sexta-feira, novembro 12, 2010

Pequeno Pesquisador - 4º trimestre 2010 - dia das crianças

O Dia da Criança não é uma data sagrada mas desperta grande interesse dos pequeninos, principalmente por causa do apelo consumista que os meios de comunicação exercem sobre eles e seus pais. A movimentação é tão grande que  todo esse interesse não pode ser passado despercebido pela Igreja, pois pode ser uma excelente oportunidade para evangelizar as crianças e ajudá-las a  encontrar a salvação.
Temos dois objetivos para esta data: alcançar crianças que ainda não conhecem a verdade e fortalecer as crianças que já estão no meio cristão. Sua igreja pode fazer ambas se quiser.
Para as crianças da igreja a sugestão é que a Liga Juvenil seja preparadas para elas, com a participação delas durante todo o programa (isto não impede que seja feita outra festa fora da Igreja também). Abaixo temos duas sugestões de programa para a Liga e uma para uma festa, adaptadas do livro "Comemorações. Sugestões Práticas para Valorizar Datas Importantes" de Hope Gordon Silva. 

CRIANÇAS DA BÍBLIA.
Escolha crianças para representarem crianças da Bíblia, vestindo-as de acordo ou não, como quiser. Dê para cada criança decorar alguns dados sobre sua pessoa, que servirão de dicas, para o auditório adivinhar quem são. Por exemplo, no caso de Moisés: 1ª dica: eu tinha um irmão e uma irmã, e nasci longe de minha pátria.Se ninguém adivinha, passem para 2ª dica: meus irmãos se interessam muito pelo meu nascimento, e minha mãe tinha um grande plano. Se ninguém consegue dizer quem é, passem para a 3ª dica, e assim por diante.

CRIANÇAS DO MUNDO.
Escolhem-se  crianças para representarem as várias partes do mundo, principalmente aquelas onde o Evangelho Eterno ainda não chegou, vestindo-as de acordo, lembrando que as crianças daqueles lugares precisam de missionários para falar da verdade a elas. As crianças darão dicas sobre seu país, e no fim todas cantam "Cristo ama as Criancinhas" ou alguma coisa semelhante. 

FESTA
Para as crianças de fora (as da igreja vão gostar muito também), planeje uma festinha no feriado, onde cada criança da igreja deve trazer um amigo que não é da igreja. Pode-se preparar convites e cartazes especiais para isso (confirme com antecedência quantas crianças virão).
Faça uma porção de corações recortados em papel sulfite, um por folha. Quando as crianças entram (na Escola Dominical, por exemplo), escreva o nome de cada uma em um coração, com pincel atômico. Distribua esses corações para os adultos presentes, e depois que todos estão sentados, conte uma história da Bíblia envolvendo crianças (a menina cativa, Joás, o menino que deu seu lanche, etc.). Terminar dizendo que Jesus conhece todas as crianças e as ama muito, por isso preparou um lugar mararilhoso para elas. Diga-lhes que todos os sábados, na Escola Sabatina, elas poderão aprender mais sobre esse lugar maravilhoso e convide-as para virem no próximo sábado.
Depois, divida as crianças em três grupos por faixa etária e leve-as para as salas de atividades. Sala 1: aprendizagem de um cântico; Sala 2: um trabalhinho manual simples sobre a lição; Sala 3: uma atividade de memorização do verso. Decida o tempo que os grupos ficarão nas salas, de acordo com o grau de dificuldade de cada atividade. O importante é que todos fiquem o mesmo tempo (por exemplo: 15 ou 30 minutos) em cada sala e depois fazem o rodízio. Quando todos os grupos passarem por todas as salas, juntar as crianças, cantar o cântico ensaiado e orar fervorosamente por todas elas.
              Depois disso, leve as crianças para a sala da festinha (com uma bonita decoração). Os adultos que estão com os corações com os nomes das crianças seguram alto os corações para cada criança achar o seu nome. Depois de um abraço, os adultos apresentam as crianças (nome, idade, e uma sentença mais). Há uma oração pelo alimento que deve ser servido em seguida pelos adultos.
Se possível, entregue um presente evangelístico para as crianças, junto com algum brinquedo. Pode-se pedir o patrocínio de alguma loja da cidade.


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!