sexta-feira, novembro 20, 2009

Tesouros Infantis, V2N4 - Lição 6

Lição 6

Plantando um jardim


 Ao final da lição a criança deverá
SABER que Jesus plantou a semente da verdade em seu coração;
SENTIR necessidade de ter seu coração transformado para que a semente a verdade possa crescer;
RESPONDER pedindo a Jesus que transforme seu coração pecador em um coração obediente.

PENSAMENTO CENTRAL: SE PEDIRMOS A JESUS UM CORAÇÃO BOM, ELE NOS DÁ.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro.” Salmo 51:10

LEITURA AUXILIAR: Mateus 13:1-10, 19-23. Lucas 8:11-14. Parábolas de Jesus. Págs 35-61

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: gravura do menino orando; Conquistando a Atenção: potinho plástico, terra, sementes, um pouco de água; Lição: bolsa de pano cheia de grãos, figura de um pássaro, figura de Jesus, travessas ou caixas rasas com terra fofa, espinhos e pedras, um tijolo ou cerâmica, figura de planta recortada em tecido ou papel mole (ampliar figura que está jundo a do menino orando), lanterna ou figura de sol, garfo, plaquinhas com as palavras; Revisando: os mesmos visuais da lição; Aplicando: Opção A: travessa ou caixa de terra usada na lição; Opção B: vasinho de planta bem cuidada; Contando aos Outros: Opção A: saquinhos de plástico, sementes, fitilho ou etiqueta para saquinho (opcional, ver abaixo); Opção B: corações recortados em cartolina vermelha, sementes, cola

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Memorizando:
1. Fazer uma cópia do menino em oração (abaixo). Colar em cartolina e recortar.
2. Desenhar nele um coração e recortar com estilete.
3. Recortar um pedaço de papel escuro ou manchado e um pedaço de papel branco.
4. Atrás da figura , prender uma ponta do papel escuro, com fita adesiva, acima do coração vazado.
5. Também no verso do menino, prender uma ponta do papel branco, com fita adesiva, abaixo do coração vazado
6. Para o coração ficar “sujo”, deixar que o papel sujo apareça.
7. Para o coração ficar “limpo”, deixar que o papel branco apareça.

Lição:
Pássaro: Colar a figura de um pássaro em cartolina ou papel cartão.
Tipos de terra: Organizar os tipos de terra conforme as instruções na lição. Ter uma travessa com a terra fofa e uma idêntica com plantas já crescidas. Preparar as plaquinhas com as palavras PACIÊNCIA, BONDADE, FÉ, MANSIDÃO, ALEGRIA. Colocar as plaquinhas no momento apropriado.










Contando aos outros (opção A): A sugestão é um saquinho com sementes, de preferência girassol, para que as crianças as plantem. Pode-se amarrar o saquinho com fitilho ou usar a etiqueta abaixo. Nesse caso, é preciso imprimi-la em cartolina ou papel 180g. Dobrar na linha pontilhada e grampear na abertura do saquinho com as sementes. Para um kit completo, pode-se colocar dentro do saquinho um mini vaso, e um outro saquinho com terra.



MEMORIZANDO: [Abrir a Bíblia na passagem de Salmo 51:10. Dizer:]
             Em nosso verso para memorizar de hoje lemos assim: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro.” Por natureza nosso coração é sujo e mau. Cheio de pecado. Mas nós podemos pedir a Deus que transforme nosso coração e o torne limpo e puro. Quando fazemos esta oração podemos ter certeza de que Jesus nos atenderá. Vejam este menino. [Mostrar o garoto orando, com a tira de papel escuro aparecendo atrás do coração.] Ele tem o coração sujo pelo pecado e está triste por isso. O que ele deve fazer? [Oração pedindo a Deus um coração puro.] Vamos dizer o verso? [Colocar a tira de papel branco atrás do coração para o coração limpo aparecer.] É isso que acontece quando fazemos esta oração. Vamos repetir? [Fazer o coração limpo aparecer cada vez que terminar o verso. Deixar que algumas crianças venham à frente e façam o coração limpo aparecer, enquanto as outras repetem o verso várias vezes até que o memorizem. Dizer:] Podemos sempre ter certeza de que:
SE PEDIRMOS A JESUS UM CORAÇÃO BOM,  ELE NOS DÁ.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar sementes de diversas plantas. Perguntar:] Vocês já viram alguém plantar alguma sementes? [Deixar que as crianças peguem as sementes. Comentar sobre as diferentes características delas, tais como tamanho e cor. Perguntar:] Vocês sabem como se planta sementes? Vamos ver como é? [Plantar uma semente em um copinho com terra, enquanto diz:] Primeiro precisamos de terra bem fofinha, depois fazemos na terra uma covinha, colocamos a semente, tampamos a covinha, e regamos com um pouco de água.  Agora é só esperar alguns dias para a plantinha começar a nascer.
Uma semente precisa de muitos cuidados para que possa crescer e produzir. Nossa história de hoje fala sobre sementes.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Se a sala for suficientemente grande, preparar quatro mesas com os modelos dos quatro tipos de solo, identificados por plaquinhas de papel. No solo endurecido pode-se colocar um tijolo ou cerâmica. Para o solo pedregoso, usar uma travessa cheia de pedrinhas e fazer uma planta recortada em tecido ou papel mole e usar uma lanterna ou figura do sol para fazer “murchar” a planta. Para o solo com espinhos, colocar alguns galhos espinhosos sobre um galho de planta boa, em uma travessa. Para a boa terra, preparar uma bandeja ou caixa pequena e rasa, com terra fofa. Ter um recipiente igual, cheio de brotos ou mudas. À medida que for contando a história vá levando as crianças para cada mesa e mostrando os visuais. Se tiver ajudantes suficientes, pode haver uma pessoa em cada mesa explicando cada tipo de solo. Se a sala for pequena, preparar os mesmos visuais e deixá-los escondidos embaixo da mesa ou dentro de uma caixa grande. Colocá-los em cima da mesa, um a um, conforme for contando a história.]
Jesus estava junto ao mar da Galileia. Muitas pessoas vinham para ouvi-Lo falar. Juntou tanta gente que logo não cabiam todos naquele lugar. Então, Jesus entrou no barco de pesca de Pedro e pediu-lhe que afastasse um pouco o barco da terra, para que todos pudessem ouvi-Lo. Enquanto Jesus estava pregando, o povo podia ver lindos campos, sobre as montanhas. Em alguns desses campos havia homens semeando e outros colhendo os primeiros grãos. O homem que semeava levava uma enorme bolsa cheia de sementes. [Colocar a bolsa cheia de grãos nos ombros.] Enquanto andava pelo campo ele tirava punhados de sementes da bolsa e espalhava vagarosamente no terreno arado. [Fazer apenas os gestos da semeadura, sem jogar as sementes.] Olhando o semeador Jesus decidiu contar uma história sobre o semeador e as sementes. Jesus disse:
Certo dia o semeador saiu para semear suas sementes no campo. Ele queria ter uma grande plantação. [Ir para a primeira mesa ou mostrar o primeiro visual.] Enquanto ele semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho. [Semear algumas sementes sobre a terra dura.] O chão ali era muito duro porque as pessoas pisavam ali. As sementes ficaram por cima da terra. [Mostrar as aves.] As aves viram as sementes no chão e rapidamente vieram comê-las. [Fazer com que as aves “comam” as sementes: segure o pássaro com uma das mãos e faça-o tocar as sementes com o bico. Com a outra mão, por trás do pássaro, retire as sementes.]
[Ir para a segunda mesa ou mostrar o segundo visual.] Outras sementes caíram entre as pedras e logo começaram a nascer. [Levantar vagarosamente a planta de papel ou tecido.] Mas as plantinhas não puderam aprofundar suas raízes no solo, por causa da pedra e não tinham como beber água.  Logo veio o sol quente. [Ligar a lanterna ou mostrar a figura do sol.] Elas então murcharam e morreram. [Deixar a planta cair sobre as pedras.]
[Ir para a terceira mesa ou mostrar o terceiro visual.] Algumas sementes caíram entre as ervas daninhas e os espinhos. As ervas daninhas e os espinhos cresceram mais rápido que a plantinha e a sufocaram, matando-a.
[Ir para a quarta mesa ou mostrar o quarto visual. ] Mas uma parte das sementes caiu em boa terra. [Jogar algumas sementes na terra e cobri-las.] A terra, estando preparada, cobriu as sementes antes que as aves as encontrassem. [Cobrir as sementes, rapidamente. Mostrar a ave tentando pegar alguma coisa e não conseguindo.]  Não havia pedras debaixo da terra e nem espinhos para sufocar as plantas. Assim, as sementes que caíram em boa terra cresceram depressa. Cada sementinha tornou-se uma planta alta. [Mostrar os brotos ou plantas.]
Os discípulos meio confusos perguntaram: “O que significa essa história?” Jesus então começou a explicar: “Eu sou o semeador. A semente é a palavra de Deus.” [Mostrar a Bíblia.] Jesus veio ao nosso mundo plantar sementes de obediência, paciência, bondade, amor e outras sementes da verdade. A beirada do caminho, as pedras, as ervas daninhas, os espinhos e a terra boa, são os corações de pessoas, meninos e meninas. Vamos entender como são estes corações?
[Ir para a primeira mesa ou apontar o primeiro visual.] A semente que caiu na beira do caminho, representa a pessoa que ouve a Palavra de Deus e não presta atenção, não entende nada e não obedece a Jesus. São aquelas pessoas e crianças que vão à Igreja e ficam cochichando ou pensando em outras coisas. O pregador fala, mas elas não escutam. E, assim como as aves vêm e comem as sementes, Satanás vem e tira a semente da verdade. As pessoas esquecem tudo. Saem da igreja sem lembrar nada da pregação ou da lição. Essas pessoas precisam orar assim [falar junto com as crianças]: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro.” Salmo 51:10. Porque SE PEDIRMOS A JESUS UM CORAÇÃO BOM, ELE NOS DÁ

[Ir para a segunda mesa ou apontar o segundo visual. Mostrar as pedras e pedir para as crianças ficarem duras como as pedras. Depois, elas devem voltar ao normal.] As sementes que caíram entre as pedras são crianças ou pessoas que ficam felizes de ouvir de Jesus e Sua palavra por um pouco de tempo. Elas rapidamente dizem que vão ser cristãs. Mas são muito egoístas e preocupadas consigo mesmas. Elas acham que são boas o suficiente e não precisam de Jesus. As pedras do egoísmo e do orgulho não deixam que a semente da verdade receba vida de Jesus.  Então, quando vem algum sofrimento elas deixam de confiar em Deus. Ou, quando leem a Bíblia e descobrem que estão fazendo alguma coisa errada, algum pecado,  dizem: “É muito difícil, eu não consigo melhorar”. Elas só querem fazer o que gostam e esquecem que Jesus pode ajudá-las a fazer o que é certo. Desse jeito a boa semente da verdade morre em seus corações. Essas pessoas precisam orar assim [falar junto com as crianças]: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro.” Salmo 51:10. Porque
SE PEDIRMOS A JESUS UM CORAÇÃO BOM, ELE NOS DÁ

[Ir para a terceira mesa ou apontar o terceiro visual.] As sementes que caíram entre os espinhos representam a pessoa que ouve a palavra, mas não abandona seus pecados. Cada espinho destes representa um pecado. Quando uma criança não divide seus brinquedos tem o espinho do egoísmo. Quando vive querendo elogios, tem o espinho da vaidade. Quando prefere apenas brincar sem ajudar em casa tem o espinho da preguiça. Estes e outros espinhos tomam conta do seu coração sufocando a boa semente. Ela não consegue crescer e morre. Essas pessoas precisam orar assim [falar junto com as crianças]: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro.” Salmo 51:10. Porque SE PEDIRMOS A JESUS UM CORAÇÃO BOM,  ELE NOS DÁ.

[Ir para a quarta mesa ou apontar o quarto visual.]  A boa terra é a pessoa que ouve a palavra de Deus, entende e pratica os seus ensinamentos. [Mostrar a figura de Jesus.] É aquele que recebe a Jesus como seu salvador e fica tão grato pelo amor e o sacrifício de Jesus que faz tudo para agradá-Lo. É a pessoa que decide obedecer à Palavra de Deus. Ela dá as lindas plantas da paciência, bondade, fé, mansidão, amor e alegria. [Colocar as plaquinhas com as palavras.]

REVISANDO: [Mostrar todos os visuais usados na apresentação da lição (a figura da ave, o galho com espinho, as pedras, a semente, a terra, e uma figura de Jesus). Pedir que as crianças falem o que significa cada um.]

APLICANDO:
Opção A: [Pegar a travessa ou caixa com a terra boa. Apertar um pedaço para que fique dura. Colocar algumas pedras em uma parte e espinhos em outra. Dizer:]  Os meninos e meninas que são semelhantes à boa terra são pecadores como qualquer um. Ninguém tem um coração bom sozinho. Mas aqueles que pedem ajuda a Jesus podem ter um  coração bondoso, que gosta de fazer boas coisas.  Por exemplo, quem tem o coração endurecido assim [colocar algumas sementes em cima  do pedaço endurecido da terra] deve reconhecer que é desatento à Palavra de Deus e pedir ajuda a Jesus. Sabem o que Ele faz? Ele afofa a terra e esconde a semente antes que Satanás consiga tirá-la. [Com um garfo ou outro instrumento, afofar a terra e esconder as sementes. Aproximar a ave tentando pegar a semente e não conseguindo pegar nada.]  
Quem é egoísta e orgulhoso deve orar a Jesus e pedir que Ele retire estas pedras feias que não deixam a planta da verdade ficar forte. E Ele alegremente vai tirar estas pedras. [Tirar as pedras ou chamar uma criança para fazer isto.] Já quem possui os espinhos do pecado precisa pedir que Jesus os arranque.
Os nossos pecados entristecem Jesus e o machucam. Assim como os espinhos ferem as mãos de quem o arranca. Mas Jesus não se importou de ser ferido por nós, lá na cruz. Ele fez isto para nos livrar do pecado e arrancar os espinhos que impedem que tenhamos a vida eterna. [Arrancar os espinhos cuidadosamente (se necessário, usar uma proteção para fazer isso)]. É dessa forma que nosso coração se torna um bom lugar para a semente da Palavra de Deus. Vamos pedir a Jesus que nos transforme? [Ajoelhar-se com as crianças e orar com elas pedindo a Jesus que trabalhe nos  corações de todos ali, afofando e tirando as pedras e espinhos, para que se tornem bons e obedientes à Sua Palavra.]

Opção B: [Pegar o vaso com a plantinha bem cuidada, dar para cada criança pegar e dizer alguma característica do coração que é semelhante à boa terra. Ex:. bondoso, caridoso, fala só a verdade, etc.]

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A: [Dar um saquinho com sementes, amarrado com fitilho. Se as sementes forem grandes, deixar que as crianças coloquem-nas nos saquinho e o professor apenas amarra o fitilho. Dizer:] Levem estas sementes para casa, plantem em copinhos descartáveis, e quando brotar, mostrem para alguém, contando quem é o semeador e o que significa a semente, a terra e o crescimento da planta.

Opção B: [Dar dois corações recortados em cartolina vermelha para cada criança, com a seguinte frase escrita neles: “Deus plantou Sua Palavra em meu coração. Eu a estou deixando crescer.” Deixar que colem sementes para enfeitar o coração. Dizer:] Um destes corações vocês devem levar para casa e colocar em um lugar onde sempre possam vê-lo. O outro vocês devem entregar para alguém e contar-lhe tudo que aprendeu hoje aqui.









Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!