quarta-feira, novembro 10, 2010

Tesouros Infantis - 4o. Trimestre 2.010 - Lição10

Escreva aos
Irmãos de Sardes
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER  que a prosperidade pode ser uma prova.
SENTIR  desejo de continuar sendo fiel, mesmo quando não é provado
RESPONDER  vigiando para não cair nas tentações de Satanás
VERSO PARA MEMORIZAR: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida”. Apocalipse 3:5.
LEITURA AUXILIAR: Ap. 3:1-6; As Profecias do Apocalipse, 41-45; Um Novo Mundo, 102/103

RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: Bíblia, roupa manchada, roupa muito branca, boneca (opcional); Conquistando a Atenção: caixa de presente, papel picado, aparas de lápis; Lição: figura da igreja com o nome e o significado, coração limpo e sujo, Bíblias para as crianças, envelope de carta; Revisando:   a mesma caixa de presente usada em Conquistando a Atenção; Aplicando:  sacola com objetos sugeridos; Contando aos Outros:   bonequinhos de festa ou figura abaixo recortada em papelão, retalhos de tecido branco, cópias do verso abaixo, palitos, cola

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
 Contando Aos Outros:
No caso de não conseguir o bonequinho de festa, usar a figura abaixo como molde para cortá-lo em papelão ou papel cartão. A roupa pode ser feita em tecido ou TNT branco: Cortar um retângulo de tecido, dobrar ao meio e cortar um buraco no meio da dobra para passar a cabeça do boneco. Amarrar na cintura com uma tira de tecido branca, cuidando para tampar bem o corpo do boneco.




MEMORIZANDO (até 10 minutos):  Para melhor aproveitamento do verso sugerimos que seja memorizado após o estudo da lição.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
             Mostrar uma bela caixa de presentes e pedir às crianças que imaginem o que há dentro dela. Falar muito da aparência da caixa e dizer que de uma caixa bonita assim, espera-se que contenha um belo presente. Fazer bastante suspense até que, finalmente, uma criança é chamada para abrir a caixa. Dentro dela deve haver lixo, (aparas de lápis, papel amassado, pó, etc.). Mostrar-se surpreso e dizer: Uma caixa tão bonita cheia de lixo! De que adiantou tanta beleza se dentro só tem porcaria, não é mesmo? Hoje vamos estudar sobre algumas pessoas pareciam boas, mas que por dentro não estavam nada bem.  
                                                                                                                                                                      
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar o coração limpo e o coração sujo, sempre que falar deles.
Apontar para a linha do tempo e mostrar a última igreja estudada (Tiatira). Dizer: Lembram-se de como o povo de Deus no tempo da igreja de Tiatira foi muito perseguido? Alguns foram presos e maltratados, outros tiveram que fugir para longe. Poucos podiam ler a Bíblia e muitos morreram por estudá-la. Na última lição estudamos de alguns homens corajosos que enfrentaram tudo para que as pessoas pudessem conhecer a verdade e escapar dos enganos de Satanás. Vocês podem me dizer alguns nomes? Dar tempo para respostas (ajudar, se necessário). Muito bem.
Por causa do trabalho e sacrifício destes homens, as pessoas puderam ler a Bíblia e encontrar a salvação. Cada um daqueles reformadores, cada qual em seu país, acabou criando uma nova igreja. Depois deles, outros pesquisadores descobriram novas verdades e fundaram novas igrejas e foi assim que surgiram muitas igrejas. Quando elas foram fundadas, os crentes estavam muito felizes por descobrirem cada vez mais verdades na Palavra de Deus e esforçavam-se para obedecer da melhor forma que podiam. E também faziam tudo para que outros pudessem conhecer o caminho da salvação.
Eles ficavam muito felizes por saber que não precisavam pedir nada para as imagens, pois descobriram que podiam falar diretamente com o Deus dos Céus, que ouve atentamente as orações. Também alegravam-se de não ter de fazer penitências ou dar algum dinheiro para receber o perdão dos pecados. Eles sabiam que o perdão de Deus é de graça e que Jesus já havia sido castigado pelos pecados de todo o mundo. A alegria deles era tão grande em saber de tudo isso que sempre estavam falando sobre essas coisas e trabalhavam muito para que outros pudessem saber também.
Essa foi uma época de muita alegria. Todos podiam ter a Bíblia (mostrar a Bíblia). Ninguém mais tinha medo de ser preso por pregar o evangelho e os missionários viajavam por todo lado, anunciando a verdade. Que alegria!
Satanás não gostou nada, nada disso. Ele ficou preocupado com tanta gente lendo a Bíblia e encontrando a salvação. Então ele pensou... pensou... e teve uma idéia sinistra. Já que não tinha conseguido destruir a Igreja de Jesus pela perseguição ele resolveu atrapalhá-la com suas tentações. Ele começou a tentar os crentes com as coisas do mundo. Que terrível esse inimigo, não é mesmo?
O pior é que o povo foi ficando mesmo tão acostumado a ir à igreja e participar dos cultos que começou a se distrair e não mais prestar atenção no que a Palavra de Deus diz.  Logo as vaidades e diversões do mundo começaram a parecer mais interessantes que a igreja e o povo passou a ter o nome de crentes, mas fazendo muitas coisas que os mundanos faziam. Assim, aqueles que tinham conhecido a salvação e limpado o coração no sangue de Jesus, pouco a pouco deixaram o pecado manchar seus corações outra vez. Mostrar coração sujo. Eles iam sempre às reuniões da igreja e participavam de tudo. Por fora pareciam muito boas pessoas, mas por dentro estavam cheios de pecados  que eles não tinham vontade de abandonar. Ficaram muito orgulhosos e vaidosos e cada igreja queria mostrar que tinha o templo mais bonito que das outras. As irmãs iam à igreja apenas para mostrar as roupas novas e quando se encontravam ficavam reparando umas nas outras e falando mal das que não estavam ali. Era tanta fofoca que saía... Os homens por sua vez, viviam conversando sobre negócios, tentando cada dia ganhar mais dinheiro. As crianças só queriam saber de brincar e não ficavam em reverência na igreja de jeito nenhum. Na hora do culto as mulheres ficavam pensando nas roupas, os homens nos negócios e as crianças, nos brinquedos e assim ninguém prestava atenção ao culto. E os pastores pararam também de chamar atenção das pessoas. Em vez de mostrar que os cristãos devem viver longe do pecado, eles só pregavam sobre assuntos agradáveis e alegres e assim o povo afastou-se de Jesus e seus corações ficaram assim. Mostrar coração sujo.
Mas, há muito tempo, Jesus já sabia que o inimigo iria aparecer com essas tentações. Por isso ele mandou que João escrevesse a carta aos cristãos da igreja de Sardes, para avisá-los do perigo. Colocar a figura da igreja, com o nome e seu  significado: “o que permanece”. Prender a carta na figura da igreja.Nessa carta, Ele avisa que, embora eles parecessem bons por fora (mostrar a caixa de presente). Ele estava vendo que por dentro estavam cheios de pecado (abrir a caixa e mostrar o lixo). Ele também diz que eles precisavam estar alertas, vigiando para não cair nas tentações de Satanás. Ou no dia do juízo não teremos direito de ir morar no Céu.
Agora, uma coisa muito boa que Jesus escreveu em sua carta é que algumas pessoas não se contaminaram com o lixo do pecado e continuaram com o seu coração limpo do pecado. Mostrar coração limpo. Essas pessoas continuaram amando a Jesus, confiando no seu sangue para limpar o coração e vivendo longe das tentações do mundo. Elas sempre diziam “não” para a tentação. Para essas pessoas e para todos os que ouvissem Seu conselho e voltassem a viver como servos de Deus, Jesus prometeu  a vida eterna, lá no Céu.
Ainda bem que, apesar de tudo,  Jesus sempre tem uma esperança para oferecer ao pecador.
 
B.  REVISANDO:
Fazer perguntas sobre a lição para as crianças. Se elas acertarem, tirar um pouco do lixo da caixa. Se errarem, deixar o lixo. Se necessário, continue perguntando até que a caixa esteja limpa. 

C.  MEMORIZANDO:
Ter uma roupa velha, puída e manchada e outra bem branquinha e limpa. Vestir uma boneca ou uma criança com a roupa velha. Dizer: Nosso coração cheio de pecado é como essa roupa velha. Para nos apresentarmos diante de uma autoridade não podemos ir assim, mal vestidos. Para podemosestar diante de Deus com um coração manchado de pecado, é como se estivéssemos mal-vestidos. Mas Deus nos ama tanto que deu seu Filho Jesus para sofrer nosso castigo e assim limpar o nosso coração do pecado. E quem tem fé no sangue de Jesus é como se ganhasse uma roupa nova, bem limpinha, sem nenhuma mancha. Vestir a roupa limpa na boneca ou criança.
              Ler o verso na Bíblia na mesma versão em que será memorizado. Essa é uma linda promessa, para lembramos sempre que Satanás vier nos tentar para o mal. Vamos memorizá-lo?
Mostrar a roupa branca e dizer a primeira parte do verso.  Repetir até que tenham aprendido.

D. APLICANDO:
 Muitas vezes temos agido como os cristãos de Sardes, pensando que só ir à igreja já é suficiente para sermos bons, mesmo que vivamos como os mundanos, deixando nosso coração encher-se da sujeira do pecado.
Mostrar uma sacola com figuras ou objetos que representem coisas do mundo que distraem a atenção das crianças, atraem e/ou mancham o coração com o pecado. Sugestões: CD de música mundana, DVD ou fita de filme não evangélico, roupas mundanas, televisão, futebol, etc.Deixar que as crianças peguem as figuras de dentro da sacola e tentem explicar porque nos afastam de Jesus.
Deus conhece nosso coração e sabe tudo o que pensamos. Hoje nós podemos escolher se seremos vencedores ou não. Podemos vestir roupas brancas e andar com Jesus nas ruas de ouro ou ficarmos com nossos pecados e perecermos aqui.
Vamos nos lembrar disso cada vez que formos tentados a viver como mundanos.
Atenção, professor:  Se você tem algum problema com os itens mencionados acima, seja sincero com as crianças e procure mostrar arrependimento e disposição para abandonar o erro. Busque a ajuda de Deus e livre-se o mais rápido possível dos costumes mundanos. Não faça as crianças tropeçarem, dando um mau exemplo. Use sua vida para incentivá-las a vencer.  

E.  CONTANDO AOS OUTROS: 
Dar um bonequinho de festa para cada criança e um retalhinho de tecido branco para que façam uma roupa para o bonequinho. Colar o recorte do verso em um palito e fixar na mão do boneco com cola quente. Se não tiver os bonequinhos, usar a figura que foi dada no início da postagem. Enquanto trabalham, dizer:  Usem esse boneco para contar aos amiguinhos o que aconteceu com a igreja de Jesus durante o período de tempo da igreja de Sardes. Aproveitem para falar da necessidade de estarmos vigiando para não deixarmos nosso coração manchar com a sujeira do pecado.
  

Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!