segunda-feira, outubro 17, 2011

Tesouros Infantis - 4º Trimestre de 2011 - Lição 4

Lutando com Deus
 OBJETIVO: Identificar a função do Anjo do Concerto em nossa vida diária.

VERSO PARA MEMORIZAR: “Se não me abençoar, não O deixo ir.” Gênesis 32:26.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção:  Opção A - venda para os olhos; Lição: bonecos ou crianças; Revisando: venda para os olhos; Aplicando: cartões com palavras; Contando aos Outros:  medalha de EVA.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
  
 Lição:
Personagens:
Opção A - Usar dois bonecos: um vestido como Jacó e outro como o Anjo. Usar bonecos que tenham braços articulados. Na roupa de Jacó fixar, com fita adesiva, uma cartãozinho com o nome Jacó - enganador. Deixar pronto outro cartãozinho com o nome Israel - vencedor, para ser usado durante a história.
Opção B - ao invés de bonecos, usar duas crianças vestidas como explicado na opção A.

Aplicando:  Escrever as seguintes palavras em retângulos de papel cartão ou cartolina: enganador, mentiroso, ladrão, fofoqueiro, preguiçoso, invejoso. Atrás de cada retângulo, escrever a palavra: vencedor. Colocar rolinhos de fita crepe na parte onde está escrita a palavra vencedor (cuidando para não colocar os rolinhos sobre a palavra “vencedor”.

Medalha: Cortar círculos de EVA amarelo. Se as crianças forem muito pequenas, escrever a frase “Vencedor por meio de Cristo.”. Se as crianças forem maiores, deixar que elas mesmas escrevam a frase. Fazer um corte na parte de cima do círculo e passar uma fita por ele em tamanho suficiente para passar na cabeça das crianças, depois de amarrada.

 
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A - [Vendar os olhos de uma criança e pedir que outra criança pegue em sua mão. A criança com o olho vendado deve adivinhar quem está tocando-a. Se não adivinhar, deve trocar com outra criança e o processo deve se repetir. Depois de brincar assim por alguns minutos, perguntar:]  Foi fácil ou difícil conseguir adivinhar quem estava tocando vocês? Na história bíblica de hoje vamos ver alguém que também  não sabia quem estava tocando nele.
Opção B - [Perguntar:]  Se pudesse trocar de nome, como gostaria  de se chamar? [Dar tempo para as respostas e depois dizer:] Jacó recebeu um novo nome. Fiquem atentos para descobrir qual foi.
                                                                                                                                                                                     
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Contar a história seguindo a lição. Usar o boneco de Jacó primeiramente sozinho. Depois, colocar o boneco vestido de anjo e fingir que os dois estão lutando. A luta deve ser simulada apenas com os dois bonecos segurando os braços um do outro, não havendo socos. No momento de contar que Jacó descobriu que estava lutando com um anjo, colocar as mãos do boneco no braço do anjo, como se segurasse com força. Quando o Anjo trocar o nome de Jacó para Israel, trocar também a plaquinha com o nome do boneco. Se usar as crianças para contar a história, usar as mesmas observações acima.]

MEMORIZANDO: [Mostrar o coração sujo e dizer:] Nosso coração é cheio de pecado. Cada vez que mentimos, brigamos, respondemos mal, nosso coração fica sujo e o castigo para o pecado é a morte. Jesus se ofereceu para morrer um nosso lugar e limpar o nosso coração do pecado. Mas, precisamos receber a Jesus como nosso salvador e pedir perdão a Deus por tudo que fizemos.
 Satanás sabe disso e, para nos atrapalhar, ele fica dizendo pra nós que não adianta pedir perdão a Deus, que é melhor desistir disso, porque Deus não vai nos abençoar com seu perdão. Jacó sabia que seu coração estava sujo e que merecia morrer. Mas ele sabia também que sua única esperança era receber o perdão de Deus. Ele sabia que deveria se apegar a Deus e por isso ele não desistiu. Ele implorou a benção do perdão de Deus. Vejam como ele fez isso: [Ler o verso na Bíblia.]. Ele sabia que Deus o amava e por isso não desistiu. Ele não sossegou enquanto não teve certeza de que seu coração estava limpo do pecado [mostrar o coração limpo.]  Nós também precisamos nos apegar a Deus. Não podemos desistir de pedir perdão até que sejamos abençoados. Vamos memorizar esse verso para sempre lembrarmos que não podemos desistir de pedir o perdão de Deus. [Ensinar o verso com os gestos propostos na lição:]
Se não me abençoar - fazer sinal de não e colocar as mãos na cabeça;
Não O deixo ir - fazer sinal de não, mostrar um caminho;
Gênesis 32:26 - desabrochar uma flor e formar um livro.

REVISANDO: [Vendar o rosto de uma criança que ainda não tenha participado. Fazer uma pergunta para alguma outra criança. A criança que está com o olho vendado deve adivinhar quem respondeu à pergunta. Se acertar, ela pode tentar adivinhar quem vai responder á próxima. Se errar, deve trocar com outra criança.]

APLICANDO:  [Dizer:] O homem que vende é chamado de vendedor. O homem que pesca é chamado de pescador. E quem engana os outros é chamado de quê? [Mostrar o cartão com a palavra “Enganador” e colocá-lo na parede. Colocar os próximos cartões na parede à medida em que for mencionando-os.] Esse era o nome de Jacó. Mas existem outras palavras que não terminam em “dor”. Por exemplo, quem mente é chamado de quê? [Mentiroso.] E quem rouba? [Ladrão.] E quem mata? [Assassino.]E quem faz fofocas? [Fofoqueiro.] E quem não gosta de trabalhar? [Preguiçoso.] E quem fica triste quando outra pessoa se dá bem? [Invejoso.]  Tudo isso é muito feio. Mas, as pessoas que insistem em buscar o perdão de Deus e receber Sua benção passam por uma transformação maravilhosa. Vejam. [Pedir que algumas crianças venham à frente, virem os cartões e leiam o que está escrito atrás. Dizer:]  Jacó não apenas recebeu um novo nome, mas recebeu também um novo caráter. Ele deixou de ser mentiroso. De “enganador” ele se transformou em “vencedor”. E todos aqueles que quiserem ser vencedores também poder ganhar um novo caráter.
Então, vamos fazer como Jacó, pedindo a Deus que nos dê a vitória sobre o pecado? Vamos orar? [Ajoelhar-se com as crianças e orar pedindo a Deus que dê a cada um ali, a vitória sobre os pecados.]

CONTANDO AOS OUTROS: [Ajudar as crianças a montarem suas medalhas. Enquanto trabalham, incentivá-las a usar suas medalhas para contar a outros o que aprenderam na lição sobre como vencerem o pecado.]

2 comentários:

Luciano de Paula disse...

muito legal seu trbalho , uma benção, vamos usar em nosso culto com as crianças. Parabéns.
Pr. Luciano de Curitiba.

Unknown disse...

Ameiii!

Que bom que você veio!

Volte Sempre!