sábado, dezembro 26, 2009

Tesouros Infantis, V3N1 - Lição 3

Dois irmãos que queriam ser os  primeiros


Ao final da lição a criança deverá:

SABER que no reino de Deus a pessoa mais importante é a que mais serve (ajuda) a outros.
SENTIR disposição para servir a outros.
RESPONDER servindo e dando a preferência a outros.

PENSAMENTO CENTRAL: PARA DEUS, SOU IMPORTANTE QUANDO SIRVO A OUTROS.

VERSO PARA MEMORIZAR:
“E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo”. Mt. 20:27.                 

LEITURA AUXILIAR: Mateus 20:17-28; O Desejado de Todas as Nações, págs. 548 a 551.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: bandeja, copos descartáveis, suco ou refresco; Conquistando a Atenção: nota de 1 real ou outro brinde; Lição: 13 copos descartáveis coloridos, 1 copo descartável branco, coroa de papel dourado para colocar em um dos copos (opcional); Revisando: cadeira adornada (com tecido ou almofada, por exemplo), pequenos brindes; Contando aos Outros: cópia da Medalha (abaixo) para cada criança, lápis de cor, tesoura, enfeites diversos, cola .








COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Memorizando: Na bandeja, colocar os copos com suco. As crianças vão tomar o suco enquanto recitam o verso e isso pode se repetir por várias vezes. Então, é necessário colocar pouco suco em cada copo. Deixar a jarra ao lado da bandeja. Esconder tudo sob um pano para que não se veja o que está ali.

Contando aos Outros (Medalha do 1º Lugar): Copiar a figura da medalha em cartolina. Ou, confeccionar a medalha em EVA ou outro material e enfeitar com uma fita de cetim vermelho. Colar um imã, atrás. Neste caso é preciso levar o material já quase pronto e deixar que as crianças deem apenas o toque final.

VARIAÇÃO: Pode-se fazer a medalha em EVA e colar um imã na parte de trás. Escrever na frente com caneta para retroprojetor e pedir aos alunos que a coloquem na geladeira para lembrar a todos na casa de dar aos outros o primeiro lugar.

MÚSICA TEMA DA LIÇÃO

O Importante é Servir (letra para música da faixa 10, do CD “Tesouros Infantis”)

Eu sou importante
Quando sirvo aos outros com amor.
Quem é importante
Vive a servir.

Eu sou importante
Quando cedo a outros meu lugar
Eu sou importante
Ao ajudar.



MEMORIZANDO:
              [Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Dizer:] Geralmente, todo mundo quer ser o primeiro da fila, o primeiro a pegar um presente, o primeiro a comer. Nós achamos que somos muito importantes quando conseguimos ser os primeiros. Mas Jesus não vê assim. Para ele a pessoa mais importante é aquela que ajuda mais pessoas e que dá a preferência aos outros. É isso que nosso verso quer dizer. Vamos memorizá-lo, então?
  [Repetir o verso três vezes com todos, inclusive a referência. Depois, dizer:] Eu tenho aqui uma bandeja com um suco bem gostoso. Quem gostaria de tomar esse suco? [A criança que levantou a mão primeiro deve vestir um avental ou colocar um pano de prato no braço (como um garçom) e servir o suco para as outras. Enquanto isso, todos devem repetir o verso. No final, o primeiro a ser servido deve servir também à criança que serviu o suco. Se necessário, repetir o processo com outra criança até que tenham memorizado o verso.]

CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
   [Mostrar às crianças uma moeda de 1 real ou um pequeno brinde, de interesse delas. Perguntar:] Quantos de vocês gostariam de ganhar esse dinheiro? [Deixar que levantem as mãos.] Eu vou dar esse dinheiro a alguém aqui na classe, e vou pedir a _______ [dizer o nome de uma criança] para escolher quem será essa pessoa. [Entregar o dinheiro ou brinde para a criança que a outra apontar. Perguntar para a criança que escolheu quem devia ganhar o dinheiro:] ________, você gostaria de ter ficado com o dinheiro para você? Como você se sentiu ao ser escolhido para indicar quem deveria receber o dinheiro? Por que às vezes é difícil dar o primeiro lugar para os outros? Lembre-se sempre que PARA DEUS, SOU IMPORTANTE QUANDO SIRVO A OUTROS.
[Atividade extraída de Auxiliar para diretores e professores da Escola Sabatina - Primários, 1 trimestre de 2015 - Ano D, p. 14, CPB]

APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Usar um copo descartável branco para representar Jesus e copos diferentes para representar os discípulos. Colocar tudo em cima da mesa, com a boca virada para baixo.]
Jesus sabia que passaria por muitas tristezas e que seria separado de seus amigos e crucificado. Ele queria preparar os discípulos para isso e, enquanto viajava para Jerusalém, contou-lhes tudo o que iria acontecer. Para consolá-los, disse que morreria, mas que ressuscitaria ao terceiro dia. Os discípulos não queriam acreditar que aconteceria tanta coisa ruim a Jesus. Afinal, Ele fazia tantos milagres que logo todas as pessoas gostariam que Ele fosse o Rei de Israel. Na verdade, eles queriam que Jesus fosse coroado rei e passasse a mandar em todo o país. [Colocar a coroa no copo branco.] Assim, eles seriam os principais amigos do rei e receberiam muitas honras e vantagens. Para conversar sobre isso eles se afastaram um pouco de Jesus, durante a viagem. Como é que a gente fala quando não quer que outros escutem nossa conversa? [Cochichando.] Vamos imitar os discípulos cochichando? [Deixar que as crianças falem cochichando no ouvido dos colegas. Depois, dizer:] Um deles disse [levantar um pouco um dos copos]: “Eu sou o que passo mais tempo trabalhando para Jesus. Eu terei o cargo mais importante do reino.” O outro falou [levantar outro copo]: “Ih! Você é muito demorado no seu serviço. Eu faço tudo rápido e bem feito. Eu mereço ser o mais importante.” [Pegar outro copo e agitá-lo.] Este discípulo ficou nervoso e disse: “Vocês pensam que são os melhores mas quem é o melhor de todos aqui sou eu.” Logo eles estavam discutindo muito. [Agitar os copos, como se estivessem discutindo.]
  Entre os discípulos havia dois irmãos, Tiago e João, que estavam entre os primeiros a seguir a Jesus. Eles deixaram os pais, os amigos e o lar para acompanharem o Mestre. Como eram muito amigos de Jesus, eles tinham certeza de que mereciam ser os mais importantes. [Separar dois copos e aproximá-los de outro que representará a mãe.] Enquanto os outros discípulos estavam discutindo eles foram falar com a mãe deles, que também seguia a Jesus. Eles pensaram que tinham de pedir os melhores cargos para Jesus antes que os outros pedissem. Assim os três se aproximaram de Jesus. [Aproximar os três copos do copo que representa Jesus.] Então eles adoraram a Jesus. Vamos nos inclinar como eles se inclinaram? [Deixar que as crianças inclinem-se.] Depois disso, a mãe de Tiago e João falou [levantar o copo que representa a mãe]: “Mestre, por favor, quando fores Rei, permita que meus filhos se sentem um à Tua direita e outro à Tua esquerda?” Jesus ficou muito triste com o egoísmo deles.
  Jesus era muito diferente. Ele deixou Seu lindo lar no Céu para salvar os pecadores. Não escolheu o melhor lugar do mundo para morar e passava o tempo todo curando as pessoas e ensinando o caminho da salvação. Ele pensava sempre nos outros em primeiro lugar. Então perguntou [mexer o copo branco]: “Vocês são capazes de enfrentar o sofrimento que Eu vou enfrentar?” Eles imediatamente responderam [mexer os dois copos]: “Sim. Claro que sim!” e Jesus respondeu [mexer o copo branco]: “Sim. Vocês enfrentarão Meu sofrimento. Mas o meu trabalho não é dar posições no reino de Deus. Meu Pai é quem decidirá quem vai partilhar comigo do meu trono.”
  Quando os dez discípulos souberam que Tiago e João queriam sentar-se ao lado de Jesus em Seu trono, ficaram muito zangados. [Mexer os outros copos.] Sabem por quê? Porque eles também queriam sentar-se ao lado de Jesus! Os dez ficaram com tanta inveja de Tiago e João que estavam a ponto de ter uma grande discussão com eles. [Cercar os copos de Tiago e João com os outros copos.] Mas Jesus não deixou que eles brigassem. Ele disse bondosamente [mexer o copo branco]: “As pessoas que não conhecem a Deus são mandonas e gostam de ter autoridade sobre os outros. Mas vocês, meus amigos, não devem agir assim. Se alguém quer ser o mais importante, então sirva os outros. Quem quiser ser o primeiro, seja o ajudante de todos. Eu sou o Filho de Deus, e não vim para ser servido, mas para servir. É por isso que Eu quero dar a Minha vida para salvar vocês.
  Quando Jesus falou isso, ficaram todos envergonhados e pararam de discutir.

REVISANDO:
[Com antecedência, destacar uma cadeira das demais, levando-a para a frente e colocando nela alguma coisa para torná-la especial (tecido, almofada, etc.). Essa cadeira será chamada de “A Cadeira de Quem Serve”. Escolha uma criança para responder a uma pergunta (abaixo). Se acertar, ganha um pequeno brinde (bexiga, língua de sogra – combinar para não usarem dentro da igreja) e senta-se na “Cadeira de Quem Serve”. Ali a criança deverá falar a frase: “Pense 1º nos outros, depois em você”. Dar 3 segundos para ela pensar em alguém que está na classe. Ela então entrega o seu brinde para a criança que escolheu, servindo ao outro.]
[Talvez as perguntas acabem antes que todas as crianças tenham recebido um brinde. Então a professora deve sentar na “Cadeira de Quem Serve” e pensar por 3 segundos em todas as crianças que ainda não receberam o brinde. Ao mesmo tempo todas as crianças deverão repetir a frase: “Pense 1º nos outros, depois em você”. Entregar os brindes a todos que ainda não ganharam.]

Perguntas:

1.     O que Jesus disse aos discípulos enquanto caminhavam para Jerusalém?
2.     Por que os discípulos não queriam acreditar que logo Jesus seria crucificado?
3.     Por que os discípulos ficaram para trás?
4.     Os discípulos conversavam sobre o que, enquanto caminhavam longe de Jesus?
5.     Por que Tiago e João foram falar com Jesus?
6.     Que pedido a mãe de Tiago e João fez a Jesus?
7.  O que Jesus respondeu?
8. Por que os dez discípulos ficaram zangados com Tiago e João?
9. O que Jesus disse que devemos fazer se quisermos ser os primeiros?

APLICANDO:
  [Dizer:] Levantem os polegares em sinal de “positivo”. Abaixem os polegares em sinal de “negativo”. Vou mencionar algumas situações. Se o que aconteceu mostra que a pessoa deu o primeiro lugar para os outros, levantem os polegares. Se mostra que a pessoa foi egoísta, mostre os polegares abaixados.
1.  Mário pegou o maior pêssego da bandeja. [Polegares abaixados.]
2.  Beatriz ofereceu seu assento no ônibus para uma senhora de idade. [Polegares levantados.]
3.  Mamãe pediu ajuda e Ana preferiu continuar brincando. [Polegares abaixados.]
4.  Faltou uma cadeira na escolinha e ninguém ofereceu seu lugar para o visitante. [Polegares abaixados.]
5.  Paulo resolveu perder o recreio para ajudar a professora a limpar a sala. [Polegares levantados.]
6.  Carla recolheu a roupa do varal e dobrou tudo antes de ir brincar. [Polegares levantados.]
[Acrescentar outras situações conforme a necessidade da classe.]
Todos os dias temos muitas oportunidades de colocar outros em primeiro lugar, antes de nós mesmos. Que vocês acham de dar aos outros o primeiro lugar? Quem pode ajudar vocês a colocar outros em primeiro lugar, mesmo quando não têm vontade de fazer isso? Vamos dizer juntos nossa mensagem de hoje: PARA DEUS, SOU IMPORTANTE QUANDO SIRVO A OUTROS.

CONTANDO AOS OUTROS: Primeiro você, depois eu.
  [Dar uma cópia da Medalha do Primeiro Lugar para que cada criança pinte e recorte. Se as crianças forem muito pequenas ou não houver tempo suficiente, entregar tudo semipronto, deixando que elas apenas pintem o desenho. Enquanto trabalham, dizer:] Por que colocar outros em primeiro lugar pode tornar nosso lar mais feliz? Como podemos conseguir ajuda de Deus para nos lembrarmos de colocar outros em primeiro lugar? Vocês devem entregar esta Medalha de Primeiro Lugar a alguém que desejam colocar em primeiro lugar esta semana. Por exemplo, se entregarem para a mamãe, vocês devem fazer tudo que ela mandar antes de brincar ou fazer o que desejam. Se derem para o papai, façam o mesmo. Com certeza, se todos agirem assim, o lar de vocês será muito feliz.



Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!