sexta-feira, novembro 12, 2010

Pequeno Pesquisador - 4º trimestre 2010 - Lição 1

Arautos no Poder
do Espírito Santo
 Ao final da lição a criança deverá:
SABER que a promessa do Espírito Santo é para todos os cristãos;
SENTIR necessidade de receber o poder do Espírito Santo;
RESPONDER preparando-se para receber o poder do Espírito Santo.

VERSO PARA MEMORIZAR:  “Quando pois vier Aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; por que não falará de Si mesmo.” João 15:16 .”

ATENÇÃO: Professor, prepare seu coração para passar essa lição, buscando o Espírito Santo como será ensinado para seus alunos. Isso dará poder à sua aula.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: fichas com frases em outras línguas ou letra da música em várias línguas (abaixo); Lição: Linha do tempo (modelo na postagem???); mapa-múndi, bandeja ou assadeira, jarra com água, taças transparentes, lixo que não cole na taça, como: aparas de lápis, folhas ou flores, embrulhos de doces, etc.; Contando aos Outros: tacinha de acrílico, fitilho, cartão com verso para memorizar (postagem ??? )



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição: No mapa-múndi, colocar um alfinete com a cabeça vermelha em cada país não alcançado (ver lista à página abaixo) e um alfinete com a cabeça azul em cada país alcançado (pode usar outras cores, se quiser). Se isso não for possível, mostrar somente a lista de países não alcançados.



CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
              Opção A: Mostrar algumas fichas com palavras ou frases em outros idiomas: Uno fue rechazado por los otros (alguém foi rejeitado pelos outros) - espanhol; I pledge alligeance to the Lamb (eu prometi fidelidade ao Cordeiro) - inglês; Fermez la fenêtre (feche a janela) - francês. Pedir que traduzam as frases ou que leiam as mesmas uns para os outros. Dizer:  Para quem nunca estudou um idioma, ler ou falar uma pequena frase pode ser um desafio muito grande. Imaginem se, de uma hora para outra, vocês tivessem que fazer uma pregação para pessoas de outro país, sem nunca terem estudado. Os discípulos foram capacitados por Deus para pregarem em outras línguas e assim superaram esse grande obstáculo. Deus também capacitará você e eu para superarmos os obstáculos para a pregação do evangelho.
Opção B: Ensinar seus alunos a cantarem alguma música cristã em vários idiomas. Se desejar ensinar a sugestão da página 28. Basta tirar cópias entregá-las aos alunos.

ESTUDO DA LIÇÃO (até 35 minutos, incluindo Apresentando a Lição,  Aplicando e  Contando):

A.  APRESENTANDO A LIÇÃO:
Domingo: Pedir que os alunos procurem o livro de Jonas no Velho Testamento. Os textos lidos devem ser: Jonas 1:1-17; 2:1 e 10; 3:1-5. Dividir o texto pelas seguintes falas: narrador, Jonas, marinheiros e pedir que três alunos voluntários leiam a história em voz alta, com expressão e entonação na voz (talvez seja bom dar-lhes alguns minutos para que leiam em silêncio, antes de ler em voz alta). Os demais alunos devem acompanhar a leitura em suas Bíblias e lerem, todos juntos, apenas o último verso: Jonas 3:10. Depois, fazer uma breve análise: Que teria acontecido àquela cidade se Jonas não tivesse ido lá?  Jonas poderia mudar a mensagem conforme a conveniência dele? Todos os cristãos são mensageiros de Deus, Seus arautos, encarregados de avisar o mundo da destruição que logo virá. E você, tem tentado fugir ou esconder-se como Jonas, ou tem sido um arauto fiel?

Segunda-feira: Dizer: Jonas foi a Nínive avisá-la da destruição que ocorreria, caso não houvesse arrependimento. Ele foi um arauto de Deus. Jesus veio contar ao mundo o quanto Deus é bom e quanto amor Ele tem pelos seres humanos, demonstrando isso ao dar Seu Filho para levar o castigo por nossos pecados. Jesus fez o bem o tempo todo, por toda parte. Ele foi um arauto do amor de Deus.  Pedir a um aluno que responda a pergunta de segunda-feira. Perguntar a outro aluno o que significa “pôr-nos em divina ligação com Cristo”. Como um juvenil pode estar em divina ligação com Cristo?

Terça-feira: Mostrar mapa-múndi e pedir a um aluno que leia Mateus 28:19,20. Explicar que o mundo, na época de Jesus era menos habitado que hoje, mas os discípulos não tinham as facilidades da vida moderna (meios de transporte rápidos, telefone, internet, rádio, jornal, etc.). A ordem de Jesus parecia impossível de ser obedecida, mas eles confiaram na promessa de receber o poder do Espírito Santo.

Quarta-feira: Explique como os discípulos se prepararam para receber o poder do Espírito Santo (orando, confessando e abandonando seus pecados, perdoando uns aos outros, louvando a Deus, etc.) e qual foi o resultado imediato do recebimento do poder. Destaque que eles tinham um fervor missionário que os fazia vencer qualquer obstáculo (distância, perigos, necessidades). Eles se tornaram arautos da verdade de Deus em um tempo de poucos recursos. Mas conseguiram ir até os confins do mundo.

Quinta-feira: Dizer: A ordem de Jesus de ir e pregar o evangelho por todo o mundo é dada a todos os Seus seguidores de todas as idades e países. Isso quer dizer que essa ordem é para você e para mim também. Os seguidores de Jesus não podem descansar enquanto essa mensagem não chegar a todos os lugares do mundo. Mostrar os países ainda não alcançados com a mensagem no mapa-múndi  ou a lista com os nomes deles. Vejam como o desafio ainda é muito grande. Mas não podemos esquecer que não apenas a ordem de pregar é para nós, mas a promessa do poder do Espírito Santo também. Nós podemos receber de Deus esse poder.  Mas para isso é preciso acontecer algo importante:
B. APLICANDO:
Colocar sobre a mesa uma assadeira e, dentro dela, uma taça cheia de lixo (algo que não grude, como aparas de lápis, folhas ou flores, embrulhos de doces, etc.). Mostrar uma jarra de água limpa. Dizer: Deus quer derramar seu Espírito Santo sobre nós, para que possamos servir aos outros e à Ele. Mas Ele não pode fazer isso enquanto estamos com o coração cheio do lixo do pecado, como esta taça está cheia de lixo. É preciso primeiro que removamos o pecado do nosso coração. E como fazer isso? Através do próprio poder do Espírito Santo. É Ele quem nos mostra a verdade. Mostrar a Bíblia. É Ele quem nos faz sentir a consciência pesar quando erramos. É Ele quem nos avisa que não devemos fazer alguma coisa. Enfim, é Ele quem nos ajuda a fazer tudo que precisamos.
Quando deixamos o Espírito Santo agir em nós as coisas começam a mudar. Começar a derramar vagarosamente a água dentro da taça até transbordar, fazendo com que o lixo saia juntamente com a água que exceder ao volume da taça. Vamos a Jesus, confessando-Lhe os nossos pecados e pedindo Seu perdão. O Espírito Santo também faz com que passemos a gostar das coisas de Deus e tenhamos forças para abandonar as coisas do mundo. Ele também enche o nosso coração de amor, para podermos perdoar todas as pessoas que nos ofenderam. Ele também nos dá humildade para que peçamos perdão àquelas pessoas a quem ofendemos. Ele também nos dará poder para vencer as tentações e para fazer coisas boas, dando frutos para Deus. Quando todo o lixo já tiver saído da taça, continuar a enchê-la, até que esteja repleta de água pura. Tudo isso o Espírito Santo nos ajudará a fazer. Ele sempre nos falará o que devemos e o que não devemos fazer, através da consciência e da Bíblia. E quanto mais andarmos obedecendo ao Espírito Santo, mais poder receberemos e melhores arautos poderemos ser, mostrando o caminho da salvação para outras pessoas.  Colocar outras taças cheias de lixo e repetir o processo, movimentando a taça que está limpa como se estivessse mostrando às outras a jarra cheia de água. Ou, então, derramar a água da taça limpa sobre as outras e sempre que acabar a água desta, deve-se enche-la de novo para servir mais, mostrando que quando mais damos de Deus aos outros mais recebemos.

              Fazer um apelo perguntando quem tem o desejo de receber o poder do Espírito Santo.  Entregar aos alunos o lembrete do verso para memorizar aluno e pedir que relembrem durante a semana o propósito de receber o Espírito Santo.  Combinar com eles  que na próxima aula terão um espaço para contarem sobre sua experiência com Deus durante a semana.   
Encerrar essa lição, fazendo uma oração bem fervorosa juntamente com os alunos pedindo perdão dos pecados, pedindo amor para perdoar os ofensores, poder para vencer as tentações e, principalmente, o poder do Espírito Santo para que os alunos de sua classe possam ser fiéis Arautos da Verdade,  para que o evangelho  chegue logo àqueles países ainda não alcançados.

C.  CONTANDO AOS OUTROS:  Dar para cada aluno uma tacinha de acrílico, dessas bem pequenas, usadas para servir mousse, com um cartãozinho do verso para memorizar preso à taça por um fitilho. Incentivá-los a demonstrar a alguém a mesma atividade que ele presenciou na sala com a taça grande.

Para o próximo sábado: Pedir a alguns alunos que ensaiem durante a semana a leitura (com expressão) do texto de Atos 3:1-19 e 4:1-22, dividida nos seguintes papéis: narrador, Pedro, João, o coxo, o povo e os sacerdotes.


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!