sexta-feira, novembro 20, 2009

Pequeno Pesquisador V2N4 Lição 8

TIJOLOS DE ALIMENTO
OBJETIVO:.
Ao final da lição a criança deverá
CONHECER o valor dos alimentos e a quantidade ideal de uso de cada grupo;
SENTIR desejo de ter uma alimentação saudável;
RESPONDER escolhendo os alimentos apropriados para si.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer que a sua alma goze do bem do seu trabalho. Vi que também isso vem da mão de Deus” Eclesiastes 2:24. (até mesmo esse prazer vem de Deus.)

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblias para todos; conquistando a atenção: alimentos que contenham amido (batata, arroz, macarrão, pão), alimentos sem amido (alface, queijo, etc.)solução de iodo; apresentando a lição: castanha ou amendoim na casca, jarra com água, copos bandeja, embalagens vazias de óleo, manteiga e margarina; aplicando: papel pardo, revistas velhas; contando aos outros: cópias do apoio de prato para cada aluno.

MEMORIZANDO (até 10 minutos): Perguntar a alguns alunos o nome de sua fruta predileta. Dar tempo para as respostas e dizer: Todos nós temos uma fruta ou alimento predileto. E é muito agradável quando podemos saborear algo que gostamos muito de comer. Também é muito gostoso tomar um suco fresquinho em um dia quente. Quando trabalhamos e conseguimos comprar algo que desejamos também é muito bom. Comer, beber, comprar o que precisamos. Tudo isso traz satisfação. O que não podemos esquecer é que o que comemos e bebemos vêm da bondosa mão de Deus. É Ele quem dá a chuva, o sol e a vida para que as plantas cresçam e possam nos alimentar. O alimento que Ele nos dá fornece energia para trabalharmos, ganharmos o salário e comprarmos o que precisamos. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão que será memorizado. Dizer: Quando estivermos comendo e bebendo devemos nos lembrar com gratidão da providência divina. Para memorizar esse verso vamos precisar de muita atenção. Pedir aos alunos para que encontrem o verso em suas Bíblias e depois formem um círculo. Se nem todos possuírem Bíblias, providenciar algumas a mais. Cada aluno lê, em seqüência, uma palavra do versículo. Na rodada seguinte, devem repetir suas palavras de cor. Cada rodada deve ser mais rápida que a anterior. Na última vez, a classe recita o versículo todo em uníssono.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): Levar diversos alimentos que contenham amido ou não, tais como: banana, pão, arroz cozido, mandioca, queijo, farinha de trigo, batata, óleo, alface, etc. Dizer: Hoje vamos fazer uma experiência para detectar a presença de um componente destes alimentos. Depois que eu fizer a demonstração vocês devem tentar descobrir alguma coisa. Pingar sobre cada alimento três gotas de solução de iodo (comprado em farmácia). Dizer: Alguns alimentos ficarão roxos, outros não (os que ficaram roxos são alimentos que contêm amido). Mostrar o resultado para os alunos e perguntar: Por que será que alguns alimentos reagiram de forma diferente à solução de iodo? Vamos tentar descobrir separando-os em dois grupos: os que ficaram roxos e os que não ficaram. Separar os alimentos com a ajuda dos alunos. Descobriram o que os alimentos que ficaram roxos têm em comum? Pensem bem. Se alguém descobrir, dizer: Isso mesmo, amido. Hoje falaremos um pouco sobre os amidos. Se ninguém descobrir, dizer: Se querem descobrir prestem atenção à aula de hoje.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Batata cozida, arroz, macarrão, pão. Vocês gostam de comer essas coisas? Se vocês comem isso freqüentemente tenho uma boa notícia para vocês. Esses alimentos têm um nutriente que chamamos de CARBOIDRATOS ou amido, que é o melhor combustível para o nosso corpo.  Mais da metade do que comemos deve conter amido. As frutas doces também têm um tipo de carboidrato. As proteínas que estudamos na última aula ajudam nosso corpo a crescer e recompor-se. Os carboidratos são os combustíveis que fornecem energia. Além disso são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Nós devemos ter muita gratidão a Deus pelo fato de o Criador ter-nos dado grande quantidade de alimentos com carboidratos para escolher. Ele podia ter dado apenas dois tipos de frutas, uns três tubérculos e um cereal. Mas o nosso Deus gosta de variedade, e Ele sabia que nós também iríamos gostar. Foi por isso que Ele criou dezenas de frutas, verduras e cereais para nosso proveito. E    Ele ainda nos permite escolher os alimentos.
            Mas há alguns alimentos que Ele não deseja que escolhamos. Vocês gostam muito de comer doces, como bolos, tortas, biscoitos, geléias e balas? Geralmente eles nos chamam muito a atenção. Mas não são o melhor para nosso corpo porque são feitos de açúcar branco, refinado, e farinha branca. Os carboidratos refinados não têm vitaminas, sais minerais ou fibras. O corpo precisa dos sais minerais e vitaminas para transformar os alimentos em energia. Para aproveitar os doces feitos com farinha branca e açúcar refinado o nosso corpo retira os sais e as vitaminas que estão armazenados. Em pouco tempo temos falta destes nutrientes. Os alimentos naturais e integrais são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. O organismo não tem prejuízo nenhum para aproveitar a energia que eles fornecem.
Antes de fazer compras com a mãe de vocês, peçam ao Senhor: “Ajuda-me a não comprar alimento com açúcar, que rouba de meu corpo vitaminas e sais minerais.” Com certeza, Deus lhe dará forças para isso. Porque ele é muito bom e sábio.
            Quando Deus deu o regime a Adão e Eva, não lhes entregou um vidro de óleo, manteiga ou margarina. Em vez disso preparou-lhes o abacate com sua própria manteiga, produzido por uma árvore e que contém a manteiga natural. Ele nos deu azeitonas, coco, avelã, castanha, castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoa e muitas outras nozes e sementes. Estes são os melhores alimentos gordurosos para o nosso corpo.
Nozes, abacates e alimentos oleosos são ricos em gorduras e precisamos deles para dar energia e levar as vitaminas A,D,E e K a todas as partes do corpo. Vocês sabem qual a utilidade da gordura em nosso corpo? As camadas de gordura servem de almofada, para impedir que sintamos dor quando sentamos em cadeiras duras. As camadas de gordura também nos ajudam a não sentirmos muito frio e ajudam nossa pele a não se tornar seca e escamosa.
Mostrar uma castanha ou amendoim na casca. Esses alimentos são muito importantes e gostosos, não é mesmo? Algumas pessoas gostam tanto que acabam comendo muito deles. Observem o tamanho da “embalagem” onde Deus guarda esses alimentos. Em sua sabedoria Deus os envolveu numa caixinha para nos ensinar a não comer exageradamente esse alimento saboroso, mas muito forte.
Além da quantidade de alimentos gordurosos, precisamos pensar muito na qualidade deles. Batata frita, ovo frito, salgadinhos e pastéis estão entre os piores alimentos para o nosso corpo, porque são fritos em óleo quente ou ricos em queijo, o que, com o tempo, provoca o entupimento das artérias. As frituras encharcam os alimentos no óleo, impedindo a digestão deles. Além disso, quem come muita fritura tem tendência a ganhar peso em excesso e prejudicam muito o fígado. As frituras matam a fome rapidamente e tiram o apetite para comer as frutas, verduras e feijão que precisamos.
Mostrar uma jarra com água e alguns copos. Perguntar se alguém quer beber água. Servir água no copo e levar ao aluno que quiser. Enquanto bebem, dizer: Já falamos hoje de muitos alimentos e todos muito importantes para nós. Mas a água também não pode faltar. Dois terços ou 70% do nosso corpo é formado de água. E ela nos ajuda muito. Ela ajuda a controlar a temperatura e a transportar nutrientes. Ajuda a digerir o alimento e transformá-lo em energia. Ela elimina detritos e forma o sangue, a saliva e os sucos digestivos. Por isso precisamos beber de 6 a 8 copos de água por dia. As bebidas com açúcar, os refrigerantes e os sucos de frutas não podem tomar o lugar da água. Refrigerantes contêm uma droga chamada cafeína, que é um veneno para o nosso corpo. Os juvenis que bebem uma latinha de refrigerante recebem tanta cafeína, em proporção ao tamanho de seu corpo, como o adulto que bebe três xícaras de café. A cafeína prejudica o sistema nervoso. Trás inquietação e tira o sono. Realmente nada melhor que a boa e refrescante água.
             
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição.
C. APLICANDO:  Com antecedência, desenhar a pirâmide de alimentos abaixo em papel pardo grande. Mostrar aos alunos e explicar que essa pirâmide serve para vermos quais os alimentos que devemos ingerir em maior quantidade e os que devemos ingerir com cuidado. Esclarecer que a base varia de acordo com a atividade física da pessoa: quem trabalha no pesado deve comer mais carboidratos e quen tem vida sedentária deve comer mais vegetais. Dividir os alunos em grupos, entregar revistas velhas a cada um e deixar que procurem alimentos saudáveis para preencher a pirâmide.

D. CONTANDO AOS OUTROS: Dar uma cópia da pirâmide abaixo e uma folha de sulfite ou outro papel colorido para cada aluno preparar um apoio de prato. Deixar que pintem e enfeitem suas atividades como desejarem. Sugerir que colem papel contactc transparente em seus apoios de prato para maior durabilidade. Enquanto trabalham, dizer: Muitos ainda não sabem da necessidade controlar a qualidade e a quantidade de alimento. Sempre que puderem, mostrem este apoio de prato para alguém e explique como organizar o cardápio ideal.

Modelos de apoio de prato (cole a figura da pirâmide no meio):





















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