quinta-feira, novembro 26, 2009

Pequeno Pesquisador, Lição 11 - Vol. 2 - Nº 4


O ADMIRÁVEL FILTRO DE SEU CORPO
OBJETIVO:
Ao final da lição a criança deverá
CONHECER a importância do uso da água;
SENTIR necessidade de usar a quantidade certa de água e de não se contaminar com o mundo;
RESPONDER , bebendo mais água, rejeitando os refrigerantes e buscando a pureza do coração.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Bebe a água da tua cisterna, e das correntes do teu poço.” Provérbios 5:15.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: jarra com água (melhor ainda se for um pote de barro), copos descartáveis; Conquistando a Atenção: vela de filtro ou filtro de barro; Apresentando a Lição: tiras com palavras do texto em letras maiúsculas , balde com 9 litros de água, garrafa ou jarra com água pura e fresca, copos descartáveis, embalagem vazia de Coca-Cola, cópias do texto sobre Água ou Coca-cola para cada aluno (opcional); Contando aos Outros:  Opção A: para cada aluno – cópia do cartão abaixo em cartolina, papel dobradura branco (ou outra cor) e verde cortado em quadrados, cola, tesoura; Opção B: cartolinas ou papel pardo, caneta hidrocor, cola, tesoura, revistas velhas para recortar, etc.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Escrever a palavras em destaque no texto em tiras de papel. Para fixar no flanelógrafo, cole entretela, lixa, ou retalhos de feltro no verso das tiras.

Copiar o texto ÁGUA OU COCA-COLA, colar em um novo arquivo do Word e imprimir. Ou imprimir o texto com a moldura sugerida abaixo. 






Contando aos outros:
Dar uma cópia do cartão para cada aluno. Dar também um quadradinho de papel dobradura, branco e um verde para cada aluno. Ensinar os alunos a fazerem a dobradura do lírio conforme ilustração abaixo. Para fazer o caule, dobrar o quadrado verde ao meio, na diagonal, enrolá-lo e depois apertá-lo. Colar a pontinha do rolinho para não abrir. A flor e o caule devem ser colados no espaço em branco do cartão. É preciso fazer um primeiro para ver o tamanho certo dos quadrados de papel.
















MEMORIZANDO (até 10 minutos): Fazer um círculo com as cadeiras. Distribuir copos descartáveis para cada um. Dizer: Nosso Deus preocupa-se com todos os detalhes de nossa vida e em Sua Palavra há conselhos para tudo. Por exemplo, em Provérbios 5:15 há um bom conselho para nossa saúde. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Embora esse texto tenha uma outra aplicação pode ser também entendido como um conselho de Deus para usarmos água pura e boa, garantindo nossa saúde. Vamos memorizá-lo? Repetir o verso três vezes com todos. Servir um pouquinho de água para um aluno e dizer a primeira parte do verso. O aluno deverá dizer a segunda parte e todos falarem a referência. Esse aluno levanta-se e serve o aluno à sua direita, dizendo a primeira parte do verso, o aluno servido diz a segunda parte, todos repetem a referência e o processo continua até que todos tenham falado o verso. No final, repetir o verso inteiro com todos.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Perguntar: Nem sempre conseguimos água de boa qualidade para beber. Na verdade, a maioria da água disponível não é apropriada para ser ingerida. Para termos certeza de que não estamos bebendo água com sujeira é muito importante usarmos um filtro. Levar uma vela de filtro de barro(se possível, um filtro de barro também) e explicar como funciona. Deixar que os alunos toquem e manuseiem a vela. Dizer: O filtro é usado para separar o que é útil, a água, do que é inútil ou prejudicial, a sujeira.  Nosso corpo também tem um filtro muito especial.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
            Passem a mão na costela que fica na parte mais baixa de suas costas. Os rins estão bem do lado de dentro dessa parte de sua costela. Os rins fazem parte do APARELHO URINÁRIO que é constituído pelos URETERES, BEXIGA E URETRA e pelos RINS. Os rins têm o formato do feijão e seu tamanho é apenas o de uma mão fechada, mas os dois juntos são tão fortes que podem filtrar aproximadamente 2.000 litros de sangue por dia.
            Quando se queima alguma coisa sempre sobra um pouco de cinza. Depois que nosso corpo termina a digestão dos alimentos sobre também “cinzas” da proteína que comemos: a uréia. Nosso fígado remove isso do sangue e a envia para os rins. Para ser filtrado o sangue chega aos rins pela artéria renal.
            Os rins limpam o sangue filtrando resíduos e escoando a água de que o sangue não precisa. Ele envia esse resíduo líquido através de dois pequeninos tubos chamados ureteres a uma bolsa de músculos chamada bexiga. A bexiga armazena esse resíduo líquido que sai do nosso corpo quando vamos ao banheiro.
            Os rins separam o que é útil e bom do que é inútil e ruim para nosso organismo. Deus também nos deu um filtro para sabermos o que é bom e o que é ruim para nossa vida: são os nossos pais. É para eles que devemos contar nossas dúvidas e são os conselhos deles que vão nos ajudar a tomar boas escolhas. Os amigos da idade de vocês não podem dar conselhos melhores do os pais cristãos.

            Nosso corpo é composto de 65% a 70% de água. Isso significa que se você pesar 30 quilos, 20 a 21 quilos do seu corpo são de água. Cada vez que piscamos, lubrificamos nossos olhos. Cada vez que engolimos, a água forma uma camada em  nosso esôfago. Quando comemos, nosso intestino é banhado por 9 litros de suco digestivo. Mostrar um balde com 9 litros de água. Quando corremos ou trabalhamos perdemos água através do suor. Em cada respiração que fazemos, perdemos vapor de água. O trabalho de nossos rins é preservar a água para que não seja desperdiçada. Perdemos cerca de 3 litros de água por dia. Para repormos as perdas precisamos beber 6 a 8 copos de água diariamente, para substituir a água.
            As crianças e os adultos que não bebem água suficiente fazem os rins trabalhar mais. Isso traz cansaço e irritação e também prisão de ventre. Nada substitui a água, nem suco, nem leite e muito menos os refrigerantes. Portanto, seja bom para seu rim bebendo água suficiente.

Entregar as cópias do texto ÁGUA OU COCA-COLA.  Pedir que alguns alunos leiam o texto. Mostrar a jarra ou garrafa de água quando for feita a leitura sobre água; mostrar a embalagem vazia de Coca-Cola quando for feita a leitura sobre Coca-cola. Após a leitura, oferecer um copo de água fresca para cada aluno.
            Sugestão: Os alunos podem fazer cartazes sobre as vantagens da água e desvantagens da Coca-cola e colá-los na sala ou em alguma parede onde seja visível para os adultos.


ÁGUA OU COCA-COLA
           
            Água
Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas em regime. É o que mostra um estudo na Universidade Washington.
Falta de água é o fator No. 1 da causa de fadiga durante o ida.
Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia poderiam aliviar significativamente as dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males.
Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar um écran de computador ou uma página impressa.
Beber cinco copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, pode diminuir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.
Você está bebendo a quantidade de água que deveria, todos os dias?

Coca-Cola
Em muitos estados nos EUA as patrulhas rodoviárias carregam dois galões de coca-cola no porta-malas para serem usados na remoção de sangue na estrada depois de um acidente.
Se você puser um osso numa tigela com Coca-Cola ele se dissolverá em dois dias. Para limpar vasos sanitários: despeje uma lata de Coca-cola dentro do vaso e deixe a “coisa” decantar por uma hora e então dê descarga.
O ácido cítrico na Coca-Cola remove manchas na louça.
Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis esfregue o pára-choques com um chumaço de papel alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com Coca-cola.
Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.
Para soltar um parafuso emperrado por corrosão aplique um pano encharcado com Coca-Cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.
Para remover manchas de graxa das roupas despeje uma lata de Coca-Cola dentro da máquina com as roupas com graxa, adicione detergente. A Coca-Cola ajudará a remover as manchas de graxa.
A Coca-cola também ajuda a limpar o embaçamento do pára-brisa do seu carro.
Para sua informação:
O ingrediente ativo na Cola-Cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose. Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: excesso de Coca-Cola, por falta de orientação dos pais.
Para transportar o xarope de Coca-Cola, os caminhões comerciais são identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.
Os distribuidores de Coca-cola têm usado a Coca para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos.
Mais um detalhe: A Coca Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca+Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.
A pergunta é:
“Você gostaria de um copo de água ou um copo de Coca-Cola?”
                       
           
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição. Abaixo colocamos o gabarito para o professor (algumas versões da Bíblia podem conter palavras diferentes). Há respostas que serão pessoais, por isso colocamos apenas algumas idéias.

Domingo
  1. Aparelho urinário. É constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.
  2. Coar o veneno de nosso sangue e regular a quantidade de água de nosso corpo
  3. Pulmões, pele, cólon.
Segunda-feira
  1. Alternativa C.
  2. Aceitarão seus conselhos com gratidão.
  3. Escolha das Amizades, musicas, filmes, jogos, roupas, alimentos, brinquedos
Terça-feira
  1. Artéria renal; urina; glomérulo; ureteres;bexiga
  2. Banho; exercício
Quarta-feira
  1. Primeira parte: água pura.
Segunda parte: 8 copos.
  1. Essa não é uma questão. É apenas uma sugestão de como tomar água durante o dia.
  2. Primeira parte: Ele convida para beber da água da vida.
            Segunda parte: quatro vezes.
Quinta-feira
  1. Não corrigir esta questão pois será mencionada em APLICANDO.
  2. O que é limpo de mãos e puro de coração; Bem-aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus.
Sexta-feira
  1. A resposta é pessoal. Sugestões: Deus nos ama e quer que tenhamos saúde e sejamos felizes.

C. APLICANDO: Existe muita sujeira neste mundo, mas a pior de todas é a sujeira do pecado. Se possível, mostrar um lírio. Se não, mostrar uma gravura. Deixar que os alunos vejam os detalhes da flor e falem sobre ela. Essas lindas e puras flores nos ensinam o segredo de filtrar a sujeira que se encontra em nosso redor. Há algumas espécies que vivem em brejos lamacentos, mas estão sempre limpinhas e brancas. O segredo está em seu longo caule que penetra no fundo do lago até alcançar a areia limpa. Dali ele extrai o mais puro alimento que o faz crescer e tornar-se um lindo lírio branco. Ele se recusa a receber qualquer sujeira que esteja ao seu redor.
            Nós também estamos cercados pela sujeira deste mundo. Colocar figuras dos itens a seguir na parede, ou na lousa (pode-se usar também objetos ao invés de gravuras, neste caso, eles devem ficar sobre a mesa): Televisão, outdoors, filmes ímpios, videogames, fofocas,  mentiras, música mundana, roupas sensuais, etc.  Também figura da Bíblia, partitura de um hino sacro, capa de um bom livro cristão, figuras da natureza Estas gravuras ou objetos devem estar misturados. Chamar um ou mais alunos para ofereça-lhes item por item. Eles devem aceitar aquilo que é puro e rejeitar o que representa a sujeira deste mundo, explicando as razões de suas escolhas. Se fizerem as escolhas certas, mostrar-lhes um lírio ou figura dele e dizer: Se você agir assim em sua vida real, você será puro como este lírio e agradará muito a Jesus.
            Terminar dizendo: Recusemos tudo o que pode manchar nossa vida e mente. Abramos os olhos e os ouvidos para a Bíblia, para a boa música cristã e as belas coisas da Natureza. Nossa vida vai se tornar pura e linda como o lírio do vale. Jesus sorrirá e dirá: “Esse é mais um dos Meus lírios perfumando o mundo com Meu amor.”

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar o material e explicar como trabalhar. Enquanto trabalham, dizer: Quando perceberem alguém que está sendo tentado a deixar que a sujeira desse mundo manche sua vida, mostre-lhe este cartão e conte-lhe como esta pequenina flor consegue manter-se pura e limpa, mesmo cercada de lixo. Incentive-o a buscar a pureza de coração através do sangue de Jesus.





Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!