quinta-feira, abril 15, 2010

Tesouros Infantis 2º Trim. vl.2 - lição 5

Dez Damas de Honra




Ao final da lição a criança deverá:
SABER que precisa da presença do Espírito Santo em sua vida.
SENTIR necessidade de ter o Espírito Santo.
RESPONDER orando sinceramente, estudando a Bíblia e obedecendo à voz do Espírito Santo.
PENSAMENTO CENTRAL: OS SÁBIOS ESTARÃO COM JESUS
VERSO PARA MEMORIZAR: “Mas à meia-noite ouvi-se um grito: Eis o noivo! Saí-lhe ao encontro! ”.Mateus 25:6.
LEITURA AUXILIAR: Mateus 25:1-13; Parábolas de Jesus, 405-421.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: Opção A - relógio grande, de parede ou de brinquedo, Opção B – fotos de um casamento; Lição: lâmpada, lamparina, frasco de óleo, vasilha, duas cadeiras, tecido para cobri-las, duas tampas de caixa de sapato, figuras dos noivos, das dez virgens, e do cortejo; Revisando: duas figuras das dez virgens usadas na lição; Aplicando: duas “lamparinas”, azeite ou querosene; Contando aos Outros: cópia da lamparina para cada criança, lápis de cor, giz de cera, etc.




COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Lição:
Lamparina: Havendo a possibilidade de usar uma lamparina de verdade é melhor. Não havendo, confeccionar uma amostra, usando um recipiente de vidro que tenha tampa de metal. Quanto mais estreito for o vidro, melhor (pode-se usar uma lata de leite em pó também, embora seja bastante grande). Furar a tampa bem no centro. Cortar uma tira larga de tecido de algodão e enrolá-la (pode-se também usar um cadarço, mas ele deve ficar bem justo no furo da tampa). Introduzir um pedaço de uma das pontas no furo da tampa para formar o pavio. A tira deve ficar bem justa no furo. Encher a vasilha com óleo ou querosene (com muito cuidado). Colocar a tampa no vidro ou lata, deixando a maior parte do pavio mergulhada no óleo.

Veja como fazer a lamparina, nos recursos

Cenário e personagens: Copiar, pintar e recortar as figuras dos noivos ,do cortejo e das damas . Colá-las em prendedores de roupa. Deitar as tampas das caixas de sapato com a parte de dentro virada para cima. Prender os personagens nas bordas das tampas (se as tampas forem pequenas, melhor ainda). Montar um cenário usando duas cadeiras.Colocar uma cadeira de um lado e outra do outro, na frente da sala. Cubra o assento das cadeiras com um tecido. Uma das cadeiras será a casa da noiva e a outra a casa onde os noivos vão morar. A tampa com as figuras das dez virgens deve ficar entre as duas cadeiras, perto da casa da noiva.
Na borda da outra tampa, prender as figuras dos noivos e do cortejo, deixando espaço para colocar as virgens prudentes mais tarde. Colocar a tampa com o cortejo quando mencioná-lo na história. Arrastar as tampas para baixo da cadeira que é a casa dos noivos.




















MEMORIZANDO (até 10 minutos): para esta lição o verso deverá ser memorizado após a história.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos).
Opção A: Mostrar um relógio grande, de parede ou de brinquedo. Girar os ponteiros para as 6:00 e dizer: Às seis horas da manhã está muito cedo. Muitas pessoas se levantam para o trabalho ou para ir à escola. Às vezes elas ainda estão com muito sono. Vamos nos espreguiçar, como quando acabamos de acordar? Dar tempo para que se espreguicem e bocejem. Girar os ponteiros para as 12:00. Dizer: Neste horário já se passou metade do dia. As crianças que foram para a escola pela manhã voltam para casa e almoçam. Os trabalhadores também param para almoçar. Vamos fazer de conta que temos um prato na mão e estamos almoçando? Deixar que finjam estar almoçando. Girar o ponteiro para as 6:00. Dizer: Quando chega este horário geralmente já está escurecendo e as pessoas retornam de seus trabalhos. Girar os ponteiros para as 9:00. Dizer: Nove horas já começa a dar sono e logo muitas criancinhas estão dormindo. Pouco a pouco todas as pessoas da casa vão se deitar. Vamos fazer que estamos com muito sono e vamos dormir? Deixar que se espreguicem e bocejem. Girar os ponteiros para marcar 12:00. Dizer: Geralmente à meia-noite todas as luzes estão apagadas e as pessoas estão dormindo profundamente. Vamos fazer de conta que estamos dormindo muito? As crianças devem colocar as mãos juntas, debaixo do rosto e fechar os olhos por alguns instantes. Realmente, meia-noite é hora de todos estarem dormindo. Na nossa lição de hoje vamos ouvir de algo que aconteceu à meia-noite.

Opção B: Mostrar fotos de um álbum de casamento. Deixar que as crianças comentem as fotos. Enquanto olham, perguntar: Quantos de vocês já foram a um casamento? É uma ocasião muito linda e festiva, não é mesmo? Geralmente todos gostam de ir a um casamento. Fora aqueles que vão apenas para assistir, muitas pessoas participam da cerimônia do casamento. Vocês sabem dizer quem são essas pessoas? Ajudá-los a responder. Noiva, noivo, pais da noiva, pais do noivo, testemunhas, dama ou cavalheiro da Bíblia, dama das flores, pajens, damas de honra. Em um casamento o noivo, a noiva e as damas de honra com seus acompanhantes vestem roupas bonitas e a igreja fica toda enfeitada. Vocês gostariam de acompanhar uma noiva em sua entrada na igreja? Como os acompanhantes entram na igreja? Tristes ou felizes? E se algum acompanhante não estiver pronto na hora de entrar, vocês acham que a noiva vai deixar de se casar por causa disso? Em nossa história de hoje vamos ouvir de algumas damas atrasadas.


ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar uma lâmpada e perguntar: O que é isso? Para que serve? Mostrar a lamparina e perguntar: Sabem o que é isto? Isto é uma lamparina. Na época de Jesus, não havia luz elétrica nas casas e nas ruas. Quando anoitecia as pessoas usavam lamparinas e tochas para conseguirem enxergar alguma coisa. Certa vez Jesus estava no Monte das Oliveiras com seus discípulos e viu uma casa toda iluminada com tochas e lamparinas para a festa de um casamento. Ele então contou uma história sobre um casamento.
Na região onde Jesus morava os casamentos eram um pouco diferentes dos casamentos que costumamos assistir hoje. O noivo ia ao encontro da noiva, na casa dos pais dela. Apontar para a casa dos pais da noiva. De lá, acompanhados dos amigos e parentes, iluminados pelas tochas e ao som de uma música bem alegre, eles iam para a casa onde os dois morariam. Lá os noivos ofereciam uma festa aos convidados. Nem todos os convidados vinham junto com o noivo. Alguns ficavam no caminho, esperando pelo cortejo. De lá todos iam para a festa.
Nessa parábola, dez moças se prepararam para esperar o cortejo dos noivos e ir com eles para a festa. Mostrem-me suas mãos para contarmos quantas moças estavam lá. As crianças mostram as mãos e a professora conta os dedinhos. Dessas dez moças, cinco eram ajuizadas (mostrar uma mão aberta) e cinco não tinham juízo (mostrar a outra mão aberta). Elas estavam muito animadas por participarem do casamento e não viam a hora de começar a festa. Como era noite e não havia iluminação nas ruas, cada uma das dez moças levou uma lamparina (mostrar a lamparina). Só que as moças ajuizadas pensaram: “Se o noivo demorar muito pode ser que acabe o óleo da lamparina e ficaremos no escuro. É melhor levar um pouco mais”. Então elas encheram uma vasilha com óleo, como prevenção. Colocar óleo em uma vasilha.As moças sem juízo devem ter pensado: “Eu tenho óleo suficiente. Duvido que o noivo demore tanto. Além disso, encher a vasilha é trabalhoso e muito demorado. É melhor ir embora logo”. E não levaram óleo de reserva.
Logo elas estavam no caminho à espera do cortejo. Imagino que elas tenham chegado muito animadas, conversando sem parar sobre como seria a festa. Só que o tempo foi passando, passando e nada do cortejo chegar. Elas esperaram e esperaram. Andar de um lado para o outro, como quem está esperando. Depois de algum tempo começaram a sentir sono e bocejar. Vamos fazer como as dez moças? Espreguiçar e bocejar. Já era tarde da noite e nada dos noivos chegarem. Elas começaram a se encostar umas nas outras e nas paredes e muros à sua volta e, depois de algum tempo, todas adormeceram. Deitar as figuras das dez virgens na tampa. Vamos adormecer também? As crianças devem colocar as mãos juntas debaixo do rosto e fechar os olhos..
Falar baixinho: À meia-noite ouviu-se um grito (falar bem alto): “Aí vem o noivo, saí ao seu encontro!” As dez moças acordaram de uma vez e levantaram-se. Levantar os prendedores. Já dava até para ver o cortejo se aproximando. Colocar a tampa com o cortejo nas proximidades. Elas começaram a arrumar suas lamparinas rapidamente. As moças ajuizadas pegaram o óleo das suas vasilhas e colocaram-no dentro das lamparinas, com pressa para irem logo. As moças sem juízo perceberam que suas lamparinas estavam se apagando e ficaram muito nervosas porque não tinham azeite de reserva. Elas então pediram para as moças ajuizadas darem do azeite delas. Mas todo o azeite de reserva já fora usado. Mostrar a vasilha vazia. Não havia sobrado nada para dar para as outras. As moças ajuizadas ainda aconselharam as sem juízo a irem comprar azeite e depois voltarem para encontrar o noivo. Tirar cinco figuras e mostrá-las saindo. As moças tolas foram correndo tentar achar um lugar, àquela hora da noite, onde pudessem comprar azeite. Aproximar a tampa com o cortejo. Enquanto elas saíram, os noivos e seu cortejo chegaram e as moças prevenidas foram com eles para a festa. Colocar as figuras das virgens prudentes na tampa do cortejo. Levantar o tecido que cobre a “casa” dos noivos e colocar todas as figuras dentro.
Mais tarde, quando todos já estavam dentro da casa, festejando, as outras cinco chegaram. Colocar os cinco prendedores na tampa que ficou vazia e levá-la para perto da casa do noivo. Elas começaram a bater palmas e gritar (bater palmas e falar alto): “Por favor, abram a porta! Queremos participar da festa também”. Levantar o tecido e colocar a figura do noivo com a cabeça para fora).O noivo estranhou que algum convidado chegasse àquela hora para a festa pois ele dera tempo suficiente para que todos viessem. Chegar tão tarde era um desrespeito e o noivo achou que, com certeza aquelas moças não eram suas amigas, mas pessoas desconhecidas, querendo aproveitar-se da festa. E estava tão escuro que ele não podia enxergá-las. Ele então lhes disse: “Não conheço vocês”. E fechou a porta. Esconder o noivo e baixar o tecido. As tristes moças sem juízo ficaram para fora da festa, na escuridão da rua. Esse foi o resultado de serem tão descuidadas.
Algumas pessoas são tão descuidadas quanto aquelas moças sem juízo. Nessa história Jesus deixou claro que, quem não se preparar agora, não vai participar da festa no Céu, quando Ele voltar.

B. MEMORIZANDO:
Algumas crianças ficam à frente em dois grupos. O tamanho dos grupos dependerá do número de alunos presentes. Um grupo deve inclinar a cabeça para um lado e colocar as mãos dobradas sob ela, como se estivesse dormindo. O outro deve ficar alerta. O professor dirá: “Mas à meia-noite ouvi-se um grito”. O grupo que está alerta deve completar: “Eis o noivo!Saí-lhe ao encontro!”. O grupo que estava “dormindo” deve “acordar” e dizer a referência. Outras crianças devem vir à frente e repetir o processo.Continuar até que todos tenham participado.

C. REVISANDO:
Dividir a classe em dois grupos. Dar uma figura das dez virgens para cada grupo. Fazer uma pergunta para um componente do primeiro grupo, se acertar ele poderá aproximar sua figura da casa onde será a festa (começar na cadeira do outro lado). Se errar, a figura não poderá mover-se. O próximo grupo responde a próxima pergunta e o processo continua até que todas as perguntas tenham sido feitas. Não há problema se as duas figuras conseguirem entrar.

C. APLICANDO:
Mostrar duas lamparinas. Explicar como são feitas. Dizer: Na lamparina podemos entender alguma coisa sobre nossa vida. A lamparina, que produz a luz através da chama, é a Palavra de Deus, a Bíblia. Mostrar a Bíblia. Está escrito que “lâmpada para meus pés é a Tua Palavra e luz para meus caminhos”. Mas a luz da lamparina apaga-se rapidamente se não houver óleo dentro. O óleo representa o Espírito Santo de Deus. As pessoas que estão esperando Jesus voltar são como aquelas dez moças. Mostrar as dez figuras. Vejam que todas as moças têm lamparinas. Assim, todos os que esperam Jesus têm a Bíblia, que é a lamparina, e conhecem seus ensinos. Cinco moças foram prevenidas, cinco não. Algumas pessoas que esperam Jesus estão preparando o coração para o encontro com Jesus, outras não. Como isso acontece? Como o óleo da parábola deve ser guardado na vasilha, de reserva, o Espírito Santo deve ser “armazenado” também. Isso pode acontecer de várias maneiras. Sabem aquela voz que nos repreende toda vez que fazemos algo errado? É o Espírito Santo tentando nos ajudar a vencer o pecado. Quando estudamos a Bíblia e entendemos suas palavras é porque o Espírito Santo nos ajudou. Quando oramos a Deus pedindo perdão e ajuda para obedecer, o Espírito Santo vem nos consolar e fortalecer. As crianças e adultos que atendem aos conselhos dEle, conseguem entender melhor a vontade de Deus e vão enchendo suas lâmpadas.
Tenho aqui duas lamparinas. Uma é de alguém igual às moças ajuizadas. A outra é a de alguém que é como as moças sem juízo. Tenho aqui o óleo que representa o Espírito Santo. Vou falar algumas coisas que acontecem conosco. Quando eu falar alguma coisa que faz encher nosso coração do Espírito Santo, vocês devem levantar os polegares e eu vou colocar o azeite na “lamparina de alguém ajuizado”(lamparina 1). Quando eu falar alguma coisa que não traz o Espírito Santo para nosso coração, vocês devem abaixar os polegares e eu não vou colocar nada na “lamparina de alguém sem juízo” (lamparina 2). Abrir as lamparinas e ir colocando óleo conforme as crianças indicarem.

Ler a Bíblia todos os dias, com oração – Colocar óleo na lamparina 1.
Não orar - Não colocar óleo na lamparina 2.
Ler rapidamente a Bíblia, de vez em quando, sem prestar muita atenção – Continuar como acima.
Pedir a ajuda de Deus para obedecer a Seus mandamentos.
Ouvir a voz do Espírito Santo dizer que você mentiu para sua mãe e não confessar para ela.
Ouvir a voz do Espírito Santo dizer que você não foi bondoso com os vizinhos e você vai logo pedir perdão.
Estudar a lição, mas deixar para obedecer só quando crescer.
Dizer “não” quando seus amigos chamarem para conversar fora da igreja, durante o culto.
Conversar durante todo o culto.
Prestar atenção no culto.
Ir brincar ao invés de fazer o culto e estudar a lição.
Falar da volta de Jesus para seus colegas.
Treine bem antes para que, ao terminar, a lamparina 1 esteja cheia e a outra, vazia. Dizer: Do mesmo modo como as moças sem juízo não puderam encher suas vasilhas na hora que o noivo chegou, ninguém vai conseguir encher sua vida com o Espírito Santo quando Jesus estiver voltando. Hoje é a nossa chance de enchermos nossas lamparinas. Quem for sem juízo e não aproveitar as oportunidades agora vai ficar aqui, perdido para sempre na escuridão. Quem for ajuizado e aproveitar todas as chances vai participar da linda festa no Céu. Qual tipo de pessoa que espera Jesus vocês desejam ser? Ajuizados ou sem juízo? Escolham ser ajuizados agora, antes que Ele volte.

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Entregar uma cópia da lamparina da pág. 95 para cada criança. Deixar que pintem e enfeitem como desejarem. Enquanto trabalham, dizer: Muita gente está hoje tão distraída em seu trabalho ou diversão e não está enchendo sua lamparina. Aproveitem esta que vocês estão pintando para contar a outras pessoas a história de hoje. Pode ser que vocês consigam ajudar alguém a encher sua vida do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!