sexta-feira, novembro 20, 2009

Tesouros Infantis V2N4 - Lição 5

Lição 5
O amigo de mamães e soldados




Ao final da lição a criança deverá:
SABER que Jesus percebe as nossas tristezas e procura consolar-nos
SENTIR desejo de ajudar quem está triste; consolo diante de suas tristezas
RESPONDER esforçando-se para consolar os entristecidos; sentindo-se consolada também

VERSO PARA MEMORIZAR: “Para Deus nada é impossível”. Lucas 1:37

LEITURA AUXILIAR:  O Desejado de Todas as Nações, págs. 318 a 320.

RECURSOS NECESSÁRIOS:  Memorizando: visuais do verso; Conquistando a Atenção: lousa, giz, lenço ou pano; Lição: figuras das páginas 75 e 76, isopor; Contando aos Outros: cópias do Cartão da Confiança (pág. 75) para cada criança, tesoura, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Memorizando:
1. Fazer 1 cópia de cada figura abaixo.
2. Pintar, colar entretela e recortar.
3. Escrever em pequenos papéis as instruções seguintes:
    A. Os meninos terão de recitar o versículo. 
    B. As meninas terão de recitar o versículo.
    C. Escolha uma pessoa para recitar o versículo.
4. Colocar os papeizinhos com as instruções atrás de cada figura colocada no flanelógrafo. Chamar uma criança para tirar uma figura. Ao retirá-la, deve ler a instrução e segui-la.





Lição:
1. Para a mãe, fazer uma cópia ligeiramente ampliada do rosto feliz e uma do rosto triste. Recortar e colar um sobre o outro com um palito de churrasco entre as duas figuras (veja abaixo).
2. Para a multidão que acompanha a mãe, fazer cópias do rosto alegre e do rosto triste (abaixo), recortá-las e colá-las em palitos de dente. Espetá-las em fila em um pedaço de isopor do tamanho de uma caixa de ovos ou mais estreito.
Para a multidão que acompanha Jesus, montar os rostos do mesmo jeito e espetá-las bem juntinhas em um pedaço de isopor de maneira a parecer uma multidão.

IDÉIAS:
A. Usar as silhuetas abaixo 


B. Ou juntar várias garrafinhas de leite fermentado, fazer um saquinho de tecido para cada uma com um barbante para amarrar próximo ao pescoço, formando um vestido. Fazer cintos com pedaços de barbante. Colocar o palito com os rostos colados dentro da boca das garrafinhas. Para fazer a multidão andar rapidamente, colocar as garrafinhas dentro de uma caixa de ovos sem a tampa.

Contando aos Outros:
1. Fazer uma cópia do cartão abaixo para cada criança.
2. Dobrar para frente nas linhas tracejadas
3. Deixar os lados arredondados para cima e os pontudos encaixar dentro dos arredondados.



Cântico:

Nada É Impossível (música de “Meu Coração Entrego”, faixa 14 do CD).

Nada é impossível a Cristo, a Cristo.
Nada é impossível para o nosso Deus.



MEMORIZANDO:  [Colocar as figuras do verso no flanelógrafo e, antes da aula, esconder atrás delas os pedaços de papel com as instruções. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual.  Dizer:]        Vocês sabem dizer alguma coisa que é impossível fazermos? [Deixar que as crianças falem.] Voarmos como os pássaros, usando só os braços é impossível para nós. E fazer água sair de uma pedra? É possível ou impossível? Mas para Deus nada é impossível. Existem situações em que ficamos tão tristes que parece impossível voltarmos a ter alegria. Então devemos lembrar que para Deus nada é impossível. Vamos memorizar este verso? [Mostrar o flanelógrafo com os visuais. Recitar o versículo com a classe por três vezes. Depois, chamar uma criança para remover uma figura do verso. Ela retira a figura e o professor lê a instrução, que deve ser seguida. Cada vez que o versículo for recitado, chamar uma criança para remover uma figura e escolher o próximo participante.]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:  [Desenhar na lousa (ou em um papel branco, usando lápis de escrever) o rosto de um menino triste.] Um menininho estava muito triste porque já fazia bastante tempo que seu pai estava viajando e ele estava com  tanta saudade que começou a chorar. [Desenhar lágrimas caindo de seu olhos.] A mamãe dele percebeu sua tristeza. Ela queria vê-lo feliz outra vez. Então pegou o filho no colo e com um lenço secou todas as suas lágrimas. [Apagar as lágrimas com um pano ou lenço.] Ela falou para ele que o papai não iria demorar muito para voltar e que, quando ele chegasse, levaria o garoto para passear no Jardim Zoológico. O menino ficou imaginando como seria divertido aquele passeio e começou a sorrir. [Desenhar um sorriso no rosto do menino.] Com a atenção da mamãe aquele garoto ficou consolado de sua tristeza. Na história de hoje, vamos falar de alguém que estava muito triste também.

APRESENTANDO A LIÇÃO:  [Abrir a Bíblia em Lucas 7 e dizer:]  A Bíblia conta que Jesus um dia curou o servo de um centurião, um homem importante do exército de Roma. Esse homem teve muita fé. Ele disse que Jesus nem precisaria tocar no seu servo. Bastava que falasse e a doença iria embora. Jesus fez assim e o servo foi curado no mesmo instante que Jesus falou. O servo e o centurião ficaram muito felizes.
  Depois de contar esse história, a Bíblia conta de certa mulher que morava em uma cidade chamada Naim, perto de Nazaré, onde morava a mãe de Jesus. Um dia o marido dessa mulher morreu, deixando-a sozinha com um único filho. Ela ficou muito, muito triste. Assim. [Mostrar o rosto triste.] Mas o filho dela a ajudou a vencer a tristeza. Eu penso que ele dizia: “Mamãe. Eu estou aqui para ajudá-la. Vou cuidar da senhora como o papai cuidava.” O jeito carinhoso do filho consolou aquela mãe. Ele era tão bondoso com ela e a ajudava tanto que logo o seu rosto ficou assim. [Mostrar o rosto alegre.] Ela pensava: “Ainda bem que tenho um filho tão bom. Assim não me sinto só.”
  Mas, passado algum tempo aconteceu uma coisa muito, muito mais triste. Aquele rapaz que era a única alegria da vida daquela mulher, que consolava seu coração, um dia também morreu. Que tristeza! Ela ficou desconsolada. Sozinha, sem o marido e sem o filho! Ela chorou, chorou e chorou. Seu rosto ficou assim. [Mostrar rosto triste.] Seus vizinhos e amigos ficaram com muita pena dela. Eles também ficaram tristes. [Mostrar vários rostos tristes.] Eles não sabiam o que dizer para consolar aquela mulher. Na verdade eles também ficaram desconsolados. E choravam, choravam, choravam. Então chegou o momento mais triste ainda de levar o corpo do rapaz para o cemitério.
  Alguns homens fortes carregaram o caixão e sua mãe ia junto dele, chorando, chorando. Muita gente da cidade foi ver o enterro e formaram uma enorme fila de pessoas chorando, enquanto acompanhavam o caixão. [Em cima da mesa, espetar os rostos tristes no isopor, formando uma fila.] Neste momento, outra multidão aproximou-se. [Aproximar um suporte de isopor com vários rostos espetados nele.] Era Jesus acompanhado de muita gente que queria estar perto dEle. Eles encontraram aquela fila de pessoas chorando.
  Quando Jesus viu a tristeza daquela mulher teve muita pena porque a amava muito e não queria vê-la sofrendo tanto. Então Ele chegou bem perto dela e disse com carinho [falar suavemente]: “Não chores”. Depois Ele foi até o caixão onde estava o corpo do jovem morto.
  A fila parou de andar e as pessoas se juntaram em volta. Todos pararam de chorar e ficaram esperando para ver o que aconteceria. [Deitar uma criança no colchonete ou esteira.] O que será que Jesus ia fazer?
  Então, em voz alta, com autoridade, Ele disse [falar em voz alta]: “Jovem! Eu te digo: Levanta-te!”. A voz de Jesus penetrou nos ouvidos do morto. O coração voltou a bater e o pulmão a respirar. Os olhos do jovem se abriram. [A criança deitada deve abrir os olhos.] Amavelmente Jesus o tomou pela mão e o fez sair do caixão. [Pegar a criança pela mão e levantá-la.] A mãe e o filho abraçaram-se bem apertado. [Dar um abraço apertado na criança.] Outra vez o rosto daquela mãe ficou assim. [Mostrar rosto feliz.] Todos ficaram felizes! [Virar os rostos espetados no isopor, mostrando o lado feliz.] As pessoas louvaram a Deus dizendo: “Um grande profeta está entre nós! Deus nos visitou!”
Jesus também ficou muito feliz por ter ajudado aquela mulher. Ele fez isso porque Ele é Deus e PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL

REVISANDO: Fazer as perguntas para toda a classe e pedir que as crianças obedeçam à ordem de comando de cada pergunta. Se necessário, repetir pausadamente para que elas entendam bem.
Se aquela mulher viúva morava em Jerusalém bata os pés no chão. [Eles não devem bater, pois ela morava em Naim.]
Se Deus sabe tudo o que precisamos mesmo antes de pedirmos fique de pé. [Devem ficar de pé porque a afirmação está correta.]
Se o verso que diz que para Deus nada é impossível está no livro de Daniel 65:24 bata no peito. [Elas não devem bater. A afirmação está incorreta.]
Se Jesus não se importou com a tristeza da viúva sente-se. [Não devem sentar-se, porque Jesus importou-se.]
Se Jesus disse palavras de consolo para a mulher, incline a cabeça. [Devem inclinar, porque a afirmação está correta.]
Se as pessoas que acompanhavam o enterro estavam cantando de alegria, dê um passo à frente. [Não devem dar um passo, porque a afirmação está incorreta.]
Se Jesus estava acompanhado e muita gente levante os braços. [Devem levantar porque a afirmação está correta.]
Se Jesus falou para o morto levantar-se e ele não se levantou estique os braços para a frente. [Não devem esticar porque a afirmação está incorreta.]
Se aquela viúva tornou-se feliz outra vez, coloque as mãos na cintura. [Devem colocar.]
Se Jesus se importa quando sofremos e vem nos consolar, coloque as mãos em posição de oração. [Devem colocar porque a afirmação está correta.]
  [Dizer:] O sofrimento pode ser muito grande. Mas vai passar porque PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL.

APLICANDO: [Dizer:] Jesus era uma pessoa muito amável. Estava sempre observando o semblante das pessoas. Se alguém estava preocupado, Ele procurava animá-lo. Se alguém estava solitário, Ele se mostrava seu amigo. As crianças e adultos que amam a Jesus serão parecidas com Ele, sempre levando alegria e conforto para as pessoas tristes.
  Vamos ver algumas situações em que podemos agir como Jesus? Vou falar uma situação e vocês vão me dar ideias para ajudar. [Após mencionar cada frase, deixar que as crianças deem suas sugestões.]

1. Há uma menina nova na escola. Ela está triste porque ainda não tem amigos. 
2. Seu amiguinho está muito doente.
3. Sua mãe está muito cansada.
4. Seu pai está muito preocupado.
5. Seu irmão tirou notas baixas na escola.
6. As crianças do orfanato estão sem agasalho para o inverno.
7. Alguém perdeu uma pessoa querida.
  Quando Jesus vier buscar-nos, Ele tocará Sua trombeta e os fiéis filhos de Deus que estiverem mortos ressurgirão e irão para o Céu com os que nunca morreram. Da mesma forma como aquela mãe ficou feliz em ter seu filho de volta, nós ficaremos felizes de encontrar nossos queridos que dormem em Cristo.
  Outros grandes e alegres milagres acontecerão: [Dar tempo para as respostas.] Como ficarão as pessoas cegas? Quem tiver apenas uma perna ou um braço? O que os surdos farão? E os mudos? Haverá alguma doença?
  Saber que lá no Céu Jesus não deixará que haja mais tristezas é um grande consolo. É bom saber que
PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL.

CONTANDO AOS OUTROS:
  [Dar uma cópia Cartão da Confiança  para que cada criança pinte, recorte e monte. Se as crianças forem muito pequenas ou não houver tempo suficiente, entregar tudo quase pronto, deixando que elas apenas montem ou pintem o desenho. Enquanto trabalham, dizer:] Jesus era uma pessoa muito amável. Estava sempre observando as pessoas para ver quem precisava de ajuda. Esta semana observem o rosto das pessoas e procurem descobrir se há alguém triste, preocupado ou cansado. Então, entreguem este cartão. Se houver oportunidade, façam uma oração com essa pessoa. Senão, apenas entreguem o cartão e orem em seus corações. Não esqueçam de dizer que PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL




Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!