terça-feira, dezembro 29, 2009

Pequeno Pesquisador, Lição 3 - 1º trimestre 2010 - Suplemento do Professor

DEIXAI OS ÍDOLOS
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER o significado de idolatria;
SENTIR vontade de amar e adorar  somente a Deus e obedecê-Lo em primeiro lugar;
RESPONDER colocando Deus em primeiro lugar em tudo.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Oh, vinde adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. ” Salmo 95:6

LEITURA AUXILIAR: Patriarcas e Profetas, pág. 305.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: fichas com as palavras do verso para o cartaz de pregas, envelopes, saco ou bolsa; Conquistando a Atenção: Medalhas ou troféus; Apresentando a Lição: quadro de pregas ou flanelógrafo, frases preparadas conforme instruções abaixo, gravuras de artistas e atletas famosos, fitas de vídeo ou DVDs, CDs de músicas mundanas, roupas, dinheiro, games (ou gravuras de tudo isso) ; aplicando: revistas velhas ; Contando aos Outros: papel crepon, círculos de cartolina, fitas de tecido ou papel, tesouras, cola





COMO PREPARAR OS VISUAIS:
Lição:
Copiar as frases do quadro abaixo.  Colá-las em fichas para o cartaz de pregas ou colar entretela para usar no flanelógrafo.
Montar o quadro assim:








PROGRAMA DA ESCOLA SABATINA
1. ABERTURA (até 5 minutos):
A.     Boas-vindas –
B.     Cânticos:
C.     Oração

2. MOMENTOS ESPECIAIS (até 5 minutos)
A.     Apresentar e cumprimentar as visitas. Dar uma lembrança especial de boas-vindas.
B.     Verificar com antecedência se há aniversariante. Se houver, cantar e orar pedindo que Deus o abençoe. Também pode ser dada a oportunidade para uma oferta de gratidão.

3. MISSÕES (Até 5 minutos)
A.     Contar história missionária.
B.     Cantar enquanto a oferta é recolhida.

4. MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Escrever o verso na lousa ou em um cartaz, com as palavras adoremos, prostremo-nos e ajoelhemos em destaque. Ler o verso na Bíblia. Perguntar, dando tempo para as respostas: Quem sabe explicar o significado de adorar? Render culto, amar extremamente, homenagear a Deus. O que significa prostrar-se? Abaixar-se, curvar-se. O que a posição ajoelhada indicada? Humildade, reconhecimento da grandeza de Deus e da nossa dependência dEle.. Então, o Salmista, neste verso, nos convida para virmos homenagear a Deus, mostrar que o amamos muito. E a forma de fazer isso é prostrando-se, abaixando-se, curvando-se na posição que indica nossa humildade diante daquele que é o Maior ser do Universo: o nosso Criador. A decisão de prestar culto a Deus é muito importante. Por isso precisamos memorizar este verso para que sempre possamos nos lembrar de nossa humildade e dependência do grande Deus Criador. Repetir o verso quantas vezes forem necessárias usando os gestos abaixo, ou fazendo um jogral:
“Oh, vinde”: convidar usando as mãos;
“Adoremos”:  juntar as mãos, como em oração;
“Prostremo-nos”:  abaixar a cabeça;
Ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou”: ajoelhar-se.

5. CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Mostrar fitas, medalhas e troféus. Deixar que os alunos observem os objetos e comentar sobre que são usados para premiar os melhores e mais importantes em diversas competições.Dizer: Em nossa lição de hoje vamos aprender sobre quem merece o primeiro lugar em nossa vida.
6. ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Dizer: Na última lição estudamos sobre a grande reunião do povo de Deus diante do Sinai e de como Deus manifestou-se de forma maravilhosa para fazer um concerto com o povo. Eles haviam dito que fariam tudo que Deus mandasse, então Ele desceu sobre o monte para dar Suas ordens. Foi assim que o povo ouviu o Senhor dizer cada mandamento. E o primeiro deles está em Êxodo 20:3. Alguém aqui sabe dizer o primeiro mandamento? “Não terás outros deuses diante de Mim.” Colocar a faixa com o mandamento no lugar correspondente, na “Tábua da Lei” (ver instruções na postagem sobre este visual). A primeira coisa que Deus disse para os israelitas foi que não deviam adorar os falsos deuses que eles conheceram no Egito e que eles conheceriam em outros lugares. Vamos entender um pouco sobre os falsos deuses e as diferenças entre eles e o verdadeiro Deus. Mostrar o quadro comparativo.
Será que existem outros deuses? Claro que não. Mas milhões de pessoas adoram deuses falsos, e assim cometem muitas tolices. Alguns olham para o sol e pensam: “O sol é muito poderoso. Vou adorar o sol”. E se esquecem que muito mais poderoso que o sol é o Criador do sol. Os homens adoram muitas coisas estranhas e esquecem de amar e obedecer ao único que realmente os ama e cuida ternamente. Alguns adoram animais, outros estátuas, a lua, o sol, as estrelas, existe até quem adore um dente. Isso mesmo! Quatrocentos milhões de budistas adoram um dente como o objeto mais sagrado da Terra. Acreditam que tenha sido resgatado da fogueira onde foi cremado o corpo de Buda, em seu funeral. Hoje esse dente está colocado sobre uma flor, dentro de um templo construído especialmente para ele: o Templo do Dente, em Kandy, no Sri Lanka. Está rodeado de rubis e flores e milhões de budistas viajam anualmente para lá a fim de olhar para o “dente sagrado”. Eles trazem ofertas de ouro, prata e jóias para serem colocadas no templo. Não é muito bom que Deus nos tenha proibido de adorar coisas como um dente? Nosso Deus é um Deus vivo e poderoso. Criou os Céus e a Terra. Ele é sem princípio e nem fim.
Os deuses dos pagãos foram inventados pelos próprios homens. Colocar as palavras “Inventados pelos homens” na parte referente aos deuses falsos e “Criador de todas as coisas”, no espaço referente ao Deus Verdadeiro. Por isso, nas histórias dos povos pagãos, os deuses são descritos como cruéis e vingativos; briguentos, avarentos e imorais. Colocar essas palavras no quadro.Eles falam palavras feias, roubam e matam. E para agradar a esses deuses seus seguidores precisam fazer coisas horríveis tais como sacrifícios humanos, inclusive dos próprios filhos. Para adorar a esses deuses, eles se ferem e devem sofrer. Que contraste com o nosso amoroso Deus. Ele é santo, perfeito, misericordioso e bondoso. Colocar essas palavras no quadro. Podemos falar com Ele através da oração e adorá-Lo através da obediência.
Existe uma lei da psicologia que explica que aquilo que nós gostamos e ficamos observando acaba tendo grande influência sobre nós e nossa personalidade. Por isso acabamos nos tornando parecidos com aquilo que observamos, que ocupa nossos pensamentos.   Os pagãos eram tão cruéis e devassos quanto seus deuses. Colocar a frase A1 no qudro. Mas o adorador do verdadeiro Deus vai tornando seu caráter cada dia mais parecido com o do maravilhoso Deus Criador. Colocar a frase A2 no quadro.
Podemos ficar enojados e admirados dos pagãos que adoram deuses tão estranhos. Mas a verdade é que muitos de nós, reformistas, podemos estar transgredindo o primeiro mandamento tanto quanto os pagãos. Tudo a que damos mais importância que a Deus torna-se um ídolo. Coisas ou pessoas que nos atrapalham de amar ou adorar a Deus, disso fazemos um deus. Vamos ver alguns exemplos? Mostrar uma fita de vídeo ou um DVD. Alguns gostam tanto de assistir filmes e jogos eletrônicos que deixam de ir à igreja para ficar assistindo ou jogando, deixam de dar uma boa oferta para gastar com locações de filmes. Assim, os jogos e filmes tornam-se o deus daquela pessoa porque têm poder sobre sua vida e a pessoa obedece ao vídeo ou computador. Para alguns os deuses são os artistas, cantores e atores.Para outros são os campeões dos esportes. Mostrar fotos e gravuras de pessoas famosas que se tornaram ídolos. E de tanto pensar e olhar para esses ídolos, acabam vestindo, falando e agindo como eles. Às vezes o ídolo é a moda, a música, o dinheiro. Mostrar gravuras. Na verdade, qualquer coisa ou pessoa que controla sua vida, que se torna o mais importante da vida é o seu deus, porque tomou o lugar do verdadeiro DEUS. O primeiro mandamento nos avisa misericordiosamente contra os falsos deuses que podemos adorar. Esse mandamento quer dizer que devemos colocar Deus sempre em primeiro lugar; amá-Lo mais do que a qualquer outra pessoa; obedecer-Lhe antes de obedecer a qualquer outra pessoa; devemos fazer tudo que Deus quer que façamos. Tudo isso porque Ele é o nosso Criador e nossa existência depende inteiramente dEle. Realmente Ele é o único digno de nossa adoração.
Muitas vezes não é fácil obedecer a Deus em vez de obedecer outras pessoas. Mas, se você realmente amar a Deus, sempre vai colocá-Lo em primeiro lugar e fará sempre o que Deus quer que você faça.
O apóstolo João teve uma visão sobre o fim do tempo. Fazer muitos pontos com giz na lousa. Ele viu milhões de pessoas escolhendo adorar a besta e a sua imagem enquanto apenas um pequeno grupo adorava o Deus que fez o Céu e a Terra. Fazer alguns pontos na lousa, contrastando a quantidade de adoradores da besta e de adoradores de Deus.  Em qual desses grupos vocês desejam estar? Se não deixarmos nossos ídolos hoje, se não escolhermos obedecer a Deus em primeiro lugar sempre, quando chegar o momento nós acabaremos cedendo e adorando à besta e sua imagem.Por isso hoje devemos adorar a Deus sendo fiel em todas as coisas, pequenas e grandes, para estarmos com Seus adoradores no Mar de Vidro.   
                         
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição.

C. APLICANDO:
Entregar revistas velhas para que os alunos procurem e recortem coisas que podem ser colocadas como um deus na vida de muitos cristãos. Colar as gravuras em folhas de papel. Se não tiver as revistas, pedir que as crianças pensem em coisas que podem ser ídolos e as desenhem em um papel (dinheiro, carro, televisão, alimentos, roupas, futebol, casa, pessoa, etc.). Deixar que os alunos expliquem porque essas coisas podem ser ídolos. Depois, cada aluno deverá mostrar a gravura ou desenho e dizer: “(o objeto ilustrado) não é um deus e não vou deixar que tome o lugar de Deus”, e em seguida rasgar ou amassar a folha e jogá-la fora dizendo: “Há um só Deus”. Depois que todos falarem, o grupo deve recitar Êxodo 20:3.

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar um círculo de cartolina, uma faixa de papel crepon e fitas de tecido ou papel para cada aluno confeccionar uma medalha. Devem também escrever nelas o número 1 e primeiro mandamento. Enquanto trabalham, dizer: Vocês devem usar esta medalha para contar a outros que Deus é mais importante para vocês que qualquer outra pessoa ou coisa. Usem a medalha especialmente quando forem tentados a colocar algo ou alguém em primeiro lugar, antes de Deus. Lembrem-se então do primeiro mandamento e digam “não” para a tentação.
7. ENCERRAMENTO (até 5 minutos):

8. ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos).





Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!