quarta-feira, novembro 10, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição 12

A Última Carta
Para Laodicéia
  
Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que a ligação com o mundo esfria o amor a Deus e torna o crente morno, o que faz com que Jesus o rejeite;
SENTIR desejo de ter o coração aquecido ;
RESPONDER procurando afastar-se do mundo e sendo um crente genuíno.

PENSAMENTO CENTRAL: .
VERSO PARA MEMORIZAR: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.  ”. Apocalipse 3:20.                 
LEITURA AUXILIAR:  .

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: garrafa térmica com água morna, garrafa com água fresca, copos descartáveis;  Memorizando:  mesa arrumada para refeição; Lição: figuras de Guilherme Miller, José Bates, Tiago e Ellen White (abaixo); uma bolsa de água quente, outra com água morna e uma bolsa de gelo; ou secador de cabelo que trabalhe com as três temperaturas; copo com água morna; Aplicando: cartazes; Contando aos Outros: cópias das figuras abaixo para cada criança, lápis de cor, cola.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Aplicando: Fazer um cartaz simples para cada uma das palavras a seguir: FRIO, QUENTE, MORNO.
Contando aos Outros:  Fazer  cópias  abaixo para cada criança. Entregar tudo já recortado.





  
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
             Perguntar: Tem alguém com sede aí? Se houver, oferecer um pouco de água morna para tomar, depois oferecer água fresca. Se ninguém disser que está com sede, pedir a uma criança que experimente um gole de água morna e outro de água fria e depois perguntar qual deles é melhor para matar a sede. Dizer:  É muito bom beber uma água bem fresquinha.  Já a água morna para quem está com sede é tão desagradável que dá até vontade de cuspir fora e não engolir. Na história de hoje veremos algo que dá uma sensação tão desagradável em Deus, quanto beber água morna.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Quando alguém está muito animado e com o coração cheio de amor, nós dizemos que é fervoroso, que tem o coração aquecido, como isto. Deixar que as crianças sintam a temperatura da água quente ou do secador na temperatura quente. Quando alguém não tem amor no coração, não liga para as coisas de Deus e gosta das coisas do mundo, dizemos que é uma pessoa fria, assim como isto.  Deixar que as crianças sintam uma bolsa de gelo ou o secador na temperatura fria.
O início da Igreja Adventista foi muito bonito. Os irmãos eram muito missionários e gostavam de falar da verdade. Além disso, buscavam obedecer a Deus de coração e procuravam estar preparados para a volta de Jesus. Eles eram muito fervorosos. Eles tinham o coração quente como essa bolsa.  Mostrar a bolsa de água quente.  Entre essas pessoas estavam um capitão da marinha, chamado José Bates (lê-se Beitis)  e um casal, Tiago e Ellen White, todos muito estudiosos da Bíblia. Colocar as figuras deles no flanelógrafo ou lousa.
Para ajudar esse povo a manter-se no caminho, Deus chamou Ellen White para ser uma profetiza. Os irmãos estudavam a Bíblia com muita oração, para entender a vontade de Deus. E depois, Deus confirmava o que tinham aprendido mostrando isso para Ellen White em uma visão. Visão é como um sonho, só que a pessoa está acordada.
Durante algum tempo os irmãos da igreja continuaram animados. Mas os anos foram se passando e alguns começaram a achar que Jesus estava demorando demais. Começaram a  se dedicar a outras coisas, a estudar menos a Bíblia e esqueceram-se de muitas coisas que tinham aprendido. Já não estavam com o coração tão aquecido como antes. Mostrar a bolsa de água  quente.
Deus não queria que Seu povo desanimasse e sempre mandava bons conselhos através de Ellen White. Ela e seu marido animavam os irmãos e ajudavam a corrigir as coisas.
Mas o número de pessoas desanimadas foi aumentando, aumentando. Elas começaram a imitar os costumes dos mundanos: as roupas, o jeito de falar, os lugares onde iam, as músicas que ouviam e cantavam. E o pior de tudo é que alguns dos pastores viram essas coisas acontecerem e não fizeram nada para mudar. Eles não repreendiam os membros. Poucos pastores e membros continuavam fiéis.
O que acontece quando misturamos água bem quente (mostrar a bolsa de água quente), com água bem fria (mostrar a bolsa de gelo)? Ou, no caso de usar o secador: o que acontece quando misturamos o ar frio com o ar quente? Não fica quente, nem fica fria: fica morna, não é? Foi isso que aconteceu com a igreja. Tornou-se morna: o que quer dizer que os irmãos não eram totalmente crentes, nem totalmente mundanos. Eles eram indecisos. E o pior de tudo é que achavam que estavam bem e não precisavam mudar em nada. E isso entristeceu muito a Deus  porque para Ele, uma igreja morna é tão desagradável como beber água morna. Dá vontade de cuspir.
Quando a igreja chegou nessa situação, passou para outro período. Foi o período de Laodicéia. Que é o último período da história da igreja cristã. Colocar a figura da igreja na linha de tempo, com o seu significado ( julgamento do povo de Deus). Jesus mandou que João escrevesse alguns avisos muito sérios para essa igreja. Eles estão escritos na Bíblia, em Apocalipse 3:14 a 22. Esta mensagem foi enviada a todos os cristãos desde 1844 até hoje e será pregada até a volta de Jesus.
Os irmãos fiéis que entenderam esta carta continuaram fervorosos, com o coração aquecido como essa bolsa. Mostrar a bolsa de água quente. Mas, o que aconteceu com os outros, que tinham o coração morno? Semana que vem saberemos tudo que aconteceu.

MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Dizer: Jesus não quer que as pessoas do tempo de Laodicéia se percam. Pelo contrário, ele quer que todas as pessoas se salvem. Ele quer aquecer o coração de todos co o Seu amor. Só que Ele não força ninguém. Ele é muito bondoso. Ele quer ser recebido em nosso coração, sem precisar forçar nada. Vejam o que a Palavra de Deus diz. Ler o texto na Bíblia. Hoje Ele ainda está batendo, pedindo com amor que nós nos arrependamos e deixemos que Ele limpe o nosso coração. Mas haverá um tempo em que Ele deixará de insistir. Espero que ninguém aqui, tranque a porta de seu coração, mas que todos deixem-na bem aberta. Vamos aprender o verso? Recitar por três vezes e fazer a atividade seguinte. Uma criança deve estar perto da mesa que está pronta para refeição. Alguém deve bater em madeira, imitando uma batida na porta, enquanto uma criança finge estar batendo à porta da casa. A outra criança deve fingir abrir a porta e a outra entra e ambas se sentam à mesa e fingem comer. Enquanto tudo isso acontece, as outras crianças recitam o verso. Trocar as crianças e repetir o processo até que o verso tenha sido memorizado.

B.  REVISANDO:
Escrever os números das perguntas em papeizinhos e guardá-los em uma caixinha. Fechar os olhos de uma criança.. Esconder a caixa na sala. Pedir que procure a caixinha. Quando estiver perto deles dizer: Está quente. Quando se distanciar um pouco, dizer: Está morno. Se estiver muito longe, dizer: está frio.  Depois que encontrar, a criança deve distribuir os papeizinhos entre os colegas. As crianças devem responder as perguntas que receberam. Para quem acertar, todos devem dizer: Está quente. Para quem acertar mais ou menos, todos devem dizer: Está morno. Para quem errar, todos devem dizer:  Está frio.


 C. APLICANDO:
              Colocar cada cartaz numa parede da sala. Deixar espaço livre para chegar até eles. Dizer: O problema dos crentes de Laodicéia é que não sentem necessidade de mudar. Vejam bem: quem está com coração quente está firme. Quem está com o coração frio, pode desejar se aquecer. Mas quem está com o coração morno, acha que está muito bem. Segundo a carta a Laodicéia, é como se dissessem: “Rico sou e estou enriquecido e de nada tenho falta.”  Mas Jesus disse: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.” Já pensaram nisso: Jesus fica tão aborrecido com quem é crente fingido que se sente como alguém que bebeu água morna quando está com sede: dá vontade de cuspir fora.  
Vou falar algumas frases agora. Se o que eu falar se referir a alguém que está com o coração aquecido pelo amor a Deus, vocês devem ir ao cartaz onde está escrito “Quente”. Se o que eu falar for  sobre alguém que está com o coração frio, longe de Deus e da Bíblia, vocês devem ir ao cartaz onde está escrito “Frio”. E, se o que eu disser  for sobre alguém que diz que é crente, mas tem muitos costumes mundanos, então vocês devem ir para o cartaz onde está escrito “Morno”.

A) Só ir à igreja aos sábados e nos outros dias de culto ficar assistindo TV.
B) Não faltar nos cultos da igreja.
C) Não querer ir à igreja nunca.
D) Economizar todo o dinheiro que pode para dar uma boa oferta para os missionários.
E) Guardar todo o dinheiro para si mesmo, nem pensar em dar oferta em alguma igreja.
F) Dar apenas os trocadinhos para as ofertas e gastar muito dinheiro com coisas inúteis.
G) Estudar a Bíblia diariamente.
H) Só pegar na Bíblia de vez em quando.
I) Não ler  a Bíblia de jeito nenhum.
J) Nunca orar.
K) Orar várias vezes ao dia, com sinceridade.
L) Orar rapidamente, só por obrigação.
M) Aproveitar toda oportunidade para falar do Evangelho.
N) Ter vergonha de falar do Evangelho.
O) Nem se importar com o Evangelho.
P) Vestir-se conforme a vontade Deus, mesmo que isso o torne diferente de todo o mundo.
Q) Vestir-se com roupas tão parecidas com as do mundo que as pessoas não sabem que você é crente.
O cristão deve estar sempre aquecido pelo estudo e obediência à Bíblia. Dessa forma é como uma panela de água que está no fogo: ela nunca esfria. Mostrar a bolsa de água quente. Mas se o cristão se mistura com o mundo (colocar  a bolsa de água quente junto com a bolsa de gelo ou misturar água quente com água fria) isso  o afasta da Palavra de Deus, ele se torna morno. Eu espero que todos vocês estejam  com o coração quente, cheio de amor a Deus. O conselho de Jesus para quem está morno é: “Sê, pois, zeloso e arrepende-te.” quem estiver morno, deve se arrepender e deixar que o amor de Deus aqueça seu coração e também deve se afastar do mundo para não ficar morno outra vez.

D.  CONTANDO AOS OUTROS: 
  Entregar as atividades já recortadas para cada criança pintar e colar a porta no “batente”, cuidando para deixar a porta abrindo e fechando para ler o verso completo. É melhor deixar um pronto para que elas vejam e saibam como fazer. Enquanto trabalham dizer: Usem esse material para explicar a alguém sobre o que aprenderam hoje na lição.

Um comentário:

Maninha disse...

Estou encantada com este blog,pena que o descobri só hoje,mas sei que ele vai ser parte integrante da minha vida de agora em diante,pois mesmo quando eu não for professora na escolinha vou estudar as lições com meus filhos,DEUS TE ABENÇOE, E CONTINUE SEMPRE ASSIM.

Que bom que você veio!

Volte Sempre!