quarta-feira, novembro 10, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição 13

A Restauração
de Todas as Coisas
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER   como surgiu a igreja adventista do 7º Dia - Movimento de Reforma;
SENTIR –se responsável por cumprir a missão da Igreja de restauração do Plano de Deus;
RESPONDER  fazendo sua parte na restauração e falando disso a outros.
PENSAMENTO CENTRAL: SOU UM RESTAURADOR DO PLANO DE DEUS.
VERSO PARA MEMORIZAR: “E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas ... e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar. ”. Isaías 58:12.                 
LEITURA AUXILIAR:  Atos 24 – 28; Atos dos Apóstolos (últimos cap. sobre Paulo).

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: casinha de caixas de papelão, Lei de Deus em isopor ou EVA, pedaço de TNT marrom, frutas de plástico; Conquistando a Atenção: cópia de uma  figura; Lição:  foto de um casamento (noivo e noiva), figura da Lei de Deus (pág. 94), figura com frutas e verduras, cartazes com as palavras QUENTE e FRIO; Revisando: os mesmos visuais de Memorizando; Contando aos Outros:  Opção A: cópias da atividade, massa de modelar, fundos de caixa de ovos, tesoura, para cada criança; Opção B: cópia da atividade para cada criança, lápis de cor.


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:

Memorizando:
Casa: encapar três caixinhas do mesmo tamanho com papel da mesma cor. Em uma caixinha escrever: LAR, em outra: CASAMENTO e em outra: 7º MANDAMENTO. Cortar um retângulo de cartolina ou papel cartão no tamanho que dê para fazer o telhado. Dobrá-lo e colocá-lo sobre as caixinhas empilhadas para formar a casa.
Lei de Deus: Usar isopor bem espesso. Cortá-lo no formato das tábuas da Lei. Escrever os números dos dez mandamentos. Recortar o pedaço com o quarto mandamento, para ficar uma rotura. Cuidar para que o pedaço recortado encaixe-se perfeitamente no espaço que ficou.


Caminho do viver saudável: Cortar o TNT (pode ser EVA marrom também) no formato de um caminho. Colocar frutas de plástico (melhor ainda se forem verdadeiras) no final do caminho.

Conquistando a Atenção: Escolher uma figura bonita (de preferência colorida) de uma revista. Cortá-la em dois ou três pedaços. No momento de usá-la, deve-se colar as partes sobre uma folha de papel para formar a figura novamente.

Lição:
Visual  do casamento: Escolher uma foto (pode ser de revista) onde apareçam os noivos durante um casamento. Se usar figura de revista, será necessário colá-la em cartolina para ficar mais firme. Cortar a foto, separando o casal.
Visual da Lei de Deus: Fazer o mesmo com a figura da Lei de Deus, mas o corte deve ser sobre o quarto mandamento. Pode-se usar também o visual da Lei de Memorizando.
Visual da alimentação vegetariana: Usar uma figura bem bonita com frutas e verduras colada sobre um pedaço de cartolina. No verso da figura, colar figuras de animais, peixes e aves (ou cortes de carne).

Contando aos Outros:
Opção A: Copiar as figuras e a atividade abaixo em cartolina (ou colar a cópia em cartolina). Colorir a casinha e a Lei e colar nos respectivos espaços. Recortar os fundos de uma caixa de ovos para formar cestinhas. Colar a cestinha no círculo reservado para alimentação, as crianças podem fazer frutas de massinha de modelar e colocar dentro. Se preferir, ao invés da cestinha com frutas, colar figuras de frutas e verduras.





Opção B:  Dar cópias da figura abaixo para cada criança colorir.



Para melhor aproveitamento da história o verso será ensinado após a apresentação da lição.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
 Restaurando coisas.  Mostrar as partes da figura e dizer: Essa era uma gravura bonita, mas ela foi cortada e perdeu sua forma original. Se nós juntarmos tudo de novo e colarmos bem direitinho estaremos restaurando a figura à sua forma original. Vamos tentar?  Juntar as crianças, ou pedir a ajuda de uma delas, para colar as partes da figura sobre uma folha de papel. Ao concluir o trabalho, dizer: Agora esta figura está restaurada e podemos vê-la inteira novamente. Restaurar quer dizer consertar, pôr em bom estado, recuperar. Em nossa história de hoje vamos falar algo que precisou ser restaurado.
                                                                                                                                                                                          
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar os cartazes com as palavras QUENTE, MORNO e FRIO e perguntar que tipo de pessoas são representadas por essas palavras. Dar tempo para as respostas e depois dizer: No final da lição nós aprendemos que Deus enviou uma mensagem especial para a igreja de Laodicéia, para que ela se arrependesse. O grupo de irmãos aceitou a mensagem e ficou com o coração assim (mostrar o cartaz com a palavra quente). Mas a maioria não quis ouvir a mensagem e continuou assim (mostrar o cartaz com a palavra MORNO).  E o plano de Deus para aquela igreja ficou prejudicado por causa da teimosia deles em se misturar com o mundo.
O plano de Deus era que eles fossem restauradores. Lembrem-se que restaurar é consertar algo que foi danificado e fazê-lo ficar como era antes. Então, Deus queria que Seu povo restaurasse três coisas importantes que estavam danificadas.
Quando Deus criou todas as coisas, antes de haver pecado no mundo, tudo era perfeito. E Ele fez três coisas para a felicidade das pessoas: o casamento, o sábado e a alimentação. Deus celebrou o primeiro casamento e disse que eles deveriam ficar para sempre juntos, sem se separar. Mostrar a foto dos noivos. Com o pecado, os homens não quiseram fazer a vontade de Deus e não levaram mais a sério o casamento. O papai deixava a mamãe e casava-se de novo com outra mulher. Então o casamento foi estragado, danificado. Cortar a figura dos noivos. Isso trouxe muita tristeza para Deus e para as famílias.
Mostrar a Lei de Deus com o sábado em evidência.. Deus criou o sábado para que os homens pudessem descansar e também para que se lembrassem sempre dEle como o Criador de todas as coisas. Depois do pecado, Satanás ensinou os homens a adorarem o sol no primeiro dia da semana e, mais tarde, mesmo os que se diziam cristãos danificaram a Santa Lei de Deus, mudando a dia de guarda para o domingo. Cortar a Lei de Deus.
Mostrar  gravura  de frutas e verduras. Quando Deus criou Adão, deu-lhe frutas e vegetais deliciosos para serem seus alimentos. Era o melhor para fazer o homem forte, saudável, feliz. Depois do pecado o ser humano se afastou dessa alimentação também e introduziu o  uso da carne. Depois do dilúvio, quando Noé saiu da arca não havia vegetais para comer. Estava tudo destruído. Deus, então, permitiu que os seres humanos usassem alimentos cárneos. Ele sabia também que a carne ia diminuir muito o tempo de vida das pessoas e como os homens viviam fazendo maldades, era melhor que vivesse menos. Por isso, da época do dilúvio em diante, Deus tolerou o uso da carne. Mas o seu plano original foi danificado. Virar a figura com os alimentos vegetais, para aparecer os animais.
Mas no tempo do fim do mundo, perto da volta de Jesus, Deus planejou que Sua igreja restaurasse todas essas coisas: o casamento, a Lei e a alimentação. Isto é, a igreja deveria mostrar ao mundo qual a perfeita vontade de Deus. E Ellen White aconselhou muito a igreja sobre esses assuntos. Mas aqueles cristãos mornos da igreja de Laodicéia atrapalharam o plano de Deus para eles. Depois que rejeitaram as mensagens de Deus eles passaram a ir muito longe em seus pecados. Não respeitaram mais o casamento, permitindo que os papais abandonassem as mamães e formassem outras famílias; não santificaram o sábado como deveriam e  também rejeitaram os conselhos para se tornarem vegetarianos. Que pena!
Mas o pior de tudo aconteceu durante uma guerra. Eles incentivaram seus membros a irem à guerra, atacar outros países. Imaginem irmãos adventistas de vários países, cada qual em seu exército, atirando uns nos outros!
 Ainda bem que dentro da igreja havia aqueles irmãos que aceitaram os conselhos de Deus e ficaram com o coração aquecido por seu amor. Apesar de serem poucos, eram corajosos e não aceitaram esses erros. Eles entendiam que precisavam restaurar as coisas de Deus que os homens haviam estragado. Mas os cristãos mornos não gostaram disso e começaram a maltratar os cristãos do coração quente e a situação ficou tão ruim que acabaram expulsando os irmãos do coração aquecido para fora da igreja. Depois de várias tentativas para fazerem as pazes, os irmãos do coração aquecido se juntaram e formaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia - Movimento de Reforma, com a missão de restaurar as coisas de Deus que os homens estragaram: o casamento (juntar as duas partes da foto dos noivos), a Lei de Deus, com o sábado ( juntar as duas partes da figura da Lei ) e a alimentação vegetariana (fazer aparecer outra vez a figura  das frutas e verduras).  Essa é a missão da nossa igreja e é a missão de cada um de nós.

MEMORIZANDO (até 10 minutos): Mostrar os visuais e dizer: No livro de Isaías há uma profecia  que explica a missão do povo de Deus nos últimos dias. Ler o verso na Bíblia: E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas ... e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar. ”. Isaías 58:12. Vamos entender esse verso? Quando uma cidade ou uma construção é destruída e abandonada o que sobra são as ruínas. Derrubar as caixas que formam a casa. Quando algo está danificado a gente diz que está roto. Mostrar  a lei de Deus com o buraco no 4º mandamento. Quando uma estrada fica abandonada, o mato cresce, aparecem buracos e ninguém mais quer passar por ela.  Desarrumar o “caminho”.   A profecia fala da missão da igreja de restaurar as coisas de Deus que foram danificadas. Então o lar, o casamento, que está em ruínas deve ser reconstruído. Consertar a casa. A Lei de Deus, que está rota, com um buraco, deve ser reparada. Colocar o pedaço que falta na Lei.  E o caminho do viver saudável, da alimentação vegetariana, deve ser restaurado. Arrumar o caminho. Essa é a missão do povo de Deus, no tempo do fim. Essa é a nossa missão. Por isso é tão importante memorizar esse verso. Vamos repeti-lo por três vezes e depois faremos uma atividade diferente. Recitar o verso três vezes e depois chamar uma criança. As outras devem recitar o verso enquanto ela conserta a casa, repara a lei e restaura o caminho. Ela deve terminar de fazer tudo isso antes da turma terminar de recitar o verso (combinar para a turma não apressar demais). Repetir o processo várias vezes, mudando as crianças. VARIAÇÃO: mandar três crianças ao mesmo tempo, cada uma vai “restaurar” uma coisa enquanto o resto da classe recita.

B.  REVISANDO:
Separar a turma em dois ou mais grupos. Fazer três perguntas da lição para um dos grupos. Para cada acerto, restaure uma das coisas de Memorizando. Para cada erro, uma coisa deve ser danificada. Repita o processo com o outro grupo. Ganha o grupo que conseguir restaurar as três coisas com menos erros.

C. APLICANDO:
Deixar a casa, a Lei e o caminho montados. Dizer: Nossa missão como um povo é restaurar. Esse trabalho é de todos: adultos, jovens e crianças. Vamos ver agora, como as crianças podem ajudar a restaurar as coisas de Deus. Chamar uma criança e vendar-lhe os olhos. Dar uma voltinha com ela e pedir que aponte a mão sobre um dos visuais citados acima. Se ela apontar para a casa, pedir que ela diga como uma criança pode ajudar a fazer o seu lar feliz. Se ela apontar para a Lei, pedir que diga como uma criança pode fazer para guardar o sábado direitinho. Se ela apontar para o caminho pedir que diga como uma criança pode fazer para  restaurar a alimentação que Deus planejou para o homem.
Dizer:  Se você tiver o coração aquecido pelo amor a Deus, terá poder para ser uma criança restauradora. Por isso, busquem a ajuda de Deus para cumprirem essa missão com bastante coragem e Deus os abençoará grandemente.

D. CONTANDO AOS OUTROS: 
Opção A: Dar uma cópia da atividade  para cada criança com tudo já recortado. Mostrar o visual da casinha e perguntar onde deve ser colado. Fazer o mesmo com os outros visuais. Ajudá-las a fazer a atividade da maneira correta, incentivando-as a contar aos outros o que aprenderam na lição de hoje. Opção B: As crianças devem colorir a atividade.

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!