terça-feira, dezembro 29, 2009

Pequeno Pesquisador, Lição 1 - 1º trimestre 2010 - Suplemento do Professor



OUVIR A MAJESTOSA VOZ DE DEUS
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER  a santidade e majestade da presença de Deus;
SENTIR  necessidade de estar preparado para encontrar com Deus.
RESPONDER procurando estar puro (interna e externamente) e ser reverente na presença de Deus.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Se atentamente ouvirdes a Minha voz e guardardes o Meu pacto, então sereis Minha possessão peculiar dentre todos os povos”.  Êxodo 19:5

LEITURA AUXILIAR: Patriarcas e Profetas, 306.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: Opção A: pedaços de papel; Opção B: roupas e calçados elegantes, roupas e calçados sujos e manchados; Apresentando a Lição: figura de águia (opcional), cadeira, tecido marrom ou cinza, tecido escuro, pregadores de roupa, lanterna, trompete ou outro instrumento semelhante;  Revisando: lousa ou cartaz; Memorizando: verso escritos em fichas ou pedaços de cartolina; Aplicando:  ;Contando aos Outros: cópias do Cartão da Reverência e do Lembrete para a Preparação (abaixo) para cada aluno.






PROGRAMA DA ESCOLA SABATINA
1. ABERTURA (até 5 minutos):
A.     Boas-vindas – Cumprimentar a todos com um sorriso e palavras de apreço.
B.     Cânticos:
C.     Oração – Com antecedência, combinar com um dos alunos para que ore neste momento.
2. MOMENTOS ESPECIAIS (até 5 minutos)
A.     Apresentar e cumprimentar as visitas. Dar uma lembrança especial de boas-vindas.
B.     Verificar com antecedência se há aniversariante. Se houver, cantar e orar pedindo que Deus o abençoe. Também pode ser dada a oportunidade para uma oferta de gratidão.
3. MISSÕES (Até 5 minutos)
A.     Contar história missionária sobre a Romênia.
B.     Cantar enquanto a oferta é recolhida. Verificar o valor alcançado pela oferta e divulgá-lo na apresentação na igreja. Orar com os alunos para que Deus multiplique a oferta de tal modo que venha a suprir as necessidades dos irmãos da Oltênia.

5. CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):  
Opção A: Escolher uma ou duas crianças para vir à frente, trazendo suas lições.Pegar um pedaço de papel para cada criança erguê-lo e deixá-lo cair. As crianças devem tentar segurá-lo com suas lições antes de chegarem ao chão. Repetir por duas ou três vezes ou até que consigam.Ao terminarem, pedir que se sentem e então dizer: Não é muito fácil aparar alguma coisa que está caindo. Se o objeto que está caindo for um ser vivo, imagino que deve ser um grande alívio quando algo o apara em segurança. Em nossa lição de hoje veremos algo sobre levar algo em segurança.
Opção B: Mostrar peças de vestuário ou gravuras de roupas bem bonitas e elegantes e outras sujas estragadas. Distribui-las entre as crianças e deixar que comparem as peças ou gravuras. Dizer: Imaginem que hoje virá até nossa cidade o Presidente da República ou alguma autoridade muito importante. Quero que tragam para mim as roupas que seriam apropriadas para encontrar-se com uma pessoa assim. Deixar que as crianças tragam as peças à frente. Agora quero que tragam aqui as roupas impróprias para um encontro com uma autoridade. Deixar que as crianças tragam as peças à frente. Pedir que expliquem como fizeram a escolha. Depois dizer: Em ocasiões importantes nós procuramos nos preparamos com bastante atenção. O que fazemos para termos boa aparência? Escolhemos as roupas e os calçados cuidadosamente, penteamos os cabelos, tomamos banho e passamos perfume. Em nossa lição de hoje as pessoas tiveram que ser muito cuidadosas para receber uma visita muito importante.
6. ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Cobrir uma cadeira com um tecido marrom ou cinza para ser o “Monte Sinai”, ter à mão outro tecido, de cor escura, que será usado no decorrer da história.Usar prendedores de roupa para serem Moisés e o povo.
Se possível, mostrar uma gravura de águia. A águia tem uma maneira muito interessante de ensinar seus filhotes. Quando eles crescem o suficiente para começar a voar, a águia atrai os filhotes para fora do ninho usando alimentos. Eles tentam voar para alcançar a comida e caem no abismo, pois seus ninhos ficam no alto das montanhas. Jogar um pedaço de papel e apará-lo com a lição (treinar antes). A águia-mãe mergulha rapidamente por baixo do filhote e o ampara com suas asas, impedindo-o de esmagar-se no chão. A águia o carrega carinhosamente sobre suas asas e mais tarde repete o processo até que o filhote aprenda a voar.
Os israelitas viajaram durante três meses deixando a escravidão do Egito em direção à liberdade. Atravessaram o Mar Vermelho e depois andaram pelo deserto. Durante a viagem, muitas vezes eles viram alguma mamãe águia amparando um filhote sobre suas asas. . Deus queria que os israelitas tivessem confiança em seu cuidado e soubessem que seriam amparados por Ele como os filhotes são amparados pelas águias.Então, quando eles estavam acampados perto do Monte Sinai, Deus mandou que Moisés subisse ao Monte (fazer o prendedor de roupa “subir” o “monte”) e ordenou que ele dissesse ao povo as seguintes palavras (pedir a um aluno que leia): “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas como águia, e vos trouxe a Mim.” Êxodo 19:4Além disso, Deus queria fazer um acordo, um pacto, com os israelitas. O pacto era o seguinte (mostrar os visuais que serão usados em “Memorizando” enquanto recita o verso): “Se atentamente ouvirdes a Minha voz e guardardes o Meu pacto, então sereis Minha possessão peculiar dentre todos os povos”.  Êxodo 19:5. Deus queria dizer que, mesmo sendo o dono de todos os povos da Terra, Ele desejava ter um povo que fosse dEle de uma forma especial, diferente. Para isso era necessário que os israelitas ouvissem com atenção Suas ordens e prometessem que iriam obedecer a todas elas.
Moisés desceu do Monte Sinai (descer o prendedor), convocou os anciãos de Israel e repetiu a mensagem de Deus. Colocar vários prendedores em volta de “Moisés”. Eles aceitaram fazer um acordo com Deus e disseram: “Tudo que o Senhor tem falado, faremos”. Isso queria dizer que eles concordavam em que Deus seria o governador e rei deles. Moisés subiu novamente ao monte (fazer “Moisés” subir o “monte”) e lá Deus marcou um encontro especial com o povo e deu instruções de como deveria ser feito o preparo para isso.
Moisés desceu outra vez (descer “Moisés” do “monte”)e avisou ao povo de que ninguém menos que o próprio Criador desceria ao monte e falaria com eles. Imaginem o alvoroço que isso causou entre o povo! Todos começaram a comentar sobre o assunto e a imaginar como seria aquele encontro com Deus. Como o povo de Israel vivera por muitos anos entre os egípcios idólatras, um grande número deles não conhecia muito a respeito de Deus e de Sua Santidade. Alguns até mesmo adoravam deuses de pedra, madeira e ouro. Eles precisavam conhecer a santidade e majestade do Deus verdadeiro. Por isso Deus lhes mandou fazer um preparo muito cuidadoso. Deviam parar com o trabalho do dia a dia e ocuparem-se apenas com a preparação: lavar suas roupas, tomar banho, orar e jejuar para que seus corações também estivessem limpos. Além disso, foi preciso colocar um obstáculo em redor do monte, para que ninguém, nem mesmo um animal, pudesse tocar no monte. Cercar a cadeira com um barbante.Se alguém fizesse isso seria morto na hora.
Deus deu três dias para que eles tivessem tempo suficiente para ficarem bem preparados e na manhã do terceiro dia todos acordaram ansiosos para ver o que aconteceria. Sabem o que aconteceu? Uma grande e negra nuvem foi descendo sobre o monte até envolvê-lo completamente. Cubrir vagarosamente a cadeira com um pano escuro. Se possível, neste momento alguém deve tocar um pistão ou trompete bem forte (pode ser uma gravação também). Então ouviu-se um som como de trombeta e Moisés levou o povo para perto do monte. Colocar “Moisés” e vários prendedores perto da “montanha”. Alguém deve piscar uma lanterna várias vezes, por trás da cadeira e bater em uma superfície de metal, para imitar o trovão (há teclados que têm efeitos sonoros).Daquela escuridão começaram a brilhar relâmpagos e ecoar trovões. O monte todo fumegava porque Deus descera sobre ele como fogo e o monte começou a tremer. Balançar a cadeira. No topo do monte a glória de Deus parecia um fogo muito grande e o som da trombeta foi ficando cada vez mais alto. Dirigir a luz da lanterna para o topo da cadeira e aumentar o volume do instrumento musical. Aqueles sinais da presença de Deus eram tão assustadores que o povo começou a tremer de medo e caíram prostrados diante do Senhor. Deitar os prendedores. Até mesmo Moisés disse que estava assombrado e tremendo. Balançar o prendedor que representa Moisés.
De repente, cessaram os trovões e o som da trombeta e houve um grande e solene silêncio. Fazer silêncio por alguns segundos. Então ouviu-se a voz de Deus. Ele pronunciou então os dez mandamentos de Sua Lei.
Tudo aquilo era um grande contraste com os ídolos dos egípcios, que não podiam falar, nem mover-se.Vendo todas essas demonstrações do poder de Deus, o povo soube que toda a Natureza está sob Seu Comando e isso os auxiliou a manter reverência e temor a Deus.  Eles perceberam que o Deus que os conduzira cuidadosamente, como a águia ampara seu filhote com suas asas, era um Deus poderoso e forte.
                       
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição, menos as perguntas 2 e 3  de sexta-feira..Sugestão: Escrever na lousa ou em um cartaz traços para indicar a frase “Tudo que o Senhor tem falado, faremos”: _ _ _ _   _ _ _   _      _ _ _ _ _ _   _ _ _   _ _ _ _ _ _ , _ _ _ _ _ _ _ . Quando o aluno responder a uma questão corretamente, pode dizer uma letra. Se a letra aparecer na frase, colocá-la no(s) traço correspondente. Siga até que descubram a frase escondida. Pedir que todos repitam a frase juntos. Depois dizer: Vocês acabaram de falar algo muito solene. Espero que esse seja o compromisso de vocês por toda a sua vida.

C. MEMORIZANDO (até 10 minutos): Com antecedência, escrever cada palavra do verso em fichas ou pedaços de cartolina. Misturar as fichas. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Dizer: No acordo, Deus mostrou duas condições: ouvir atentamente e obedecer. Essa e a parte do homem. A parte de Deus é cuidar e separar para um fim especial aqueles que fazem sua parte do pacto. Na verdade o que torna um povo especial e diferente dos outros é a própria obediência à Santo Lei de Deus. Só isso já basta para fazer toda a diferença. E Deus quer usar seu povo, que é tão diferente do mundo, para salvar os outros povos. Ele quer usar você e a mim. Vamos memorizar esse verso? Mostrar o verso por escrito, na lousa ou em um cartaz, e repeti-lo por três vezes com todos. Dividir a turma em grupos de quatro alunos (se a classe for pequena fazer grupos menores; se for muito grande, fazer grupos maiores). Depois entregar as fichas para um dos grupos. Ao sinal de “já”, os alunos devem colocar as fichas na ordem correta para formar o versículo (sobre a mesa ou chão, ou no apoio da lousa) enquanto o professor cronometra o tempo gasto pelo grupo para isso. Depois que as fichas forem organizadas, todos recitam o verso com a referência e depois outro grupo repete a atividade até que todos tenham participado e o verso sido repetido várias vezes.

D. APLICANDO:  Deixar que dois alunos falem suas respostas para as perguntas 2 e 3 do questionário de sexta-feira. Dizer: O cuidado de Deus por nós é maior que o da águia por seus filhotes e Ele hoje quer estabelecer um acordo, um pacto, com cada um de nós. Ele deseja que sejamos pessoas diferentes, quer que todos vejam que somos propriedade dEle. A cada sábado Ele deseja instruir-nos para isso. A cada reunião e culto temos a oportunidade de ouvir a majestosa voz de Deus. Como está nosso preparo para essas reuniões e para o sábado?
Mostrar um copo sujo por for e por dentro.Ter à mão uma bacia, uma jarra com água, sabão, esponja de lavar louça e toalha para enxugar as mãos. Lavar o copo só por fora. Perguntar: Quem quer beber água? Eu já lavei o copo e ele já pode ser usado, certo? Não. Por que vocês não querem beber água neste copo se eu já deixei seu exterior limpinho? Ainda está sujo por dentro. Quando deixamos nossa casa, quarto, roupa e carro limpos e arrumados para o sábado, fazemos apenas uma parte da preparação. É a preparação que os olhos humanos conseguem perceber. Mas se nosso coração estiver sujo pelos nossos pecados ainda não poderemos receber as bênçãos de Deus, nem ouvir a Sua voz majestosa. Lavar o copo por dentro ou pedir a um aluno que faça isso.Perguntar: E agora, alguém quer beber água neste copo? Colocar um pouco de água limpa no copo, dizendo: No copo limpo, posso colocar a água limpa sem problemas. Quando confessamos a Deus nossos pecados, pedindo que os perdoe através dos méritos de Jesus, podemos ter certeza que o “sangue de Jesus Seu Filho nos purifica de todo pecado”, como diz a Palavra de Deus.  Assim nosso coração fica limpo e estamos preparados para ouvir a majestosa voz de Deus e enchermos nossa vida com Seus ensinamentos e Suas bênçãos. Deus assim pode nos usar para servir, como Ele desejou usar Israel para servir. Oferecer um pouco de água no copo para alguém. Assim, as condições do pacto são cumpridas por nós e por Deus.

E. CONTANDO AOS OUTROS: Com antecedência, preparar uma cópia do Lembrete de Preparação para cada aluno. Deixar que recortem e pintem como desejarem. Dizer: Fixem o Lembrete de Preparação com um imã na geladeira de suas casas. Conte à sua família da necessidade de preparar a casa e o coração para o Sábado do Senhor. Sempre que virem este lembrete procurem adiantar alguma coisa da preparação para o sábado e também pensem em algo que precisem limpar de seus corações, com o sangue de Jesus.
7. ENCERRAMENTO (até 5 minutos):
8. ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos).



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