quinta-feira, abril 15, 2010

Tesouros Infantis 2°Trim. - Lição 8


Em Memória De Jesus




Ao final da lição a criança deverá:
SABER o significado da Santa Ceia.
SENTIR gratidão a Jesus por dar Sua vida por seus pecados.
RESPONDER, expressando gratidão a Deus na Santa Ceia.

PENSAMENTO CENTRAL: Jesus deseja que nos lembremos de Seu amor.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Fazei isto em memória de Mim.” Lucas 22:19.
LEITURA AUXILIAR: Mt. 26:17-30; Jo 13:21-30; 6:53-57; O Desejado ... 654-687.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais das págs. 100 a 102 preparados conforme instruções abaixo ; Conquistando a Atenção: Opção A – gravuras de símbolos (pág. 47), fotos; Opção B – trinta moedas, saquinho de tecido; Opção C - cestas com pães diversos ou gravuras de pães diferentes, embalagem de fermento de pão, pão asmo; Lição: mesa com pão e suco de uva e uma taça, livro com figuras da primeira páscoa no Egito; Revisando: bandeja com as perguntas escritas em pedaços de papel e dobradas; Aplicando: mesa arrumada como para Santa Ceia; Contando aos Outros: Opção A - pedaços de pão asmo, garrafinha com suco de uva, cópias das etiquetas da pág. 104, saquinhos plásticos, fitilho, saquinho; Opção B: cópias das figuras da pág. 103 para cada criança, lápis de cor, barbante, fita ou lã, tesouras, saquinho ou envelope.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção: copiar ampliadas as figuras da página 47. Recortar.
Memorizando: Copiar as figuras das págs. 100 a 102. Pintar, colar em papel cartão e recortar. Fazer um orifíco em cada extremidade das figuras. Prender uma à outra com um pedaço de barbante, lã ou fita. Prender um laço na parte de cima da figura da taça para segurar o móbile. Prendurar o móbile na parede ou lousa (usar uma tachinha ou percevejo). Para esconder uma parte, basta virá-la.

Contando aos outros:
Opção A: Com antecedência, pedir aos pais que tragam garrafinhas de leite de coco vazias. Ou usar garrafinhas plásticas (à venda em lojas de embalagens). Colocar o suco nas garrafinhas no dia anterior, fechá-las com tampa própria ou com rolhas e guardá-las na geladeira. Se quiser algo muito caprichado, ferver o suco e as garrafas (se estas forem de vidro), enchendo-as com o suco quente e lacrando-as. Essa opção dura muito tempo.
Grampear a etiqueta do pão ( página 104) no saquinho onde vai guardá-lo.
Colar a etiqueta do suco (página 104) na garrafinha de suco (usar fita adesiva ou papel contact).
Fazer uma embalagem para guardar tudo. Use TNT, juta, retalhos de tecido, ou papel crepon. Se possível, escrever por fora: “Em Memória de Mim”.

Opção B: Copiar as figuras da pág. 103 (um conjunto de figuras para cada criança). Confeccionar o móbile da mesma forma que para memorizar o verso, mas em tamanho menor. Guardar o móbile pronto dentro de envelopes ou saquinhos de plástico.

MEMORIZANDO: Dizer: Roberto amava muito seu papai. Todos os dias eles faziam o culto juntos e o papai cantava um corinho bem bonito com ele. Um dia o papai teve de viajar e passar um longo tempo longe. Todos os dias, na hora do culto Roberto lembrava-se de seu pai, porque sempre cantavam o mesmo corinho que ele gostava. Aquele cântico fazia Roberto lembrar-se do papai. Existe algo que Jesus deixou para fazermos para sempre lembrarmos dEle e seu amor. É a Santa Ceia. Ele deseja que nunca esqueçamos de Seu grande sacrifício, de maneira que nunca duvidemos de Seu amor. Depois de dar a Ceia ele disse: Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada. Vamos aprender esse verso? Mostrar os visuais do móbile. Recitá-lo com as crianças por três vezes, com a referência. Virar uma parte do verso e recitá-lo inteiro com as crianças. Virar outra parte e recitá-lo outra vez. Continuar o processo até que todos os visuais tenham sido virados e o verso memorizado.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos). Escolher uma das opções abaixo.
Opção A: Símbolos. Mostrar figuras de diversos símbolos e sinais de trânsito. Procure por outros exemplos também. Perguntar para que servem. Símbolo de deficientes – lugar preferencial para deficientes; Cuidado travessia de pedestres; banheiro masculino, feminino, silêncio, hospital, ambulância, perigo. Dizer: Essas figuras são usadas para lembrarem outra coisa ou para falarem alguma coisa. Mostrar fotos de lugares ou pessoas. As fotos também nos ajudam a lembrar das pessoas ou das coisas que aconteceram conosco. Na Bíblia também existem símbolos e lembranças. Por exemplo, o arco-íris foi colocado no céu para lembrar o quê? Sim, que Deus não destruiria a terra toda outra vez com água. Em nossa história de hoje veremos algo que Deus deixou para lembrarmos sempre de Jesus e Seu amor por nós.

Opção B: 30 moedas. Colocar 30 moedas em cima da mesa e pedir que as crianças separem-nas de dez em dez. Então somar o total e dizer: Com essas moedas podemos comprar algumas coisas. Se essas moedas fossem de prata, poderíamos comprar muito mais coisas. Mas, mesmo assim, não seria tanto dinheiro. Na época de Moisés, 30 moedas de prata era o preço de um escravo. Colocar as moedas em um saquinho. Vocês acham que Jesus vale 30 moedas? Em nossa lição de hoje veremos que, para um dos discípulos, o Filho de Deus valia apenas 30 moedas de prata.

Opção C: Tipos de pão. Mostrar diversos tipos de pão (integral, francês, de forma, rosca, doce, de hambúrguer, de cachorro quente, etc.– podem ser de verdade ou em gravuras). Dizer: Existem diversos tipos de pão, que são usados de muitas maneiras. Vocês podem me dizer em que é usado esse pão? Mostrar o pão de cachorro quente. E esse? Mostrar o pão de hambúrguer. Todos esses pães são fofinhos e gostosos. Alguém pode me dizer o que deixa o pão assim tão fofinho? Dar tempo para respostas. Mostrar uma embalagem de fermento de pão e explicar que o fermento é misturado à farinha para fazer a massa crescer. Mostrar um pão asmo. Dizer: Este aqui é um pão que não é fofinho. Ele se chama pão asmo e é feito sem fermento. O fermento representa o pecado. O pão asmo, que é sem fermento, é usado na Santa Ceia para lembrar que Jesus não teve nenhum pecado. Em nossa lição bíblica de hoje teremos o pão asmo.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Com antecedência, preparar uma mesa comum, servida com pão e suco de uva e outra mesa, especial, preparada como para Santa Ceia (forrada com toalha branca, com a bandeja de pães, a jarra, a garrafa com suco, os guardanapos, tudo coberto com outra toalha branca). Abrir a Bíblia na passagem certa e dizer: Quando uma família da igreja está de mudança, costumamos preparar uma festa de despedida. Aqui, na Bíblia, está escrito que Jesus desejou ter uma refeição de despedida com Seus discípulos porque logo estaria voltando para o Céu. Era a última vez que eles comeriam juntos antes de Sua morte.
Contar essa parte, usando figuras de livros ou mostrando cada um dos símbolos à medida que for contando. Se as crianças não souberem o que aconteceu com os israelitas no Egito, conte-lhes rapidamente. Quando os israelitas foram libertados da escravidão do Egito Deus lhes ordenou que fizessem uma comemoração disso todos os anos. Eles deveriam comer ervas amargas, para lembrarem da amargura da escravidão; deveriam comer pães asmos para lembrar que tiveram que sair tão rápido que não deu tempo de esperar o pão crescer e também deveriam matar um cordeirinho de um ano, sem defeito, para lembrarem que o sangue de um inocente bichinho foi a proteção deles para que o anjo da morte não entrasse em suas casas e matasse o filho mais velho. Aquele cordeirinho também deveria lembrá-los que uma pessoa inocente e sem pecado, o Filho de Deus, seria morto para libertar todo o mundo da escravidão do pecado. E todos os anos os israelitas comemoravam a festa da Páscoa para lembrar dessas coisas.
Naquele ano os israelitas comemorariam a Páscoa mais uma vez, sem saber que Jesus, o verdadeiro Cordeiro, seria sacrificado naquela data, morrendo no lugar de todos os pecadores do mundo, inclusive você e eu. Depois que Jesus morresse na cruz não seria mais necessário matar um cordeirinho para lembrar que o Filho de Deus deveria morrer para nos salvar pois isso já teria acontecido. Quando o verdadeiro cordeiro fosse morto a festa da páscoa não teria mais razão de ser. Mas Jesus gostaria que todas as pessoas lembrassem de Seu grande amor e sacrifício ao morrer na cruz do calvário. Através da Santa Ceia Ele ensinou como gostaria que lembrássemos disso. Vamos aprender como Ele ensinou?
Na última lição, estudamos que Jesus lavou os pés dos discípulos como se fosse um empregado. Então,depois de lavar 24 pés, Jesus dirigiu-se à mesa para a refeição. Ir para a mesa. Jesus pegou o pão e o abençoou. Partir o pão. Partiu-o em pedaços e deu-os aos discípulos, dizendo:“Isto é o Meu corpo, entregue por vocês. Comam dele para se lembrarem de Mim”. Dar o pão para as crianças. O pão foi partido, quebrantado. Da mesma forma o corpo de Jesus logo seria açoitado, cortado pelo chicote, e sentiria muita dor. Quando os discípulos comessem outra vez aquele pão, Jesus queria que lembrassem de Seu sofrimento e acreditassem em Seu amor. Pois Ele aceitou tudo isso para evitar que nós sofrêssemos.
Colocar suco de uva em um cálice. Depois Ele tomou um cálice com o suco de uva, agradeceu novamente a Deus e pediu que bebessem-no, dizendo: “Bebam todos dele porque isto é o Meu sangue... que será derramado para perdoar os pecados de muitos”. Dar um gole de suco para cada criança. O suco de uva tem a cor do sangue. Jesus queria que os discípulos lembrassem de quanto sangue Ele perderia ao ser açoitado e crucificado e assim nunca duvidassem de que os amava. Pois Ele aceitou ser ferido por causa dos nossos pecados, para evitar que fôssemos condenados.
Jesus disse que os discípulos deveriam tomar a Santa Ceia para relembrar Seu sacrifício até a Sua volta. Isso pareceu muito estranho para os discípulos e todos ficaram pensando nas palavras de Jesus. Menos Judas. Ele só conseguia pensar no dinheiro que receberia dos sacerdotes se os ajudasse a prender Jesus. Enquanto recebia de Jesus o pão e o suco, Judas ficava pensando em seus planos maus. Quando Jesus lavou seus pés, Judas percebeu que o Mestre conhecia seu segredo. E quando estavam sentados na mesa, Jesus deixou bem claro que sabia de tudo. Muito triste, o Mestre falou: “Um de vocês vai me trair...”
Os discípulos ficaram admirados. Fazer expressão de admiração. Não podiam acreditar que alguém pudesse fazer uma coisa tão má e olharam uns para os outros, perguntando: “Serei eu Senhor?” Vamos fazer como os discípulos? As crianças devem apontar para si mesmas e dizer: “Serei eu Senhor ?” Essa foi mais uma chance para Judas se arrepender. Ele poderia ter dito: “Senhor. Sou eu. Perdoe-me.” Mas ele não quis se humilhar. Disfarçando, Judas também perguntou: “Serei eu Senhor?” e Jesus respondeu: “Sim”. Ao ouvir isso Judas ficou surpreso e confuso (fazer expressão de susto) e ergueu-se apressado, para sair. Então, Jesus lhe disse: “Faça depressa o que você decidiu fazer”. Rapidamente, Judas saiu para encontrar-se com os homens para quem havia vendido Jesus por 30 moedas de prata. Até aquele momento, Judas poderia se arrepender e ser salvo. Mas depois que saiu dali, era tarde demais. Para sempre tarde demais.
Os outros discípulos não prestaram atenção no que Jesus falara com Judas e pensaram que ele tinha saído para comprar alguma coisa. Eles continuaram a refeição e aprenderam mais algumas coisas. Jesus queria aproveitar cada momento para dar mais instruções. Afinal, era Sua despedida - a última refeição com Seus discípulos. Depois que terminaram de comer, cantaram um hino e saíram para o Monte das Oliveiras.

B. REVISANDO:
Copiar as perguntas, recortá-las, dobrá-las e colocá-las na bandeja. Passar a bandeja com as perguntas dobradas, como se fosse a bandeja de pão e cada criança deve pegar uma ou mais perguntas. Para cada pergunta que acertarem, colocar um pouco de suco na jarra, dizendo que depois elas beberão daquele suco. Se acertarem todas as perguntas a jarra ficará com suco suficiente para todas beberem em “Aplicando”. Se acertarem poucas perguntas, beberão menos suco.

C. APLICANDO:
Mostrar a mesa preparada para como para uma Santa Ceia: com uma toalha branca, uma bandeja com pão asmo, uma jarra com suco de uva e uma taça com guardanapos. Se possível, pedir a um pastor que explique esta parte mostrando como se faz uma Santa Ceia. Apontar cada item, à medida que for falando. Dizer: Vocês já devem ter visto o papai e a mamãe participarem da Santa Ceia. Em frente ao púlpito é colocada uma mesa coberta com uma toalha branca, e, sobre ela, um prato com o pão sem fermento e uma jarra com o suco de uva. O pastor faz uma oração e parte o pão (partir o pão), dando um pedaço para cada participante (dar um pedaço para cada criança – pedir que esperem para comer todas juntas). Depois ele agradece outra vez e serve o suco. Colocar o suco na taça e servir para as crianças.
Talvez você quisesse um pedacinho do pão da sua mãe ou um pouquinho do suco que seu pai toma, na Santa Ceia. Quando você crescer um pouco mais e for batizado, poderá participar desse serviço especial. Mas, mesmo agora você pode receber uma bênção na Santa Ceia. Quando o pregador passar o pão (mostrar o pão), você pode orar, agradecendo a Jesus por haver morrido na cruz em seu lugar. Quando o pastor trouxer o suco (mostrar o suco), você pode agradecer a Jesus por ter dado seu sangue para limpar você de seu pecado.
Quando Jesus e Seus discípulos terminaram a Ceia, cantaram um hino. Nós também cantamos um hino no final de cada reunião. Depois disso, é dada a oportunidade para que os irmãos agradeçam a Jesus pelas bênçãos alcançadas. Alguns louvam a Deus através de cânticos, dão testemunhos e todos podem trazer suas ofertas de gratidão. Nesse momento as crianças também podem dizer seu muito obrigado a Jesus cantando um corinho, falando das bênçãos, recitando versos e trazendo suas ofertas. Os anjos estão sempre presentes na Santa Ceia e levam para o Céu a notícia de que vocês foram agradecidos.

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A: Entregar um pedaço de pão asmo e o verso bíblico da pág. 104 para as crianças colocarem dentro de um saquinho e amarrarem com fitilho. Deixar que colem a etiqueta da pág. 104na garrafinha de suco. Se quiser poupar tempo, entregar as embalagens já com as etiquetas. Se possível, guardar tudo em uma embalagem especial (um saquinho de TNT, tecido ou juta, etc., amarrado com fita). Enquanto trabalham, dizer: Muitas pessoas ainda não entendem o significado da Santa Ceia. Mostrem essa sacola para alguém essa semana e contem o que significa cada coisa.



Opção B: Entregar as peças do móbile já recortadas e perfuradas. Deixar que pintem e/ou montem seus móbiles. Guardar os móbiles em saquinhos amarrados com fitilhos ou envelopes. Enquanto trabalham, dizer: Muitas pessoas ainda não entendem o significado da Santa Ceia. Mostrem esse móbile para alguém essa semana e contem o que significa cada coisa.

















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