terça-feira, dezembro 29, 2009

Pequeno Pesquisador, Lição 2 - 1º trimestre 2010 - Suplemento do Professor

MAIS DOCE QUE O MEL
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER as características e importância das Leis de Deus;
SENTIR prazer em obedecer às Leis de Deus;
RESPONDER obedecendo voluntariamente à Lei de Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Mais desejáveis são do que o ouro... e mais doces do que o mel ”. Salmo 19:10

LEITURA AUXILIAR: Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs 211-225, 229-241.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: objeto dourado ou encapado com papel dourado, pote de mel ou favo de mel ou mel em sachê; Conquistando a Atenção: Opção A: pedaço de papel vermelho, pedaço de papel verde, Opção B: brinquedo ou aparelho eletrônico infantil, manual de instruções de algum equipamento; Apresentando a Lição: gravura de átomo e do sistema solar (opcional), vaso ou jarra (não transparente) que esteja limpo por fora e muito sujo por dentro, giz, talco, farinha ou tinta lavável, espelho, pano embebido em água, toalha de rosto; aplicando: biscoitos sem açúcar, mel;contando aos outros:saches de mel, saquinhos de plástico, fitilho (opcionais); cópia do cartão abaixo, para cada aluno.  








PROGRAMA DA ESCOLA SABATINA
1. ABERTURA (até 5 minutos):
A.     Boas-vindas –
B.     Cânticos:
C.     Oração

2. MOMENTOS ESPECIAIS (até 5 minutos)
A.     Apresentar e cumprimentar as visitas. Dar uma lembrança especial de boas-vindas.
B.     Verificar com antecedência se há aniversariante. Se houver, cantar e orar pedindo que Deus o abençoe. Também pode ser dada a oportunidade para uma oferta de gratidão.

3. MISSÕES (Até 5 minutos)
A.     Contar história missionária.
B.     Cantar enquanto a oferta é recolhida e depois orar pelas pessoas que sofrem nas calamidades.

4. MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Com antecedência, escrever o verso na lousa ou em um cartaz. Dizer: Há uma coisa que os seres humanos sempre desejam: ouro, riquezas. Agora imaginem algo que seja mais precioso, mais desejável, que o ouro. Mostrar objeto dourado ou embrulhado em papel dourado. Outra coisa que traz prazer a muitas pessoas é saborear algum tipo de doce. Na época de Davi ainda não se conhecia o açúcar, usava-se então o mel como adoçante. O mel era o que havia de mais doce. Mas Davi achou algo que é mais doce, mais agradável, que o mel. Mostrar um pote ou favo de mel (pode ser também mel em saches). O Rei Davi possuia riquezas e tinha abundancia de mel em sua mesa. Mas ele disse que a Lei de Deus é mais importante, mais desejável que o ouro e mais agradável que comer mel. Ler Salmo 19:8 e 10, na Bíblia na mesma versão em que será memorizado. Hoje vamos aprender porque devemos desejar a Lei de Deus mais do que ao ouro e sentir prazer nela mais do que em saborear o mel. Antes, porém, vamos memorizar esse verso.  Ter o verso escrito na lousa ou em um cartaz. Repeti-lo por três vezes com todos.Formar duas filas com os alunos.Dar o objeto dourado para o primeiro aluno de uma das filas e o pote de mel para o primeiro aluno da outra fila. O aluno com objeto dourado deve dizer a primeira parte do verso, entregar o objeto para o aluno a seu lado e ir para o final da fila.O aluno com o pote com mel recita a segunda parte do verso, entrega o pote para o aluno a seu lado  e também vai para o final da fila. Todos devem falar a referência.Repetir o processo com os próximos alunos até que o primeiro aluno volte para o início da fila. Se houver tempo, trocar os objetos de fila e repetir o processo.

5. CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Opção A: Aproveitar as filas da atividade anterior para esta atividade. Desenhar no chão, usando giz de cera ou fita crepe, duas ruas que se cruzam. Colocar uma fila de alunos em cada “rua”. Mostrar um papel vermelho para uma das filas, que deve permanecer parada, e um verde para a outra, que deve prosseguir. A certa altura trocar os papéis: a fila que estava parada avança e a fila que estava andando, pára. Depois de algum tempo dizer: Agora cansei de segurar estes papéis. Passem o cruzamento como quiserem. Deixar que os alunos sintam a dificuldade de passar o cruzamento sem ter regras. Depois, perguntar:  Como ficou mais organizado para passar o cruzamento, com ou sem os sinais? Como é mais seguro cruzar uma via movimentada, com ou sem semáforo? Para que servem as Leis de Trânsito? Para facilitar o trânsito e garantir a segurança de todos. Em nossa aula de hoje estudaremos um pouco sobre uma Lei que facilita a vida garante mais ainda que a segurança de todos.
Opção B: Mostrar um brinquedo ou aparelho eletrônico infantil e dizer: Imagine que você é o inventor desde brinquedo. Você, como inventor ou criador dele, deseja que ele funcione bem e por bastante tempo. Então, que instruções você daria para evitar que ele estrague rapidamente e tenha o melhor desempenho possível. Anotar as sugestões (cuidar para não cair, não mergulhar na água,não deixar no sol, etc.) .Mostrar o manual de instruções deste ou de outro brinquedo.  Geralmente, os fabricantes enviam um manual de instruções junto com o brinquedo para assegurar que as crianças saberão tudo à respeito de como mantê-lo em perfeito estado. Hoje falaremos de um manual de instruções de Deus, o grande Criador.  

6. ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
            Todos os países têm suas leis. Os homens que escrevem as leis tentam fazê-las para garantir a segurança e bem-estar dos cidadãos do país. No entanto, todas as boas leis são baseadas numa lei maior que é a Santa Lei de Deus. Ninguém tem sabedoria suficiente para inventar leis tão sábias e justas. Vamos ver em que as leis humanas são semelhantes à Lei de Deus? Copiar na lousa ou em um cartaz o quadro da pág. 16 da lição. Deixar que os alunos preencham o quadro.
            Deus é o Supremo Legislador, ou seja, o maior e mais importante criador de leis. Ele elaborou leis que governam cada parte de Sua Criação. Há leis para os átomos e para os astros no Céu. Mostrar gravura do átomo e do Sistema Solar.Leis para um inseto e para a grande baleia. Tudo na Natureza obedece às leis de Deus, por isso há tanta ordem e beleza no Universo.
            Nós também fomos colocados sob as regras de Deus. Temos as regras de saúde e as regras de comportamento, que são os Dez Mandamentos da Lei Moral. A Natureza obedece às leis naturais, mas apenas o homem, em toda a Criação, é capaz de entender o que Lei Moral exige. Só  nós recebemos de Deus a consciência, para nos ajudar a conhecer os santos mandamentos e a mente, capaz de amar essa mesma lei por ser santa, justa e boa.
            Bem, existem leis que os homens fazem e as Leis que Deus fez. Já vimos em que são semelhantes. Vamos agora descobrir em que são diferentes. Vejamos o nosso quadro (mostrar o quadro completado pelos alunos anteriormente). Por exemplo, as leis humanas proíbem o furto e a Lei de Deus também. Mas quando alguém rouba e não é descoberto, a lei humana não pode condená-lo. Ele continua livre e sem problemas. E perante a Lei divina, como fica o ladrão que não é condenado? Ele é totalmente culpado.  Então a primeira diferença é que alguém pode escapar das leis humanas – que são imperfeitas, mas nunca pode esconder-se da Lei de Deus – que é perfeita.
            Mostrar o vaso apenas por fora. Outra diferença é que as leis humanas julgam as pessoas somente por suas ações. Por matar, roubar, enganar. As leis dos homens só enxerga o exterior das pessoas, assim como vocês estão vendo este vaso só por fora. A Lei de Deus vai mais longe e julga até os pensamentos. Tudo que está escondido dentro de nosso coração. Virar o vaso, mostrando a sujeira do interior. Existem pecados que não são cometidos porque não há oportunidade, mas dentro do coração existe a vontade cometê-los. Alguém pode não matar a outro, mas alimenta o ódio em seu coração. Dessa forma, não pratica o assassinato porque não quer se dar mal ou não tem oportunidade para isso, mas o desejo é de que o outro morra. Isso para Deus é pecado. É uma sujeira que está escondida e não aparece aos olhos humanos, mas que é bem clara aos olhos de Deus. No dia do juízo todas as emoções pecaminosas como o ciúme, inveja, ódio, vingança, ambição serão tomadas em conta e tudo será descoberto. Porque a Lei de Deus pode julgar os pensamentos, motivos e desejos do coração.
              Perguntar: Quero que vocês digam como podemos avisar alguém do perigo? Será que para alguém que quase para beber um veneno é traumatizante ouvir alguém gritar-lhe: “Não beba isso!” Claro que não. Se ela tiver juízo vai agradecer por alguém ter lhe dito “não”. Algumas pessoas acham que é errado dizer “não” para alguém. Que o “não” pode trazer algum tipo de trauma. Existem juvenis que se irritam quando seus pais dizem para não fazer isso ou aquilo. Também ficam aborrecidos porque na igreja existem vários “não”.  Mas esses “não” são para proteger nossa felicidade e paz. Se você entender cada não da Lei de Deus, de seus pais e da igreja, como avisos e provas de cuidado e amor por você, com certeza vai obedecer com amor e alegria.
            Existem pessoas que imaginam a Deus como alguém muito severo, sempre observando as pessoas para castigá-las cada vez que desobedecem à Sua Lei. Mas essa é uma idéia errada sobre Deus. Quando pecamos e desobedecemos à Lei de Deus, nós mesmos trazemos a punição sobre nós. É como a criança que é avisada para não brincar com fogo e acaba teimando. As queimaduras e dores são punições para a desobediência que ela mesma trouxe sobre si. A desobediência nos separa de Deus e nos torna joguetes na mão de Satanás.
            Chamar um aluno ou um adulto ajudante à frente e vendar-lhe os olhos. Com giz, talco ou argila seca, fazer manchas em seu rosto. Esconder o material e tirar a venda. Perguntar-lhe: Você é capaz de me dizer como está seu rosto? Sabe de que cor é a mancha ou seu formato? Sabe dizer se está muito ou pouco manchado? Dar tempo para as respostas e depois mostrar-lhe um espelho. Dizer: Agora creio que você pode saber exatamente como está seu rosto. Na verdade um espelho é um artigo muito importante. É difícil manter-se arrumado sem termos um espelho, não é mesmo? Como vamos saber se há alguma sujeira no rosto? É bom darmos uma olhada no espelho todos os dias antes de sairmos de casa, para não passarmos algum vexame. Há também um espelho que devemos consultar todos os dias. É o espelho de Deus. Ele nos mostra onde precisamos limpar alguma coisa de nosso caráter. Esse espelho é a Santa Lei de Deus. Mostrar uma “Lei” (se possível, confeccionada em um espelho). Todas as manchas e defeitos de nossa vida são vistos na Lei. Mas há um problema. Dirigir-se à pessoa que teve o rosto manchado. Fulano, o espelho já mostrou-lhe que seu rosto está sujo. E agora, o que você precisa fazer? Limpá-lo. Dá pra limpar seu rosto usando o espelho? Não. É preciso usar água. E se você ficar com raiva do espelho por ter mostrado sua sujeira e quebrá-lo vai adiantar alguma coisa para que seu rosto fique limpo? Não. A Lei de Deus também é assim. Ela mostra a sujeira de nosso pecado, mas não pode nos limpar. Também não podemos anular a lei, pois continuaremos manchados pelo pecado do mesmo jeito. Precisamos olhar para a lei, percebermos nosso pecado e buscarmos o perdão de Jesus, a água da vida, para limpar nosso coração. Só isso pode nos limpar. Molhar um algodão ou pano em água e limpar as manchas no rosto do ajudante. Oferecer-lhe uma toalha de rosto. Junto com a Lei que nos condena Deus já providenciou para termos o perdão e sermos livres da condenação.  Que Deus maravilhoso! Ainda bem que nosso Criador nos deu uma Lei tão perfeita e santa, que nos leva a buscar o Salvador.
           
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição, com exceção das perguntas de sexta-feira que devem ser mencionadas em “ aplicando”. NOTA: na pergunta 2 de sexta-feira a referência correta é salmo 119:18 e não 118:18.

C. APLICANDO:  Com antecedência, preparar um pouquinho de biscoitos de aveia ou outra receita doce, sem usar o açúcar. Entregar alguns pedaços de biscoitos sem açúcar para as crianças experimentarem. Deixar que mostrem que não está gostoso. Dizer: Ficarei muito feliz em lhes dar todos estes biscoitos. Vocês querem? Depois que eles explicarem porque não querem mostrar o mel e dizer: Agora vou colocar um pouco de mel sobre os biscoitos. Tenho certeza de que gostarão. Deixar que experimentem os biscoitos bons. Perguntar:  O que é mais fácil comer, biscoitos insossos ou com mel?  O mel deixou os biscoitos muito mais gostosos, não é verdade? Vocês querem saber como amar a Lei de Deus mais do que ao seu doce favorito? É muito simples, basta acrescentar o mel do amor a Jesus. Isto tornará a obediência um prazer e vocês obedecerão com alegria porque desejam agradá-Lo. Lembrem-se: Tentar obedecer em nossas próprias forças, sem a ajuda de Jesus, é tão ruim como biscoitos sem doce. É intragável. O que o mel significa para os biscoitos, assim é Jesus para a Lei. É Ele que a torna doce e fácil para nós obedecermos.

D. CONTANDO AOS OUTROS:
Deixar que os alunos coloquem alguns saches de mel (ou outra coisa feita de mel) dentro de um saquinho de plástico, amarrem-no com fitilho e prendam o cartãozinho na embalagem. Se não houver possibilidade de usar algo com mel, deixar que apenas enfeitem o cartão. Enquanto trabalham, dizer:  Para muitas pessoas, obedecer é tão desagradável como comer biscoitos sem graça. Essas pessoas fazem tudo a contra gosto ou então desistem de obedecer. Essa semana, se encontrarem alguém que está infeliz por ter que obedecer à Lei de Deus, mostrem-lhe esta lembrancinha e contem tudo que aprenderam na lição de hoje. Quando vocês também forem tentados a entristecer-se com a obediência, lembrem-se se tornar a Lei agradável usando o mel do amor a Jesus. 

7. ENCERRAMENTO (até 5 minutos): Cantar “Primeiro Obedecer”, faixa 18 do CD “Pequeno Pesquisador”. Orar agradecendo a Deus por Sua Lei tão perfeita e pedindo poder para cada um obedecê-la por amor.

8. ENSAIO PARA A PRÓXIMA APRESENTAÇÃO NA IGREJA (até 10 minutos).


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