sexta-feira, novembro 12, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição 7

Escreva à Igreja de Tiatira
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER que a Bíblia mostra o caminho da salvação, que é um presente de Deus;
SENTIR gratidão a Deus pelo perdão gratuito dos pecados;
RESPONDER aceitando o presente da vida eterna.
VERSO PARA MEMORIZAR: “O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:23.
LEITURA AUXILIAR: Apocalipse 2:18-28
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia, caixa de presente, cores em objetos (ver Como Preparar os Recursos Necessários), figura de Jesus crucificado; Conquistando a Atenção: vendas para os olhos; Lição: linha do tempo, figura de Jesus indo para o Céu e da volta dEle, coração sujo e coração limpo, notas de dinheiro, pão asmo e copo de suco de uva (ou gravuras de objetos da Santa Ceia), lanterna; Revisando: figura do presente e do garoto; Aplicando: duas caixas de presente, presentes para todas as crianças; Contando aos Outros: cópias das caixinhas de presente (abaixo) para todas as crianças, fita colorida, tesoura, cola, lápis de cor, gliter, etc.






COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Memorizando -
Caixa de Presentes: Colocar uma figura da Nova Terra dentro da caixa para explicar a vida eterna.

Cores para mostrar estado do coração: Cortar pedaços do mesmo tamanho de papel color set nas cores vermelho, preto (ou branco manchado com tinha escura) e branco. Fixar um ao outro com fita adesiva formando uma sanfona. Se preferir, usar saquinhos de tecido na mesma cor ou outro material que seja prático.

Coração limpo/sujo: Recortar um coração em cartolina branca e outro em cartolina escura (ou branca manchada com tinta). Colar um ao outro com um palito entre eles.



Revisando - 
Copiar a figura do presente e do menino (abaixo), colorir e colar em entretela ou flanela. Recortar.






MEMORIZANDO (até 10 minutos):
              Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. Explicar que “dom” significa “presente” e que “gratuito” quer dizer “de graça”. Dizer: Todos nós pecamos e nosso coração está sujo pelo pecado. Mostrar a cor escura. Jesus foi morto pelos nossos pecados. Mostrar figura de Jesus na cruz. Lá na cruz Ele derramou Seu sangue e sofreu o castigo que nós merecíamos. Mostrar a cor  vermelha. E a única coisa que precisamos fazer para sermos perdoados é acreditarmos nisso e recebermos a Jesus como nosso Salvador. Na verdade, a vida eterna é um presente de Deus para nós. Mostrar a caixa  de presentes e seu conteúdo. Não precisamos, nem podemos pagar por ela. Ela é de graça. E quem recebe esse presente,  confessando seus pecados a Deus e pedindo perdão em nome de Jesus, fica com o coração bem limpinho. Mostrar cor branca. Sem nenhuma mancha de pecado. Vamos memorizar esse verso tão bonito? Repetir o verso por três vezes com todos. Depois, cada criança ou grupo de crianças deve vir à frente, segurar a caixa de presente e recitar o verso. Sempre que um grupo recitar, todos devem mencionar a referência.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Colocar vendas nos olhos de uma criança. Girá-la um pouco e pedir que atravesse a sala de
um lado para outro enquanto as outras crianças orientam o caminho, avisando para se desviar de
algum obstáculo. Repetir o processo com outras crianças também, se houver tempo. Perguntar: Vocês acham que é fácil ou difícil andar no escuro? O que pode acontecer com alguém que está andando no escuro? Tropeçar, cair, machucar-se, ir para o lugar errado, etc. Realmente é perigoso andar no escuro.
 Em nossa lição de hoje estudaremos sobre um tempo em que as pessoas andaram em um outro tipo de escuridão. Prestem atenção!

ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
              Mostrar a linha do tempo. Vocês estão percebendo que as igrejas que estamos estudando são na verdade um espaço de tempo? Vamos sempre relembrar isso. Essas cartas que João escreveu mostra o que aconteceria com a Igreja de Cristo, desde que Ele ressuscitou e foi para o Céu até a Sua volta. Colocar uma figura de Jesus subindo ao Céu no começo da linha do tempo e uma figura da Sua volta no final. Recapitular o significado e período das igrejas anteriores: Éfeso= desejável, período do apóstolos; Esmirna = perfume suave, período de perseguição pelos pagãos; Pérgamo = elevação, início da apostasia. A igreja ou época que estudaremos hoje chama-se TIATIRA. Colocar a figura da igreja, com o nome e o significado, na linha do tempo. Esse nome significa “sacrifício de contrição” e explica o grande sofrimento e sacrifício que os crentes fiéis passariam.
Depois do tempo de Pérgamo, quando os cristãos começaram a imitar os adoradores de ídolos, começou o período de Tiatira. Esse foi o período mais longo e triste da história dos cristãos. Sabem o que aconteceu? Um imperador romano chamado Justiniano decretou que o principal líder dos cristãos de Roma, conhecido como bispo de Roma, tivesse autoridade sobre todas as igrejas do mundo. Esse bispo tornou-se muito poderoso e começou a ensinar que ele era o representante mais importante de Deus na Terra e que ele nunca errava. Quando aquele bispo morreu, outro homem poderoso foi colocado em seu lugar e passaram a chamar o chefe da igreja de Papa. E cada vez mais a igreja passou a ensinar coisas erradas, que não estão na Palavra de Deus. O povo foi ensinado que deveria acender velas diante das imagens dos santos, para agradá-los. E lá ia o povo com as velas, pedindo bênçãos para as estátuas. Como se elas pudessem ver ou escutar alguma coisa. Coitados!
Também foi ensinado que os pecados, para serem perdoados, deveriam ser confessados aos padres. Assim, quando alguém fazia uma coisa errada e seu coração ficava assim (mostrar coração sujo), ao invés de ajoelhar-se diante de Deus e pedir perdão em nome de Jesus, como a Bíblia ensina, ele ia até o padre e contava para ele o que tinha feito. O padre, então, dizia para ele fazer alguma coisa bem difícil e sofrida, como subir uma grande escadaria de joelhos ou carregar uma cruz bem pesada. Muitas vezes, também falava para a pessoa dar uma boa quantia em dinheiro para a igreja. O padre prometia que depois disso o pecado seria perdoado e o coração da pessoa ficaria assim (mostrar coração limpo). As pessoas faziam tudo que o padre mandava. Mostrar uma nota de dinheiro. Se o pecado era pequeno, davam um pouco de dinheiro. Mostrar várias notas. Se era grande, davam muito dinheiro para o padre. Andar um pouquinho de joelhos. Faziam muitas coisas dolorosas. Mas continuavam com o coração assim (mostrar o coração sujo). Elas continuavam sentindo que estavam longe de Deus. Sabem por que eles se sentiam sempre com a consciência pesada? Por duas razões. Primeiro: só Deus pode perdoar pecados. Nenhum homem pode fazer isso. Então as pessoas pediam perdão ao padre, e não a Deus, e continuavam sem o perdão. Segundo: o povo do tempo da igreja de Tiatira não sabia que a salvação era um presente de Deus. Por isso, apesar de fazerem tantas coisas,  não conseguiam ficar com o coração limpo.
Outra coisa que mudaram foi a Santa Ceia. Mostrar um pedaço de pão asmo e um copo de suco de uva ou uma gravura da Santa Ceia. Jesus disse para comermos o pão da santa ceia e bebermos o vinho, para nos lembrar que Ele deu Seu corpo e Seu sangue para nos salvar. Mas o papa começou a ensinar que os padres, depois de fazerem uma cerimônia, transformavam o pão e o vinho no verdadeiro corpo e sangue de Cristo e que todos deveriam ingerir essas coisas para serem salvos. Vocês acham que um homem tem poder para transformar um pedaço de pão em uma parte de Jesus? Já pensaram na blasfêmia que é falar uma coisa dessas? Mas é isso que os padres fazem a cada missa. Muitos outros erros foram ensinados. Felizmente, os crentes fiéis do período de Tiatira, ao estudarem a Bíblia, perceberam os enganos e não aceitaram fazer essas coisas. Eles não davam dinheiro, nem faziam penitências para receber perdão dos pecados. Não adoravam as imagens, nem acendiam velas para elas e não participavam da missa também.
Mas o papa não aceitava que alguém o contrariasse. Quando soube que um grupo de pessoas não estava obedecendo a suas ordens, ficou profundamente irado e começou a prender e maltratar  todas as pessoas que não obedeciam ao que a igreja ensinava. Por isso, ficou impossível aos que queriam obedecer a Deus viverem junto com as pessoas comuns. Como não faziam nada daquelas coisas erradas, logo eram reconhecidos e entregues para os bispos, para serem maltratados como se fossem bandidos. Impressionante é que, mesmo sofrendo muito nas mãos daqueles homens cruéis, a maioria dos cristãos sinceros não blasfemava contra Deus, nem contra os líderes da igreja. E também não desistiam de obedecer à Palavra de Deus. Eles sabiam que já tinham a vida eterna garantida por Deus.
E eles tinham tanta certeza assim porque estudavam muito as Escrituras. Abrir uma Bíblia, como quem está interessado na leitura. Assim como a luz no ajuda a enxergar para onde estamos indo, a Bíblia nos mostra o caminho da salvação. Ligar uma lanterna e aponta-la para os pés. Ela é como uma lâmpada para nossos pés. Com a luz da Palavra de Deus, os fiéis descobriam os enganos que os papas ensinavam e conseguiam escapar das trevas do pecado. Por isso os papas resolveram destruí-la. Eles sabiam que se ninguém pudesse ler a Palavra de Deus, a luz da verdade se apagaria (apagar a lanterna) e logo seria esquecida. Então ordenaram que todos os que tivessem um exemplar da Bíblia deviam entregá-lo, para ser queimado. Não era para guardar nenhum pedacinho dela ou seriam muito castigados. Assim, o povo ficou perdido nas trevas do pecado, sem a luz da Palavra de Deus.
E foi com muita tristeza que os fiéis viram suas Bíblias sendo queimadas. Mas muitos dos cristãos fiéis haviam lido as Escrituras tantas vezes que já haviam memorizado muitas passagens. Até as crianças já tinham aprendido muitos versos de cor. E, apesar de ficarem muito tristes ao verem suas Bíblias serem queimadas, ainda assim, continuaram pregando o evangelho, usando a memória para contar aos outros do precioso presente da salvação.

B. REVISANDO:
Colocar a figura do presente em um lado do flanelógrafo e a do menino do outro lado. Fazer
as perguntas. Se acertarem o menino se aproximará do presente. Se errarem ficará mais distante.

D. APLICANDO:
Fazer dois embrulhos para presente. Em um deles, colocar algo bem decepcionante (jornal rasgado, pedra, palha, etc.). No outro, colocar algo barato, mas que seja apreciado pelas crianças (biscoitos, imãs de geladeira, material escolar, etc.). Mostrar o primeiro embrulho e chamar uma criança. Dizer-lhe que o presente será seu se ela atravessar a sala pulando em um pé só (ou outra coisa desagradável). Se ela conseguir, entregar o presente. Se não conseguir, chamar outra criança. Quando abrirem o pacote e ficarem decepcionadas, dizer: O povo do tempo de Tiatira que confessava os pecados ao padre e faziam penitências ou davam dinheiro para receber o perdão dos pecados, ficava tão decepcionado quanto vocês. Quando esperavam que iam ter paz, tinham ainda a consciência pesada.
Escolher outra criança (de preferência a menos “merecedora”) para receber o segundo presente. Dizer: Como eu gosto muito de você, hoje eu trouxe um presente. Este é um presente de verdade. Acho que você vai gostar. Se a criança hesitar, insistir até que receba, ou escolha outra. Explicar, mesmo que ninguém pergunte o motivo para o presente: Eu não trouxe este presente porque é seu aniversário ou porque você me agradou ou foi bonzinho para mim, ou porque fez alguma penitência. Eu o trouxe porque gosto de você e sei que isso vai fazê-lo feliz. Deixar que a criança abra o presente. Perguntar se gostou e pedir que distribua para os colegas também, dizendo que há o suficiente para todos.
Dizer: Assim como você ficou contente, os crentes fiéis também ficavam, quando estudavam a Bíblia e descobriam que Deus oferece a salvação de presente. Quanto custou esse presente para vocês? Vocês tiveram que fazer alguma coisa para merecer o presente? Ele foi de graça. Eu paguei o    preço dele para vocês porque eu os amo. Mostrar a caixa com o presente da salvação. O presente da salvação também é de graça. O preço dele já foi pago por Jesus, lá na cruz. Todos podem e precisam receber este presente. Não é preciso dinheiro ou sofrimento. Tem gente que acha que só será aceito se for bondoso ou se der ofertas ou se for à igreja. Tudo isso é bom. Mas não adianta nada para alcançarmos o perdão dos pecados. Para isso basta acreditarmos que ele é nosso e totalmente de graça. Depois de perdoados sim, faremos as boas coisas porque queremos viver em paz com Deus e ficarmos parecidos com Jesus. Mas, nunca esqueçam que foram perdoados por Deus, sem fazer nada para merecer isso. Orar, agradecendo pelo presente da salvação oferecido sem merecermos e pedir a Deus que toque no coração de cada criança para que aceite esse presente precioso e possa retê-lo até o fim.

E. CONTANDO AOS OUTROS:
              Dar uma cópia da caixinha de presente para cada criança. Deixar que pintem-na e colem a fita. Enquanto trabalham, dizer: Grande parte das pessoas do período de Tiatira não sabiam do presente da salvação. Hoje em dia também há muitas pessoas que pensam que precisam fazer alguma  coisa  para que Deus as perdoe, sem saber que a vida eterna é de graça. Usem essa caixinha de presentes para  contar a outros a verdade sobre o presente de Deus.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!