sexta-feira, novembro 12, 2010

Pequeno Pesquisador - 4º trimestre 2010 - IDÉIAS PARA A CLASSE

A ESIR

do Pequeno Pesquisador 

 O alvo do professor do Pequeno Pesquisador deve ser conduzir seus alunos a uma decisão para o batismo para pouco tempo depois de sair desta classe. Por isso essa turma é tão importante.

IMPORTANTE:: Esse trimestre a lição dos Pequenos Pesquisadores fala dos heróis da fé do cristianismo, desde a época dos apóstolos até o início do Movimento de Reforma. A lição atual é um resumo da lição lançada pela editora há anos atrás. Naquela edição o título era "Arautos do Evangelho". A edição atual alterou esse título para "Mensageiros do Evangelho", que é um termo mais atual e compreensível. No entanto,apesar da palavra "mensageiro" ser bastante apropriada para designar um pregador da verdade, a palavra "arauto" contempla certos aspectos bastante relevantes e que faltam em "mensageiro". Enquanto um mensageiro pode estar a serviço de qualquer um, o arauto está a serviço de um príncipe, um rei e é encarregado de levar e fazer ouvir as ordens dele. É claro que não deixa de ser um mensageiro, mas é um mensageiro que não apenas transporta a mensagem, mas a proclama em alta voz, para que todos a ouçam. Além disso, a figura do arauto está muito ligada à antiguidade e idade média,  o que colabora para familiarizar os alunos no tempo e espaço onde a maioria das histórias do trimestre ocorrem. Por isso, esse manual continuará utilizando a palavra "arauto" nas lições. É claro que o professor tem toda a liberdade para usar o termo sugerido pela lição do aluno. Nesse caso, onde aparecer a palavra "arauto" no manual, basta trocá-la por "mensageiro" e tudo estará resolvido. 


Decoração da sala  
Decoração da sala:  Os alunos da classe Pequeno Pesquisador apreciam muito cartazes, gráficos, painéis, murais, etc. Aproveite as ideias abaixo ou crie as suas próprias:

Linha do Tempo: Fazer um painel bem grande com o título da lição do trimestre: “Mensageiros da Verdade” entre as figuras de dois arautos (exemplo abaixo). 





Abaixo do título colocar uma linha bem grande (pode ser com um barbante). No início da linha, colocar uma figura da ascensão de Jesus, onde começa a primeira lição do trimestre. No final da linha, colocar uma figura da volta de Jesus.  Dividir a linha em vinte partes e, a cada sábado, marcar o período abrangido pela lição do dia. 




Fazer uma cópia da figura da igreja (abaixo) em tamanho proporcional à sua linha do tempo e escrever nela o nome e o significado de cada uma das sete igrejas do Apocalipse. Na lição número 4,  ajudar seus alunos a colocarem as igrejas no espaço de tempo certo, usando cola, prendedor de roupa ou clipes.


VARIAÇÃO:  Pode-se também usar uma maquete como a da imagem abaixo, preparada pela irmã Kelly Silva, de Mogi das Cruzes. Ela traz a ilha de Patmos no parte do mar e as sete igrejas no continente. Se somar a maquete e a linha do tempo, a fixação do conceito linear do tempo ficará ainda melhor.






Termômetro da Dedicação:  Fazer um mural com um termômetro para cada aluno (veja o modelo e as instruções abaixo). Cuidar para colar apenas as laterais dos termômetros, deixando a fita livre para ser movimentada. Ao lado de cada termômetro, colocar a  tabela de avaliação de desempenho. De acordo com o número de questões respondidas na lição, puxar a fita para mostrar o desempenho do aluno e marcar o resultado na tabela de avaliação.






Arautos do Movimento de Reforma - Ver atividades de abertura, mês de dezembro (mais abaixo).

Clube do Livro -  Toma Lá, Dá Cá do Livro - Lendo e Aprendendo -  Usar uma estante ou porta-livros onde os alunos poderão se revezar na leitura de bons livros cristãos. Pedir aos pais para ajudarem doando um livro. Os alunos se revezam na leitura dos livros e preenchem uma ficha de apreciação. No final do trimestre, pedir que os alunos elejam o melhor livro, mostrando as razões para isso. Um livro que não pode deixar de ser lido é “Meu Povo, Minha Vida”, que conta a história do irmão André Cecan. Para adquiri-lo, basta entrar em contato com a Editora.



Missões em Destaque: Decorar um canto da sala, uma parede, mesa ou cartaz com objetos, figuras e informações trazidas pelos alunos sobre o local para onde vão as ofertas dos primeiros sábados. Para isso, é preciso dividir a turma em grupos ou duplas e e determinar o que cada um estudará: O grupo dos Pesquisadores Geógrafos, estudará características geográficas como clima, relevo, hidrografia, localização, população etc; os Pesquisadores Gastrônomos, vão em busca dos pratos típicos; os Historiadores, falarão um pouco da história do país e da igreja no local; os Sociólogos, os costumes e a religião predominante e os Economistas podem falar da condição econômica do país. A cada sábado um grupo (ou dois) apresenta o resultado de sua pesquisa e acrescenta itens ao cartaz ou mural. Também é interessante estabelecer um alvo de ofertas e incentivar os pesquisadores a alcançá-lo. 


Glossário: Pedir aos alunos que procurem o significado das palavras mais difíceis da lição. Um aluno pode ser encarregado de verificar quais as palavras mais pesquisadas, preencher a ficha e coloca-la no mural. Isto desenvolverá grandemente o vocabulário de nossos alunos e sua compreensão do texto também.  Tenha um dicionário à mão durante a aula. DICA: Dicionário Bíblico Ilustrado da Família, Editora Eclesia. 1998.




Comunicação com o Céu:  Fazer um cartaz com frases sobre a oração, com espaço para os pedidos e os agradecimentos.


Caixa do Porquê: Encapar uma caixa com papel colorido liso e colar diversas interrogações nela, pelo lado de fora. Deixar um bloquinho de papel e uma caneta à mão para os alunos escreverem suas dúvidas e questionamentos e colocarem dentro da caixa. Combinar um sábado por mês em que essas perguntas serão respondidas. Deixar as perguntas mais complicadas para serem respondidas em um programa especial com a presença do pastor ou de um estudioso que possa ajudá-los. Também pode-se marcar um debate, no qual dois alunos expõem pontos de vista antagônicos sobre o mesmo assunto e depois se verifica a posição da Bíblia sobre o mesmo. Zelar para que, no final, as respostas estejam de acordo com o “Assim diz o Senhor”.

Aniversariantes: Fazer um mural com os aniversariantes do mês. Toda semana, verificar o mural para saber quem estará de aniversário no próximo sábado  e entregar-lhe um envelope para que traga uma oferta de agradecimento. Preparar um cartão e uma carta de felicitações e encarregar alguém de colocá-la no correio com prazo para que chegue na data certa. A cada sábado, felicitar os aniversariantes da semana, entregar uma pequena lembrança, dar oportunidade para a entrega da oferta e orar por eles. Obs.: As lembranças dos aniversariantes devem ser todas iguais.

Pesquisas Arqueológicas: Ter um baú ou vaso de cerâmica em um canto da sala, com um cartaz acima dele dizendo: "Pesquisas Arqueológicas".  Pedir a um aluno, ou grupo de alunos, que traga alguma figura relacionada aos fatos ou aos locais mencionados na lição para coloca-los ali. Usar no momento de estudar a lição.


Quadro de Avisos:  Fazer um quadro onde serão colocados os anúncios do dia, do mês e do trimestre. Ex.: Sábado que vem: pôr do sol na casa do Lucas. Próximo domingo: culto do visitante. Próximo sábado: oferta para gráficas na África - não esqueça a sua.


 Programa da Escola Sabatina

A equipe deve estar a postos 15 minutos antes do início para receber as crianças e ajustarem os últimos detalhes para que o programa comece pontualmente. Para isso é preciso conversar com os alunos sobre a necessidade da pontualidade, avisar aos pais, falar todos os sábados, relembrar o horário pessoalmente ou através de um bilhete, enfim, lutar até conseguir a pontualidade da classe. No entanto, também é importante terminar o programa no horário.

Priorize a participação dos alunos. Nós aprendemos muito melhor quando participamos e os pesquisadores gostam de sentir-se úteis. Essa classe também é uma ótima oportunidade de desenvolver as diversas habilidades dos alunos para, logo mais, na adolescência, praticarem essas habilidades no serviço ativo como membros da igreja.
Divida a classe em grupos ou duplas. Se a classe for mista (crianças do Tesouros Infantis, 4 a  8 anos, e do Pequeno Pesquisador, 9 a 12 anos), divida-a em dois grupos: meninos e meninas. Deixe que os alunos escolham nomes para seus grupos. Depois, divida as atividades do programa entre os grupos, fazendo uma escala para cada mês do trimestre.
Algumas atividades que os grupos podem fazer: Abertura, Recepção, Missões, Cânticos (dirigir o momento de louvor, trazer ou apresentar um cântico), Encerramento, Tarefas (distribuir e recolher os materiais usados na ESIR, arrumar a sala após o encerramento etc).

Para os pesquisadores temos a seguinte sugestão de programa e atividades:

Senha: A senha, com raras exceções, é o verso para memorizar da lição dos alunos que deve ser mencionado pelo pesquisador, ao chegar na sala. Quem não memorizou o verso, deve receber o cartão com o verso escrito e pronunciá-lo antes de  entrar na sala. O verso do dia deve estar escrito em um cartaz exposto no mural do trimestre. Ao final de cada aula, os alunos devem receber o cartão com o verso e serem lembrados de memorizar a senha para o próximo sábado. Um professor deve ficar à porta para receber os alunos, verificar quem memorizou o verso e fazer a anotação no “Termômetro”.



Período de espera (15 min antes do início): Para os alunos que chegam antes do horário: Faça um porta revistas bem colorido e coloque nele revistas cristãs para a faixa etária deles, passatempos bíblicos, etc. Pode-se também conversar com eles sobre os acontecimentos da semana de cada um. Coloque um CD com hinos apropriados ao tema para já ir criando um ambiente espiritual para a aula. Marque um café da manhã com sua turma, pelo menos uma vez por mês.

Abertura: Iniciar a aula pedindo que os alunos falem a senha em conjunto. As boas-vindas são dadas pelo professor, enquanto os cânticos são dirigidos pelos alunos (combinar com antecedência quais serão os cânticos e quais os alunos). A classe pode cantar dois hinos já conhecidos e começar a ensaiar um hino especial para o tema do trimestre. Sugestões de músicas: Clique aqui, aqui e aqui, para ver alguma sugestões de músicas com letras apropriadas para o tema do trimestre. Em alguns pontos essas músicas precisarão de ajustes na maneira de cantar, mas a letra e a melodia são muito bonitas e apropriadas para os assuntos da lição.
Depois da oração , fazer os anúncios e uma das atividades de abertura sugeridas abaixo:
Outubro: Escreva textos bíblicos referentes ao assunto do dia em fichas de cartolina, depois recorte-as ao meio e coloque em uma caixa. Ao chegar, os alunos deverão pegar uma ficha e depois procurar quem tem a outra metade. Assim se formarão as duplas para responderem as perguntas da lição.
Novembro: Escreva o nome dos alunos que chegam à classe em pequenos papeis. Na hora da abertura cada aluno deverá pegar um papel e a pessoa que ele tirou será seu parceiro de oração no momento reservado para isso.
Dezembro: Faça um cartaz imitando a moldura de um quadro (ou use uma moldura vazia ou um porta retrato). No topo escreva a frase: “Arauto do Movimento de Reforma.”  Divida a classe em quatro grupos que deverão pesquisar a biografia dos irmãos André Lavrik, André Cecan, Paulo Tuleu e Desidério Devai. Cada sábado, a foto de um irmão é colocada no quadro e um grupo apresenta o resultado de suas pesquisas sobre a vida daquele irmão. Ver conteúdo à pagina ??.
Agradecimentos e oração: Cada aluno faz um agradecimento e um pedido de oração. Deixe à mão um bloquinho de post-it. Os alunos escrevem seus agradecimentos e/ou pedidos e colam no painel “Comunicação com o Céu”.

Atenções especiais: Mencionar o(s) aniversariante(s) da semana, entregar a lembrança e dar oportunidade para a oferta de gratidão. Apresentar os visitantes, enquanto um aluno entrega um cartão de boas-vindas. Fazer um cadastro com o nome, endereço e data de aniversário de cada visitante e mandar um cartão na data do aniversário em nome da classe. Será melhor ainda se os alunos assinarem o cartão. Observar se há alunos faltantes. Se  houver, mandar um cartão pelo correio ou uma mensagem por SMS, email ou rede social. Se continuar faltando ou estiver doente, fazer uma visita a ele com o restante da turma. Quando o faltoso voltar, recebê-lo carinhosamente.

Missões: As ofertas para os primeiros sábados do trimestre serão distribuídas assim: 4 de outubro -  Filipinas; 1º de novembro - Gráficas na África; 06 de dezembro -  para EUA. O grupo escalado para o dia apresenta suas pesquisas e recolhe as ofertas. O professor deve incentivar os alunos a serem generosos.
Oferta: Os diáconos recolhem a oferta e  todos oram pedindo a Deus a benção sobre ela.

Estudo da lição: Seguir as orientações do manual.

Encerramento: Cantar e orar. Entregar a senha da próxima semana. Ensaiar, se necessário.

Ensaio: Este período foi colocado no final para evitar que a lição fique prejudicada pela necessidade de ensaios. Ensaiando uma semana antes também se evitam improvisos e atrasos. Em igrejas onde há várias salas, deve haver uma escala de apresentações. Dessa forma, a classe que não apresentar estará ensaiando sua apresentação. Nas igrejas pequenas, a apresentação será todos os sábados e por isso o programa está previsto para terminar às 10h25min.
Obs.: Os pesquisadores não gostam de ser chamados de crianças. Então, combine com o dirigente da Escola Sabatina para convidá-los para se apresentarem sem cantar um hino infantil.
Importante: Como a apresentação depende da Escola Sabatina dos adultos, o seu horário exato não está determinado no programa. Poucos minutos antes, o professor deve ser avisado de que o momento da apresentação está se aproximando. Os alunos deixam a atividade que estiverem fazendo, saem para a apresentação e, ao retornarem, concluem o trabalho.

Tudo deve concluído a tempo dos alunos estarem na igreja para o início do culto.
  













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