sábado, dezembro 26, 2009

Suplemento do Professor

Programa da Escola Sabatina




Tire cópias deste programa e preencha-as com a equipe para dividir o trabalho para o próximo sábado. Deixe uma cópia preenchida em local visível (mural ou parede) durante a Escola Sabatina.  O cartão de chamada deve ser preenchido em silêncio, durante o programa. O relatório missionário deve ser preenchido durante o período das Missões (especialmente na sala do Pequeno Pesquisador).







Este programa foi elaborado visando atender melhor às necessidades de aprendizado das crianças. Assim como a Escola Sabatina dos adultos tem um programa definido, a Escola Sabatina dos menores precisa seguir uma rotina de trabalho organizada e previsível.
O programa deve iniciar-se pontualmente às 9h da manhã, exigindo da equipe de trabalho que esteja a postos pelo menos 15 minutos antes disso. Com esse horário, a Escola Sabatina dos adultos ganhará o tempo do hino cantado para a saída das crianças e estas ganharão cerca de 10 minutos. É importante começar a Escola mesmo que haja poucas crianças. Logo todos vão acostumar-se a chegar a tempo (ver “Incentivo de Presença, pág. 10).

Este programa está dividido nas seguintes partes:

9h – ABERTURA (até 5 minutos)
Boas-vindas: Dar calorosas boas-vindas a todos. Se forem poucas crianças, pode-se apertar a mão de cada uma (nas classes com crianças pequenas, pode-se dar um abraço em cada uma). Ser alegre e sorridente.
Cânticos: Cantar um ou dois corinhos sobre o Sábado e/ou a igreja. Também cantar um corinho relacionado ao tema (classes com alunos maiores devem cantar apenas um corinho).
Oração: Em uma oração curta, pedir a Deus que abençoe a Escola e o estudo da lição. Pode-se pedir que um aluno faça a oração, mas combine isso com antecedência.

9h5min – MOMENTOS ESPECIAIS (até 5 minutos)
Apresentação das visitas: Se houver alguma criança visitando a escolinha, deve ser apresentada. Chamá-la à frente e dizer seu nome, onde mora e quem a trouxe ali. Dizer que todos estão felizes com sua presença. Pedir que volte outra vez e entregar-lhe um cartãozinho ou lembrancinha especial.
Aniversariantes: Se houver aniversariante, chamá-lo à frente e fazer uma pequena oração de agradecimento a Deus por ter dado mais um ano de vida àquela criança. Se quiser, cante um corinho de aniversário (ver CD de cânticos infantis). Dar oportunidade para uma oferta especial de gratidão. Se possível, entregar uma lembrancinha.

9h10min – MISSÕES (até 5 minutos)
Apontamentos Missionários: Feitos no verso do cartão de chamada, de forma rápida mas, ao mesmo tempo, incentivando o trabalho.  Não é preciso fazê-lo nas salas do Maternal. Para Pequeno Pesquisador, vale à pena fazer um quadro estatístico do trabalho missionário da classe para que as crianças visualizem o que estão fazendo por Cristo.
História missionária: Contar a história  missionária (disponível no blog à partir de fevereiro), do sábado respectivo (ver pág 18).
Recolhimento da oferta: cantar um corinho enquanto é recolhida a oferta. Não se esqueça de agradecer e explicar que aquela oferta será usada para outras crianças conhecerem a Jesus.

9h15min – MEMORIZANDO O VERSO (até 10 minutos)
Esta atividade pode ser realizada também depois do estudo da lição, dependendo da abordagem e da preferência do professor. Mas é preciso ter tudo preparado com antecedência.

9h25min – CONQUISTANDO A   ATENÇÃO (até 10 minutos)
Esta parte do programa chama a atenção das crianças para o assunto da lição, desenvolvendo nelas o desejo de aprender. É muito importante que seja executada cuidadosamente. É a chave que abre o coração da criança para o ensino. Nem sempre durará dez minutos, mas é bom preparar tudo para que não exceda nunca esse prazo.



 9h35min – ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo Apresentando a Lição, Revisando, Aplicando e Contando aos Outros)
A.      Apresentando a lição: Embora o texto possa parecer longo, a história em si não leva muito tempo para ser contada. Mas preste bastante atenção para não se estender muito. O texto é completamente fundamentado na lição, ainda que não use todos os pormenores dela. Na maior parte das lições há uma forma interessante de contar a história. Procure segui-la ao máximo. Um equipamento indispensável na sua escola é uma caixa de papelão para guardar o material visual usado para contar a história. Decore-a como achar melhor e use-a por todo o trimestre. 
B. Revisando: é o momento de fixar o ensino. Há sugestões de perguntas nas páginas 70 a 73. Se houver pouco tempo, use apenas as perguntas que mais expressem o ensino da lição. As crianças gostam muito dessa parte e procuram prestar mais atenção à história. No entanto, é a única parte do programa que pode ser deixada ou resumida caso não haja tempo suficiente.
C. Aplicando: Este momento é muito importante, pois levará a criança a perceber que a história tem a ver com sua vida. Sem essa parte a história pode ser apenas interessante, mas não mudará a vida da criança. Portanto, capriche na hora da aplicação e não deixe que nada impeça a realização da mesma.
D. Contando aos outros: Toda verdade deve ser compartilhada. Este momento é um incentivo para que as crianças se sintam à vontade para testemunhar. Geralmente pode-se proporciona oportunidade às crianças de fazerem algum trabalho manual. Elas vão gostar muito. Mas, se perceber que não há tempo suficiente, entregue a atividade, explique-a e deixe que a criança prepare em casa.

10h - ENCERRAMENTO (até 5 minutos): Deve ser rápido. Um cântico e uma oração.

10h5min – ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos):
Este período foi colocado no final para evitar que a lição fique prejudicada pela necessidade de ensaios. Ensaiando uma semana antes também podem ser evitados improvisos e atrasos.

10h15min – As crianças estão liberadas para ir ao banheiro, beber água e assistir ao culto.
OBS.: Todo o programa deve ser executado de tal forma que, no momento do início do culto, as crianças estejam dentro da igreja, prontas para assistirem ao segundo serviço. Jamais permaneça com elas na escolinha durante o culto divino, salvo em alguma conferência ou reunião especial, em que um culto especial para crianças tenha sido preparado.


E A APRESENTAÇÃO NA IGREJA?

Em igrejas grandes, onde há muitas salas, deve haver uma escala de apresentações entre as salas. Dessa forma, a classe que não apresentar estará ocupada durante o tempo da apresentação. Nas igrejas pequenas, a apresentação será todos os sábados e por isso o programa está previsto para terminar às 10h25min.

Importante: Como a apresentação depende da Escola Sabatina dos adultos, o seu horário exato não está determinado no programa. Poucos minutos antes, alguém deve avisar o professor de que o momento da apresentação está se aproximando. As crianças deixam a atividade que estiverem fazendo, saem para a apresentação e, ao retornarem, concluem o trabalho.









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