sexta-feira, novembro 20, 2009

Tesouros Infantis V2N4 - Lição 11

Lição 11 

Jesus cura uma menina estrangeira



Ao final da lição a criança deverá:
SABER que possui deficiência do pecado;
SENTIR tristeza por suas deficiências espirituais;
RESPONDER pedindo a Jesus que a transforme.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Faz até o surdo ouvir e o mudo falar.” Marcos 7:37.

PENSAMENTO CENTRAL: O PODER DE JESUS NOS CURA DA DEFICIÊNCIA DO PECADO.

LEITURA AUXILIAR: Marcos 7:31-37; O Desejado de Todas as Nações, págs. 404

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais com o verso; Lição: figura de pássaro ou pássaro de brinquedo; Revisando: Boneco que Fala (abaixo), saco de papel para colocar as perguntas; Aplicando: figuras de coração sujo, coração limpo, cruz, túmulo aberto; Contando aos Outros: cópias do Boneco que Fala para cada criança, tesouras, lápis de cor, colchetes de pressão ou “bailarina”.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Memorizando:
1. Copiar as figuras abaixo. Pode-se imprimir em PB e colorir com lápis ou imprimir já no colorido.
2. Pintá-las e recortá-las.
3. Colar cada figura na parte de trás de uma caixa de sapato.
4. Colocar as caixas sobre a mesa, com as figuras voltada para as crianças.









Revisando e Contando aos Outros:
1. Fazer cópia do Boneco Que Fala (abaixo).
2. Colorir as figuras, colá-las em cartolina ou papel cartão e recortá-las.
3. Prender o “queixo” no rosto do menino colocando um colchete tipo “bailarina” no ponto indicado.
4. Desenhar uma orelha nas laterais de um saco de papel e usá-lo para guardar as perguntas.



Aplicando: Recortar dois corações. Esfregar um deles no chão, para ficar bem sujo. Colar um ao outro com um palito dentro. Recortar e colorir as figuras abaixo.





MEMORIZANDO: 
              [Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Dizer:] Quando alguma coisa do nosso corpo não funciona direito dizemos que está deficiente. Uma pessoa que tem deficiência nos ouvidos não pode ouvir. Uma pessoa que tem deficiência na língua não pode falar. Jesus tem poder para fazer um surdo ouvir e um mudo falar. Ninguém mais tem este poder. [Mostrar o visual e recitar o verso com as crianças três vezes. Depois virar uma figura e repetir o verso inteiro. Virar a outra figura e repetir o verso inteiro. Por fim, virar a figura com a referência, recitando todo o verso.] 

CONQUISTANDO A ATENÇÃO
[Escolher entre as opções abaixo:]
Opção A: [Dizer:] Imaginem que eu não consigo falar e que preciso contar algumas coisas para vocês. Então vou fazer alguns gestos. Digam o que estou querendo dizer, se vocês me entenderem. [Fazer os gestos em silêncio.]

Sugestões:
Passar a mão no estômago = Estou com fome.
Formar um copo com a mão e levá-la à boca = Estou com sede.
Juntar as mãos sob a cabeça = Estou com sono.
Esfregar os olhos = Estou triste.

[Dizer:] Estes gestos foram fáceis. Agora quero ver se vocês conseguem fazer o mesmo. Vou dizer algumas frases e vocês devem tentar fazer mímicas para expressar o que falei:
Estou com vontade de passar as férias em uma fazenda.
Preciso conseguir um emprego melhor.
Fiquei triste porque meu amigo brigou comigo.
Meu pai trabalha todos os dias.

  [Dizer:] Não foi muito fácil explicar o que eu disse usando apenas gestos, não é mesmo? Agora vou falar alguma coisa sem deixar sair som da minha boca. Quero ver quem vai conseguir entender. [Dizer algumas frases em velocidade normal, mas sem deixar sair som. Dar tempo para que as crianças tentem entender. Depois, perguntar:]
  Foi fácil entender o que falei sem ouvir nenhuma palavra? Como vocês se sentiram quando tentaram se expressar por mímicas e não conseguiram?  Existem pessoas que têm estas dificuldades. Elas não conseguem ouvir o que os outros falam e também não conseguem falar. Nossa história de hoje fala de um homem que era assim.

Opção B: [Pedir às crianças para ficarem bem quietinhas e tentarem escutar todos os sons possíveis durante uns 30 segundos. Depois pedir para que elas descrevam os sons que ouviram. Perguntar:] Vocês acham que é importante ouvir os sons? Por quê? Há algum som que é muito importante ouvir? Que sons são gostosos de ouvir? Há algum som que não devemos ouvir? Nossa história de hoje fala de um homem que não conseguia ouvir nada.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Abrir a Bíblia em Mateus 7:31-37. Dizer:]
A Bíblia conta que em uma cidade chamada Decápolis, vivia um homem que não ouvia, nem falava nada. Desde criança ele era assim. Ele nunca escutara a voz da mamãe dele. Quando ela cantava para ele dormir, ele não escutava nada. Quando o papai chegava a casa depois do trabalho ele nem percebia o barulho da porta. Quando ele passeava e via os passarinhos não escutava seus lindos cânticos. [Mostrar uma figura de pássaro e assobiar imitando-o. Melhor ainda se tiver um pássaro de brinquedo que faça algum som. Deixar que as crianças escutem bem o som.] Algum cão feroz poderia atacá-lo facilmente porque ele não escutava seu latido e não podia fugir a tempo. Assim, naquele silêncio, ele ficava imaginando o que seria ouvir. Às vezes ele tentava falar. Abria a boca como as outras pessoas faziam e tentava falar alguma palavra. Mas só saiam alguns sons estranhos que ninguém entendia. A vida dele era muito triste. E muitas pessoas, que o conheciam e se tornaram seus amigos, sentiam pena dele.
Um dia, os amigos daquele rapaz, ouviram falar que Jesus estava chegando à cidade. Por toda parte se dizia que Jesus era poderoso e curava todas as doenças. Logo eles se lembraram do seu amigo surdo e mudo. E pensaram em como ele ficaria feliz se pudesse ouvir e falar. Então, assim que souberam onde Jesus estava, pegaram seu amigo pelo braço, e o levaram até Jesus.
Talvez o rapaz não estivesse entendendo o que estava acontecendo. Talvez seus amigos tenham tentado explicar-lhe o que iriam fazer. Mas era tão difícil! Vamos tentar imaginar que gestos eles fizeram para explicar para ele? [Deixar que as crianças tentem. Tentar um pouco também.] Ele não entendeu muita coisa, mas, mesmo assim, eles o levaram até Jesus. O rapaz viu aquela multidão e ficou pensando o que seria aquilo. Aqueles seus amigos pareciam estar tão felizes. Será que era uma festa?
Os amigos do rapaz foram abrindo caminho por entre a multidão até que conseguiram encontrar... Sabem quem? Isso mesmo! Jesus!
Assim que Jesus viu aquele homem, entendeu o que seus amigos queriam. Pegou o homem pela mão, e afastou-se da multidão. [Pegar uma criança pela mão e afastar-se um pouco.] Jesus não queria fazer o milagre na frente dos outros. Naquele momento, Ele queria estar só com o homem.
Assim que afastaram-se, Jesus pôs os dedos nos ouvidos e tocou a língua daquele homem que era mudo. [Colocar os dedos nas orelhas da criança, depois, tocar levemente seus lábios.] Então, olhando para os céus, Jesus falou aos ouvidos e à boca do homem [Fazer voz solene]: “Abram-se!”
O que vocês acham que aconteceu? Imediatamente seus ouvidos obedeceram e o homem pôde ouvir a doce voz de Jesus. Imaginem a sua alegria em ouvir, pela primeira vez, a voz de outro ser humano. Ele não imaginava como era uma voz, porque nem a sua funcionava. Antes que ele pudesse entender bem o que estava acontecendo, a sua boca também obedeceu, e ele pôde falar! [Pedir à criança que fale o verso para memorizar.]
Vocês já viram um bebê aprender a falar? Ele começa aprendendo algumas palavras, e aos poucos ele vai formando frases, não é assim? Pois é, mas este homem, que nunca tinha ouvido palavra alguma e não sabia os significados de nenhuma delas, aprendeu a falar na hora, pelo milagre de Jesus. Ele não apenas falava, como entendia tudo!
Jesus pediu-lhe que não contasse a ninguém esse milagre, mas ele e seus amigos estavam tão felizes, que rapidamente saíram contando a todos a novidade. Logo as pessoas daquela cidade estavam comentando as maravilhas que Jesus havia feito. Elas diziam: “Jesus tem feito coisas boas! Ele faz até o surdo ouvir e o mudo falar!”

REVISANDO: [Cada criança deve pegar uma pergunta de dentro do saco com a orelha desenhada. Ler a pergunta colocando o Boneco que Fala  perto do ouvido da criança. Se ela acertar, deixar que use o boneco perto do ouvido da próxima criança enquanto você lê a próxima pergunta.]

APLICANDO:
  [Dizer:] A atividade que vamos fazer agora vai exigir bastante atenção de vocês. Há coisas que devemos ouvir e falar e outras que não. Às vezes temos que ser surdos e mudos e outras vezes não. Quando eu mencionar algo que vocês não devem falar vocês devem cobrir a boca com as mãos. Quando eu mencionar algo que vocês não devem ouvir, tapem os ouvidos com as mãos. Quando eu mencionar algo que pode ser ouvido ou falado abaixem as mãos. Vamos lá.
Nomes feios. [Devem tapar a boca.]
Oração. [Devem baixar as mãos.]
Músicas mundanas.  [Devem tapar os ouvidos.]
Pregações na Igreja. [Devem baixar as mãos.]
Mentiras. [Devem tapar a boca ou os ouvidos.]
Hinos de louvor a Deus. [Devem baixar as mãos.]
Fofocas. [Devem tapar a boca e/ou os ouvidos.]
Conselhos bons da mamãe, do papai ou da professora. [Devem baixar as mãos.]
Conselhos de Deus na Bíblia. [Devem manter as mãos abaixadas.]
Conversar dentro da Igreja. [Devem tapar a boca.]
Falar de Jesus para os amigos. [Devem abaixar as mãos.]
[Dizer:] Aquele homem tinha uma deficiência nos ouvidos. Ele não podia ouvir e nem falar. Isso é muito triste. Mas existe uma deficiência muito mais triste que esta. É o pecado. Tudo que fazemos que prejudica alguém ou entristece a Deus é pecado. Tudo que contraria a Lei de Deus é pecado. Algumas vezes somos surdos e mudos para o que é certo. Muitas vezes não queremos ouvir os conselhos da mamãe, do papai, da professora... Pior ainda, é quando nos tornamos surdos para os conselhos de Deus, dados em Sua Palavra. Também acontece de ficarmos mudos quando deveríamos falar. Sabem como? Quando não falamos a outros do amor de Jesus.
 Nosso coração fica desse jeito por causa do pecado. [Mostrar o coração sujo.] Todos nós temos o coração assim. Sujo pelo pecado.  E o castigo para o pecado é a morte. Todos nós somos pecadores, por isso todos merecemos a morte. Mas Deus nos ama tanto que nos deu uma forma de escaparmos da morte eterna. Ele enviou Jesus a este mundo para receber o castigo pelo pecado que nós merecemos. [Mostrar a figura da cruz.] Jesus morreu em uma cruz em nosso lugar. Mas não ficou morto. [Mostrar a figura do túmulo aberto.] Ele ressuscitou e está no Céu preparando um lugar para aqueles que aceitarem o Seu sacrifício. Da mesma forma como Jesus curou aquele surdo-mudo, Ele quer nos curar também. Mas Ele está esperando que nós peçamos isto a Ele. Então Ele vai deixar nosso coração assim. [Mostrar o coração limpo.] Quem de vocês quer ter um coração limpo assim? Então vamos nos ajoelhar agora e pedir perdão a Jesus por tudo de errado que temos feito. Vamos agradecer a Ele por ter sofrido o nosso castigo e pedir para que Ele apague nossos pecados e limpe nossos corações. Vamos ficar bem quietinhos e fazer isto agora.
  [Orar fervorosamente com as crianças, dizendo:] Pai nosso, muitas vezes não temos ouvido Seus conselhos que estão na Bíblia e temos feito muitas coisas feias. Nosso coração está sujo por causa dos nossos pecados. Muito obrigada por enviado Jesus para levar o nosso castigo lá na cruz. Sabemos que não merecemos nada, mas queremos pedir que nos perdoe e limpe o nosso coração. Também, Senhor Deus, nos ajude a não fazermos mais coisas erradas. Obrigada por nos perdoar. Pedimos e agradecemos em nome de Jesus. Amém.
  [Levantar-se e dizer:] Sabe, Deus está muito disposto a atender a nossa oração, exatamente como estava disposto a curar o surdo e mudo. Quando temos fé em Jesus, Deus nos cura da deficiência do pecado. Podemos agradecer porque Ele  faz esse milagre em nós. Quando vocês forem tentados a serem surdos para a vontade de Deus ou mudos para não falar de Jesus lembrem-se:

O PODER DE JESUS NOS CURA
DA DEFICIÊNCIA DO PECADO.

CONTANDO AOS OUTROS:
  [Dar uma cópia do Boneco que Fala  já quase pronto para cada criança. Deixar que pintem como desejarem ou deixar que levem para casa e façam a atividade com os pais, na tarde de sábado. Enquanto trabalham, dizer:]
  Quando o rapaz de nossa história foi curado, passou a falar de Jesus para todos os que encontrava. Jesus fez um grande milagre para vocês também. Ele limpou os seus corações do pecado. Durante esta semana mostrem este Boneco que Fala para contar a história de hoje para alguém. Não esqueçam de dizer que:

O PODER DE JESUS NOS CURA
DA DEFICIÊNCIA DO PECADO.

Um comentário:

Anônimo disse...

UAU!!! AJUDOU MUITO, TUDO BEM EXPLICANDO, BEM ELABORADO. MUITO OBRIGADA!!!

Que bom que você veio!

Volte Sempre!