segunda-feira, outubro 17, 2011

Tesouros Infantis - 4º Trimestre de 2011 - Lição 6

De Volta a Canaã
  
OBJETIVO: Saber que precisamos abandonar os ídolos para que Deus possa nos abençoar.

VERSO DA LIÇÃO:  “Jacó chegou bem a Siquém, na terra de Moriá.” Gênesis 33:18.
 VERSO OPCIONAL: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós.” Gênesis 35:2.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção:  cesto de lixo; Lição: um dos visuais sugeridos em Como Preparar os Recursos Necessários; Revisando: visuais usados na lição; Aplicando: lixeira, objetos úteis e estragados, sacola ou caixa contendo os objetos sugeridos em Aplicando;  Memorizando: faixa de papel com o verso para memorizar em letras grandes, figuras de coisas que são ídolos mundanos; Contando aos Outros: folhas de revistas velhas que contenham figuras de ídolos mundanos, tesoura, cola, cópias da atividade abaixo para cada criança.



COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Abaixo há várias sugestões de cenários e personagens. Escolha a que achar melhor.
Se usar bonecos (ver sugestões às páginas 8 a 10) deve-se usar também uma pequena maquete. De um lado colocar uma árvore e uma pequena cidade com uma plaquinha “Siquém”  e do outro lado uma tenda (para uma tenda colorida de papel veja figuras abaixo) . Entre as duas, colocar um altar feito com pedrinhas de verdade (pode-se juntar as pedras com cola quente ou massa de modelar) e um pequeno poço. Fazer um caminho com tira de papel da tenda até o altar e outro do altar até a outra tenda. Fazer uma “coluna” de massinha de modelar para ser o monumento a Raquel.

Opção de tenda de papel, colorida:




Se quiser usar o flanelógrafo: confeccionar os personagens em feltro, EVA ou papel (colando areia, lixa ou feltro na parte de trás das figuras). Fazer também uma tenda, uma árvore, um altar, uma cidade e três caminhos (veja exemplo na figura abaixo). Montar como descrito na maquete acima.



Se quiser usar cartazes com as figuras: baixar as figuras abaixo. Imprimi-las e colá-las nos lados de uma caixa de papelão encapada.





Se quiser usar as crianças: colocar faixas na cabeça delas, montar uma pequena cidade (colocar o nome de “Siquém”) em um canto da sala, com uma planta em um vaso (para ser a árvore) e uma pequena tenda do outro lado (colocar uma plaquinha com o nome “Hebrom”). Entre as duas, colocar um altar feito com jornal amassado, coberto com papel pedra.

Em todas as opções, ter também alguns objetos que se pareçam com ídolos e um lugar onde escondê-los (caixa, sacola, toalha, etc.).


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Mostrar o cesto de lixo para as crianças. Dizer:] Vocês sabem me dizer como podemos nos livrar do lixo? [Dar tempo para as respostas e depois dizer:] Existem muitas formas de se livrar do lixo: queimar é uma delas. Outra é enterrar.  Na história de hoje, vamos ver algo que precisou ser enterrado, como o lixo. Prestem atenção.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Contar a história como está na lição. Movimentar os personagens até Siquém. Dizer:]  Depois do encontro com Esaú, Jacó se separou dele e chegou em segurança à cidade de Siquém. Naquele mesmo lugar, cem anos antes, seu avô Abraão fez seu primeiro acampamento e um altar a Deus. Jacó faz a mesma coisa agora.  [Perto de “Siquém”, colocar a tenda de Jacó, um altar e um poço.] Além disso, ele cavou um poço onde, muitos anos depois, Jesus encontrou a mulher samaritana. De Siquém, Deus mandou que Jacó fosse a Betel, o lugar onde ele tinha tido o sonho da escada que ia até o Céu, lembram-se? Para Jacó, aquele era um lugar muito especial. Ele relembrou o pacto que havia feito com Deus e como Deus cumprira sua parte.
Mas, infelizmente, algumas pessoas em seu acampamento possuíam ídolos. E Jacó sabia que precisava tirar do meio deles tudo aquilo. Ele reuniu todo mundo e contou-lhes sobre o seu sonho e como Deus apareceu para ele. Ele contou tudo com tanta emoção, que todos os que tinham ídolos viram que eles não valiam nada e que estavam desagradando a Deus. [Mostrar os “ídolos”.]  Por isso, eles trouxeram seus ídolos e Jacó, para mostrar que não queria nada com aquelas coisas, enterrou-os perto de uma árvore. Jacó também pediu que todos tomassem banho e vestissem roupas limpas para irem adorar ao Deus verdadeiro em Betel. Todos se prepararam e, quando chegaram lá, [levar os personagens até Betel]  Jacó construiu um altar ao Senhor [colocar o altar em Betel] e eles, com muita reverência e consagração, adoraram a Deus ali. [Se estiver usando as crianças para contar a história, elas devem ajoelhar-se próximo ao altar. Se estiver usando bonecos, incliná-los ligeiramente.]
Deus ficou tão satisfeito com Jacó e sua família, por terem abandonado os ídolos e se consagrado, que apareceu de novo a Ele e confirmou tudo que já havia prometido antes. Ele também relembrou o novo nome de Jacó: Israel, vencedor. Imaginem como Jacó sentiu. Já era a segunda vez que o próprio Deus aparecia a ele e lhe fazia uma promessa especial e, além disso, trocou seu nome (que queria dizer “enganador”) por um nome muito bonito, que queria dizer “vencedor”.
Para não se esquecer de tudo que Deus havia feito por ele, Jacó ergueu uma coluna de pedra naquele lugar. [Colocar a “coluna” em Betel.] Assim, toda vez que ele ou alguém de sua família passasse por ali, se lembraria de tudo de bom que Deus fizera por ele.
De Betel,  Jacó decidiu ir até Hebrom onde seu pai, Isaque morava. Mas, duas coisas tristes aconteceram na vida dele, antes que chegasse lá: a primeira, foi que uma idosa senhora chamada Débora, que cuidara da mãe de Jacó, morreu em Betel e Jacó a sepultou ali. Depois, no caminho para Hebrom, antes de chegar em Belém, Raquel, a esposa que ele tanto amava, morreu. e foi sepultada ali. Ele ficou muito, muito triste mesmo. Ele sepultou Raquel ali e para que mostrar o quanto a amava, construiu uma coluna naquele lugar, para lembrar que ali estava sepultado o amor de sua vida. Depois, com o coração partido, ele continuou a viagem [levar  as personagens até “Hebrom”] até chegar a Hebrom, onde morava seu pai, Isaque, já estava bem velhinho. Finalmente, eles se encontraram outra vez. Isaque ficou muito feliz ao ver o filho depois de tantos anos e Jacó ficou ali, cuidando dele, com muito carinho e amor, para demonstrar que estava arrependido de ter enganado seu pai.

APLICANDO: [Colocar sobre a mesa alguns objetos úteis - livro, lápis, copo, etc. -  e outros que são lixo: copos descartáveis amassados, aparas de lápis, guardanapo de papel usado, etc. Dizer:]Tenho algumas coisas sobre a mesa. [Apontar para o objetos úteis e dizer:] O que vocês acham que devo fazer com estas, guardar ou jogar no lixo? [Dar tempo para as respostas. Depois, apontar para  os itens estragados e dizer:] E estas aqui, o que vocês acham que devo fazer com elas, guardar ou jogar no lixo? [Dar tempo para as respostas e dizer:] Lixo deve ser jogado no lixo. E há alguns tipos de lixo que a gente enterra.  Jacó enterrou os ídolos para mostrar que eles são tão inúteis que merecem ser enterrados, como o lixo. Ele também sabia que não adiantava só guardar os ídolos. Precisava enterrar tudo, para nunca mais serem usados.
Pode ser que em nossa casa, como na casa de Jacó, existam muitas coisas que sejam ídolos. Coisas das quais gostamos, mas que desagradam a Deus. Precisamos nos livrar delas como Jacó se livrou de seus ídolos. Vou mostrar algumas coisas. Se forem ídolos mundanos vocês devem dizer: lixo e vamos jogá-las no lixo. Se não forem ídolos, vocês devem ficar calados e eu vou guardá-las. [Tirar da sacola ou caixa, alguns objetos , tendo uma lixeira ao lado. Se os objetos forem considerados ídolos, jogue-os na lixeira. Se não forem, guarde-os de volta ou coloque-os na mesa. Sugestões de objetos para ídolos: CDs de músicas mundanas, DVD de filme ou desenho mundano, alimento prejudicial (Coca-cola, chicletes, etc.), roupa mundana, etc. Sugestões de outros objetos: hinário, lição, Bíblia, maçã, CD de música sacra, etc. Dizer:]
Vocês sabem o que há na casa de vocês que pode ser um ídolo. Talvez no quarto de vocês haja um brinquedo, um CD, um DVD, uma roupa, uma revista, que não agrade a Deus. Quando chegarem em casa, verifiquem tudo e livrem-se deles. Depois, peçam a presença de Deus na vida de vocês e, com certeza, Ele vai trazer muitas bênçãos.

ATENÇÃO:  Professor, seja o primeiro a fazer isso em sua casa. Com certeza isso dará muito mais poder a seu trabalho e Deus o abençoará grandemente.
MEMORIZANDO (opção A - verso da lição): [Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e fazer os gestos como estão descritos na lição:]
Jacó chegou bem a Siquém - dar um passo à frente fazer sinal de positivo com as mãos;
Na terra de Moriá - mostrar a terra, tocar na cabeça e apontar o céu;
Gênesis 33:18 - desabrochar uma flor e formar um livro.

MEMORIZANDO (Opção B - verso opcional): Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós.” Gênesis 35:2.  [Com fita adesiva, fixar figuras de coisas que são ídolos mundanos na parede (televisão, artistas, roupas mundanas, capas de CDs e filmes mundanos, etc.). Colocar, acima deles, uma faixa com o verso para memorizar escrito com letras grandes. Ler o verso na Bíblia e dizer:] Jacó recebeu uma linda promessa de Deus, depois que se livrou dos ídolos e se consagrou ao Senhor. Se queremos ter a presença de Deus e suas promessas em nossa vida, precisamos tirar os ídolos da nossa casa, do nosso lar. Sem fazer isso, não adianta fazer culto, vir à igreja e ler a Bíblia. Primeiro temos que, com a ajuda de Deus, abandonar os ídolos. Depois, o caminho estará livre para que Deus possa nos abençoar. Vamos memorizar este verso e repeti-lo em casa, para ajudar as pessoas da nossa família a se livrarem dos ídolos. [Repetir o verso por várias vezes e, a cada vez, chamar uma criança para tirar uma das figuras de ídolos da parede, amassá-la e jogá-la no lixo.]

REVISANDO: [Usar os visuais utilizados na lição. O personagem de Jacó deve ficar de um lado e o de Isaque do outro. Jacó deve chegar até Isaque. Fazer as perguntas. Se as crianças acertarem, Jacó se aproxima um pouco mais de Isaque. Se errarem, Jacó fica parado ou retrocede.

CONTANDO AOS OUTROS:  [Entregar páginas de revistas velhas que contenham figuras que, claramente, podem ser identificadas como ídolos mundanos. Pedir que as crianças identifiquem os ídolos, recortem-nos e colem em suas folhas de atividades. Depois que colarem tudo, pedir que façam um X sobre as figuras, usando caneta hidrocor. Enquanto trabalham, dizer:] Usem esta folha para contar a história de hoje e incentivar seus amigos e familiares a tirarem os ídolos de casa e do coração.


Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!