sexta-feira, abril 30, 2010

Pequeno Pesquisador, Lição 7 - 2º Trim. 2010

OS MENSAGEIROS ESPECIAIS DE DEUS

Ao final da lição o juvenil deverá
SABER que Deus usa anjos para dar Suas mensagens a pessoas escolhidas.
SENTIR gratidão por Deus enviar Suas mensagens.
RESPONDER aceitando as mensagens de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: “O Deus dos santos profetas, enviou o Seu anjo, para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.” Ap. 22:6
LEITURA AUXILIAR: Patriarcas e Profetas, 149; O Desejado de Todas as Nações, 99.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: palavras do verso escritas em fichas; Conquistando a Atenção:  gravuras de meios de comunicação;Lição: Bíblia, papel e caneta (opcional);Revisando: nomes escritos em fichas, papéis com as questões de sexta-feira; Aplicando: cópia do verso de Marcos 16:15 (abaixo) Contando aos Outros: cópias da gravura do profeta e do anjo (abaixo) impressas em cartolina ou coladas nela, saquinho plástico ou envelope.


Contando aos Outros:


MEMORIZANDO (até 10 minutos):  Com antecedência, escrever as palavras do verso em fichas ou pedaços de cartolina e colar pedaços de flanela ou outro material que prenda ao flanelógrafo. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será ensinada. Repeti-lo por três vezes com todos. É muito importante que prestemos atenção a essas mensagens. Vamos memorizar esse verso?  Embaralhar as fichas e espalhá-las sobre a mesa. Mandar que um aluno pegue a primeira palavra do versículo e fixe-a no flanelógrafo. Chamar outro aluno para que ache a palavra seguinte. Continuar até que o verso esteja completo. VARIAÇÃO: Preparar dois conjuntos de fichas com o verso. Dividir a classe em dois grupos para ver quem consegue completar o versículo primeiro. Ao final, repetir o verso com todos.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): Mostrar gravuras de meios de comunicação (telefone, carta, fax, email, televisão, rádio, jornal). Dizer:  Esses são meios de comunicação. Através destes meios as pessoas enviam ou recebem mensagens. Quais desses meios são mais rápidos? Quais são mais lentos. Quais são mais completos? Esses meios podem trazer mensagens que nos prejudicam? As pessoas costumam aceitar as mensagens desses meios? Dar tempo para que respondam. Dizer: Deus tem um meio muito rápido e eficiente para se comunicar com os homens. E, além de tudo, é um meio muito confiável. Hoje estudaremos sobre esse meio.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.   APRESENTANDO A LIÇÃO: Escrever uma bilhete e pedir que um aluno o entregue para alguém que está na classe (ou fale, em voz baixa, um recado para que um aluno o repita para alguém que está na sala). Explicar que o aluno foi um mensageiro porque ele levou uma mensagem sua a alguém. Ler Amós 3:7. Dizer: Este verso nos ensina que Deus usa Seus profetas para transmitir-nos coisas que deverão acontecer e que precisamos saber. Para recebermos as mensagens de Deus, Ele usa Seus mensageiros. Vejam como as mensagens de Deus chegam até nós. Ler Apocalipse 1:1. Escrever o esquema abaixo na lousa ou em um cartaz (o cartaz já deve estar pronto).
DEUS   -     JESUS    -   ANJO    -   PROFETA    -    NÓS
            Essa rede de comunicação foi criada para que todos sejam avisados das coisas importantes que vão acontecer. Deus quer que saibamos de todas elas.  Corrigir a pergunta de domingo.
            Há ocasiões em que os anjos são enviados diretamente aos homens. Foi o caso de Abraão. Se seus alunos ainda não conhecem a história, conte-a neste momento. Se não, faça apenas um resumo. Quando ele estava para executar  Isaque, obedecendo à ordem de Deus, um anjo foi rapidamente enviado para avisá-lo de que não precisaria fazer isso. Abraão já havia provado que amava a Deus mais que qualquer coisa e não precisava sacrificar seu filho. Corrigir a questão 1 de segunda-feira.
            Gideão também recebeu uma mensagem especial de Deus, através de Seu anjo. Corrigir as questões 2 e 3 de segunda-feira.
            Houve ocasiões em que Deus enviou um anjo para ajudar os profetas a entenderem as maravilhosas visões que Deus lhe havia dado. Assim foi com Zacarias, Daniel e outros. Corrigir as questões de terça-feira.  
            Outro Zacarias da Bíblia recebeu uma mensagem de Deus através de um anjo. Ele foi avisado de que teria um filho escolhido por Deus para fazer a vontade dEle. Corrigir a questão de quarta-feira.
            Existe um anjo que traz as boas novas diretamente do trono de Deus e foi incumbido pelo Criador para dar a Maria a notícia de que, através dela, nasceria o Salvador do mundo. Corrigir as questões de quinta-feira.

C.   REVISANDO:
Com antecedência, escrever em fichas de cartolina os nomes João, o vidente; Gideão; Daniel; Zacarias; Abraão, Maria. Em outras fichas, escrever as opções da questão 1 de sexta-feira. Dividir a classe em 5 grupos ou duplas. O professor deve mostrar uma ficha contendo um nome. O grupo que está com a alternativa correspondente deve levantar-se e lê-la.

D.  APLICANDO:
 Com antecedência, imprimir, recortar e dobrar os versos com o número sete. Dizer: Deus enviou Seu anjo para dar uma mensagem especial a Maria. E ela colocou-se à disposição dEle, para fazer a Sua vontade. Era uma  honra ser  escolhida para ter um Filho tão especial, mas ela ainda não era casada e, para obedecer à vontade de Deus, seria necessário passar por muitas dificuldades. Ela corria o risco de ser abandonada por José que era seu noivo e de ter que suportar muita humilhação. Mas ela não se importou com isso, apenas decidiu obedecer à mensagem de Deus. Hoje temos a mensagem de Deus bem clara em Sua Palavra. Qual será nossa reação a essa mensagem. Pedir que cada aluno pegue um papel dobrado e leia-o, avisar para que não deixem ninguém ver qual o número que está escrito em seu papel. Depois que todos tiverem lido seus versos. Pedir para quem estiver com o número sete em seu papel, levantar-se e dizer bem alto: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. Os meninos devem dizer: “Eis aqui o servo do Senhor”. Quando falarem isso, dizer: Amém. Que isso realmente aconteça com vocês.

E.   CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar uma cópia da figura da profeta e do anjo para cada aluno. Deixar que pintem o desenho como desejarem. Depois, deixar que recortem para formar um quebra-cabeça. Dar um envelope ou saquinho para guardarem seu quebra-cabeça. Enquanto trabalham, dizer:  Muitas pessoas precisam entender mais sobre o trabalho dos anjos como mensageiros. Usem este quebra-cabeça para contar-lhes acerca da bondade de Deus em nos enviar seus mensageiros e qual deve ser nossa reação a suas mensagens.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!