Vendido como Escravo
VERSO DA LIÇÃO: “Vamos vendê-lo a esses mercadores, e assim não o toquemos.” Gn. 37:27.
VERSO OPCIONAL: “Os ímpios são como o mar agitado, incapaz de sossegar.” Isaías 57:20. NVI.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: sacola ou caixa contendo vários objetos (ver sugestão na própria atividade); Lição: os mesmos visuais usados nas lições anteriores, acrescentando um poço; sacolinha com moedas; túnica colorida; tinta vermelha; Revisando: poço e personagem de José; Contando aos Outros: Opção A: fazer uma cópia da figura abaixo para cada criança; Opção B: preparar para cada criança: uma latinha, papel pedra ou E.V.A marrom e laranja, figura ou boneco de José, cartão com o verso para memorizar, cola.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: Se as crianças estiverem encenando a história, fazer um cenário de campo. Ou, escolher uma das opções de visuais abaixo.
Flanelógrafo ou cartazes: usar as figuras abaixo:
Maquete: cenário de campo, com ovelhas e um poço (pode ser como o da figura abaixo). Fazer uma túnica pequena de TNT colorido.
Cenário grande: virar uma mesinha de pernas para cima e colocar um TNT marrom em volta para fazer o poço.
Contando a Outros:
Opção B: boneco de José - Fazer uma cópia da figura (na atividade de Contando aos Outros) em cartolina ou fazer um boneco de José em E.V.A ou, ainda, vestir um bonequinho de plástico (desses vendidos em casas de festa) com uma túnica colorida e uma roupinha por baixo.
Poço: usar uma latinha de conservas das que têm a tampa solta (para não cortar as mãos). Outra opção é usar rolos vazios de papel higiênico, com o fundo forrado. Se quiser encapar o poço com E.V.A., será preciso fazer isso com antecedência, usando cola quente. Se for encapá-lo com papel pedra, pode-se deixar que as crianças o encapem.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: Coisas que se vendem e coisas que não se vendem. [Com antecedência, colocar dentro de uma caixa ou sacola, coisas que podem ser vendidas: livros, lápis, algum alimento, CDs, vaso com planta, bichinho de pelúcia, se possível até mesmo um animalzinho (peixe, tartaruga, etc.). No momento de começar, Colocar essas coisas, uma a uma sobre a mesa, enquanto diz que resolveu ganhar dinheiro e por isso vai vender algumas coisas. Depois de colocar tudo, olhar bem e dizer que está faltando alguma coisa. Olhar à volta e depois pegar uma criança e colocá-la sentada sobre a mesa, dizendo que agora sua loja já tem tudo que precisa para vender. Se as crianças não falarem nada sobre não se poder vender uma criança, combinar com um auxiliar adulto para que faça isso. Questionar que você pode vender o que quiser. Mas o auxiliar deverá convencê-lo de que uma pessoa não pode ser vendida. Depois de tudo dizer:] Na história de hoje vão vender algo que não pode ser vendido.
APRESENTANDO A LIÇÃO: O texto abaixo foi extraído, com algumas modificações, da lição Tesouros Infantis na edição antiga. [Recapitular rapidamente a lição anterior. Movimentar os personagens de acordo com a história. Dizer:] Os irmãos de José, falaram em matá-lo e jogar o seu corpo em um poço. Que horror! Ruben, o irmão mais velho ficou com pena de José. Mas ele tinha medo de contrariar os irmãos. Por isso, ao invés de usar sua autoridade para salvar José, ele foi covarde e tentou ganhar tempo. Ele disse [imitar uma voz masculina]: “Não vamos matar José. Vamos jogá-lo vivo dentro de um desses poços do deserto.” Ruben pensava em tirar José do poço quando os outros irmãos não estivessem vendo.
Quando José chegou, todo feliz por encontrar seus irmãos, ao invés de abraçá-lo e oferecerem comida, eles agarraram José e tiraram a sua túnica. José gritava [imitar a voz de desespero de José]: “O que vocês estão fazendo? Por favor, me deixem!” Mas eles não o atenderam e o jogaram dentro de um poço seco. [Colocar o personagem de José no poço.] O poço era muito profundo e José jamais teria chance de escapar. Enquanto José estava no poço chorando, seus irmãos sentaram-se para comer a comida que ele lhes trouxera... Que homens maus!
Naquele momento, uma caravana de mercadores aproximou-se com seus camelos. Eles iam para o Egito. Judá teve uma idéia [imitar a voz de Judá]: “Vamos vender José aos mercadores. Assim ganharemos algum dinheiro.” E os outros concordaram. Tiraram-no do poço e o venderam por vinte moedas de prata. [Mostrar a sacolinha de moedas.] Quando José percebeu o que estavam fazendo, suplicou a cada um deles [fazer uma voz suplicante]: “Por favor, não me venda, querido irmão!” Alguns até quiseram ajudar José, mas ficaram com medo dos outros e não fizeram nada. E, assim, José foi levado embora. O coração dele ficou assim. [Mostrar o coração triste.]
Quando Ruben voltou, procurou o poço, mas José não estava lá. Então chorou: “O rapaz se foi, e agora o que farei?” Ruben sentiu-se mal porque não falou com autoridade para livrar José. Mas era tarde demais! Por ter sido covarde, seu irmão agora era um escravo.
Para esconder o que fizeram aqueles covardes mataram um cabrito e molharam o sangue dele na linda túnica colorida de José. [Pingar tinta vermelha na túnica de José.] Depois, mostraram a túnica a Jacó e disseram que haviam encontrado ela no campo.” Jacó reconheceu a túnica e chorou muito [imitar uma voz chorosa, de idoso]: “É a túnica de José! Uma fera deve tê-lo feito em pedaços...” E Jacó rasgou as suas vestes para mostrar que estava muito, muito triste. O coração dele ficou assim. [Mostrar o coração triste.] Ele chorou por José durante vários dias. [Imitar o choro de Jacó]. Os irmãos, vendo o sofrimento do pai, sentiram-se muito mal por terem vendido José e mentido para o pai. Mas era tarde. Eles tentaram alegrar Jacó, mas ele nunca mais seria feliz outra vez. Ele dizia [imitar voz triste, de idoso]: “Morrerei com a minha tristeza por ter perdido meu garoto.” E os irmãos de José sabiam que a culpa de tudo era deles.
MEMORIZANDO (opção A - verso da lição): [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Vamos vendê-lo a esses mercadores - fazer sinal de troca com as mãos, apontar para o lado;
e assim não o toquemos - sinal de não; dedo indicador simulando um toque.
Gênesis 37:27 - desabrochar uma flor e formar um livro.
MEMORIZANDO (Opção B - verso opcional): “Os ímpios são como o mar agitado, incapaz de sossegar.” Isaías 57:20 [Ler o verso na Bíblia e explicar:] O mar, quando está agitado, em tempestade, não para um momento, não tem sossego. Os irmãos de José pensaram que ficariam felizes livrando-se de José. Mas, ao contrário, sentiram-se tristes e culpados. Não conseguiam dormir à noite, pensando em José e no quanto ele suplicou para que não fizessem aquilo com ele. Durante anos e anos, eles não tiveram sossego. Quando pecamos ficamos assim. Vamos memorizar esse verso, para nos lembrarmos que é melhor não pecar, para não perder o sossego. [Ensinar o verso, fazendo os seguintes gestos:]
Os ímpios são como o mar agitado - balançar as mãos para os lados;
incapaz de sossegar - balançar o rosto negativamente, colocar as mãos sob a cabeça inclinada.
Isaías 57:20 - desabrochar uma flor e formar um livro.
REVISANDO: [Colocar uma criança no “poço” feito de carteiras ou um boneco no poço feito com balde ou lata ou, ainda, ampliar as figuras da pág. 46. A cada pergunta acertada o “José” se aproxima mais da saída do poço. Quando houver uma resposta errada, ele deve afundar mais no poço.]
APLICANDO: [Mostrar o coração bom e dizer:] José era amável, obediente e paciente. Isso incomodava a seus irmãos, que eram ciumentos, impacientes e desobedientes. [Mostrar o coração mau.] Eles não lutaram para vencer esses pecados, por isso acabaram cometendo pecados ainda maiores (vender o irmão, mentir para o pai). Além disso, esconderam seus pecados e não os confessaram. [Colocar uma mochila bem pesada nas costas de uma criança e pedir que ande pela sala, abaixe-se, levante-se e faça pequenas tarefas. Depois, tirar a mochila e pedir para fazer as mesmas coisas. Depois, perguntar qual a diferença entre fazer as coisas com a mochila e sem a mochila. Dizer:] A pessoa que comete um pecado e não o confessa, acaba se tornando inquieta e perturbada, como um mar agitado. Por toda parte aonde vai e o que quer que faça estará sempre com a consciência pesada, como se carregasse um fardo muito pesado. [Colocar a mochila em suas costas.] Os irmãos de José ficaram assim. Sempre lembrando da maldade que fizeram.
E você? Quando faz uma coisa errada conta ao papai ou à mamãe? O único jeito de se livrar desse fardo é dizendo a verdade e pedido perdão. Você pede perdão a Deus e a quem prejudicou? Se você fizer assim o fardo da consciência pesada vai sair de suas costas (tirar a mochila) e você vai ficar aliviado. [Colocar a mochila nas costas de outras crianças e depois, retirá-la, mostrando como é o alívio de confessar e pedir perdão.]
CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A: [Dar uma cópia das figuras de CONTANDO AOS OUTROS para cada criança. Se forem muito pequenas entregar tudo recortado, para que elas apenas pintem. Ajudá-las a colar a parte B sobre a parte A, deixando o poço livre (sem cola). Elas devem colocar a figura de José dentro do poço para contar a história a outros.]
Opção B: [Se for encapar o poço com o papel pedra, entregar um pedaço de papel (cortado no tamanho certo) para cada criança. Ajudá-las a encapar a latinha ou rolo de papelão e a colocarem o “José” dentro do poço. Se for o poço for encapado com E.V.A, entregá-lo já pronto, para as crianças apenas colocarem o “José” dentro.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário