sábado, dezembro 26, 2009

TI V3N1 Incentivo de Presença

Teste de Memória

Incentivo de Presença e de Memorização de Versos

O objetivo destes incentivos é habituar a criança a:
- ser pontual,
- memorizar a Bíblia
- possuir e estudar a lição.
Para que as crianças adquiram esses hábitos é preciso que os pais sejam:
- pontuais; 
- separem algum tempo para ensinar os versículos a seus filhos;
- comprem as lições e as estudem com os filhos.
Os professores também devem ser pontuais no programa da ESIR.
Portanto, esses incentivos são importantes para criar bons hábitos nos pais, nos filhos e naqueles que são responsáveis pela ESIR. Com o tempo, não haverá mais necessidade deste tipo de incentivo, pois o hábito já estará estabelecido.
Vale lembrar que a competição está totalmente descartada já que todos os alunos podem alcançar o alvo, sem que, para isso, outro perca alguma coisa. No entanto, cabe ao (à) professor(a) fazer com que tudo ocorra dentro da normalidade esperada. Também é preciso ser muito cuidadoso(a) para não desanimar as crianças que tenham motivo justo para ausentar-se ou que tenham se esforçado, mas não tenham conseguido memorizar o verso. Uma pequena ajuda na hora de recitar o verso pode ser o suficiente para que a criança lembre-se dele completamente. Mas, apesar de recomendarmos certa flexibilidade quando a presença e a memorização estiverem fora do alcance de alguma criança, é certo que não se deve recompensar o aluno descuidado e negligente ou cujos pais se mostraram displicentes.
Para este trimestre usaremos um método simples, porém bastante atrativo: o Teste de Memória, composto por treze gravuras (uma para cada sábado do trimestre).


Cole uma cópia da figura abaixo na contra-capa da lição de cada criança. 






Para cada sábado há uma figura (págs. 12 e 13). Se a criança for pontual e memorizar o verso, terá os dois espaços do sábado marcados. Isso lhe dará direito a receber, no final do trimestre, o par de cartões referente àquele sábado. Se for pontual todos os sábados e memorizar todos os versos receberá o Teste de Memória completo, no final do trimestre. Desta forma, a quantidade de cartões que vai receber dependerá exclusivamente de seu desempenho.
Use o cartão de chamada para acompanhar o avanço das crianças, usando o seguinte código:
M - apenas memorizou o verso
PM - foi pontual e memorizou o verso
P P - foi apenas pontual
P - esteve presente, mas foi impontual e não memorizou o verso
A - ausente
Ao final do trimestre, use essas anotações  para saber quantos e quais cartões preparar.

IMPORTANTE: Prepare uma maneira da criança fazer uma “recuperação” e conseguir os cartões faltantes. Por exemplo, trazer uma visita e memorizar os versos anteriores. Procure despertar o interesse naqueles que estão desanimados.

Pode-se imprimir em cartolina também. Cole  as figuras em papel cartão ou cartolina e recorte no formato que desejar, tomando cuidado para que todos tenham o mesmo tamanho e forma. Eles ficarão muito lindos e duráveis se forem impressos em papel  adesivo e colados em E.V.A. 
Baixe as figuras uma a uma ou já configuradas para uma página A4.




Prepare também uma embalagem personalizada para cada criança (ou peça aos pais que tragam-na). Pode ser um envelope, uma caixinha, uma sacolinha, um vidro com tampa ou um pote de plástico. O importante é que o Teste de Memória seja entregue bem embalado.
Todos os sábados alguém deve à porta marcando as fichas na lição de cada criança (as crianças devem recitar o verso na entrada). No último sábado do trimestre, logo depois do encerramento da aula, o(a) professor(a) mostrará como funciona o Teste de Memória e entregará o conjunto de cartões de cada criança após o culto (para evitar irreverência durante o mesmo).





 Como brincar: 
A criança pode brincar com o Teste de Memória sozinha ou com mais alguém. Os cartões devem ser misturados com a figura voltada para baixo e colocados sobre uma superfície (mesa ou chão). O primeiro participante tem direito de virar dois cartões. Se as figuras forem iguais ele deve guardá-las e terá direito de virar mais duas. Se as figuras forem diferentes, deve desvirar o cartão e dar a vez para o outro participante. Ao virar um cartão deve-se mencionar a lição bíblica a que o desenho se refere e/ou o verso correspondente. Quando acabarem as figuras, quem tiver o maior número de cartões deve escolher uma das histórias e contá-la para o(s) outro(s) participante(s).  Este teste é uma excelente opção para as tardes de sábado.

 
Dicas para o êxito:

1. Divulgue o projeto:

a.   Fale com as crianças e os pais pessoalmente;
b.   Avise no momento da apresentação das crianças na igreja;
c.   Coloque um lembrete no quadro de avisos da igreja;
d.   Coloque um cartaz bem bonito, ao nível dos olhos das crianças, na entrada da igreja;
e. Dê o bilhete da pág. 14  para cada pai.
f.. Dê os bilhetes da pág. 15, para as crianças, conforme o desempenho do dia.
g.  Se desejar, entregue uma cópia do verso para memorizar (pág. 16) toda semana, para as crianças colocarem em um local visível e memorizarem durante a semana.
f. Mostre um conjunto completo do Teste de Memória na primeira aula, incentivando as crianças a tentarem conseguí-lo, chegando na hora e memorizando os versos.










2.   Prepare-se:
a.   Peça ajuda para preparar o material;
b.   Tenha alguém para marcar os quadradinhos à porta da sala, quando as crianças chegarem;
c.   Tenha alguém disponível antes do horário para dar atenção às crianças que chegarem mais cedo (ensinando cânticos, contando histórias, mostrando curiosidades, etc.). Termine essa atividade exatamente às 9:00.
d. Tenha um relógio de parede ou de brinquedo para mostrar o horário certo e encerrar a entrega dos cartões e atividades prévias.
e. Chegue antes de todas as crianças.
f. Inicie o programa na hora exata.






  



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