segunda-feira, outubro 17, 2011

Tesouros Infantis - 4º Trimestre de 2011 - Lição 10

Um Jovem Esperto
 OBJETIVO: Mostrar que devemos resistir às tentações.

VERSO DA LIÇÃO: O Senhor abençoou a casa do egípcio por amor ao seu servo José.” Gn. 39:5.
VERSO OPCIONAL: “Como poderia eu ... pecar contra Deus?"  Gênesis 39:9.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: fichas com palavras mágicas, caixa decorada; Lição: personagens para José, Potifar e sua esposa, camelos de papel, (opcional) três pirâmides de papel (ver molde abaixo), coração triste, figura do sonho de Jacó (página 53), prato descartável, esponja, vassoura, figura de vaca (tirar de revistas ou livros velhos), “prisão”; Revisando: um boneco para a esposa de Potifar e outro para José; Contando aos Outros: cópia da atividade da página 54 para cada criança, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção: Copiar as figuras abaixo. Colorir e recortar as figuras, colando-as em retângulos de papel colorido. Depois, colá-los em retângulos de papel cartão colorido ou EVA.  Guardar essas fichas em uma caixa bem decorada. Para baixar, escolher entre as figuras coloridas ou em preto e branco. As imagens em preto e branco foram extraídas do site http://cantinhodassugestoes.blogspot.com/2010/03/aula-7-projeto-adaptacao.html as coloridas, do site http://aninhablaka.blogspot.com/2009/02/combinados-com-turma-e-palavras-magicas.html . Os dois são ótimos.









VARIAÇÃO:Cortar retângulos de cartolina colorida no tamanho de fichas pequenas. Em cada ficha escrever uma das palavrinhas “mágicas” contidas nas figuras. Colorir todas elas e fazer fichas que deverão ser guardadas em uma caixa bem decorada. 

Lição:
Pirâmides - Ampliar a figura abaixo e usá-la como molde para formar as três pirâmides.


Camelos - Fazer cópias em cartolina da figura de camelo (acima) e montar como indicado.

Prisão A: Usar uma caixa de sapatos com a tampa presa à caixa. Encapar a caixa com papel pedra. Cortar um retângulo na tampa da caixa, formando uma abertura. Por dentro da abertura, colar canudinhos de refrigerante formando a grade da prisão. Cortar dois quadradinhos no fundo da caixa e colar canudinhos neles também para formar as janelas da “prisão”. Os personagens devem ser feitos, de preferência, em E.V.A. em tamanho proporcional à “prisão”. Nas fotos abaixo é possível ter uma idéia de como deve ser a “prisão”. Esse visual também será usado nas próximas lições.  As imagens abaixo foram extraídas do multiply da Diva Caldas. http://divartes.multiply.com/journal/item/14/14 É  sensacional.




 Prisão B: Se estiver usando os cartazes no suporte de isopor, colar varetas (palitos de madeira) para formar uma grade, como na figura abaixo (que foi extraído do blog da EBI).




CONQUISTANDO A ATENÇÃO: Palavrinhas mágicas. [Passar a caixa com as fichas de mão em mão. Cada criança deve pegar uma ficha e explicar o que significa para ela. Se houver mais crianças do que fichas, deixar que cada duas ou três crianças peguem uma ficha e expliquem seu significado. Depois, explicar rapidamente a importância daquelas palavrinhas e dizer:] Na história de hoje veremos alguém que usava sempre essas palavrinhas.
                                                                                                                                                                      
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Usar os visuais escolhidos para contar a história (maquete, flanelógrafo ou cenário grande). Movimentar os personagens conforme a necessidade. Se as crianças forem muito pequenas, simplificar a linguagem ainda mais. Dizer:]
 [Empurrar a caravana lentamente em direção às pirâmides. Dizer:] Lentamente a caravana avançava em direção ao Egito. José podia ver, lá longe, as montanhas onde  seu pai vivia. O coração dele estava muito, muito triste. [Mostrar o coração triste.] Ele pensava que talvez nunca mais veria seu pai. Durante algum tempo Jose chorou sem parar. [Imitar alguém chorando.] e então começou a pensar. Lembrou-se de como seu pai teve que fugir de casa sozinho. [Mostrar a figura do sonho de Jacó.] Pensou no sonho dos anjos que subiam e desciam pela escada e na promessa de que Deus seria com Jacó, onde quer que ele fosse. Ali mesmo, José decidiu que o Deus de seu pai seria seu Deus. Sem se importar com o que acontecesse, ele seria obediente a Deus. José suplicou a Deus que fosse com ele ao Egito e que o protegesse do mal.
Chegando ao Egito os comerciantes venderam José para Potifar, o capitão da guarda do rei. [Colocar o personagem de José perto do personagem de Potifar.] Naquela casa, José decidiu que seria um bom servo. Ele tinha que lavar a louça [Dar uma esponjinha para uma criança esfregar em um prato descartável]; varrer a casa [dar uma vassoura para outra criança varrer um pedacinho da sala], entregar recados [dar um papel dobrado para uma criança entregar a outra professora].E fazia tudo com muito capricho e bem rapidinho.  Ele trabalhava o dia inteiro e ficava muito cansado. Mas era sempre educado e obediente. Se precisava de alguma coisa, dizia: “Por favor”; se ia passar por uma pessoa, dizia: “com licença”; quando recebia uma gentileza, dizia: “obrigado”; e se machucava alguém, sem querer, dizia: “desculpe”. Por ser tão caprichoso e educado, Deus o abençoou bastante. Quando Potifar percebeu que Deus abençoava tudo que José fazia, entregou tudo que tinha para José tomar conta. E José fazia tudo direitinho.
Mas, além de ser obediente ao patrão, José também era muito obediente a Deus. No Egito as pessoas adoravam estátuas e até mesmo alguns animais. [Mostrar a figura de uma vaca e juntar as mãos, como se estivesse orando.] Faziam oração para a vaca, para o gato e até para o rio. [Balançar a cabeça e o dedo indicador, negativamente.]José não fazia nada disso. Ele adorava a Deus , o Criador, e todo mundo sabia disso.
Estava tudo bem com José, até que um dia a mulher de Potifar quis que ele desobedecesse a Deus. Ele pensou: “Se eu não fizer o que ela está pedindo, vou perder meu emprego e ela pode até mandar me matar!” O que será que José faria?  Os anjos ficaram olhando para ver o que José ia decidir. Então, ele escolheu obedecer a Deus, mesmo que tivesse de sofrer. Ele criou coragem e disse: “Não! Não! Não! [Balançar a cabeça e o dedo indicador.] Como posso ... pecar contra Deus?” A mulher de Potifar ficou furiosa com José e inventou uma mentira tão terrível sobre ele que Potifar acabou mandando-o para a prisão. [Colocar José dentro da prisão.] Pobre José! Foi parar num lugar horrível, sem ter feito nada de errado. Mas Deus tinha muitas surpresas pra ele lá na prisão. Veremos isso na semana que vem.

REVISANDO: [Colocar lado a lado, um boneco para a esposa de Potifar e um boneco para José. Fazer as perguntas. Se as crianças acertarem, José deve ser afastado da mulher de Potifar. Se errarem, ele retorna para o lado dela. O objetivo é afastá-lo o máximo possível dela.]

APLICANDO: [Dizer:] José conseguiu resistir à tentação porque não ficou  discutindo. Ele disse um não tão forte que  mostrou na hora que ele não ia desobedecer a Deus. Quando somos tentados a fazer algo errado, não podemos ficar imaginando o que vamos ganhar ou perder. Devemos dizer com muita certeza: “Não! Não! Não!”
Vou falar algumas coisas que acontecem com as crianças. Se o que eu falar for uma tentação para fazer algo errado. Vocês devem balançar a cabeça para o lados e dizer com muita certeza “Não! Não! Não!”  Se  o que eu falar não for tentação, vocês não devem se mexer. Vamos ver quem presta atenção e acerta as respostas.
Pegar dinheiro da carteira do papai, sem pedir. Arrumar a cama ao acordar. Falar mal do colega.
Bater em um colega. Emprestar os brinquedos. Participar da festa junina na escola.
Dizer nomes feios. Ajudar a mamãe. Mentir. Regar as plantas. Fazer bagunça na escola.
Conversar durante o culto. Estudar a lição da Escola Sabatina. Fazer birra.

[Dizer:] Não foi fácil para José resistir à tentação.  Às vezes, obedecer a Deus não é fácil. Mas, quem é corajoso e fiel obedece mesmo quando isso é difícil. Quem é corajoso sempre vai dizer: “Não! Não! Não!”

MEMORIZANDO (opção A - verso da lição): [Ler o verso escolhido na Bíblia e explicar bem o sentido. Se usar o verso da lição, ensiná-lo como está descrito nela:]
O Senhor abençoou a casa do egípcio - mostrar o céu; fechar as mãos e abrir como um telhado.
Por amor ao seu servo José - mão no peito e curvar-se.
Gênesis 39:5 - desabrochar uma flor e formar um livro.

MEMORIZANDO (Opção B - verso opcional): [Dizer:] Quando foi tentado, José não teve coragem de entristecer a Deus. Ele pensou em toda a bondade de Deus para com Ele e disse: [Ler o verso na Bíblia.]. Quando vier uma tentação sobre nós, precisamos lembrar de Deus e falar como José.  Não podemos ter coragem de entristecermos a Deus fazendo coisas erradas. Vamos memorizar esse verso? [Ensinar o verso, usando os seguintes gestos:]
Como poderia eu -  mãos abertas em direção às laterais, como fazendo uma pergunta, depois apontar para si mesmo;
Pecar contra Deus? - apontar para cima.
Gênesis 39:9 - juntar as mãos e abri-las como um livro.

CONTANDO AOS OUTROS: [Entregar as cópias para as crianças e ajudá-las a identificarem a resposta certa. Enquanto pintam, incentivá-las a contar a história a alguém, usando a atividade pronta.]






Nenhum comentário:

Que bom que você veio!

Volte Sempre!