quarta-feira, novembro 10, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição 11

Escreva Também aos
Irmãos de Filadélfia
  
Ao final da lição a criança deverá:
SABER a origem do movimento adventista, o caráter do período de Filadélfia;   
SENTIR desejo de alcançar a coroa da vida eterna;
RESPONDER vigiando para guardar o coração, os pés, a fé e a Palavra de Deus, mesmo tendo pouca força.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa.” Apocalipse 3:11.

LEITURA AUXILIAR:  Apocalipse 3: 7-14; Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 100 e Testemunhos Seletos, vol 3, págs. 388 e 389.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia, baú, coroa de EVA ou de cartolina dourada, cartão com a palavra FÈ, figura de pés, coração branco de E.V.A. ou papel cartão; Conquistando a Atenção: caixa grande, caixas pequenas, embrulhos, pequenos “tesouros” (saches de mel, balas de banana, adesivos, chaveiros ou canetas); Lição: figura da igreja de Filadélfia, Bíblia, foto de Guilherme Miller, prendedores de roupa, tampa de caixa de sapato, maquete ou figura do santuário, miniatura da arca do Concerto, tábua dos Dez Mandamentos; Revisando:  corações colados em palitos; Aplicando: plaquinhas (opcional); Contando aos Outros:  cópias do baú e das figuras com o verso para cada criança (instruções de preparo abaixo).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Memorizando:  Ampliar as figuras abaixo para fazer os visuais. Usar a coroa da lição 5. Se não tiver um baú bonito (pode ser uma caixa de sapato enfeitada), montar o baú de contando aos outros (amplie para ficar melhor). Dica: Se fizer o baú em EVA  ou caixa de sapato, ficará muito melhor do que em cartolina ou papel).





Conquistando a Atenção: Colocar muitos “tesouros” (saches de mel, balas de banana, adesivos, chaveiros ou canetas, etc.) no fundo da caixa. Cobrir tudo com uma camada de caixas e pacotes, de forma que se tenha um pouco de dificuldade para alcançá-los. Colocar bem menos “tesouros” sobre esta camada de caixas e pacotes e cobrir novamente. Colocar uns poucos “tesouros”, cobrir de novo e colocar um único “tesouro” por cima de tudo, mal disfarçado, que seja encontrado com facilidade.

Lição: Arca do concerto: copiar as figuras abaixo em cartolina. Pintar, recortar e colar nas partes indicadas. Colocar a figura dos Dez Mandamentos dentro da arca.



Revisando: Recortar pequenos corações em E.V.A. branco ou cartolina. Colar em palitos de sorvete. Numerá-los.

Aplicando: Copiar a figura abaixo. Colar em cartolina, formando uma plaquinha. Colar em palito de churrasco ou de sorvete. Fazer uma para cada criança.



Contando aos Outros: Montar o baú abaixo.


 Recortar as figuras abaixo. O coração, os pés e a Bíblia ficarão muito bonitos se forem feitos em EVA. Neste caso, usar as figuras como molde e fazer os detalhes usando caneta para retroprojetor.




 CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos): Convidar um aluno para investigar a caixa e tentar encontrar alguns dos “tesouros”.  Incentivá-lo a esforçar-se mais para encontrar mais tesouros, até que tudo seja encontrado. Dizer: Para encontrar os tesouros mais preciosos e a maior quantidade foi preciso mais esforço e perseverança. Na história de hoje vamos ver algumas pessoas que foram esforçadas e perseverantes e por isso encontraram um grande tesouro.
                                                                                                                                                                                          
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Lembram-se dos cristãos do período da igreja de Sardes? Como eles eram? Dar tempo para que respondam.Ajudá-los a responder, se necessário. Esse foi um período muito triste para Jesus. Mas, depois de algum tempo coisas muito importantes aconteceriam para mudar estas coisas todas.
Muitas pessoas importantes daquela época estudavam e estudavam a Bíblia. Follhear uma Bíblia.  Mas elas não entendiam muita coisa. É que eram tão orgulhosas e confiavam tanto nelas mesmas que não conseguiam perceber alguns detalhes importantes. Além disso, essas pessoas se contentavam com o que já sabiam e não desejavam aprender mais. É como a nossa caixa de “tesouros”: se alguém quisesse encontrar mais tesouros precisaria ter mais trabalho, não é? Ou então, ficar só com o pouquinho que já havia encontrado. Esse era o caso da maioria dos estudiosos dessa época.
Então Deus encontrou uma pessoa que estava disposta a estudar a Bíblia com bastante atenção e esforço, mas ele não era uma pessoa muito estudada ou famosa. Ele era um agricultor. Seu nome: Guilherme Miller. Colocar a foto de Guilherme Miller no flanelógrafo ou lousa. Ele começou a estudar a Bíblia, verso por verso, tentando entender tudo direitinho. Até que ele chegou no livro de Daniel e encontrou uma profecia que exigia uma conta matemática. Essa profecia dizia que depois de 2.300 anos o santuário seria purificado. Guilherme Miller fez  e refez as contas várias vezes até que chegou a uma conclusão: o final da profecia seria no ano de 1844. Ele pensou, então, que a terra era o santuário de Deus e que naquele ano, Jesus voltaria para purificar a terra. Já pensou que coisa impressionante, saber o ano da volta de Jesus! Quando ele descobriu que o final dos 2.300 anos era em 1844 ficou muito impressionado, mas tinha medo de falar isso para os outros. Até que Deus mostrou-lhe que ele deveria pregar isso nas igrejas.
Então, ele começou a pregar. Colocar o prendedor de roupas que representa Guilherme Miller na tampa da caixa de sapato, de frente para a “congregação”.  Ele chegava na igreja, lia a Bíblia, fazia as contas na lousa e mostrava  que faltava poucos anos para a volta de Jesus. Ele dizia (fazer uma voz solene, enquanto movimenta o prendedor): “A Bíblia está mostrando que Jesus vai voltar logo e vai levar com Ele os que estiverem preparados. Vamos abandonar nossos pecados e nos preparar para encontrar Jesus!” Apontar para alguns prendedores da “congregação”, enquanto diz: Algumas pessoas ficavam muito alegres com isso; outras ficavam com muito medo, porque tinham muitos pecados. Alguns se convenciam logo e outros ficaram em dúvida.
Colocar outros prendedores perto do prendedor de Guilherme Miller. Muitos outros pregadores se juntaram a Guilherme Miller e pregaram sobre a volta de Jesus e assim os cristãos foram avisados e o número de pessoas que acreditaram que Jesus voltaria logo aumentou rapidamente. Colocar mais prendedores. Os que se convenceram que a conta estava certa começaram a se preparar para a volta de Jesus. Eles se tornaram conhecidos como adventistas, porque esperavam o advento, que quer dizer, volta de Jesus.
Mas eles não apenas esperavam a volta de Jesus. Eles queriam se preparar para estar entre os salvos e se esforçaram para viver conforme a Palavra de Deus.  Quem era briguento procurava fazer as pazes (colocar dois prendedores juntos e um deve dizer ao outro: “desculpe-me”); quem estava endividado, pagava as dívidas (prender uma nota de dinheiro em um prendedor e levá-la até outro prendedor, que deve “recebê-la); quem tinha um pecado escondido, que ninguém sabia, confessava seu pecado. As crianças se tornaram reverentes na igreja e obedientes aos pais; as pessoas davam muitas ofertas e tentavam obedecer direitinho a Palavra de Deus. O mais bonito de tudo é que entre eles havia muito amor. Juntar vários prendedores.Todos se importavam uns com os outros e procuravam fazer o melhor pelos irmãos.
Esse período de tempo, de 1833 a 1844, é o tempo da igreja de Filadélfia. Colocar a figura da igreja com o nome e o significado: amor fraternal. O significado do nome explica bem como eram os crentes desse tempo: cheio de amor  de uns para com os outros. O jeito amoroso destes cristãos fiéis agradou muito a Jesus e Ele fez um elogio bem bonito na carta dele para Filadélfia, porque eles eram obedientes à Palavra de Deus e tinham muito amor uns para com os outros.
E foi esse jeito bom que os ajudou a passar uma grande provação: quando chegou o dia em que a profecia dos 2.300 anos terminou, em 22 de outubro de 1844 os adventistas estavam preparados para a volta de Jesus e esperaram o dia todo orando.  Mas Jesus não voltou e eles ficaram muito decepcionados. Foi muito triste. As pessoas que não acreditaram na pregação passaram a zombar dos adventistas. Por causa da vergonha e humilhação que passaram muitos desanimaram e perderam a fé.
Só um pequeno grupo, mesmo envergonhado e abatido, não deixou a decepção abatê-los. Eles refizeram as contas novamente e viram que não havia nada de errado. Eles pensaram: “a Palavra de Deus não está errada. Se há algum erro, está na nossa maneira de entender.” Então eles se reuniram em oração e buscaram a direção de Deus. E Deus lhes mostrou que  a conta deles estava certinha. O erro estava no acontecimento. A profecia dizia que depois de 2.300 anos, começando da reconstrução de Jerusalém, o santuário seria purificado. O problema não estava na conta. Ela esta certa. O problema é que o santuário que seria purificado não era a terra, mas o santuário lá do Céu.
Quando aquele grupo entendeu isso, passou toda a tristeza! Eles estudaram tudo sobre o santuário da terra para entender o santuário do Céu e aprenderam que aquela era a data para começar um trabalho de Jesus no lugar  Santíssimo do santuário. Mostrar o lugar Santíssimo na figura ou maquete do Santuário. Eles também aprenderam que naquele lugar está a arca  e dentro dela estão os Dez mandamentos (abrir a arca e mostrar as tábuas). Quando estudaram os Dez Mandamentos, viram que o dia que Deus manda guardar é o sábado, o sétimo dia e assim, começaram a  obedecer esse mandamento.
Então eles se animaram e, como amavam as outras pessoas, começaram a mostrar tudo que aprenderam e muitos também acreditaram. Eles ainda continuavam esperando a volta de Jesus, mas sem data marcada, e passaram a guardar o sábado. Por isso, quando todos os que criam assim se juntaram, formaram a Igreja Adventista do 7º Dia.
B. REVISANDO: 
As crianças devem pegar os palitos com os corações. Quem estiver com o palito número 1, responde à pergunta número 1 e assim por diante.

C.  MEMORIZANDO:  Quando recebemos a Jesus como nosso salvador, recebemos dele um coração limpo do pecado (mostrar o coração limpo), cheio de amor, bondoso e humilde. Deus também dá a cada uma uma medida de fé (mostrar o cartão com a palavra fé) e é pela fé que recebemos a Jesus e obedecemos à sua Palavra. Sem fé é impossível agradar a Deus. Outra coisa importante que Deus nos deu é a Sua Palavra (mostrar a Bíblia). Quando lemos a Bíblia com humildade, aprendemos a vontade de Deus e recebemos poder para obedecer. Essas coisas são o nosso tesouro precioso e devem estar bem guardadas. Colocar tudo dentro do baú.  Ah! Existe uma outra coisa que devemos guardar aqui também: são os nossos pés. Eles devem nos levar apenas para o caminho do bem e o Senhor vai ajudar-nos para que eles não nos levem tropeçar, cair em tentação. Guardar os pés quer dizer: obedecer de boa vontade. Guardar a figura dos pés no baú.
Agora vejam bem. Temos todas estas coisas no baú. Quem guarda todas estas coisas tem direito a um prêmio maravilhoso: a vida eterna! Quando Jesus voltar vai entregar a coroa da vida eterna a todos os que guardarem estas coisas. Mostrar a coroa.
Mas tem alguém que não quer que a recebamos esta coroa. Ele quer nos tomar esse tesouro, ou pelo menos alguma coisa que estiver aí dentro, porque ele sabe que se conseguir isso vamos perder a coroa da vida eterna. É por isso que Jesus nos aconselha (ler o verso na Bíblia): “Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa.” Apocalipse 3:11.  Guardar o que temos significa estar preparado, vigiando o tempo todo até a volta de Jesus. Repetir o verso três vezes com as crianças.
Tirar as coisas do baú. Chamar uma criança e entregar o baú vazio. Combinar com um ajudante para sair da sala (ou ficar o mais longe possível). Quando você disser: “cuidado”  o ajudante deve ir em direção à criança que deve guardar rapidamente os itens dentro do baú e segurá-lo firmemente para impedir que o “ladrão”  tome o baú. Enquanto isso a classe deve recitar o verso e a referência. Se a criança conseguir “guardar o que tem”, deve receber a coroa na cabeça. Repetir o processo até que tenham memorizado o verso.

D. APLICANDO:
              Na carta aos crentes da época de Filadélfia , Jesus faz um belo elogio. Ele diz: tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.”  Em 1844, um pequeno grupo de irmãos guardaram a palavra de Deus e não desistiram de obedecer. Mesmo sendo poucos e sem poder, eles permaneceram fiéis, cheios de amor a Deus e ao próximo.  Se você for obediente a Deus, mesmo sendo pequeno, vai receber um elogio de Jesus também.
Vou falar algumas situações. Se o que eu falar for para ser elogiado por Jesus vocês devem ficar de pés. Se o que eu falar não for para ser elogiado por Jesus, sentem-se.
VARIAÇÃO: Dar uma plaquinha para cada criança. Ao invés de levantar-se ou sentar-se, elas devem erguer ou abaixar a placa.
A) Marcos é o único guardador do sábado na sua sala de aula. Todos os seus colegas vieram na reposição de aula no sábado, menos ele. Levantar-se.
B) Todas as meninas da sala de Joana usam calça comprida, menos ela. Levantar-se.
C) Joyce é cristã, mas tem vergonha de ser diferente. Para não ser chamada de “crente”, ela usa maquiagem na escola. Sentar-se.
D) Otávio foi convidado para jogar no time de futebol da escola. Ele sabe que terá jogos aos sábados e não aceita.  Levantar-se.
E) Suzana canta hinos na igreja. Mas na escola ela canta músicas mundanas, junto com as amigas. Sentar-se.
F) Mariana é a única na sua casa que  não come carne. Mesmo que seus pais insistem, ela continua vegetariana. Levantar-se.
Mostrar o elogio de Jesus e dizer:  Se você for fiel, Jesus vai recebê-lo no Céu e você vai ouvir  dele as lindas palavras: tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.”

E. CONTANDO AOS OUTROS: 
Entregar o baú para cada criança. Elas devem guardar o coração, enfeitar o cartão com a palavra FÉ,  a figura dos pés e da Bíblia. Depois que elas guardarem tudo, entregar a coroa.
 
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!