domingo, novembro 22, 2009

Pequeno Pesquisador, Lição 10 - Vol. 2 - Nº 4

NÃO COMA EXAGERADAMENTE
OBJETIVOS:.
Ao final da lição a criança deverá
CONHECER o processo de digestão intestinal
SENTIR a importância de dominar o apetite e alimentar-se da Palavra de Deus
RESPONDER dominando seu apetite e alimentando-se da Palavra de Deus

VERSO PARA MEMORIZAR: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.” Filipenses 4:5.

LEITURA AUXILIAR: Conselhos Sobre Regime Alimentar, págs. 101 a 116.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: quadrados de papel azul  e triângulos de papel amarelo; conquistando a atenção: prato grande, mangueira de 5m  ou prato pequeno e cordão de 1,70m; apresentando a lição: pedaço de mangueira bem flexível, tubo de pano (ver instruções abaixo), tiras com as palavras em maiúsculo do texto abaixo, pedaço de veludo, gravura do intestino, bandeja com alimentos ricos em fibras (pão integral, arroz integral, frutas e verduras), copo com água e 1 colher de óleo, detergente; aplicando: bandeja de alimentos ou prato vegetariano bem saboroso e cheiroso, gravura de Jesus; contando aos outros: cópia da atividade Regras da Boa Alimentação  e do Cubo das Regras para cada aluno. 



COMO PREPARAR OS RECURSOS VISUAIS
Lição:
Costurar duas tiras de tecido de cerca de 5cm de largura, direito sobre direito. Virar do avesso, formando uma faixa. Colocar uma bolinha ou pedrinha para passar dentro da faixa, mostrando o volume e comparando-o ao alimento dentro do intestino.


Contando aos Outros: Copiar o cubo em cartolina e recortar. Dobrar nas linhas cheias e colar as rebarbas.

MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Antes da aula, colar em baixo de metade das cadeiras um quadrado azul. Na outra metade , um triângulo amarelo (usar outras cores e formatos, se quiser). Não deixar que os alunos percebam isso. Dizer: Algumas pessoas tornam-se muito conhecidas pelas coisas diferentes que faz. Quando essas pessoas são vistas de longe, nós dizemos: “Olhe aquele rapaz. Ele toca trompete muito bem. Sabe aquela moça que está vindo ali. Ela canta demais”.  Mas, existem pessoas que não se controlam quando vão comer: comem de tudo e em grande quantidade. Geralmente ficam conhecidas por isso e as pessoas dizem: “O fulano? Eu o conheço. Ele come demais.”
Essa não é a melhor forma de tornar-se conhecido. Todos os cristãos devem ser famosos entre as pessoas que o cercam. Mas famosos por fazerem o que é certo. Nós devemos ser conhecidos diante de todos por sermos equilibrados e controlados em todas as coisas. É isso que o nosso verso para memorizar de hoje nos diz: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.” Filipenses 4:5. Como Jesus virá em breve, agora é o tempo de darmos bom testemunho. Repetir o verso com todos por três vezes. Depois, deixar que os alunos olhem embaixo das cadeiras e peguem os quadrados ou triângulos. Os que tiverem quadrados azuis devem dizer a primeira parte do verso. Os que têm triângulos amarelos devem dizer a segunda parte do verso. Todos devem recitar a referência juntos. Repetir o processo, invertendo a ordem.  

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Levar um prato grande, de uns 30 cm (de preferência de plástico)  e uma mangueira de cinco metros. Ou um prato ou tampa pequena, de uns 8 cm e um cordão de cerca de meio centímetro de espessura e 1,70 m de comprimento.Pedir a um aluno para que arrume de maneira organizada aquele volume dentro do prato, sem embaraçar. Dar tempo para que ele tente. Depois, perguntar: Vocês acham que é fácil ou difícil colocar um volume tão grande dentro de um espaço pequeno de maneira organizada e perfeita? O que é necessário para fazer isso? Perícia, inteligência. Existe um tubo dentro de nós que foi primorosamente arrumado e que mostra a grande sabedoria e perícia de Deus. Vamos estudar sobre ele hoje.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Dobrar um pedaço de mangueira. Perguntar: O que acontece com a água quando dobramos a mangueira assim? Deixa de passar, não é mesmo? Olhem para o abdome de vocês. Imaginem que Deus é tão sábio que colocou 5 metros de um tubo flexível no interior do abdome de vocês. E Ele fez isso com tanto cuidado que não há uma dobra impedindo a passagem dos alimentos. Em um adulto o comprimento do intestino é ainda maior: 6 metros muito bem organizados.
            Colocar a tira no flanelógrafo com as palavras em negrito. O INTESTINO DELGADO é a parte mais longa do aparelho digestivo. Se você já viu uma cobra comendo, provavelmente notou porções de alimentos impulsionados ao longo do seu corpo. Assim. Mostrar a faixa de pano com uma bolinha ou pedrinha dentro. Ir apertando para que a bolinha caminhe dentro da faixa. Não é preciso deixar a bolinha sair pelo outro lado. É assim que nosso intestino delgado fica quando o alimento percorre seu tubo estreito. Músculos fortes, uns circulares e outros compridos, espremem e empurram o alimento pelo tubo abaixo, fazendo ondas em todo o percurso.
            Quando o alimento chega ao intestino é totalmente atacado por alguns sucos especiais. Esses sucos contêm substâncias que “quebram” os alimentos em partículas muito pequenas, de modo que possam ser levados para nossas células através do sangue e da linfa. Mostrar um pedaço de veludo ou tapete felpudo. Deixar que os alunos toquem-no e sintam sua textura. Dizer: Esse tecido é feito de muitos pelinhos. Como é macio, é muito usado para forrar almofadas e estofados. Nosso intestino também tem um forro. Ele é forrado por milhões de pequeninos pêlos parecidos com dedos, chamados VILOSIDADES. Em cada vilosidade há pequeninos cílios semelhantes a dedos, chamados MICROVILOSIDADES. Parecem penugens movimentando-se para frente e para trás. A essa altura os alimentos já estão bem quebradinhos e dissolvidos nos sucos digestivos.
            Dentro de cada cílio há pequeninos vasos sanguíneos chamados capilares e também vasos menores que se ligam ao sistema linfático. Assim as pequeníssimas partículas em que nosso alimento foi quebrado penetram no sangue ou na linfa. Isso é denominado ABSORÇÃO.
            Depois que os nutrientes vão para o sangue ou para os vasos linfáticos, o que resta dele entra no CÓLON ou INTESTINO GROSSO.  Poucas coisas boas restam ali, de forma que podemos comparar o intestino grosso a uma fábrica de reciclagem, que aproveita o que precisa e rejeita o resto. Ele aproveita a água, oss ais minerais e as vitaminas que ainda restam levando-os para dentro do corpo e deixando para trás os resíduos. Neste momento, milhões de bactérias que vivem em nosso intestino ajudam a decompor os resíduos. Elas também fazem algumas vitaminas muito importantes para nós. Embora a maioria das bactérias do intestino sejam boas, certos tipos formam venenos que podem penetrar no sangue. Por isso, quanto mais cedo o resíduo sair do cólon, menos tempo os venenos terão para contaminar o corpo. Quando se faz uma refeição de pão integral, cereais e frutas e se come pouquíssimo açúcar e óleo, o resíduo fica no ventre (ou barriga) cerca de dezoito horas. Mas, quando se come pouca fibra a pessoa pode levar três dias para se livrar de seu resíduo. Com isso os venenos são absorvidos pelo corpo, favorecendo o aparecimento de inúmeras doenças. Se comemos demais e alimentos sem fibras, como bolos, doces, pudins, etc., nosso intestino fica superlotado e começa a se deformar. Mostrar gravuras de intestinos deformados (abaixo). Vale à pena ser moderado, equilibrado, na hora de alimentar-se.
            Para que os alimentos não fiquem grudados em nosso intestino, o Criador embutiu escovas em nosso alimento. Cascas de frutas, peles de verduras e as camadas externas dos cereais, nozes e legumes estão cheias de fibras que agem como escovas e limpam a parede interior de nossos intestinos. Mostrar exemplos destes alimentos ou gravuras deles. Por isso é tão importante trocar o pão branco pelo integral, o arroz branco pelo arroz integral, e comer muita salada e fruta fresca, com bagaço. Ficará muito lindo se houver uma bandeja com estes alimentos.
            Todo o sangue que vem do intestino, carregado de nutrientes passa pelo FÍGADO. Este admirável órgão livra o sangue de venenos e outras substâncias nocivas e armazena vitaminas e açúcar para quando o corpo precisar deles. Nem a saliva, nem os sucos gástricos conseguem reduzir as gorduras das nozes, abacates e azeites. O fígado produz então um fluído verde chamado BILE. O fígado produz cerca de 1,120 litros de bile por dia. A bile ajuda a digerir as gorduras tornando-as solúveis em água. Vejam. Em um copo com água, colocar uma colher de óleo. Misturar e observar como fica. Em seguida, pingar 4 ou 5 gotas de detergente. Misturar novamente e observar o que acontece. O óleo mistura-se com a água e é facilmente removido. Esse mesmo serviço a bile faz no intestino.

B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição. Abaixo colocamos o gabarito para o professor (algumas versões da Bíblia podem conter palavras diferentes).

Domingo
  1. Comprimento: 4 a 5m; Largura: 2,5cm. O alimento é totalmente atacado pelos sucos intestinais e pancreáticos, sendo transformado em proteínas, gorduras e carboidratos.
  2. Comendo e bebendo a carne e o sangue de Jesus. Isto significa recebê-lo como Salvador pessoal, crendo que Ele perdoa nosso pecados, e nEle estamos completos...O que a comida é para o corpo, deve ser Cristo para a alma.
Segunda-feira
  1. Açucar; aminoácidos, ácidos graxos
  2. Primeira parte: Vilosidades são milhões de pequeninos pelos parecidos com dedos, que cobrem as paredes de nosso intestino.Microvilosidades são pequeninos cílios também semelhantes a dedos que existem em cada vilosidade.
            Segunda parte: Elas captam os nutrientes do bolo alimentar e passam-nos para o sangue e a linfa.
  1. “Viverá para sempre”.
Terça-feira
  1. água; vitaminas, sais minerais, resíduos
  2. A água, as vitaminas e os sais minerais são reciclados e levados para o corpo; bactérias ajudam a decompor o que resta, fabricando as vitaminas K, B12, tiamina e riboflvina.
  3. A. 1,5m; 3,5m
B. 1,2m
Quarta-feira
  1. Alimentos ricos em fibras: arroz integral, pão integral, frutas, verduras
Alimentos pobres em fibras: arroz branco, macarrão branco, pão branco, etc.
  1. Beber 6 copos de água; exercício físico, tomar banho.
Quinta-feira
  1. Estômago – intestino delgado – fígado – cólon - pâncreas
  2. Intestino – vilosidades e microvilosidades – capilares – suco pancreático – suco intestinal  – bile – vesícula biliar – fígado – tubo digestivo
  3. Primeira parte: “...Devemos comer diariamente da Palavra de Deus, para que a vida da alma seja renovada.”
            Segunda parte: Eles receberam de bom grado as Escrituras e a examinavam a cada dia.
Sexta-feira
  1. A resposta é pessoal. Sugestões: Deus nos ama e quer que tenhamos saúde e sejamos felizes.

C. APLICANDO:
Mostrar a bandeja de alimentos ou um prato com um alimento bem saboroso. Pedir às crianças que olhem bastante para ele. Deixar que sintam o aroma e percebam a beleza das cores, etc. Dizer: Esses alimentos são muito cheirosos, bonitos e nutritivos. É muito bom tê-los por perto. Com certeza darão força e vigor a vocês. Basta que olhem muito bem para eles ou que sintam seu aroma e a saúde de vocês com certeza vai melhorar, não é mesmo? Vocês concordam em ficar apenas olhando para estes alimentos para matar a fome de vocês? Não, claro que não. É preciso comê-los, absorvê-los ou jamais suprirão nossas necessidades.
            Mostrar uma gravura de Jesus. Dizer: Jesus é o pão vivo que desceu do Céu. Ele é o Salvador. Mas isso só terá importância para nós, só resolverá nosso problema, se o recebermos como nosso Salvador pessoal. Como o alimento só nos traz benefícios se o ingerirmos, assim Jesus só pode nos salvar se O aceitarmos, crendo que Ele perdoa nossos pecados.  

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia das Regras da Boa Alimentação e do Cubo das Regras (fazer a cópia do cubo em cartolina) para cada aluno. Deixar que os alunos montem o cubo e, antes de fechar a tampinha (sem colar, é claro), colocar um saquinho com um pãozinho ou biscoitos integrais dentro.Pedir aos alunos que usem o Cubo e as Regras para contar a alguém o que aprendeu hoje na lição.















 .




Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!