quinta-feira, abril 01, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 12 - 1º Trim. 2010




COMO TORNAR FELIZES OS PAIS

OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER seu dever de alegrar a vida de seus pais;
SENTIR  desejo de tornar seus pais felizes;
RESPONDER  alegrando seus pais por todos os meios possíveis.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará. Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se aquela que te deu à luz”. Provérbios 23:24 e 25.

LEITURA AUXILIAR:  O Lar Adventista, pág. 31-39; 292-296.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais abaixo; Conquistando a Atenção: fita métrica; Apresentando a Lição: visuais preparados conforme instruções abaixo; Aplicando: cópia da Receita para Fazer Meus Pais Felizes para cada aluno; Contando aos Outros: cópia do Compromisso de Amor, para cada aluno.

COMO PREPARAR OS VISUAIS
Memorizando:
Copiar as figuras abaixo.  Recortar e colar em papel cartão ou isopor, (se preferir, imprimir direto em papel 180g).
Colar um palito de churrasco atrás.




Lição:
Embalagem de “Demonstrações de amor”:  Colar o rótulo “Demonstrações de Amor” em um açucareiro ou pote decorado com abelhas de EVA ou biscuit. Dentro do açucareiro colocar diversas embalagens menores com os rótulos abaixo, que são exemplos de demonstrações de amor. Para isso, usar saquinhos de pipoca ou fazê-los de papel sulfite ou, ainda, usar caixinhas pequenas.  Colar as etiquetas correspondentes e desenhar diversos corações vermelhos.



Embalagem de “Auxílio no Trabalho”: Colar o rótulo “Auxílio no Trabalho” em uma embalagem vazia de fermento.


Embalagem de “Reputação Protegida”: Colar o rótulo com essa frase em uma lata ou vidro de conservas.


Embalagem de “Obediência”: Colar o rótulo com essa frase para uma garrafa de vidro ou de água mineral. 


MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Perguntar a alguns alunos: O que traz alegria para você? Dar tempo para que respondam e dizer. Nosso verso de hoje diz que tipo de filho traz alegria a seus pais. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Aqui diz que o filho justo, que age corretamente, e sábio traz alegria a seu  pai e à sua mãe. Depois, há o desejo de que sejamos justos e sábios para que nossos pais fiquem felizes. Será que eu e você somos sábios e justos? Será que nossos pais estão alegres conosco? Escrever o verso na lousa ou em cartolina. Repetir o verso algumas vezes com os alunos. Dizer: Tenho aqui um desenho usado para demonstrar satisfação. Mostrar o visual. Vou dizer a primeira frase do verso e passá-lo para alguém que deverá dizer a segunda parte e passar o visual para outro aluno, que deverá dizer a terceira parte e assim por diante. Quando o verso estiver completo todos nós diremos a referência. Vamos prosseguir assim até que todos tenham aprendido o verso.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Qual a sua altura? Prender uma fita métrica na parede a um metro de altura do chão. Medir a altura de alguns alunos, anotando-as em um caderno. Conversar com os alunos sobre o quanto eles cresceram no último ano. Dar oportunidade para que eles falem das roupas e sapatos que perderam e o tamanho que desejam alcançar. Depois, dizer: É possível acompanhar o crescimento verificando-o a cada espaço de alguns meses. Imagino que todos querem crescer até atingir a estatura ideal. Mas, Deus se interessa por seu crescimento físico. Mas está mais interessado ainda na medida de seu caráter. Ele o mede cada dia, e anota. Hoje vamos aprender como crescer no caráter obedecendo ao quinto mandamento.
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Colocar sobre a mesa uma caixa contendo as “embalagens”, uma panela e uma colher de pau. Mostrar a Bíblia e dizer: Tenho aqui uma receita para tornar os pais felizes. Os ingredientes são demonstrações de amor, auxílio no trabalho, reputação protegida e obediência. Vamos conhecer cada ingrediente e depois ver como preparar a receita.

Primeiro ingrediente: DEMONSTRAÇÕES DE AMOR - Tirar a caixa menor, contendo as diversas “embalagens”, mostrando-as à medida que mencioná-las. É um ingrediente muito precioso, mas que todos podem conseguir. Está disponível em diversas embalagens: obediência imediata e com alegria; palavras amáveis e respeitosas; bondade e cortesia; beijos e abraços; declarações de amor; palavras de encorajamento e fé; gratidão; pequenas atenções e muitas outras. Tudo isso adoça, alegra e traz consolo, à vida de seus pais, fazendo com que as preocupações e lutas da vida sejam esquecidas. Esse ingrediente deve ser usado sem medida.

Segundo ingrediente: AUXÍLIO NO TRABALHO - Mostrar a embalagem desse “ingrediente”.Esse é o ingrediente responsável pelo crescimento. As ocupações e trabalhos dos pais às vezes são tantas que eles se sentem cansados e desanimados. A mãe, principalmente, tem inúmeros deveres na rotina do lar e, freqüentemente, fica sobrecarregada e exausta. Os filhos podem e devem aliviar estes fardos, ajudando em tudo que puderem e fazendo até mais do que lhe é pedido.  Mas atenção, este ingrediente tem deterioração fácil. Se houver murmuração e má vontade, tudo se perde. Além disso, se houver egoísmo e cara feia tenham certeza que este ingrediente está falsificado. Não é cristianismo, é o espírito de Satanás e quem usá-lo desse modo vai se tornar parecido com ele. Para evitar imitações, procure usar este ingrediente vindo de boa procedência: diante do trono de Deus há grande provisão de ajuda. Todos podem adquirir a capacidade de cooperar com alegria. O resultado será um grande crescimento espiritual. Não hesite em usar uma quantidade de auxílio no trabalho superior à medida exigida por sua mãe. Pode fazer mais que solicitado por ela, pois o resultado será ainda melhor.

Terceiro ingrediente: REPUTAÇÃO PROTEGIDA -  Mostrar a embalagem. Esse ingrediente é muito caro e uma vez perdido, dificilmente pode ser recuperado. Depende muito do cuidado com as palavras. Você pode usá-lo elogiando seus pais para seus amigos, ao invés de queixar-se publicamente deles. Outra forma de usá-lo é sendo respeitável e digno de confiança em toda parte. Sendo assim, pelo seu comportamento, as pessoas que convivem com você terão uma boa imagem de seus pais. Com certeza, todos vão admirar e respeitar alguém cujo filho ou filha é um bom exemplo a ser seguido.

Quarto ingrediente: OBEDIÊNCIA - Mostrar a embalagem. Embora seja indispensável para o sucesso de nossa receita, para muitos é o ingrediente mais difícil de usar, pois é pouco apreciado entre os jovens e crianças de hoje. Exige humildade, submissão e coragem para dizer não aos amigos e colegas que zombam de quem o usa. Embora seja raro em nosso mundo, ainda é encontrado nas melhores lojas no ramo dos bons exemplos. A melhor delas é a vida de Jesus, pois o Salvador, embora sendo Deus e comandante de todos o Universo, foi submisso e obediente a Seus pais terrestres. Na vida de Jesus encontra-se não apenas o exemplo mais perfeito, como também poder para executá-lo. Vale à pena procurá-Lo. Este ingrediente, a obediência, não tem prazo de validade. Deve ser usado enquanto nossos pais tiverem vida.
Coloque todos esses ingredientes juntos, misture muito bem e aqueça tudo com orações. O curioso é que essa receita para tornar os pais felizes traz grande felicidade e vida longa aos filhos que a preparam. Então, experimentem. Vocês vão ver que delícia.

B. REVISANDO E AMPLIANDO:
Colocar papeizinhos indicando as perguntas da lição dentro das “embalagens”. Deixar que cada aluno pegue um papelzinho. Depois que todos pegarem suas questões, pedir ao aluno que tirou a primeira pergunta que fique abaixado no  local onde a fita métrica foi fixada e responda à pergunta. Se acertar, poderá levantar-se logo, indicando que está crescendo no caráter. Se errar, deve pedir ajuda até que possa crescer.Continuar até que acabem as perguntas. Dar dicas, se julgar necessário. Se o número de alunos for maior que o número de perguntas, dividir a classe em duplas ou em grupos e agir da mesma maneira.

C. APLICANDO:
Dar uma cópia da Receita para Fazer Meus Pais Felizes para cada aluno. Deixar que preencham os espaços com as coisas que podem fazer em cada ingrediente. Dizer: Agora vocês criarão a sua receita personalizada para tornar os pais felizes. Com certeza vocês saberão adaptá-la às necessidades específicas de seus pais. Coloquem essa receita em um lugar onde possam vê-la diariamente e não deixem de fazer tudo que colocaram aí. Quando acharem muito difícil continuar, peçam ajuda do Melhor Filho que este mundo já viu. O Senhor Jesus dará força e coragem para ir em frente. E, quando vocês chegarem no Céu e O encontrarem, Ele os abraçará e lhes dirá: “Valeu à pena não desistir. Agora você vai viver eternamente feliz”.  



D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia do Compromisso de Amor (De seu filho que o ama muito) para cada aluno. Deixar que preencham e enfeitem tudo conforme desejarem. Enquanto trabalham, dizer:  Seus pais merecem o melhor que vocês podem fazer por eles. Sei que fizeram bons propósitos para fazê-los felizes. Que tal, então, começar agora mesmo? Mostrem suas decisões a seus pais e peça-lhes ajuda. Tenham um momento de oração com eles, pedindo que Deus lhes dê força para realizar seus propósitos. Vocês acham que Deus ouvirá esta oração?





  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!