realmente, não há como escapar sem que todos percebam. Em nossa lição de hoje, vamos falar de um prisioneiro que conseguiu escapar de uma situação como essa.
           

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO:
Se um garoto mais forte que você ameaçá-lo na escola, quem você deve chamar para ajudá-lo, um amigo mais fraco que você ou seu pai ou o diretor da escola? É claro que você deve contar com a ajuda de alguém que seja mais forte que seu inimigo. Na grande batalha da vida os poderosos anjos de Deus têm sido chamados muitas vezes para ajudar os humanos em apuros. E nessas ocasiões emocionantes pode-se perceber claramente que os anjos são capazes de coisas incríveis. Vejamos um exemplo:
Depois que os discípulos receberam o poder do Espírito Santo, passaram a pregar a salvação em Jesus Cristo com muito poder e entusiasmo e o número de membros da igreja aumentou grandemente. Satanás e seus anjos maus ficaram profundamente irados com isso e influenciaram os sacerdotes e líderes judeus para que perseguissem os discípulos. Assim Pedro e João foram colocados na prisão. Dois pescadores contra muitos soldados. Uma prisão com grandes portas de ferro trancadas. O que um ser humano poderia fazer? Corrigir a questão de domingo. Mas então Deus enviou um poderoso anjo que, simplesmente, pegou Pedro e João pela mão e passou com eles pelas portas como se elas não existissem! Assim eles voltaram para o templo e continuaram a falar de Jesus. Isso demonstra que uma porta de ferro é como nada para um anjo.
Em outra ocasião, Pedro foi novamente preso. Dessa vez parecia que os anjos maus conseguiriam derrotar o servo de Deus, pois aconselharam os sacerdotes a matarem o discípulo o mais rápido possível. Como era a Páscoa, eles esperaram para matá-lo no dia seguinte. Como não queriam perder seu prisioneiro novamente, ele foi algemado (mostrar a corrente) entre dois soldados e a cela recebeu uma escolta especial para vigiar a porta.
Se você souber que será executado no dia seguinte, como passará a noite? Acordado, com medo. Pedro tinha tanta confiança em Deus que, apesar de saber que seria executado no dia seguinte, estava dormindo tranqüilamente entre os dois soldados. De repente, uma luz forte iluminou a cela da prisão e um anjo ordenou que Pedro se levantasse, colocasse seu cinto e se calçasse. Pedro levantou-se e as correntes ficaram no chão. Os soldados pareciam não ver nada. Ele aprontou-se e seguiu o anjo pelo corredor da prisão, cujas portas iam se abrindo para que ele passasse. Todos os guardas estavam no lugar e nada perceberam. Corrigir as questões de segunda-feira. Finalmente livre, Pedro foi orientado pelo anjo para ir à casa onde os irmãos da igreja estavam orando por ele. Que poderes maravilhosos usou esse anjo? Correntes, soldados e portas fechadas provaram ser como nada para um anjo.
Na ocasião da libertação de Pedro o anjo passou por uns poucos soldados e eles nem sequer o notaram. Mas, um anjo contra um exército de homens, será que conseguiria fazer alguma coisa?
Ezequias era rei de Judá. Ele tinha resolvido ser um rei fiel e ajudar o povo a abandonar os ídolos e se converter. Ele fez boas coisas para Deus e pelo povo. Mas ele reinou em uma época muito difícil. Mostrar um mapa da Palestina no tempo dos reis. Os assírios e outras nações invadiram as cidades principais de Judá. Um dia o arrogante rei da Assíria escreveu cartas a Ezequias com insultos e ameaças.  Corrigir as questões 1 e 2 de terça-feira. Esse rei pensava que era o ser mais poderoso do mundo e que nem mesmo Deus poderia livrar alguém de seu exército. Isso era uma grande blasfêmia. Ezequias sabia que realmente não poderia enfrentar aquele rei e seu poderoso exército, por isso pediu ajuda ao Senhor.
Deus respondeu rapidamente através do profeta Isaías. Ele mandou um recado para que Ezequias ficasse tranqüilo logo. Depois enviou um anjo para destruir o exército do rei assírio e 185 mil soldados foram mortos por um único anjo, em uma única noite.  Corrigir a questão de quarta-feira.  Que alegria para o povo de Deus receber um livramento como esse! Que alegria para nós saber que um exército inteiro da nação mais poderosa da terra não é nada para um único anjo de Deus!
A velocidade da luz é a maior que os homens conhecem. Ela viaja a 300 mil quilômetros por segundo. Isto significa que um raio de luz percorre uma distância equivalente a 6 ou 7 vezes a circunferência da Terra em apenas um segundo! Mas essa velocidade não é nada em comparação com a velocidade dos anjos. O trono de Deus está no terceiro Céu, muito além da visão humana. No entanto, um anjo percorre essa distância instantaneamente. Corrigir as questões de quinta-feira.

A.     REVISANDO:
Com antecedência, copiar cada resposta das questões de recapitulação (pág. 25 da lição do aluno) em um pedaço de papel ou cartolina. Variar a cor de cada resposta, para facilitar. Cortar cada resposta em duas ou três partes, formando quatro quebra-cabeças diferentes. Distribuir os pedaços entre os alunos. Deixar que os alunos procurem quem está com as outras partes e formem as respostas. Ao fazer uma pergunta, os alunos que estiverem com a resposta devem se levantar e lê-la em voz alta.

B.     APLICANDO:
Hoje aprendemos bastante sobre os grandes poderes que os anjos de Deus possuem. Esse poder está à disposição de todos os filhos de Deus. Isso nos dá confiança e segurança, pois esses anjos estão aqui prontos a nos livrar. Distribuir folhas de papel e material de desenho e pedir que os alunos desenhem ou escrevam ocasiões em que eles mesmos ou alguém que conhecem receberam ajuda dos anjos. Ler e comentar as histórias escritas ou desenhadas.  

E. CONTANDO AOS OUTROS:  Distribuir o material entre os alunos. Enquanto trabalham, dizer: Quando se houve histórias de façanhas de heróis, reais ou fictícios, as pessoas costumam comentar muito sobre o assunto. Vocês hoje ouviram histórias incríveis que podem ajudar muitas pessoas a exercerem fé e confiança em Deus. Usem o trabalho de hoje para explicar para alguém sobre a rapidez do vôo do anjo, como resposta de Deus.  Não esqueçam de mencionar as maravilhosas histórias que aprenderam hoje e que, em caso de necessidade, podemos pedir ajuda e, mesmo antes de terminarmos nosso pedido, o anjo já estará ao nosso lado para nos atender.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!